Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ) por Assunto "aconselhamento"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- MonografiaAconselhamento bíblico em missões: unidade de base e relacionamentoCrispim, Marcelo (2023-02-15)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Creio que abordar missões e aconselhamento bíblico seja um desafio! Não somente pelo tema, mas também, devido à suas relações diretas. Suas bases, propósitos e pressuposições são as mesmas. Neste trabalho aspiramos demonstrar que suas definições são análogas. Os propósitos são compartilhados no chamado a adoração, à conversão – que nada mais é que uma mudança de pressuposição e por fim, uma vida de santificação. O propósito deste trabalho é mostrar que Aconselhamento e Missões tem o mesmo alvo. Não são dois trabalhos diferentes da igreja. São metodologias de uma mesma missão. Aconselhamento em missões reflete a estrutura dada por Deus no Antigo e no Novo Testamento. Lyra escrevendo sobre o fundamento da missão do povo de Deus afirma: “onde o povo comissionado por Deus pregar as boas novas do evangelho, viver e implantar os valores do reino divino, fazer discípulos, ensinando-os a guardar o que Jesus ensinou, a missão que Deus ordenou estará sendo obedecida. - MonografiaUma avaliação crítica de revistas de escola bíblica dominical infantis: para crianças com idade de 4 a 6 anosSilva, Rita Carolina Spínola Macedo da (2023-01-30)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Para a construção de uma pregação cristocêntrica muitos livros foram escritos havendo um grande desenvolvimento acadêmico nesta área ao longo dos últimos anos. Autores como G. K. Beale, Graeme Goldsworthy, Sidney Greidanus, Abraham Kuruvilla, Grant Osborne e Gerard Van Groningen são grandes exemplos deste desenvolvimento. Nos escritos de tais autores é possível encontrar passos que auxiliam na preparação da pregação cristocêntrica. No entanto, quanto ao ensino infantil, que precisa dos mesmos passos, pouco tem sido desenvolvido nesta área do ensino. Assim, há a necessidade de transposição do desenvolvimento da primeira área para a segunda. Com isso em vista, este artigo intentou ser um dos primeiros trabalhos a contribuir no diálogo acadêmico sobre a construção/ reestruturação de um ensino cristocêntrico infantil para a igreja. Para tanto o presente trabalho contou com uma revisão de literatura sobre o desenvolvimento do ensino bíblico infantil. Além disso, vendo a escassez de conteúdos com ênfase cristocêntrica, o artigo aprofundou-se nos trabalhos voltados para o ensino e interpretação das escrituras de modo geral. A partir desta revisão literária vários parâmetros para avaliar se o ensino infantil é cristocêntrico foram elencados. Estes parâmetros foram divididos em três tópicos 1) Literatura, focando na utilização do texto bíblico na lição; 2) Conteúdo Doutrinário, referentes aos ensinos retirados do texto bíblico e a relação destes ensinos com Jesus; 3) Aplicação, ou seja, a relação dos ensinos com os ouvintes das lições. - MonografiaO aconselhamento bíblico noutético e o tecnoestresse infantojuvenil : uma análise introdutóriaCoelho, José Roberto Rodrigues (2023)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Esta monografia, trata-se de uma pesquisa introdutória sobre a ação do aconselhamento bíblico noutético no tratamento dos impactos e traumas causados pelo tecnoestresse no âmbito infantojuvenil. A pesquisa apresentará uma análise de como o aconselhamento bíblico, fundamentado na Suficiência das Escrituras e na Centralidade de Cristo, é ferramenta importante para a cura e restauração dos traumas e sequelas provenientes do uso excessivo do ambiente digital e tecnológico. O trabalho pretende provocar o interesse sobre o debate do assunto, sobre a falta de preparo da sociedade diante da problemática e apresentar um caminho no sentido de resolver os efeitos negativos deste mal, o qual tem atingido de forma profunda crianças e adolescentes. Tendo esses elementos em vista, a pesquisa está subdividida em três capítulos. Inicialmente, discorre sobre o Tecnoestresse, abordando a tecnologia e, logo depois, o conceito, surgimento, impactos e quais obras discorrem sobre o assunto. Em seguida, aborda o Tecnoestresse na Infância e Adolescência – causas e as consequências. Finalmente, sob a ótica noutética, o Aconselhamento Bíblico – com sua definição, os termos usados na Bíblia, a atividade noutética, o principal percussor, o integracionismo como oposição, os princípios fundamentais: Suficiência das Escrituras e Centralidade de Cristo e o aconselhamento como ferramenta para ajudar crianças e adolescentes com tecnoestresse. - MonografiaUma proposta para o aconselhamento pastoralFreitas, Moacyr Moreira De (2023-01-30)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Atrelada ao cuidado pastoral, a prática do aconselhamento é parte constituinte da Teologia Prática. Remontando ao cuidado ofertado pelo próprio Deus, foi exercitado por cristãos ao longo dos séculos como uma forma de lidar com os problemas do cotidiano à luz da Bíblia. A queda gera necessidade de aconselhamento como uma forma de santificação, aproximando os cristãos de Deus e uns com os outros. Assim, a presente pesquisa se propõe a identificar a prática do aconselhamento noutético sob a perspectiva da teórica de Jay Adams, a partir de um levantamento histórico sobre o desenvolvimento do aconselhamento cristão e da identificação e combate aos sistemas de aconselhamento rivais adotados dentro das igrejas. Para além do levantamento bibliográfico, a pesquisa possui um levantamento de dados a partir de um questionário composto por dezoito questões baseadas nas três variáveis do aconselhamento noutético: identificação do problema, confrontação verbal e correção verbal. O questionário, on-line, foi aplicado à ministros cristãos da Igreja Presbiteriana do Brasil pertencentes ao Sínodo Central Espírito-santense, usando a escala do tipo LIKERT. As respostas apontam para uma necessidade que a presente pesquisa se propõe a contribuir: provocar uma reflexão sobre aconselhamento noutético para toda a igreja, instruindo-a sobre o sacerdócio universal dos crentes.