Ciências do Desenvolvimento Humano - Dissertações - CCBS Higienópolis (a partir de 2024)
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- DissertaçãoAdolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: autopercepção do acompanhamento parental das rotinas escolares no ambiente familiarCabral, Patrícia Moraes (2024-02-28)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) pode levar a impactos negativos no desempenho escolar e maiores riscos para a ocorrência de problemas emocionais e comportamentais. As dificuldades, assim como os sintomas de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade, podem ser agravadas ou atenuadas dependendo da parentalidade exercida pelos pais ou cuidadores. Por exemplo, o engajamento parental em atividades escolares, como monitoramento e estimulação adequada, contribui para o desenvolvimento de habilidades acadêmicas nas crianças e adolescentes com TDAH. Estudos anteriores exploraram tanto a percepção de pais ou cuidadores sobre impactos do TDAH para eles próprios ou para as crianças e adolescentes com TDAH, quanto a autopercepção dos adolescentes com TDAH sobre suas dificuldades. Contudo, existem poucos estudos que exploram a percepção de adolescentes com TDAH sobre o suporte parental que eles recebem em relação à rotina escolar. Diante disto, o presente estudo visou explorar a percepção de adolescentes com TDAH sobre o acompanhamento parental de rotinas escolares no ambiente familiar e sua associação com o nível de conhecimento dos pais sobre o transtorno e problemas emocionais e comportamentais dos adolescentes. O estudo adotou um desenho transversal e exploratório. Participaram do estudo 24 adolescentes com TDAH e seus pais/cuidadores responsáveis, divididos de acordo com a faixa etária: Grupo 1: 12 adolescentes de 11 a 14 anos; e Grupo 2: 12 adolescentes de 15 a 17 anos. Os participantes foram recrutados através de mídias digitais, como Instagram e Facebook, seguindo critérios de conveniência. Os instrumentos de coleta de dados foram: Questionário de Capacidades e Dificuldades/Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ); Questionário de Conhecimento e Opinião Parental sobre Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade; Questionário de Verificação de Acompanhamento Escolar; Questionário de caracterização sociodemográfica da amostra; e Formulário de Classificação socioeconômica. Os resultados evidenciaram que há concordância entre a percepção dos pais e adolescentes sobre suas capacidades e dificuldades está bem alinhada, e há um aumento na convergência com os adolescentes mais velhos. O baixo monitoramento dos pais favorece o desenvolvimento de problemas relacionados à saúde mental dos adolescentes com TDAH, apesar de o nível de conhecimento dos pais acerca do TDAH não estar relacionado com a forma de auxílio oferecida por eles. Os dados apresentados confirmam a necessidade do envolvimento parental no contexto acadêmico dos adolescentes. - DissertaçãoInstrumento de observação estruturada para identificação do Transtorno do Espectro Autista em crianças de 18 a 48 meses: construção do OERA BabyDias, Marina Rosário (2024-02-08)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado pelos déficits persistentes na comunicação e interação social, além de padrões repetitivos e restritos de comportamento. Existe uma carência de instrumentos em português para rastrear sintomas de TEA em crianças menores de 36 meses. O presente estudo teve como objetivos: (1) revisar as provas do OERA e adaptar para crianças de 18 a 48 meses; (2) avaliar o conteúdo da revisão das provas utilizando critério de juízes; e (3) verificar a aplicabilidade do OERA baby pelos avaliadores. O método contou com quatro etapas: (1) Adaptação e construção da primeira versão do OERA baby; (2) Avaliação da adaptação mediante análise de juízes; (3) Estudo piloto para verificação de aplicabilidade do instrumento; e (4) Elaboração da versão final do OERA baby a partir do estudo piloto. Na etapa 1, as principais adaptações da versão original do OERA para sua adequação a crianças de 18 a 48 meses incluíram: mudanças no formato de aplicação, nas oportunidades, no material e no número de provas, com a inclusão de duas provas específicas e uma prova global para observação de rigidez comportamental. Na etapa 2, dois juízes especialistas consideraram as 19 provas do OERA baby claramente definidas e adequadas para discriminar crianças com TEA das com desenvolvimento típico. Os juízes sugeriram a inclusão de um questionário pré-aplicação e a substituição de alguns termos do manual. Na etapa 4, foi realizado um estudo piloto com 13 crianças de 18-48 meses com TEA ou com desenvolvimento típico, onde foi evidenciado que sete provas estavam adequadas, enquanto duas precisaram de ajustes. Por fim, na etapa 5, elaborou-se a versão final do OERA baby com 9 provas específicas e 10 provas globais ajustadas e bem avaliadas pelos 11 profissionais especialistas, os quais consideraram a aplicação adequada. Conclui-se que o OERA baby apresenta evidências de validade de conteúdo para rastreamento de sintomas de TEA e está finalizado para ser aplicado em maior escala de modo a verificar evidências de validade de construto e pontos de corte para esta população.