Pedagogia - TCC – CEFT Higienópolis
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Navegando Pedagogia - TCC – CEFT Higienópolis por Assunto "aprendizagem"
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- TCCAlfabetização: reflexões sobre a aprendizagem após a pandemia da Covid-19Borges , Veronica Catiele Souza (2023-12-13)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Tendo como embasamento a ciência cognitiva da leitura, a alfabetização é definida pela Política Nacional de Alfabetização como o ensino das habilidades de leitura e escrita em um sistema alfabético. Com o surgimento da pandemia, as instituições de ensino obrigaram-se a interromper suas atividades presenciais e adequarem-se a atendimentos remotos. Milhares de estudantes, do mundo todo, em fase de alfabetização, passaram a desenvolver suas atividades escolares na ambiência domiciliar. O presente artigo apresenta como objetivo principal entender os efeitos do ensino remoto utilizado durante a pandemia da Covid-19 na alfabetização de crianças de uma escola cursando o 4º ano em 2023. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa, e caráter bibliográfico e exploratório sobre Alfabetização. Constatou-se que existem práticas e estratégias baseadas em evidências, que quando bem executadas e utilizadas de forma planejada e intencional em sala de aula, podem levar o aluno a desenvolver habilidades de leitura e escrita que o ajudarão no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização. Supõe-se que existe uma necessidade de compartilhamento e disponibilização das ferramentas, assim como informação para o melhor desempenho e aplicação das práticas educacionais propostas, e por fim, implementação de políticas públicas que garantam um processo com qualidade de ensino e aprendizagem para seus alunos - TCCOs impactos na alfabetização da pandemia causados pelo CoronavírusSilva , Sandra Marcia da (2022-11-30)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho tem como objetivo estudar os impactos causados pela pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), no que diz respeito ao processo de alfabetização de crianças que estão nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Procuraremos verificar como o processo de alfabetização foi modificado ao longo do tempo, em uma reflexão teórica sobre os conceitos de alfabetização. Temos como objetivo analisar as consequências do isolamento social no processo de alfabetização das crianças que estão iniciando nos primeiros anos do ensino infantil e as perspectivas de professoras alfabetizadoras, no que diz respeito às práticas docentes relacionadas à leitura e à escrita efetivadas durante a pandemia. O caminho metodológico traçado para a realização desta pesquisa foi referencial teórico e bibliográfico nas concepções da alfabetização. O presente estudo apresenta abordagens de investigação de campo, em caráter ilustrativo, com coleta informal, onde verificou-se aspectos pertinentes que demonstram as consequências da pandemia no desenvolvimento das crianças, uma vez que essa é uma fase fundamental para as intervenções pedagógicas, interação social e estímulos, os quais, no processo de alfabetização, foram totalmente prejudicados sem a presença do professor como mediador, importante nos anos iniciais da aprendizagem.