Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) por Autor "Aquino, Luan Vinicius Ramos de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCLiteratura surda nas aulas de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental: representatividade e resgate histórico-cultural dos surdos em ambiente escolarAquino, Luan Vinicius Ramos de (2022-07-10)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A visão de educação defendida pelo Brasil na contemporaneidade prega o direito de todos à educação e a valorização das diferentes culturas e comunidades linguísticas dentro sala de aula sob um olhar calcado na Educação Inclusiva. Mesmo assim, o que se vê na prática é um apagamento da história, cultura e língua de algumas comunidades menorizadas em face à cultura geral brasileira durante as práticas educacionais na sala de aula regular. Quando se fala em Cultura e História Surda, esse processo se torna ainda mais evidente, pois mesmo tendo uma grande importância histórica para a educação nacional, pouco se abordam esses temas nas aulas de Língua Portuguesa, de literatura ou mesmo de História na Educação Básica, ainda que os documentos orientadores da educação incentivem práticas representativas e inclusivas. O presente trabalho se propôs a, partindo do reconhecimento de uma barreira estrutural para a criação de uma escola universal, oferecer ao professor de Língua Portuguesa um caminho inicial para as aulas de leitura literária rumo à ampliação da representatividade educacional e a inclusão social dentro e fora da escola. Buscou-se trazer para o contexto educacional a literatura surda para as aulas dos anos finais do Ensino Fundamental. Como referencial teórico, foram usados os pensamentos de Brasil (1998; 2021), Valle (2014), Mourão (2011), McCloud (1996) e Soares (1986).