Ciências Biológicas - TCC - CCBS Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciências Biológicas - TCC - CCBS Higienópolis por Autor "Clara, Larissa Capuzzo Santa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCReflexões sobre a biologia do conhecer na interlocução com as falas da especialistaClara, Larissa Capuzzo Santa (2023-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Este trabalho tem como objetivo analisar as perspectivas da biologia do conhecer de Humberto Maturana e Francisco Varela na visão de uma professora especialista no tema. O estudo se baseia em teorias epistemológicas como a empirista, inatista interacionista e fenomenológica, traz relações com as teorias educacionais proposta por Freire, Mizukami e o construtivismo, trazido por Soll e Colé , além de destacar a Biologia do Conhecer e a teoria da autopoiese de Maturana e Varela. Através de um método de entrevista em estudo de caso com uma professora especialista nas teorias e estudos de Maturana e Varela, são coletadas informações sobre suas percepções e práticas relacionadas à Biologia do Conhecer, a autopoiese e relações destas com a educação. Os resultados e discussões revelam diversas relações entre a teoria da autopoiese e as áreas mencionadas, enfatizando a importância da compreensão da realidade do outro e dos processos internos que ocorrem em nós mesmos e nos outros, além de a professora esclarecer e delimitar alguns conceitos da teoria da autopoiese e da biologia do conhecer e as relacionou com o ensino de biologia e sua aplicabilidade, na educação em geral e com os conceitos de Freire sobre educação. Porém, fica evidente que é necessário ter clareza de que a teoria da autopoiese é uma teoria biológica, não educacional, e que essa associação é feita por nós, seres autopoiéticos que se educam. Concluiu-se que a incorporação dos princípios da Biologia do Conhecer na educação possibilita uma abordagem mais humanizada e significativa, com potencial para transformar a realidade individual e coletiva. Embora as teorias tragam reflexões sobre o nosso viver humano, elas não são suficientes para mudanças de atitudes e de amenização de problemas. A consciência de si e do outro, assim como o respeito são praias mais complexas de se adquirir na história do indivíduo, porém essas teorias são muito úteis como mais um instrumento de reflexão e análise e apresenta uma característica de perturbar aquilo que sabemos e conhecemos até agora A Biologia do Conhecer proporciona uma visão ampliada da educação, da cognição, do ser vivo, do viver em comunidade, destacando a relevância do contexto social, emocional e cognitivo na aprendizagem. Além disso, foram exploradas as relações entre a teoria da autopoiese e outras áreas da humanidade, como a educação, o ensino de biologia, a produção do conhecimento e a compreensão do fenômeno da cognição. Ao compreender a complexidade da cognição e a interconexão entre os seres humanos, podemos promover uma educação mais inclusiva, empática e capaz de enfrentar os desafios sociais presentes na atualidade.