Ciências Biológicas - TCC - CCBS Higienópolis
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Navegando Ciências Biológicas - TCC - CCBS Higienópolis por Autor "Barros, Ana Beatriz da Silva Cunha de"
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- TCCPráticas integradoras de ecologia para o ensino fundamental: um estudo de caso sobre a febre amarelaBarros, Ana Beatriz da Silva Cunha de (2019)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O presente estudo de caso baseia-se na análise de práticas elaboradas pela autora, a fim de identificar possibilidades para a formação integral do aluno considerando questões ambientais parte do ensino de ecologia, a partir de conceitos e procedimentos sobre a dinâmica dos organismos e da sociedade como um todo, sem que houvesse fragmentação levando o aluno somente a decorar termos sem contextualização. O método consistiu na aplicação da atividade sobre aspectos da febre amarela em duas turmas diferentes, uma do 7º e outra do 9º ano em uma escola municipal de ensino fundamental I e II, na zona norte de São Paulo, próxima a Serra da Cantareira. Os resultados mostraram que os alunos conseguem estabelecer relações entre as populações (seres humanos, primatas não-humanos, mosquito vetor da febre) e outros aspectos que influenciaram no surto de febre amarela, quando as comandas são claras. Além disso, a partir dos registros feitos percebeu-se que os alunos conseguiram desenvolver, parcialmente, habilidades características de um ensino integrado que permite exercitar capacidades interpretativas e a criação de hipóteses, no caso a partir da dinâmica da febre amarela, diante do surto que afetou principalmente a região norte do município, e sendo assim eles se colocam como pessoa ao argumentar em suas respostas. Desta forma viu-se que não só é possível fazer com que questões ambientais e sociais se aproximem auxiliando na formação integral do aluno, mas também como é necessário ver quais são os problemas e questões reais que os alunos consideram, pois a opinião deles é essencial para o desenvolvimento de uma prática integradora, no ensino de Ciências, trabalhando com relações ecológicas, ou em outras disciplinas, a fim de que os estudantes se tornem mais conscientes de sua realidade.