Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por Autor "Abelhão, Mariana Borges"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCTecnologias digitais e o ensino de trigonometria: o uso de softwares matemáticos educacionais no ensino médioAbelhão, Mariana Borges (2025-06-17)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O presente trabalho investiga o papel das tecnologias digitais na melhoria da aprendizagem da Matemática no Ensino Médio, com ênfase no ensino de trigonometria. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, teve como objetivo principal identificar e analisar materiais didáticos digitais gratuitos que possam ser utilizados por professores para tornar suas práticas pedagógicas mais interativas e eficazes. A partir de um levantamento teórico e da análise de plataformas como GeoGebra, Desmos e PhET Simulações, o estudo evidenciou que o uso dessas ferramentas favorece a visualização de conceitos abstratos, o engajamento dos alunos e o desenvolvimento de competências previstas na BNCC. Os resultados apontam que, apesar do avanço tecnológico e da ampla disponibilidade de recursos digitais, ainda existem desafios relacionados à formação docente e ao acesso à infraestrutura tecnológica nas escolas. A pesquisa conclui que o uso consciente e planejado de tecnologias digitais, aliado a metodologias ativas e à formação continuada de professores, pode transformar o ensino da Matemática, tornando-o mais inclusivo, contextualizado e significativo. O estudo reforça a importância de políticas educacionais que promovam a equidade no acesso às tecnologias e incentivem práticas pedagógicas inovadoras no ensino da Matemática