Ciências do Desenvolvimento Humano - Dissertações - CCBS Higienópolis (a partir de 2024)
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Navegando Ciências do Desenvolvimento Humano - Dissertações - CCBS Higienópolis (a partir de 2024) por Autor "Martinho, Simone Munhoz Soares"
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- DissertaçãoPolítica de educação inclusiva nas escolas na visão do gestor escolarMartinho, Simone Munhoz Soares (2024-02-07)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A educação inclusiva tem sido um grande desafio para o sistema educacional. O gestor escolar assume um papel importante para a superação dos desafios encontrados durante a construção de um ambiente inclusivo, pois é ele que lidera as mudanças necessárias em toda a escola. A liderança exercida pelo gestor escolar deve ser compartilhada com todos os membros da comunidade escolar para que todos se tornem responsáveis na tomada de decisões no ambiente escolar. Algumas pesquisas demonstram que a gestão escolar democrática e participativa constitui-se em um aspecto fundamental para se construir uma cultura inclusiva no ambiente educacional. Este estudo teve como objetivo identificar a visão do gestor escolar sobre a política de educação inclusiva nas escolas. A amostra do estudo foi composta por dados de 132 gestores de escolas de todos os estados do país, sendo 66 gestores de escola pública e 66 gestores de escola privada de ensino regular. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, no formato on line, desenvolvido para mapear a política de educação inclusiva da escola. Antes de ser aplicado para os gestores, o questionário foi submetido à análise de 6 juízes, no intuito de se obter evidência de validade de conteúdo. O Índice de Validade de Conteúdo do instrumento atingiu 88%, acima portanto, do índice mínimo de concordância de 80%. Para análise dos dados coletados, a pesquisa utilizou o método quantitativo e qualitativo. No tocante à existência da gestão democrática nas escolas, os resultados demonstraram que a gestão escolar está mais centralizada na equipe pedagógica com maior participação da família e do professor para a elaboração do Projeto Político Pedagógico e das diretrizes da educação inclusiva nas escolas públicas. Em relação às 3 principais dificuldades encontradas pelo gestor para a implementação de uma educação inclusiva, foram mencionadas estrutura e recursos, professores e atendimento ao aluno. Destacando-se que o gestor da escola privada identificou a falta de apoio da família como a sua maior dificuldade para a implementação da educação inclusiva. Por outro lado, o gestor da escola pública cita dificuldades que estão mais vinculadas aos recursos financeiros oriundos do Estado, tais como, falta de material adequado, de recursos humanos e de professores especializados. A pesquisa apontou ainda que a maioria dos gestores afirmou cumprir as políticas públicas brasileiras que tratam sobre educação inclusiva, mas acredita que elas não contribuem para a concretização da educação inclusiva no país. Em vista disso, as políticas públicas devem ter como foco meios que subsidiem as escolas de propiciar uma educação inclusiva. Em suma, os resultados evidenciaram que ainda há muito trabalho a ser feito pelo gestor, tendo em vista o número crescente de matrículas de alunos de inclusão nas escolas, propondo-se ao gestor uma reflexão quanto à existência da gestão democrática na escola e ao seu papel de mobilizador de ações educativas que envolvam a comunidade escolar para a concretização de uma política educacional inclusiva nas instituições de ensino.