Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) por Orientador "Cardoso, Débora da Silva"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCChupeta do Século XXI: o uso de recursos digitais como forma de terceirizar a educação das criançasGomes , Rosemary Rocha (2022-06-08)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta pesquisa pretende analisar o tema: Chupeta do século XXI: O uso de recursos digitais como forma de terceirizar a educação das crianças, baseando-se nos princípios metodológicos do desenvolvimento e aprendizagem através do brincar, de acordo com alguns teóricos da área, tais como: Brites (2020), Cardoso (2021), Soifer (1991), Àries (2006) e Mary Del Priore (2021) dentre outros. O objetivo desta pesquisa foi investigar se o uso excessivo e indevido das tecnologias pode prejudicar habilidades cognitivas, motoras e sociais, considerando o tempo de exposição das crianças diante desses aparelhos. Nesse sentido, foram delineados os seguintes objetivos específicos: investigar como os pais têm lidado com a questão do uso das tecnologias dos filhos; analisar as consequências do uso excessivo dos aparelhos eletrônicos no desenvolvimento e aprendizagem das crianças; pesquisar sobre o que as escolas têm feito para alertar as famílias. A relevância desta pesquisa se dá pela percepção da exposição exagerada de crianças pequenas, ainda na primeira infância, às novas tecnologias. A facilidade de acesso e a falta de controle parental tem demonstrado o excesso do uso dos aparelhos eletrônicos o que pode prejudicar o pleno desenvolvimento dessas crianças. - TCCDocumentação pedagógica: a importância para o trabalho docente na Educação InfantilCavalheri, Simone Muniz Ribeiro (2023-12-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa teve como principal objetivo analisar a importância da documentação pedagógica como abordagem para o processo educativo na Educação Infantil. Buscou-se também compreender o conceito de documentação pedagógica, as suas funções e a sua relevância nas práticas docentes diárias na Educação Infantil. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa que contou como principais procedimentos metodológicos o estudo bibliográfico e a análise documental, visando analisar criticamente o que a literatura produzida na área da educação apresenta sobre tal experiência. Por meio dos resultados encontrados foi possível constatar que a documentação pedagógica possibilita ao educador da primeira infância revisitar as suas práticas docentes, compreendendo as razões do trabalho realizado, as dificuldades apresentadas pelas crianças, bem como todo o seu processo de aprendizagem. Somado a isso, a pesquisa também revelou que, ao documentar, o professor compartilha não só a construção das aprendizagens das crianças, mas também a sua própria aprendizagem, destacando o papel da reflexão/autorreflexão que a documentação pedagógica acarreta, permitindo ao professor perceber o seu próprio potencial como aprendiz. - TCCO papel docente e da criança na organização dos espaços da educação infantil: desafios e perspectivas para uma aprendizagem significativaJesus , Vanessa Santos de (2022-06-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta pesquisa considerou analisar de que forma os professores têm valorizado, organizado e executado a organização dos espaços na Educação Infantil e se tais ações se constituem em desafios ou perspectivas para a Aprendizagem Significativa das crianças. O estudo teve como base principal a teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1963) e Masini & Moreira (2011), a organização dos espaços na Educação Infantil com Horn (2004) e Forneiro (2006), como base complementar, sobre a história da criança, Àries (2006) e Mary Del Priore (2015) dentre outros. O problema de pesquisa discorreu sobre como planejar e executar a organização dos espaços na Educação Infantil para que sirva de recurso para uma Aprendizagem Significativa? Como possibilitar a participação ativa das crianças nesses momentos de organização dos espaços? Teve como objetivos, geral: investigar como ocorre o planejamento e a execução da organização dos espaços na Educação Infantil para a ocorrência de Aprendizagem Significativa das crianças; os específicos: consultar bibliograficamente os principais conceitos dos autores em relação à temática; entender qual é o papel docente e da criança na organização dos espaços para que ocorra Aprendizagem Significativa; analisar como são planejados e organizados os espaços potencialmente significativos na Educação Infantil; observar como se dá a participação das crianças durante a organização destes espaços. Os procedimentos metodológicos usados se deram pela pesquisa de campo de característica exploratória de cunho qualitativo, e o instrumento de coleta de dados foi a observação que ocorreu durante o estágio supervisionado da disciplina Metodologia da Educação Infantil e estágio remunerado na mesma instituição e turma. E foi possível perceber que a escola e professores observados seguiam com os critérios para uma adequada organização dos espaços proporcionando Aprendizagem Significativa por meio da participação ativa das crianças. As contribuições deste trabalho, servem para estudantes do curso de Pedagogia, futuros professores e até mesmo professores que já atuam na área da educação da primeira infância que tiveram uma precária formação docente, ou que desejam compreender mais sobre essa temática tão necessária e importante a ser colocada em prática diante da especificidade docente do profissional da Educação Infantil. - TCCVoz docente: a docência negada das professoras de educação infantil nas creches públicas no Município de Carapicuíba (SP)Souza , Emily Bomfim (2022-06-06)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A docência dedicada à primeira infância demanda a apropriação contínua de conhecimentos científicos específicos que garantam o desenvolvimento pleno dos alunos. Neste contexto, é evidente a necessidade de os professores de Educação Infantil serem profissionais qualificados e valorizados. Antagonicamente a esse fato, temos a realidade do município de Carapicuíba-SP, onde persiste uma política pública do descaso, pois as chamadas Pajens e Auxiliares de Desenvolvimento da Educação Básica (ADEBs) que, no chão da sala de aula, atuam diretamente com as crianças e em muitos casos são as responsáveis por assumirem sala sem a presença do professor titular, não são reconhecidas como professoras, não possuem plano de carreira e não fazem parte do quadro do magistério. Portanto, essas profissionais são desvalorizadas em sua profissão docente. Assim, uma indagação nos surge: como as Auxiliares atuantes na Educação Infantil no município de Carapicuíba-SP, percebem o impacto da não oficialização de seu papel docente na construção da identidade do professor dedicado à primeira infância? Com isso, o objetivo deste estudo é investigar a construção da identidade docente na Educação Infantil através do olhar de profissionais que não têm seu papel docente oficialmente reconhecido. Para tanto, através da revisão da literatura, traçamos o perfil do professor de Educação Infantil em suas especificidades, e explicitamos a necessidade desse profissional apropriar-se de conhecimentos específicos para garantia do pleno desenvolvimento da criança. Posteriormente, com um questionário de cunho quantitativo destinado a cerca de 300 ADEBs de Carapicuíba-SP, delimitamos o perfil de formação dessas profissionais, e, através de um depoimentorelato vivencial concedido por uma Auxiliar representante e uma entrevista previamente estruturada e enviada a dez auxiliares e respondida por oito, trouxemos a voz dessas profissionais, as quais puderam relatar a realidade na escola pública e a trajetória das Pajens e ADEBs pela valorização como professoras de Educação Infantil. Partimos também para a análise de um relato de caso observado explicitando a prática real exercida pelas ADEBs no chão da creche. E com o intuito de contribuir para a luta dessas profissionais pelo reconhecimento docente, foi feito um breve estudo sobre o possível impacto financeiro aos cofres públicos do município de Carapicuíba-SP caso as ADEBs fossem reconhecidas como professoras. Essas ações nos levaram a compreender que há viabilização da transformação do cargo, ou seja, o reconhecimento docente das Auxiliares, perpassa um caráter além do financeiro, e considera-se uma oportunidade do município de Carapicuíba-SP modificar essa política pública e valorizar essas profissionais que trabalham bravamente por uma Educação Infantil de qualidade.