Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) por Orientador "Campos , Ana Paula Soares de"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCO papel do pedagogo e os desafios na clínica multidisciplinar: um relato de experiênciaSouza , Fernanda Tamara de (2023-12-13)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O profissional pedagogo tem encontrado novos desafios devido às mudanças sociais e culturais recentes. Portanto, esse artigo propõe uma reflexão sobre a atuação e desafios do pedagogo na clínica multidisciplinar. O método de pesquisa foi o analítico com o uso de leis, artigos e bibliografias que abordam o fazer pedagógico e a caracterização de uma clínica multidisciplinar para pessoas com transtorno do neurodesenvolvimento. Assim, foram os objetivos do estudo: identificar o papel do pedagogo em ambientes não escolares; entender como se dá a organização de uma clínica multidisciplinar que trabalha no ensino e aprendizagem de pessoas deficientes e os possíveis desafios encontrados pelo pedagogo nesse ambiente. Desta forma, podemos compreender o importante papel desempenhado pelo pedagogo, juntamente com a equipe, nas clínicas multidisciplinares. - TCCRTI – modelo de resposta à intervenção: a importância da identificação e intervenção precoce com escolares de risco para os transtornos específicos de aprendizagem (TEAp)Ruivo, Adriana Cristina (2023-12-13)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Repensar novas formas de ensinar e aprender é urgente e emergente, diante dos altos índices do insucesso escolar dos estudantes. A pandemia Covid-19, evidenciou não apenas a fragilidade da educação brasileira como também revelou a importância de medidas educacionais para recompor as lacunas da aprendizagem, bem como fomentar políticas de identificação e intervenção precoce das dificuldades e transtornos específicos de aprendizagem. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo apresentar o Modelo de Resposta à Intervenção (RTI) como um mecanismo de enfrentamento aos desafios educacionais, uma vez que esse modelo promove intervenções precoces diante do primeiro sinal de dificuldade de aprendizagem dos estudantes, integrando a avaliação e intervenção com habilidades consideradas como preditoras para a aprendizagem. Evidenciando assim, a importância das práticas pedagógicas respaldadas por pesquisas científicas na área da Educação, de modo a diferenciar os conceitos de dificuldade, transtorno e síndromes. A pesquisa foi conduzida por meio do método de revisão bibliográfica - TCCTranstorno do Espectro Autista e as funções executivas: um relato de caso de intervenções em sala de aula após a pandemia da Covid-19Vidal , Giovana Cardoso; Freire, Giovanna Mota Gouveia; Kammer , Larissa Mamczur de Castro (2023-12-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O presente artigo tem como objetivo estudar as funções executivas (FE) e a relação com o transtorno do espectro autista (TEA). Comparou-se comportamentos de uma criança após a pandemia da Covid-19, na intenção de observar se houve melhora ou piora nas suas FE (controle inibitório, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, atenção e planejamento). O artigo também discute os principais desafios que os professores de alunos com o diagnóstico em TEA enfrentam, e evidencia a relevância da intervenção dos educadores para estimular as funções executivas. Foi feita a observação de um aluno com diagnóstico com TEA nível 3 de suporte, e o foco da observação foram as intervenções do professor nas FE e sua relação com a aprendizagem.