Distúrbios do Desenvolvimento - Teses - CCBS Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Distúrbios do Desenvolvimento - Teses - CCBS Higienópolis por Orientador "Schwartzman, José Salomão"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseAvaliação de linguagem e de teoria da mente nos transtornos do espectro do autismo com a aplicação do teste strange stories traduzido e adaptado para a língua portuguesaVelloso, Renata de Lima (2012-02-02)
Psicologia
Os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) se caracterizam por prejuízos significativos na interação social, na comunicação verbal e não verbal e pela ausên-cia de atividades imaginativas, substituídas por comportamentos repetitivos e este-reotipados. Os pesquisadores vêm há muitos anos propondo teorias explicativas do prejuízo primário nos TEA, prevalecendo atualmente duas vertentes teóricas: a teo-ria desenvolvimentista e a teoria cognitivista. O objetivo deste estudo foi a avaliação de habilidades de linguagem e de Teoria da Mente em indivíduos com TEA e indiví-duos-controle, com a aplicação do teste Strange Stories, traduzido e adaptado para a Língua portuguesa. Participaram do estudo 28 crianças com TEA e 56 crianças-controle, todas do sexo masculino e na faixa etária entre seis e 12 anos. A versão brasileira do teste Strange Stories foi aplicada, seguindo os mesmos procedimentos, tanto ao grupo experimental quanto ao grupo-controle. Os resultados indicaram dife-renças significativas entre os escores médios dos grupos experimental e controle em cada uma das 12 histórias do teste e na soma dos escores de todas as histórias. Os escores médios registrados para todas as histórias foram significativamente maiores no grupo-controle do que no grupo experimental (crianças com TEA). Observou-se correlação positiva entre quociente de inteligência e soma dos escores médios para o grupo experimental, e correlação positiva entre idade e soma dos escores médios para o grupo-controle. Observou-se ótima consistência interna do protocolo. Os re-sultados foram discutidos sob a perspectiva cognitivista e desenvolvimentista. Con-cluiu-se que as habilidades de linguagem e de Teoria da Mente avaliadas pelo teste Strange Stories se mostraram alteradas no grupo de crianças com TEA quando comparadas às crianças do grupo-controle. - TeseAvaliação neuropsicológica, comportamental e neurológica de irmãos de indivíduos com transtornos do espectro do autismoDuarte, Cintia Perez (2014-01-30)
Psicologia
Autism Spectrum Disorders (ASD) are characterized by impairments in social interaction, behavior and language. Despite the fact that there are no specific biological markers in ASD, there are evidences that its manifestation is due to biological alterations. This hypothesis is endorsed by the fact that, when compared with the general population, some family members of people with ASD - despite not fitting the diagnosis present some cognitive and social impairments as well. The aim of this study was to compare the performance of siblings of individuals diagnosed with ASD (ASDS) (N=29) with a control group composed of siblings of individuals with typical development (TDS) (N=25) on behavioral scales, neuropsychological tests and neurological assessment. Assessment of individuals diagnosed with SDA was carried out for subsequent analysis of the ASDS regrouped in relation to the compromise of their diagnosed siblings. The ASDS group presented higher impairment in the ASQ and in the level of adaptive behavior relating to socialization. When it comes to behavior impairment, they differed in the activity and social competence scales and in the anxiety/depression syndrome scales and in the socialization problems as well as in the internalization and total of problems scales. When compared based on the classifications normal, borderline or clinical, they had poorer performance for activities (competence), isolation and depression, somatic complaint, problems of socialization and in the internalization scale. In the neuropsychological tests, they differed in relation to processing speed in the execution of a picture naming task, time for visual search of stimuli presented in a piece of paper, in the copy and memory reproduction of the model of complex figure and in the evocation of words by the phonological principle in a verbal fluency test. Differences related to cephalic perimeter were described. In the intragroup (ASDS) analysis there was a difference when it was considered the level of adaptive behavior of their diagnosed siblings. Those who have siblings with deeper impairment also presented more alterations related to the everyday activities and to socialization when compared to the ones who have siblings with moderate impairment. In such case, siblings of individuals with the diagnosis of Autism Spectrum Disorders presented more alterations than the control group in neuropsychological tests, adaptive behavior assessment scales and behavior problems. - TeseDesenvolvimento de um banco de fotografias e vídeos de expressões emocionais de crianças brasileiras de quatro a seis anos. Facial Affective Brazilian Set - children image and vídeo database (FABS)Negrão, Juliana Gioia (2019-12-19)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
The recognition of facial expressions plays an important role in social interactions, especially during the childhood phase, where oral communications is not yet fully developed. One way to evaluate this skill in children is to use photographs and videos from emotional expressions databases. These materials are important to study the processes of social cognition and can serve as diagnostic tools and clinical intervention. Few studies, however, have focused on building specific photo databases for facial expressions in early childhood. Objective: The present work aims to develop and validate a database of photographs and videos of Brazilian children aged between four and six years, with facial expressions posed and induced for the following emotions: joy, sadness, anger, surprise, disgust, fear and contempt, and lastly the absence of emotion (neutrality). Method: Children were selected from a children's acting agency in Sao Paulo, SP, to participate in the study. A geneticist performed a morphological analysis of the children's photographs and ethnicity was defined only when there was a positive cross with the ethnicity declared by the guardians. In a pilot study, children's photos and videos were selected and tested to elicit emotions. After this stage, the built-in stimuli were applied to children as they were filmed and generated 29 hours of video (Mackenzie TV studios). The first judge (Judge 0) selected photo frames and movie clips that represented the seven emotions and neutrality. These were cut and inserted a web platform a professional specializing in image editing. A second judge (Judge 1) made an analysis of the already fragmented stimuli, and only the photos and videos in which there was 100% agreement between them as to the type of emotion were selected for the construction of the Facial Affective Brazilian Set – Children Image and Video Database (FABS) Database. Then, for validation of the bank, two other judges (Judge 1 and Judge 2) specialists in the Facial Action Coding System (FACS) method analyzed all the photographs and videos that made up the bank. Statistical analysis of agreement between the judges regarding emotions was performed using the Kappa Agreement Index. The accuracy of the judges was compared using the Two Proportion Equality Test. Results: A total of 182 children were selected to participate in the study, of which 31 (21%) were excluded for not achieving ethnic agreement between the geneticist and the child's 8 parents, and 3 (2%) for refusing to participate in the filming. Of the remaining 148, 16 of them participated in the pilot study and 8 children were excluded for lack of agreement between Judges 0 and 1. Thus, 124 children (55% girls) who generated 1985 stimuli participated in the construction of the FABS bank. Of these, 1014 (51%) were photographs, 971 (49%) videos, 904 (46%) were stimuli were posed and 1081 (54%) induced. The agreement analysis between the two judges to validate the bank obtained an overall Kappa index of 0.70 and an accuracy of 73%. There was greater accuracy in the evaluation of children of African descent compared to Caucasian children (76% vs. 72%, p = 0.026), and that the accuracy of judges in the evaluation of 4-year-olds was lower than in those of 6-year-olds (71% vs. 76%, p = 0.46). No significant difference was found in the agreement between judges regarding children's gender or type of stimulus (photo / video). Judges' accuracy was significantly higher when evaluating posed versus induced stimuli (78% vs. 69%, p <0.001) for both photos and videos. The emotions happiness, disgust, contempt and surprise had the highest percentages of agreement among the judges, while neutrality and surprise had the lowest agreement rates. Conclusion: This paper constructed and validated a set of infant facial stimuli that could be applied in future research on emotional recognition in early childhood individuals. In addition, the FBS database allows subsequent studies on the mechanisms involved in the recognition of facial emotions in childhood, and the investigation between facial expressions and psychiatric disorders - TeseEstudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autistaVinic, Alessandra Aronovich (2012-02-09)
Psicologia
Os Transtornos do Espectro Autista (TEA) são um grupo de condições caracterizadas pelo início, na primeira infância de atrasos e déficits no desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas e comportamentais. A terminologia TEA remete a ideia de um espectro de síndromes com características em comum e compõem o Transtorno Autista, o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação e a Síndrome de Asperger (LAMPREIA, 2003). Prejuízos na Cognição Social são um dos aspectos marcantes nos quadros de TEA e vêm sendo investigados como critérios para o diagnóstico. Este estudo apresenta uma proposta de avaliação específica para Cognição Social nos TEA, em situação diagnóstica. A avaliação de 22 crianças com TEA, do sexo masculino, entre 6 e 11 anos, comparadas com grupo controle, constou do Protocolo de Cognição Social desenvolvido pela pesquisadora, Questionário de Comportamento e Comunicação Social ou Autism Screening Questionnaire (ASQ) (SATO et al, 2009), Wisc III-R e Escala de Avaliação do Quociente de Empatia e Sistematização versão para criança, em Português Child EQ-SQ (VINIC; SCHWARTZMAN, 2010). Os resultados obtidos foram discutidos, visando à indicação da proposta de Avaliação de Cognição Social para crianças e seu uso como parte da avaliação diagnóstica de TEA. - TeseRastreamento de sinais sugestivos de transtorno do espectro do autismo em prematuros de muito baixo peso ao nascer utilizando o M-CHAT e ABC/ICALederman, Vivian Renne Gerber (2016-02-02)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Indivíduos com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) apresentam prejuízos nas áreas da interação social e comunicação bem como comportamentos e interesses restritos e estereo-tipados. Entre os grupos considerados de alto risco, destacam-se os prematuros com muito baixo peso (nascidos com peso abaixo de 1.500 g). O diagnóstico pode ser confirmado em torno dos 3 anos de idade, embora características sugestivas de um TEA possam ser observa-das mais cedo. Os questionários M-CHAT e ABC/ICA, instrumentos já validados no Brasil, são escalas que podem ser usadas para rastrear sinais sugestivos de TEA em crianças. Neste trabalho, objetivou-se verificar a presença de sinais suspeitos de TEA em prematuros com idade corrigida entre 18 e 24 meses, nascidos com muito baixo peso, com a aplicação dos questionários M-CHAT, e a permanência desses sinais após 12 meses, utilizando-se os ques-tionários M-CHAT e ABC/ICA. No rastreamento aos 18 meses de idade, encontraram-se 6,7% de rastreamentos positivos pelo M-CHAT. No segundo rastreamento, utilizando-se o M-CHAT e o ABC/ICA, encontrou-se porcentagem de 5,2% de rastreamentos positivos para sinais compatíveis com TEA. Todos os prematuros rastreados positivamente em alguma etapa deste estudo apresentaram atrasos no desenvolvimento e necessidade de intervenções, inde-pendentemente da confirmação ou não do diagnóstico de TEA. Conclui-se que prematuros com muito baixo peso apresentam maior frequência de sinais sugestivos de TEA do que a população em geral. O rastreamento aos 18 meses de idade é útil, pois identifica prematuros com atrasos no desenvolvimento, independentemente de eventual diagnóstico posterior de TEA, e alerta pais e profissionais para o início das intervenções necessárias. Entretanto, esse rastreamento único pode levar a resultados falso-positivos devido aos atrasos no desenvolvi-mento característicos da prematuridade, sendo recomendado um segundo rastreamento poste-rior, ao redor dos 30 meses de idade corrigida, o que pode permitir também a detecção de ca-sos de autismo regressivo.