Quimica - TCC – EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Quimica - TCC – EE Higienópolis por Orientador "Miranda, Leila Figueiredo de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCAplicação de nanopartículas de sericina em base de máscara capilar reconstrutora: verificação da reconstrução capilarBatista Junior, João; Nascimento, Karla Heloisa de Lacerda; Martins, Victória Vieira (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Neste trabalho foi estudada a ação da sericina nanoencapsulada em máscara de regeneração capilar. Foram obtidas formulações base de máscara de regeneração capilar contendo 0%, 1,5%, 3,0% e 4,5% de sericina nanoencapsulada. Foram analisadas as estabilidades das formulações em função do tempo em relação ao: pH, densidade e propriedades organolépticas (aparência, cor e odor). Também foi realizado um acompanhamento da ação das amostras obtidas quanto à regeneração capilar em mechas de cabelo virgem e descolorido quanto ao aspecto das fibras (microscopia eletrônica), brilho e resistência à tração. Os resultados mostraram que as máscaras capilares obtidas contendo sericina nanoencapsulada nas concentrações estudadas, apresentaram ação regeneradora dos fios capilares, aumentando a sua massa. Foi possível verificar que as máscaras capilares contendo 1,5% de sericina foram as que apresentaram ação mais efetiva de regeneração, repondo a massa capilar em até 1,2% em relação ao fio virgem castanho após ser submetido a um fundo de clareamento 10 (louro claríssimo). O estudo da estabilidade em função do tempo mostrou que as máscaras capilares obtidas são estáveis em relação ao pH, densidade e propriedades organolépticas (aparência, cor e odor), em 56 dias corridos de analises. - TCCEstudo das propriedades da aloe vera como espessanteMota, Amanda Rodrigues; Maia, Ingrid Sodre; Neves, Rodrigo Dos Santos (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho teve como objetivo estudar Aloe barbadensis (Aloe Vera), popularmente conhecida como “babosa”, que é utilizada mundialmente em fins medicinais, cosméticos entre outras aplicações, devido a sua atividade espessante, proporcionado pela acemanana, um de seus principais componentes. A acemanana é obtida por extração do parênquima das folhas de Aloe Vera, sendo a substância responsável pelas características gelificante e emoliente. Neste estudo o gel extraído das folhas de Aloe Vera foi liofilizado e com o material isento de água foi formulado um shampoo de baixo custo e baixo impacto ambiental substituindo os usuais espessantes comerciais utilizados para dar viscosidade pela Aloe Vera liofilizada.