Quimica - TCC – EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Quimica - TCC – EE Higienópolis por Orientador "Lopes, Ana Lucia de Souza"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCImportância da química experimental no ensino médico: um estudo sobre duas realidades educacionaisSantos, Alicia Camacho; Souza, Aline Cordeiro; Cibella, Rafaela Zalli; Bozzo, Stella Bruno (2019-12)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho visa analisar a importância das práticas experimentais nas aulas de química para alunos do ensino médio e como estas podem influenciar na aprendizagem significativa do discente. Foram analisadas duas instituições de ensino, uma pública e uma privada, sendo que a escola pública possui laboratório devidamente equipado, e uma escola privada que não possui laboratório e os experimentos alternativos são aplicados em sala de aula. As autoras elaboraram quatro aulas experimentais para serem aplicadas, duas em cada escola, e assim poder analisar através de questionários e diários de bordo a percepção dos alunos e professores quanto a importância dos experimentos práticos em aulas de química. Após a aplicação foi possível verificar que a visualização do conteúdo de forma prática faz com que os alunos se engajem e declaram compreender melhor a matéria e se interessem mais pelas aulas. O estudo revela, ainda, o desafio que o docente contemporâneo tem para a promoção de aplicações experimentais regularmente que envolvem inúmeros fatores, inclusive o repensar a prática docente. A experiência de residência pedagógica e estágios educacionais também se revelaram importantes na troca de experiência entre alunos em formação e professores, como forma de motivação e ruptura de estruturas tradicionais de ensino. - TCCA importância das tecnologias digitais enquanto recurso metodológico para o ensino médio em químicaMartino, Pietro Carrillo De (2020-12-09)
Escola de Engenharia (EE)
O presente artigo traz uma pesquisa de campo etnográfica, na intenção de elucidar dados e perspectivas docentes acerca do uso da sala de aula invertida e gamificação no ensino de Química a nível de ensino médio. Com esse objetivo em pauta, aliado aos referenciais teóricos e metodológicos de Kenski (2003) e Ausubel (2000), principais autores levados em consideração sobre a tecnologia na educação, a investigação de caráter qualitativo, buscou compreender por meio de entrevistas, questionários e anotações pessoais, quais o os fatores positivos e negativos no uso de metodologias ativas aliadas a recursos digitais para o aprendizado de conteúdos de Química. Através dos resultados obtidos com este projeto, foi possível esclarecer a óptica do aluno e do educador com tais metodologias, e como as mesmas apresentaram um impacto geral positivo para ambas partes.