Pedagogia (EAD) - TCC – CEFT Higienópolis
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Navegando Pedagogia (EAD) - TCC – CEFT Higienópolis por Orientador "Souza , Sheila Carla de"
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- TCCA importância da intervenção pedagógica em crianças com Transtorno do Espectro Autista na educação infantilSoares , Aialas Maciel (2023-06-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
As crianças com TEA podem apresentar prejuízos em suas interações sociais, dificuldade de comunicação, comportamentos rígidos e ritualísticos com interesses restritos, impactando o curso de vida das crianças e de suas famílias. Na educação infantil, é fundamental que haja um entendimento adequado sobre o TEA e estratégias de intervenções específicas para atender às necessidades destas crianças. O objetivo geral desse estudo é apresentar a importância e os benefícios das intervenções pedagógicas para a inclusão de alunos com autismo na Educação Infantil. Os procedimentos metodológicos escolhidos são pesquisas bibliográficas descritivas de análise qualitativa. Os resultados indicam que as práticas pedagógicas importantes para o professor são a criação de ambientes organizados, flexibilidade e adaptações curriculares, conhecimento e estímulo das potencialidades de cada aluno, reconhecimento sobre o brincar e o lúdico como recursos importantes no processo de ensino-aprendizagem das crianças com autismo e necessidade de os professores estarem conscientes de suas responsabilidades e de formação continuada. Conclui-se que há necessidade de aprimoramento nos processos de inclusão escolar desse aluno e que o professor tem um papel importante no desenvolvimento de crianças com TEA. Estudos de campo precisam ser desenvolvidos para que novas estratégias possam ser apontadas e ampliados os repertórios de intervenções pedagógicas dos professores que atuam na Educação Infantil com essa população. - TCCAtuação do pedagogo e o Transtorno do Espectro Autista na infânciaAzevedo , Marcella Mantello de (2023-12-06)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um quadro complexo que acomete crianças precocemente e causa prejuízos significativos nos distintos domínios de desenvolvimento humano. Considerando o avanço da ciência, o aumento de diagnósticos e a educação especial na perspectiva inclusiva, é urgente que o Pedagogo se aprofunde e compreenda o quadro e as possibilidades de atuação com esse alunado na escola. Frente a isso, o objetivo deste estudo é compreender a atuação do Pedagogo com crianças com TEA na infância. A metodologia empregada é revisão bibliográfica descritiva de análise qualitativa. As principais conclusões apontam que a formação inicial do Pedagogo é insuficiente para atuar com esse público na escola. A necessidade de formação continuada de professores e de estratégias diversificadas, destacando-se o conhecimento do TEA, ludicidade, jogos e recursos visuais, para o atendimento dessas crianças. A importância da interação entre a equipe multidisciplinar e o diagnóstico precoce para estímulos e ações focadas com vistas a um desenvolvimento infantil integral. Por fim, indica-se que haja pesquisas de campo com imersão no cotidiano escolar. - TCCCrianças com o Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil: o papel do pedagogoRamos , Beatriz Bachur Fiori Gonçalves (2023-06-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esse estudo se propõe a investigar o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas características, além da relação entre família, escola, professores e educação inclusiva/especial no que concerne ao pleno desenvolvimento de crianças com TEA na fase da Educação Infantil, e principalmente o papel do professor para tal. O objetivo é mapear variadas estratégias multidisciplinares que possam contribuir para o pleno desenvolvimento de crianças com TEA desde a educação infantil. Para isso, o método escolhido foi o de revisão bibliográfica. Os resultados obtidos apontam para a importância da comunicação contínua e da partilha de cuidados entre família, escola e professores para que haja o melhor desenvolvimento de crianças com TEA. As conclusões do estudo revelam que é preciso investir na formação de professores de educação infantil e suas interações para a inclusão de crianças com TEA, além da integração entre escola e família. A limitação que identificamos na produção do artigo foi a dificuldade para encontrar literatura sobre a temática na língua portuguesa, especialmente textos que relacionam estratégias de integração entre família, escolas e docentes. Já a perspectiva futura é a de que este estudo possa servir de base para estudos sobre a importância da integração multidisciplinar de pais, instituições de ensino e professores no que concerne ao pleno desenvolvimento de crianças com TEA em escolas infantis.