Pedagogia (EAD) - TCC – CEFT Higienópolis
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Navegando Pedagogia (EAD) - TCC – CEFT Higienópolis por Orientador "Cardoso, Débora da Silva"
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- TCCChupeta do Século XXI: o uso de recursos digitais como forma de terceirizar a educação das criançasGomes , Rosemary Rocha (2022-06-08)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta pesquisa pretende analisar o tema: Chupeta do século XXI: O uso de recursos digitais como forma de terceirizar a educação das crianças, baseando-se nos princípios metodológicos do desenvolvimento e aprendizagem através do brincar, de acordo com alguns teóricos da área, tais como: Brites (2020), Cardoso (2021), Soifer (1991), Àries (2006) e Mary Del Priore (2021) dentre outros. O objetivo desta pesquisa foi investigar se o uso excessivo e indevido das tecnologias pode prejudicar habilidades cognitivas, motoras e sociais, considerando o tempo de exposição das crianças diante desses aparelhos. Nesse sentido, foram delineados os seguintes objetivos específicos: investigar como os pais têm lidado com a questão do uso das tecnologias dos filhos; analisar as consequências do uso excessivo dos aparelhos eletrônicos no desenvolvimento e aprendizagem das crianças; pesquisar sobre o que as escolas têm feito para alertar as famílias. A relevância desta pesquisa se dá pela percepção da exposição exagerada de crianças pequenas, ainda na primeira infância, às novas tecnologias. A facilidade de acesso e a falta de controle parental tem demonstrado o excesso do uso dos aparelhos eletrônicos o que pode prejudicar o pleno desenvolvimento dessas crianças. - TCCDocumentação pedagógica: a importância para o trabalho docente na Educação InfantilCavalheri, Simone Muniz Ribeiro (2023-12-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa teve como principal objetivo analisar a importância da documentação pedagógica como abordagem para o processo educativo na Educação Infantil. Buscou-se também compreender o conceito de documentação pedagógica, as suas funções e a sua relevância nas práticas docentes diárias na Educação Infantil. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa que contou como principais procedimentos metodológicos o estudo bibliográfico e a análise documental, visando analisar criticamente o que a literatura produzida na área da educação apresenta sobre tal experiência. Por meio dos resultados encontrados foi possível constatar que a documentação pedagógica possibilita ao educador da primeira infância revisitar as suas práticas docentes, compreendendo as razões do trabalho realizado, as dificuldades apresentadas pelas crianças, bem como todo o seu processo de aprendizagem. Somado a isso, a pesquisa também revelou que, ao documentar, o professor compartilha não só a construção das aprendizagens das crianças, mas também a sua própria aprendizagem, destacando o papel da reflexão/autorreflexão que a documentação pedagógica acarreta, permitindo ao professor perceber o seu próprio potencial como aprendiz.