Pedagogia (EAD) - TCC – CEFT Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia (EAD) - TCC – CEFT Higienópolis por Orientador "Campos , Ana Paula Soares de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCRTI – modelo de resposta à intervenção: a importância da identificação e intervenção precoce com escolares de risco para os transtornos específicos de aprendizagem (TEAp)Ruivo, Adriana Cristina (2023-12-13)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Repensar novas formas de ensinar e aprender é urgente e emergente, diante dos altos índices do insucesso escolar dos estudantes. A pandemia Covid-19, evidenciou não apenas a fragilidade da educação brasileira como também revelou a importância de medidas educacionais para recompor as lacunas da aprendizagem, bem como fomentar políticas de identificação e intervenção precoce das dificuldades e transtornos específicos de aprendizagem. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo apresentar o Modelo de Resposta à Intervenção (RTI) como um mecanismo de enfrentamento aos desafios educacionais, uma vez que esse modelo promove intervenções precoces diante do primeiro sinal de dificuldade de aprendizagem dos estudantes, integrando a avaliação e intervenção com habilidades consideradas como preditoras para a aprendizagem. Evidenciando assim, a importância das práticas pedagógicas respaldadas por pesquisas científicas na área da Educação, de modo a diferenciar os conceitos de dificuldade, transtorno e síndromes. A pesquisa foi conduzida por meio do método de revisão bibliográfica