Administração - TCC - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração - TCC - CCSA Higienópolis por Orientador "Iorio, Fabio Roberto"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCAnálise da gestão do capital de giro de uma empresa do agronegócio listada na b3Botole, Enzo Bordon Kronca de Haro; Pereira, Lucas Fernandez; Atoji, Matheus Nogueira Baldim; Gawin, Samuel (2023-12-06)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho tem como objetivo, identificar e estudar, os principais indicadores de fluxo de caixa de uma empresa importante no setor do agronegócio brasileiro, a Brasilagro. Para isso, reclassificamos o balanço da companhia de acordo com o modelo de Fleuriet (1978), comparando os indicadores da companhia com as empresas pares: SLC Agrícola e Terra Santa. A metodologia utilizada se baseia em uma pesquisa de natureza quantitativa, de abordagem descritiva nos resultados das empresas no período de 2018 a 2022. Os dados coletados, foram extraídos diretamente do RI das empresas listadas na B3, e a partir disto, foram calculados os indicadores: Necessidade de Capital de Giro (NCG), Capital de Giro Líquido (CGL) e Saldo de Tesouraria (ST). Pelos resultados, obteve-se que a aplicação do Modelo Fleuriet conseguiu apresentar a evolução do comportamento das variáveis NCG, CGL e ST no período abordado pelo estudo. O estudo contribuiu para diagnosticar a situação financeira da empresa e identificar aspectos relevantes como a necessidade de financiamentos de curto prazo e conhecimento da folga financeira da empresa. - TCCImpacto dos controles internos sobre a fraudes nas empresas: uma revisão de literatura sobre o caso banco panamericanoOliveira, Alana Barbara Almeida Ramos de; Perico Neto, Ovilson (2023-12-06)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Ao sintetizar o que é administração entende-se que a ação de administrar é decidir, desse modo os gestores sempre precisam avaliar e identificar os riscos envolvidos em cada decisão, para assim, optarem pela melhor alternativa, pois há certa relação positiva entre riscos e retornos, sendo um dos riscos mais inerentes a questão financeira é a fraude, segundo Câmara (2019). Nesses últimos anos se tem discutido muito sobre os casos de fraudes e escândalos financeiros do âmbito nacional e internacional, evidenciando que as fraudes corporativas geram prejuízos gigantescos para sociedade, pois impactam não apenas a situação financeira da companhia como todos os seus stakeholders, podendo acarretar o desaparecimento dessa empresa, o que ocasiona desemprego e impactos negativos sobre a comunidade. Neste contexto, gerou-se um abalo da confiança dos stakeholders mediante a esses casos, isso fez o mercado ter uma maior atenção sobre os níveis de controle sobre as operações das organizações. Consequência disso foi a criação, nos Estados Unidos, pela Securities and Exchange Commission (SEC) da Lei Sarbanes Oxley, que estabeleceu normas que tornam as atividades de Controles Internos obrigatórias. Portanto, o objetivo deste trabalho é contribuir para o entendimento dos mecanismos de prevenção a fraudes corporativas por meio de ferramentas de controles internos, por meio do estudo de caso do Banco Panamericano, atual Banco PAN, sendo uma pesquisa descritiva, analisando o caso e escândalo da época, e comparar com a literatura afim de verificar como as práticas de controles internos poderiam ter mitigado a fraude e identificar quais foram os erros ocorridos.