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- DissertaçãoAfinal, o que é contabilidade comportamental ? um estudo bibliométrico mapeando a produção científica na áreaVillas Bôas, Juliana Moura (2022-01-31)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo do Trabalho: analisar as publicações sobre Behavioral Accounting (BA) de 1950 a 2020, nas diversas áreas de conhecimento da Contabilidade e as relacionar aos seus diversos aspectos de forma a entender o que se discute sobre BA no Brasil e no mundo, propondo-se uma definição operacional para a área, delimitando-se assim o seu campo de estudo, e um produto tecnológico – guia didático para pesquisas bibliométricas. Metodologia: é um estudo quantitativo com abordagem bibliométrica, aplicando-se a revisão sistemática da literatura, complementado pela aplicação de estudo qualitativo, com a utilização de análise de conteúdo sobre os trabalhos publicados e disponíveis nas plataformas científicas de bases de dados da CAPES, Web of Science, EBSCO e SCOPUS. Resultados: o estudo identificou crescente interesse sobre o tema, principalmente na última década, e tendência à utilização de instrumentos online neste campo de pesquisa. A produção analisada apresentou característica anglo-saxônica e pouca expansão para outros países. O Brasil mostra um esforço de geração de conhecimento na área, embora não se identifique um centro produtor de conhecimento em Contabilidade Comportamental neste país, vislumbra-se um campo de pesquisa a ser explorado. Há indicação de dinamicidade e importância do tema na contemporaneidade devido ao aumento no número de citações das publicações analisadas na última década. A produção apareceu esparsa, distribuída por diferentes instituições, porém a Auburn University, no Estado do Alabama, EUA, aparece como um possível centro produtor do conhecimento, podendo vir a constituir-se numa oportunidade de pesquisa conjunta para pesquisadores brasileiros. Notou-se que os estudos têm, em sua maioria, ênfase na abordagem positiva superando a normativa, enfoque comportamental, área temática ensino e pesquisa e foco em indivíduos e condições ambientais. A análise de conteúdo temática, através da categorização de seus conceitos, permitiu identificar as diversas características que compõem o corpus de documentos e o desenho de uma definição operacional para o tema, apresentada nos resultados deste estudo. Tanto na análise bibliométrica, quanto na análise de conteúdo, observou-se a orientação da produção em BA para a educação e pesquisa, indicando uma tendência do tema se tornar uma disciplina essencial na formação de profissionais da área contábil, especialmente em programas profissionais que aproximam a teoria à prática. Implicações práticas: para os programas de ensino, para os pesquisadores e demais interessados na produção científica das diversas áreas de atuação da contabilidade, permitindo aplicação deste conhecimento em seus estudos, além dos desdobramentos na atuação desses profissionais enquanto se especializam em programas profissionais, aproximando a teoria que aprendem às práticas nas organizações em que atuam. Originalidade e contribuições: as questões exploradas e compiladas neste trabalho poderão ajudar outros pesquisadores, facilitando seus trabalhos de pesquisa, pois traz, além do entendimento e identificação operacional sobre o que é BA, a compilação da metodologia utilizada nesta pesquisa através de uma guia didático, que será disponibilizado e poderá ser consultado por aqueles que pretenderem aplicar a mesma metodologia em suas pesquisas. - DissertaçãoAnálise da preferência do consumidor de baixa renda para a expansão da rede de supermercados dia% nas regiões periféricas de São Paulo e São José dos campos (SP): mercado de vizinhança e atacarejoBozzo, Andréa Luisa (2016-06-09)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Os supermercados e a distribuição alimentar fazem parte de um setor de relevo na economia brasileira. Representam cerca de 5,6% do PIB, dão emprego a um milhão de pessoas, e estima-se que todos os dias, 25 milhões de brasileiros desloquem-se a um estabelecimento desses, para satisfação da sua necessidade de consumo. Este estudo tem por objetivo identificar quais são os determinantes que alicerçam a preferência do consumidor de baixa renda nas regiões periféricas de São Paulo (Itaquera, Sapopemba e São Miguel) e São José dos Campos (Campos dos Alemães, Morumbi e Paranangaba), considerando os modelos de mercado de vizinhança (Rede Dia%) e atacarejo (principal concorrente) de modo a balizar a decisão de investimento e expansão da Rede Dia%. A metodologia do trabalho consiste em uma pesquisa exploratória utilizando-se um survey junto a frequentadores de lojas de diferentes modelos nas cidades citadas. Para coleta de dados foi utilizado um questionário com questões fechadas, com escalas nominais ou ordinais. Os dados foram tratados com técnicas básicas de estatística descritiva e multivariada. O setor insere-se num ambiente concorrencial intenso, em que cada companhia tenta ganhar posição e quota de mercado. Hoje as tecnologias de informação permitem a análise dos hábitos de consumo de forma quantitativa, o que permite a rápida identificação de padrões e alterações. A vantagem competitiva duma companhia está na correta interpretação e implementação de processos, que permitam em tempo útil, oferecer ao cliente o que ele procura. Um dado relevante e identificado pelas cadeias de distribuição é o consumidor, mesmo em contextos econômicos desfavoráveis, pretender manter o mesmo nível de consumo. Esta mudança foi identificada através de uma transferência de consumidores do hipermercado para o atacarejo. Perante a questão problema do trabalho: Quais são os determinantes da preferência do consumidor de baixa renda nas regiões periféricas de São Paulo (Itaquera, São Miguel e Sapopemba) e São José dos Campos (Campos dos Alemães, Morumbi e Paranangaba), considerando os modelos de mercado de vizinhança (rede Dia%) e atacarejo (principal concorrente) de modo a balizar a decisão de investimento e expansão da rede Dia% conclui-se que o setor opta por um modelo de feedback, ou seja, atuar com base nos indicadores dados pelos padrões de consumo dos clientes e não antecipando-se a esses. O survey apresenta como principais fatores na escolha do modelo de loja por parte dos consumidores: o preço e a rapidez de atendimento, seguido da variedade e qualidade do produto e do ambiente agradável da loja. É a satisfação destes fatores que fideliza o consumidor. A maioria dos consumidores não restringe as suas compras a apenas um dos modelos. A escolha é efetuada mediante o tipo de compras que pretende fazer. O mercado de vizinhança da marca Dia % e o atacarejo da marca Atacadão destacaram-se nas preferências dos consumidores que responderam ao questionário. - DissertaçãoAnálise do processo de tomada de decisão orçamentária no setor de saúdePucci, Marcos (2013-02-04)
Ciências Contábeis
Um dos desafios das empresas contemporâneas é valorizar e potencializar o recurso humano, um dos mais importantes no atual cenário competitivo, uma vez que sua potencialização pode se reverter em sucesso para as empresas. Ainda que a busca de maximização do desempenho das organizações (e das pessoas com elas envolvidas, com relação aos seus processos de tomada de decisão) não seja uma preocupação nova nas disciplinas relacionadas à gestão e à produção, ainda há lacunas a serem preenchidas. Uma dessas lacunas está relacionada à compreensão do processo de tomada de decisão de médicos ou de outros profissionais que atuam como gestores em ambientes hospitalares cada vez mais competitivos. Para compreender esse processo decisório teve-se como questão de pesquisa: Qual é o modelo adotado pelo gestor do Setor de Saúde, que atua em organizações hospitalares, ao tomar decisões relacionadas às metas orçamentárias?Com enfoque no processo de tomada de decisão orçamentária, o referencial teórico deste estudo abordou as modelos econômicas clássicos para decisão bem como modelos oriundos da psicologia cognitiva. Em termos metodológicos, o enfoque do estudo foi quantitativo. Os dados foram colhidos utilizando-se questionários eletrônicos, que foram enviados a centenas de gestores hospitalares envolvidos no processo de tomada de decisão orçamentária, obtendo-se uma amostra de 76 respondentes (70 com a segunda parte do questionário totalmente preenchida). Os dados foram analisados com estatística descritiva e multivariada, com ênfase na Modelagem de Equações Estruturais para avaliação das correlações entre os constructos sugeridos pelo referencial teórico, via método Partial Least Squares (PLS). Dentre os resultados encontrados destaca-se a pronunciada influência dos aspectos socioafetivos sobre a decisão, mostrando a influência social na decisão e o medo relacionado às decisões em si ou ao resultado obtido com a decisão. Como desdobramento prático apresenta-se a proposição de um estudo a ser realizado em parceria com desenvolvedores de softwares especializados em gestão hospitalar, especialmente no tocante à análise dos efeitos em médio e longo prazo de decisões ancoradas em aspectos sócio-afetivos, propondo-se a inclusão de indicadores do custo de oportunidade sócio afetivo . Com o controle desse tipo de custo espera-se ampliar a racionalidade no processo de estimativa de metas do gestor hospitalar, contribuindo para melhor alocação de recursos sempre tão escassos para o setor. - DissertaçãoAplicação de ferramentas de nudges e sua influência nas decisões de investimentos no mercado de ações: um estudo em uma instituição financeira.Pereira, Thiago Bandeira Lima (2021-02-01)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objective: This work aimed to analyze the influence of nudges on investment decisions in shares, on customers of a large bank, who do not participate in the Brazilian stock market. The justification for this study is based mainly on the growth potential of the capital market in Brazil, coupled with the biases existing in investors and the existence of nudges in order to mitigate such impact. Design / methodology / approach: This work involves a combination of methodologies with quantitative and qualitative approaches, with an explanatory objective, with applications of qualitative and quantitative procedures. In methodological terms, the study is an applied research, using joint methods and the study was considered to be exploratory, since the sampling procedure was non-probabilistic. For data collection, a questionnaire with a 10-point ordinal scale was developed in the first phase. In the second phase, the questionnaire was developed in four parts, with different scales, qualified to capture from the respondents: the demographic profile, the importance of the nudges, the investment profiles and the types of bias heuristics. In the first phase, an analysis was made of the classification of nudges by type, as well as factorial analysis of them. In the second phase, the descriptive analysis and logistic regression of the nudges was performed. Results: Initially, it was possible to identify 25 tips and information released by brazilian capital Market regulatory entities, which were classified and validated as nudges. The nudges could be classified into 6 different factors and for the factors with the highest amount of nudges, nudges of Reminder and Alert were predominant. Through the second phase, it was found that nudges have the potential to influence investment decisions, including in individuals who showed bias and heuristics. Most respondents demonstrated an intention to invest, after receiving the nudges, with different results depending on the investment profiles and also according to each type of nudge, with a greater predominance of Remember and Alert nudges among those most selected by the respondents as influencers. Practical implications: The results obtained in this work shows nudges as tools to optimize decisions and will allow Banco B to define strategies with the objective of increasing the number of clients who invest in shares, increasing the investor base in this type of capital market asset. The Bank can use this tool adapting their use to the investment profiles defined by the Bank. Originality and contributions: This study innovates by making available low-cost tools that can be used by capital market participants, including regulatory entities and other financial institutions, in order to use the nudges of this work to encourage the number of people who invest in the stock market, with the potential to bring development, maturation and growth to the Brazilian capital market, with evident positive consequences for the entire economy of the country. - DissertaçãoAplicação de um modelo cognitivo para análise de tomada de decisão em ambiente de desenvolvimento orçamentárioMarin, Rodrigo de Souza (2010-02-03)
Ciências Contábeis
The models usually used by the companies to monitor and to foresee the decision making process, searching for the ideal level of success in decisions, in many cases they are not appropriate. This happens because many of these decisions involve aspects that could not be foreseen in the rational models of the decision making process, like the intuition of the decision maker, that is shown by the use of heuristics or inclinations of decision, because of the preference of the decision maker in using certain alternatives instead of others, because of affectionate aspects (emotional and motivational). In the areas of Economy and Marketing there are several interdisciplinary studies relating themes of those areas, such as Neuroscience and Cognitive Psychology, seeking to better understand those aspects denominated Intuition and that are considered "the black box" of the economical models of decision. In Accounting that approach is still incipient. Thus, this study tries to understand the decision making process in accounting atmospheres, having a model of decision anchored in the Cognitive Psychology as a base. Therefore, its goals are: identifying the form of processing the information in the decision making process, when it involves the establishment of levels of budgetary goals, considering aspects that stray from rationality. The research was developed with quantitative focus, in the company Natura Cosméticos S.A., using a theoretical model proposed by researchers that study the theme of Neuroaccounting. Modelling of structural equations was used with the methodology PLS (Partial Least Squares). The results show that in Natura the theoretical model used as a base is strong, there are convergence points with the model of decision estimated by other researchers in other companies, but there are three aspects that are different in the decision making process of Natura with a model used for comparison: 1) information has significant weight to decision making, although it is to sustain decisions taken based in expertise; 2) there is social influence in the decision making process, in the moment of selecting incentives for decision, or in the analysis of the consequences of the decision; 3) the fear of making decisions is smaller, suggesting larger daring when estimating the budgetary goals. The results are coherent with the atmosphere of innovation of Natura and with its culture that focuses relationships. Future studies in the area of Behavioral Accounting will analyze if those characteristics can be widespread to other innovation atmospheres. - DissertaçãoAplicação dos conceitos de Lean Startup e Open Innovation na criação de startup direcionada ao ensino de empreendedorismo, cidadania fiscal, ética e contabilidadeLucio, Ronaldo de (2019-03-21)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Study objectives: The indicators of entrepreneurship and the conditions of to undertake in Brazil, show a high index of business mortality and low educational level in entrepreneurship and innovation, to undertake without using a framework of a traditional business plan, may represent an alternative to new entrepreneurs, in this context, this applied study seeks to demonstrate the process of creating a startup based on the lean startup model and the concepts of open innovation. Design / methodology / approach: This work is of an applied nature, is a unique case study with exploratory objectives, of the unit case called GatoXadrez.com that will act in the area of education with themes of entrepreneurship, ethics, fiscal citizenship and accounting. With qualitative approach, for to analyze non quantifiable aspects and quantitative aiming for greater precision of the results. Data collection was done through: data collection by secondary and direct sources, direct observation and application of 270 questionnaires. Data analysis was performed through: content analysis, multivariate, descriptive and documentary analysis. Results: The results showed that the use of the lean startup model allowed the creation of the new company and its first MVP, favoring the process of validation of the premises and confirming its viability. The union of the lean startup model with the concepts of open innovation were also viable, as it gathered the professionals needed to develop the first product and develop the business. Practical implications: New entrepreneurs will be able to use these concepts to create companies with the minimum of financial resources, without the use of traditional business plans, using besides accounting control and gradual implementation of management controls, the accounting for innovation, which results in opportunities for success. This combination also suggests a new way of teaching entrepreneurship concepts to children from collaboration. Originality and contributions: The lean startup model propose a new way of thinking and building products and services and the concepts of open innovation can meet the demands of the new business. The work seeks to contribute to the ecosystem of entrepreneurship, with a new way of undertaking. The unit case is also relevant when seeking to teach children in a playful way, preparing them for the future, concepts of entrepreneurship, accounting, ethics and fiscal citizenship. - DissertaçãoAspectos que influenciam a tomada de decisão relacionada a metas orçamentárias em organizações do primeiro e terceiro setores: aplicação de um modelo oriundo da neurociênciaLima, Fabrício Ribeiro Gonçalves (2011-02-02)
Ciências Contábeis
Este estudo foi desenvolvido utilizando a aplicação de um modelo de tomada de decisão oriundo de uma linha de pesquisa denominada Neuroaccounting, em desenvolvimento no Núcleo de Estudos em Controladoria da Universidade Presbiteriana Mackenzie, tendo como problema de pesquisa: Como ocorre o comportamento no processo de tomada decisão de profissionais de organizações do primeiro e do terceiro setores?O referencial teórico foi dividido em três partes: análise de teorias em contabilidade relacionadas ao processo orçamentário, foco de estudo da decisão nesta dissertação; análise do referencial teórico sobre organizações do primeiro e do terceiro setor e do processo orçamentário, para caracterização da população alvo deste trabalho. Em termos metodológicos esta dissertação se enquadra dentro do enfoque quantitativo; os dados foram colhidos em duas etapas: survey aplicado junto a profissionais que atuam no primeiro e no terceiro setor, com os questionários enviados por e-mail para cerca de 3.450 endereços eletrônicos, acompanhados de carta convite, obtendo-se um retorno de 5,8% na segunda etapa os dados foram colhidos diretamento junto aos respondentes numa feira voltada para o público alvo de estudo.Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva e multivariada, aplicando-se análise fatorial e modelagem de equações estruturais, usando-se a metodologia PLS(Partial Least Squares). Os resultados mostraram que, conforme encontrado em estudos anteriores, os sujeitos buscam informações para tomada de decisão, ou seja, ela racional(processo controlado) ou por instituição/expertise(processo automático); todavia a influência da informação tem maior peso nas decisões racionais. Os aspectos também exercem influência sobre ambos os tipos de decisão, mas o peso maior está nos processos de decisão por instituição/expertise. Esses resultados vão em direção contrária aos estudos sobre racionalidade na decisão e são coerentes com achados em Neurociência que mostram que a decisão é um fenômeno complexo envolvendo diversos circuitos neurais além daqueles envolvidos chamados "executivos". Os resultados deste estudo trazem como contribuição uma proposta para desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão que levem em consideração aspectos relacionados à decisão social, ous eja, a influência do grupo sobre o decisor, um dos aspectos considerados relevantes para a população estudada. - DissertaçãoAutarquias federais de fiscalização do exercício profissional: desenvolvimento e proposta de implementação de um balanced scorecard na área de fiscalização do CREA-SPCalvo, Janaina Macedo (2014-02-06)
Ciências Contábeis
This study was qualitative in nature, presents research conducted in a constructive Supervisory Authority of Professional Practice, Regional Council of Engineering and Agronomy of the State of São Paulo - CREA - SP, with the goal of developing indicators for implementation of the Balanced Scorecard in the area surveillance CREA - SP so this may contribute to the enforcement activities of that agency. To achieve the general objective three specific objectives were established : 1 ) Identify the Strategic Map of CREA - SP , 2 ) Identify the BSC indicators for the area 's Supervisory CREA - SP, aiming to align the activities of the area to the strategic planning of the Council Guidance given : "Recovery Professional" and 3 ) internally validate these indicators . The study is situated within the institutional approach and involves two areas of knowledge: Organizational Strategy and Management Accounting. The implementation of the Balanced Scorecard is justified by the need to align the Strategic Planning CREA - SP with current legislation to introduce transparency in the management and monitoring aspects to society. The specific objectives were met and that the proposed validated indicators and their deployment is scheduled to start in 2014 , at which time it should complete the constructive research proposal. - DissertaçãoCompetências comportamentais utilizadas pelo profissional contábil nas organizações empresariaisSilva, Valdério Matias da (2018-02-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
This work aims to identify if the behavioral skills used by accounting professionals in the organizational environment are in line with the behavioral skills of International Education Standard 3 (IES3). As a theoretical basis for the study, the M.A.R.E. Diagnostic for mapping the skills of accounting professionals. The work was developed from the application of a questionnaire with structured questions. The questionnaires were sent to approximately 450 accounting professionals of the Sindicato das Empresas das Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa do Estado de São Paulo (SESCON-SP). In the end, a sample of 66 cases with all the valid answers was obtained, the respondents being accountants. The data were analyzed with descriptive statistics to evaluate the correlations between the constructs suggested by the theoretical reference. Among the results found, the low relation between the IES3 and the behavioral competences exercised by the accounting professionals stands out. This means that accounting professionals are applying, but not consistently, the behavioral competencies that IES3 understands are necessary for accounting professionals to perform their functions in accordance with the new demands of the market. This research has practical implications for accounting professionals of SESCON-SP because it presents opportunities for improvement in the development of these professionals, highlighting the need to develop programs for the development of behavioral skills. The questions explored in this work help in the construction of new courses to be developed by Higher Education Institutions and Consultants in the development of the behavioral skills of accounting professionals, mainly by SESCON-SP with its associates, in order to comply with IES3. - DissertaçãoCultura organizacional como elemento facilitador na implantação do programa de compliance na área de infraestrutura da Odebrecht Engenharia e ConstruçãoLevorato, Danielle Cristine da Silva (2018-10-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
This applied paper presents a case study on which aspects of the organizational culture can facilitate the implementation of the compliance program in the Infrastructure area of Odebrecht Engineering and Construction, according to Decree nº 8.420/15. The compliance theme is a topic on the agenda in national studies, especially from the operations related to the fight against corruption that were deflagrated in 2014 with Operation Lava Jato. However, the implementation process of the compliance program may vary in organizations with different cultures. The paper was developed from a single case study, with data collection through documents and records in organizational files, related to the culture and the actions of implementation of the compliance system, and public domain documents produced in the year 2017, the year following the signing of the leniency agreement of the company with the Federal Public Ministry, and an in person interview with the compliance coordinator of Odebrecht Engineering and Construction. The data were examined through content analysis with the categorical analysis of the documents. Among the results found, the role of the organizational culture in the implementation of the compliance program in the Infrastructure area of Odebrecht Engineering and Construction stands out; the current culture, widely disseminated to employees through communication and training actions, throughout the company's years, is a variable that can minimize resistance to the implementation of the compliance program, encouraging the collaboration of the members through actions that reinforce the values conveyed in the documents that present Odebrecht culture. This paper has practical implications for Brazilian organizations that are implementing compliance programs, because the issues explored here help to highlight how compliance programs can be structured in accordance with Decree nº 8.420/15 in alignment with the existing organizational culture, seeking the engagement of the members in the implementation process, avoiding resistance from these members. It is a relevant contribution considering the company chosen for the study, which holds a prominent position in the national and international scenarios in the various segments in which it operates, and which was heavily involved in corruption actions. The ongoing compliance program in the organization shows the path of the company's restructuring towards the foundational values proposed by its founder. - DissertaçãoEscritório contábil como parceiro de negóciosZara, Roberta Oliveira (2021-12-15)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo da Dissertação: Este trabalho tem por objetivo explorar a possibilidade do posicionamento do escritório contábil como “parceiro de negócios” para seus clientes. As crescentes mudanças no ambiente de negócios e desenvolvimento da tecnologia têm exigido da contabilidade novos posicionamentos voltados a visão do negócio e auxílio na tomada de decisões. Neste ambiente de readequação da profissão e diante de um cenário de novas habilidades e competências sendo desenhadas pelo crescente desenvolvimento tecnológico, o desafio está em adaptar a prestação do serviço contábil ao atendimento das expectativas dos clientes, mas também ao desenvolvimento das novas competências. Metodologia: O estudo teve duas etapas: 1) Abordagem quantitativa, estudo exploratório e descritivo, com objetivo de identificar a percepção dos clientes sobre os serviços prestados pelo escritório contábil; 2) Abordagem qualitativa, de natureza intervencionista, com aplicação de uma pesquisa-ação, com apresentação de um novo modelo de prestação de serviços que possibilite a melhoria da percepção do cliente. Resultados: O estudo traz os passos da implantação, apontando as decisões tomadas a cada etapa para mudança do enfoque de atuação do escritório contábil. Implicações práticas: Com o desenvolvimento de um modelo de atuação como Business Partner, outros escritórios contábeis podem se adaptar ou aproveitar o modelo, direcionando suas atividades no mesmo caminho para serem parceiros de negócios, contribuindo para a criação de um novo perfil do contador e dos escritórios contábeis. Contribuições: Este trabalho pode ajudar escritórios contábeis de pequeno porte a terem um novo modelo de negócios, redirecionando suas atividades para se aproximar mais das demandas dos seus clientes. Traz uma descrição das atividades desenvolvidas num escritório, sendo que a mesma pode ser utilizada como um roteiro de implantação para outros escritórios que tenham interesse na atuação como Business Partners. Produto Tecnológico: Como produto tecnológico tem-se um modelo de atuação associado a programas de treinamento para desenvolvimento de habilidades que melhorem a percepção do escritório contábil como parceiro de negócios por seus clientes. Limitações da Pesquisa: Destaca-se que o estudo foi feito em apenas um escritório, havendo assim dificuldades para generalização dos resultados encontrados. - DissertaçãoFatores que influenciam a tomada de decisão relacionada ao plano de vendas: um estudo em empresas de micro e pequeno porte oriundas de incubadora de empresasRodrigues, Terezinha Vieira (2011-02-03)
Ciências Contábeis
Com esse estudo objetivou-se identificar quais são os principais aspectos cognitivos que influenciam o processo de decisão de empreendedores gestores de empresas de micro e pequeno porte quando estes tomam decisões relacionadas à montagem do plano de vendas, no contexto do sistema de informação gerencial. O estudo foi feito junto a cinco gestores de empresas de micro e pequeno porte, localizadas na cidade de Santa Rita do Sapucaí - MG e oriundas da incubadora de empresas do INATEL - Instituto Nacional de Telecomunicações. Um processo decisório é bastante complexo e pode ser estudado sob o prisma de algumas disciplinas, tais como: Economia, Psicologia Cognitiva e Neurociência. Adotou-se neste estudo uma abordagem interdisciplinar, utilizando-se como referência um modelo de Tomada de Decisão cujo foco é a forma do processamento da informação, alimentado pelos domínios cognitivo e afetivo. Essa dissertação desenvolveu-se com base no enfoque qualitativo, usando-se entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados mostraram a existência de nove categorias, sendo oito categorias associadas ao processo de Tomada de Decisão, indicando que, conforme esperado, os gestores consideram que o processo é predominantemente racional, mas sofrem a influência de aspectos afetivos e uma categoria nomeada Aspecto Comportamental do Empreendedor. Observou-se a homogeneidade da amostra, todas as empresas entrevistadas adotam o orçamento como uma ferramenta de gestão, provavelmente fruto do treinamento recebido durante o processo de incubação. Identificou-se ênfase na decisão social e na necessidade de busca estruturada de informações sobre o ambiente externo. O plano de vendas, objeto do estudo, fundamental para os processos produtivos da empresa, pode ter ajustes dependendo das informações externas coletadas de maneira não sistemática. Não foi encontrado instrumento formal para a captação dessas informações ou sistemas de informação gerencial a elas associados. A partir dos dados foram mapeados os mecanismos externos de captação de informação, destacando-se os aspectos considerados essenciais para facilitar a gestão e o processo de delegação dessa tarefa. Os dados mapeados poderão ser utilizados para o desenvolvimento de um sistema de informação gerencial para captação das informações externas. Destaca-se como limitação desse estudo o fato de ter-se entrevistado somente o sócio responsável pela área comercial, a inclusão dos demais sócios pode ser uma sugestão para futuros estudos. - DissertaçãoFatores relacionados à compra de seguros: uma investigação na aquisição de seguro de automóvelAndrade, Raquel de Cassia (2012-02-15)
Ciências Contábeis
This present dissertation seeks to identify the behavior of automobile insurance potential consumers, as regards decision-making in scenarios of ambiguity, coupled with the amount of the loss and the self-risk. General objective: Identify the consumer behavior related to the intention to purchase insurance considering ambiguity/risks scenarios, the amount of the loss, the perception of self-risk and insurance legislation knowledge. Through a survey applied directly under a pre-selected target audience, a total of 250 persons received the research profile. Although 196 participants answered the instrument, 95 respondents were regarded as valid (answered all the questions of the research). The survey instrument was split into two blocks: (i) demographic data and ambiguity and (ii) risk scenarios, self-risk, amount of loss and legislation knowledge. The scales used in the present study were categorical or metrics. Before the final application, pre-test was conducted with four respondents, allowing further adjustments. The main results were: (i) in matters relating to the scenario of ambiguity and risk, the intention to purchase proved influential for the scenario of imprecise ambiguity allied with the possibilities of occurrence of theft, which takes into account the probability of recovery of the vehicle (the amount of which depends on the State of the vehicle), since, where both are totally unforeseen circumstances; (ii) regarding the self-risk factors that influence buying intention in imprecise ambiguity environment, the results showed that all factors are significant except to the dangerous drive group; (iii) with respect to demographic variables, the more that stand out are education and income variables; (iv) as the last found, the knowledge of legislation proved to be a positive influence of the intention to purchase a car insurance. - DissertaçãoImpacto dos programas de diversidade no desempenho da organização de acordo com a visão dos líderes / gestoresCampos, Paulo Henrique Teixeira Nunes de (2024-08-06)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A promoção de programas de diversidade e inclusão nas empresas é de extrema importância por vários motivos, como a melhora na cultura da empresa, inovação e criatividade, retenção de talentos. Iniciativas de diversidade, equidade e inclusão são essenciais para promover uma cultura de trabalho positiva. O cenário que se tem na sociedade brasileira não é refletido dentro das organizações, devido a isso, a implementação de programas de diversidade é necessária para que se possa chegar em um cenário mais próximo da realidade que se vive, especialmente pelo fato de o Brasil ter aderido aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas) que se referem às questões de equidade e diversidade (ODS 5 – Igualdade de Gênero; ODS 10 – Redução das Desigualdades). Em termos teóricos, o estudo se apoiou nas teorias de legitimidade, para a qual as empresas buscam divulgar informações sobre as suas atividades com o intuito de atender as expectativas da sociedade, e a teoria da ação planejada, na qual as intenções têm grande impacto nos indivíduos. O objetivo do estudo foi identificar quais são os programas de diversidade adotados por uma instituição financeira de grande porte, e o impacto desses programas no desempenho geral da organização, de acordo com a visão de líderes/gestores. O estudo foi feito dentro de uma organização financeira (banco). A abordagem foi qualitativa. Os dados foram coletados por entrevistas semiestruturadas, todas gravadas e posteriormente transcritas para análise. A metodologia de análise foi a Análise de Conteúdo de Bardin. A amostra do estudo foi composta por funcionários do banco que ocupavam cargos de gestão, superintendência, diretoria e presidência, sendo oito do gênero masculino e seis do feminino. O resultado das entrevistas permitiu a identificação de quais são os programas de diversidade adotados, e o impacto desses programas no desempenho geral da organização. Também foram discutidos possíveis avanços necessários para que a organização possa ter um ambiente mais bem preparado para esses programas de diversidade e inclusão. Observou-se que, embora todos os entrevistados apontassem a importância dos programas de diversidade, não houve consenso na definição do conceito de diversidade. Isso aponta a necessidade de equalização da visão dos líderes como um primeiro passo para a discussão dos programas de diversidade e inclusão no âmbito geral da organização. Como resultado prático, a alta direção (diretora e presidente do banco) já solicitou que o autor faça um evento corporativo em setembro voltado à área de diversidade, tendo como público-alvo os gestores; também foi solicitado um segundo evento corporativo, sobre o mesmo tema, para todos os funcionários do banco, a ocorrer após o evento inicial de sensibilização da cúpula do banco. - DissertaçãoA implantação de sistema ERP: um estudo de caso em indústria de autopeçasBorelli, Gladis (2014-02-20)
Ciências Contábeis
A competitividade das empresas se acirra dia-a-dia e aspectos relacionados a novas tecnologias, sistemas de informação, processos e modelos de gestão se alteram em intervalos de tempo cada vez menores, demandando um constante reposicionamento das empresas em relação a novas competências e posturas. A implantação de sistemas do tipo ERP (Enterprise Resource Planning) visa aumentar a competitividade pela possibilidade de integração de dados, facilitando a tomada de decisão. Este estudo foca a implantação de sistemas dessa natureza e tem como objetivo geral: analisar os fatores críticos de sucesso na implantação do sistema de custos na Indústria Beta de autopeças, considerando-se variáveis comportamentais e técnicas relacionadas à implantação. Adotou-se como procedimento metodológico o método do estudo de caso, em que se utilizaram a análise de documentos e as entrevistas para coleta de dados. Foram dez entrevistados representantes dos níveis estratégico, tático e operacional que estavam envolvidos com a implantação do sistema ERP módulo de custos em uma fábrica da empresa Beta na Argentina. Os resultados indicam que o posicionamento estratégico em busca de competitividade foi determinante para a implantação do sistema. Todavia, a implantação foi considerada um insucesso pela alta direção da empresa por diversos fatores, destacando-se: não havia uma equipe tecnicamente apropriada para a implantação, considerando-se tanto os funcionários da empresa quanto os da consultoria que estava suportando a implantação, havia problemas de natureza cultural, tendo em vista a não adaptação das ações de implantação aos aspectos locais. Embora o estudo apresente restrições por ser um estudo de caso único, traz como contribuição prática o desenvolvimento de um plano de ação para a implantação do sistema em outras bases da empresa, evitando-se, assim, os fatores de insucesso apontados na implantação analisada. Para estudos futuros, sugere-se o acompanhamento dessas novas implantações a serem feitas com base no plano de ação ora proposto, em busca de seu aprimoramento. - DissertaçãoImplantação de sistemas de controle gerencial para empresas incubadas: uma propostaBandelli, Daniela Ferreira (2015-02-09)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A proposta desta dissertação é apresentar um estudo, realizado por meio da estratégia da Pesquisa-Ação, na Incubadora de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com o objetivo de identificar as necessidades dos Sistemas de Controle Gerencial das empresas incubadas, as predisposições dos seus gestores para uso desses Sistemas e a partir desses resultados, propor soluções de Controle Gerencial que atendam às suas demandas de modo que se possa contribuir para a gestão mais eficiente dos empreendimentos. Para atingir o Objetivo Geral foram estabelecidos quatro objetivos específicos: 1) Identificar as características das empresas incubadas na Incubadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie na área de serviços, 2) Identificar as necessidades de Controle Gerencial dessas empresas à luz de suas características, 3) Identificar as predisposições dos gestores das empresas incubadas quanto aos usos do Sistema de Controle Gerencial e 4) Propor soluções de controladoria que atendam às necessidades das empresas incubadas na área de serviços da Incubadora de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O estudo se situa dentro de uma abordagem construtiva e envolve duas áreas de conhecimento: Teoria Contingencial e Contabilidade Gerencial. Para a consecução da pesquisa optou-se por utilizar a técnica de natureza qualitativa, onde houve a aplicação de entrevistas semiestruturadas com os gestores de todas as empresas incubadas. Na análise qualitativa, efetuada por intermédio da análise de conteúdo, buscou-se utilizar como modelo a classificação das empresas incubadas em empreendimentos orgânicos (flexíveis) ou mecânicos (rígidos) considerando as variáveis contingenciais estratégia, tecnologia, ambiente e estrutura. Os resultados indicam, que em sua maioria, os empreendimentos foram classificados como orgânicos e que para isso se deve adotar uma prática de Controle Gerencial compatível com suas estruturas e, que não somente é vital a existência de um Sistema de Controle Gerencial mas também a sua adesão completa por parte gestores para propiciá-los com instrumentos que forneçam informações para a tomada de decisão mais precisa. Todos os objetivos específicos foram cumpridos considerando os ciclos propostos da pesquisa-ação. - DissertaçãoLei Sarbanes-Oxley: relevância do uso de um sistema do tipo ERP para automação dos registros contábeis e financeirosPurcinelli, Lilian Meira (2019-08-13)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo do trabalho: este estudo teve como objetivo principal discutir a relevância do uso de um sistema do tipo ERP, sob a ótica da teoria institucional, para automação dos registros contábeis e financeiros, de acordo com as determinações da Lei Sarbane-Oxley. Design e metodologia: metodologicamente, este estudo classifica-se segundo à forma de abordagem como qualitativa básica; quanto aos objetivos como descritivo e exploratório; e quanto à sua natureza como uma pesquisa científica aplicada. A coleta dos dados primários foi efetuada através de entrevistas semi-estruturadas, com um roteiro proposto de perguntas abertas criadas a partir de sete processos analisados e apresentados no macroprocesso integrado endto- end. O critério de escolha dos entrevistados foi classificado como do tipo “não probabilístico, por seleção racional, composta por 10 pessoas, sendo: 4 gestores de empresas multinacionais, 4 auditores e revisores de contas e 2 acadêmicos, localizados nas cidades de São Paulo (Brasil), Guarda e Lisboa (Portugal). Para o tratamento dos dados foi aplicada a técnica de análise de conteúdo. Resultados obtidos: os resultados apontam que o “macroprocesso” integrado end-to-end, inter sistemas entre as sete áreas analisadas, alinhado a um sistema do tipo ERP, pode suportar a implementação de controles internos eficientes, estabelecidos a partir da área de Sourcing (compras), desde o início do processo licitatório (bidding process - Bid) até os registros contábeis, fiscais e de pagamentos de forma automatizada, atende aos requisitos da Lei SOX, assim como, aos requerimentos de negócio de segurança e de confiança, estabelecidos pelo COSO. Implicações práticas: estão relacionadas com mecanismos de controle e de segurança, confiáveis e eficientes para a área de Sourcing relacionadas às aquisições de bens, materiais e prestações de serviços (Opex ou Capex), na busca de promover a melhoria contínua dos processos e que possam garantir a conformidade com as políticas e procedimentos estabelecidos pela empresa. Originalidade e contribuição: a contribuição deste estudo está em apresentar um macroprocesso com integração inter sistemas end-to-end, através do uso de um sistema do tipo ERP, com sugestão de controles internos desde o início do processo de Bid, com consequente registros contábeis, fiscais e de pagamentos de forma automatizada para apoio à decisão econômica-financeira das empresas. - DissertaçãoLiterácia financeira de educadores: um estudo na rede pública do município de SorocabaMota, Marcelo Nunes (2016-12-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
It is understood that financial decisions, from the simplest to the most complex, are always present in people´s lives. In this sense, we can highlight the importance of foundations on the several resources used in purchasing, negotiation, applications, and other actions that require a minimum of financial insight. This set of knowledge is called financial education. Thus, this study aims to measure and determine the level of financial literacy of teachers in municipal primary and middle schools of Sorocaba, in its three dimensions (knowledge, behavior and attitude), with the use of studies about the extent of research on the theme, their metrics and their approaches. It highlights the importance of financial education during a person´s childhood and adolescence, and the formation of habits and principles as well, reinforcing the fact that one well informed educator can significantly contribute to future financial decisions of those individuals. A survey instrument, divided in three parts, was used for data collection. The first part was composed of demographic data about the teachers and their professional performance. The proposed scale for this part was categorical or metric (age and experience). The second part consisted of questions related to three dimensions: knowledge, behavior and attitude. These analyzed dimensions were proposed by Potrich et al (2015). The indicators (variables) of each dimension were adapted from Potrich’s instrument, and inspired by an OECD proposed survey for detecting levels of financial literacy as well. The third part of the questionnaire was based on S&P Klapper, Lusardi and Oudheesden (2014), when the teachers evaluated some investment-related situations and the value of money across the time. The proposed scale for this part of the questionnaire was nominal, being that each alternative showed a different behavior. Some of the factor analysis showed inconsistencies in the proposed dimensions. These proposed dimensions were stratified in three categories of clusters for each dimension, i.e. low, medium and high financial literacy. This study shows how that theme has been developed in the world and also in Brazil, as it turns evident that as far as there is a reduction of the barrier for financial inclusion, an awareness on the subject can be generated. Conclusions drawn from this work build an expectation to contribute to the evolution of the practice of financial education among the teachers of primary and secondary schools. - DissertaçãoLiterácia financeira e endividamento pessoal: um estudo com alunos de cursos da área de negóciosLima, Marcelo Prudêncio de (2017-02-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
After the start of the great recession in the United States held on September 2008, the world economy suffered the first threats of the global financial crisis. In this context, increasing economic, social and technological changes in the world pointed to the urgency of the implementation of governmental actions aiming to financially educate the population. A series of international projects have been created due to these financial crises with the main objective to raise awareness worldwide of the importance of financial education. The concern about the levels of financial literacy of the population is related to the fact that not all individuals have a broad knowledge of financial issues which may affect their personal assets, and the consequences of this not understanding remit to high levels of personal debt. This study aims to analyze the relationship between the level of financial literacy and individual financial debt of undergraduate students in Business courses at University in Sao Paulo and the factors, which affect this relationship. For this purpose, the quantitative methodology was used, questionnaire with 56 questions, nominal and ordinal scales assumed as metric. The research was composed of a sample 709 students from an undergraduate Education Institution in the city of São Paulo. In the data treatment, descriptive and multivariate statistics structural equations were used, with the support of software SPSS, version 19, and R Lavaan Method. The main results showed a proposal for the modeling of the Financial Literacy variable that there was no relation between the subject's indebtedness and his / her average level of financial knowledge. This study is relevant both on the Contemporaneity of the theme as well as the gap of the scientific studies on this subject in Brazil. - DissertaçãoUm modelo bi-dimensional oriundo da neurociência aplicado à análise do processo de tomada de decisão: um estudo nos setores de logística e do transporte rodoviário de cargasAkamine Junior, Arsenio (2010-06-16)
Ciências Contábeis
This dissertation presents an exploratory research about the decision making processes in the establishment of levels of budgetary goals by showing the results obtained from the analysis of the cognitive processes (rational and automatic) adopted by the managers of the logistics and road cargo transportation areas. The study, of quantitative nature, was accomplished with professionals that participate in the budgetary decision making process. Thirty questions were submitted to identify the behavior of the decision maker during the estimation of the budgetary goals. The data were analized by means of descriptive and multivariate statistics. The use of modelling of structural equations, suported by the PLS software, has shown that the proposed theoretical model is applied in practice and that the decision making behavior of the managers that participated in this study is different from that one found in a sample composed by managers of other sectors. The results show the importance of generating relevant concepts to the field of accounting management, in the foundations, follow-up and compliance with the corporate strategy of the Logistics and Road Cargo Transportation áreas. The data suggest that the instruments of decision support require further studies of this field, so that the automatic decision, more intuitive, does not become the predominant form of decision adopted by the managers, since while it llows for versatility and responsiveness, it is subject to many biases decisions.