Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Dissertações por Orientador "Castro, Luiz Guilherme Rivera de"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAcessibilidade e desenho universal em parques: princípios, parâmetros e aplicaçõesLibonati, Priscila Fernandes (2022-08-01)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
A efetivação do direito social ao lazer está condicionada, dentre outros fatores, à participação e socialização de todos os cidadãos, quaisquer sejam suas características sensoriais e de mobilidade, durante todas as fases das suas vidas. Ou seja, essa garantia fundamental implica o direito à cidade. Através da utilização dos conceitos acessibilidade e desenho universal em parques, o objetivo é avaliar os parâmetros vigentes, as adaptações implementadas, suas qualidades e possíveis falhas, para assim analisar a eficácia das regulamentações existentes, de modo que proporcionem aos usuários o direito de fruir um espaço de lazer confortável e digno com o máximo de autonomia e segurança. Esta pesquisa tem como objeto de estudo o Parque CERET, e propõe como resultado sua avaliação no âmbito da acessibilidade, além da análise dos princípios e diretrizes do desenho universal. Também busca-se aferir as percepções, dificuldades e sensações dos usuários e, por conseguinte, propor recomendações que possam orientar futuras intervenções e valorizar o parque como espaço público em relação à utilização democrática de todas as pessoas. - DissertaçãoAdensamento ao longo do eixo de estruturação da transformação urbana da avenida Rebouças, São Paulo, após 2014.Henrique, Sara Boechat (2022-08-01)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O objetivo do presente trabalho é responder o problema de pesquisa que é expresso em forma da pergunta “como o setor de empreendimentos imobiliários respondeu às novas normas e diretrizes estabelecidas pelo PDE 2014 e pela LPUOS de 2016 em relação ao adensamento e aos usos mistos?” e discutir as questões sobre o que gerou, como vem se desenvolvendo e o que acarretarão os novos empreendimentos que surgiram e continuam surgindo após o PDE-2014 e a LPUOS 2016, e quais seus impactos na valorização do território da área de influência da estação de metrô Fradique Coutinho. Desta forma, para se aprofundar na hipótese apresentada, a abordagem escolhida foi a realização de pesquisa bibliográfica com posterior estudo de caso da área especificada. Palavras-chave: Eixo de estruturação da transformação urbana, adensamento, empreendimentos imobiliários, avenida Rebouças. - DissertaçãoAnálise dos efeitos urbanísticos dos projetos urbanos em São Paulo: o caso da operação urbana Faria LimaBernardini, Marcelo de Mendonça (2022-12-12)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O projeto urbano tem sido utilizado como importante ferramenta de adaptação das cidades nos últimos anos. A sua origem remonta a antiguidade e de certa forma sempre acompanhou o desenvolvimento urbano. O desenvolvimento do urbanismo que acompanhou o crescimento de importância das cidades após a revolução industrial, levou o pensamento urbanístico a experimentar caminhos alternativos ligados ao racionalismo e à crescente importância assumida por outras disciplinas não projetuais na construção e transformação das cidades. O presente trabalho discute a importância das práticas projetuais envolvidas na transformação das cidades e sua volta ao centro do discurso urbanístico, elencando os procedimentos contemporâneos associados aos Grandes Projetos Urbanos, discutindo modos de intervenção e comparando experiencias atuais em grandes cidades. A cidade de São Paulo tem a partir do início dos anos 1990 uma grande experiência na utilização do projeto urbano como forma de transformar uma determinada região da cidade. Por aqui o Grande Projeto Urbano foi encarado como uma intervenção de caráter imobiliário alcançando ótimos resultados financeiros. Este trabalho pretende avaliar dentro de um contexto mais amplo, os efeitos das Operações Urbanas em São Paulo do ponto de vista urbanístico, avaliando os impactos e seus resultados frente ao que se propunha, tendo como estudo de caso a Operação Urbana Consorciada Faria Lima. - DissertaçãoCidade e educação: o itinerário formativo urbano do bairro de Heliópolis em São PauloSilva, Dayana Araújo (2019-10-16)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Constituir uma cidade que educa e educar os sujeitos na, com e a cidade é uma tarefa complexa, porém com diversas experiências já realizadas no Brasil e no mundo. Nesse sentido, buscando apresentar cientificamente como se dá essa relação, esta dissertação se coloca como objetivo apresentar os caminhos possíveis para a constituição de uma cidade que educa e é educada a partir de análise, por meio de pesquisa-ação, do itinerário formativo urbano constituído no bairro de Heliópolis - São Paulo. Ao longo da evolução das cidades e do urbanismo enquanto campo de conhecimento e de práticas, a cidade é apresentada como o espaço das relações, da convivência e da civilidade, mostrando que as infraestruturas, a vizinhança, a densidade e os serviços públicos colaboram para a educação dos sujeitos que nela vivem. No campo da Pedagogia, é na relação entre os sujeitos e o território que se dá a Educação Integral, contextualizada, pertinente e capaz de desenvolver os sujeitos nas suas múltiplas dimensões: intelectual, cultural, emocional, física e social. O binômio - Cidade e Educação - norteia esta pesquisa, motivada por quatro anos de atuação profissional em territórios como gestora de projetos no programa Cidades Educadoras da Associação Cidade Escola Aprendiz, organização social precursora da metodologia do Bairro-Escola, que atua na promoção do desenvolvimento integral dos sujeitos, a partir de questões do território. - DissertaçãoDesenho Universal e Espaços Públicos : o Parque Augusta, em São PauloFacchini, Mariana Domingues (2023-02-10)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O trabalho tem como proposta realizar uma análise sobre o Parque Augusta, inaugurado durante a pandemia de COVID-19 na cidade de São Paulo, e avaliar o conforto do frequentador. Esta pesquisa leva em consideração os princípios do Desenho Universal para observar quais são os principais desafios e obstáculos dos espaços públicos a serem superados pelos arquitetos e urbanistas, bem como pelas políticas públicas. O trabalho segue como premissa que os espaços públicos da cidade possam ser utilizados por todos os cidadãos, compreendendo a diversidade e garantindo maior autonomia. Para isso, na primeira parte da pesquisa serão consultados autores que exploram os conceitos de cidadania, direito à cidade e Desenho Universal, bem como a legislação vigente de acessibilidade no Brasil. Na segunda parte será realizada uma análise do projeto e da funcionalidade do parque. Essa etapa conta com entrevistas com especialistas envolvidos no processo projetual, análise documental do projeto e das respostas a um questionário desenvolvido para os frequentadores do parque, além de observações in loco do espaço ocupado. Assim, podemos considerar que o propósito da pesquisa é investigar as possibilidades de acesso ao espaço público. Para isso, foi delimitado um recorte espacial no centro da cidade de São Paulo e ao longo do trabalho será verificado se ele oferece melhores condições de ocupação e acesso para o público. - DissertaçãoImpactos da pandemia COVID-19 em espaços públicos : aproximações ao baixo Augusta em São PauloMonteiro, Laralys (2021-08-09)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O Baixo Augusta é uma região da cidade de São Paulo, resultante de um processo histórico de formação de identidade, cambiante ao longo do tempo. Ao mesmo tempo em que é lugar de vida noturna intensa, de múltiplas apropriações e de expressão da vida urbana, recentemente passou a ser alvo de novos empreendimentos imobiliários. Mais recentemente, em 2020, a pandemia de COVID-19, com seus impactos, despertou incertezas com relação às suas características, suas dinâmicas, e a seus usos enquanto espaço público. Partindo do princípio de que o espaço público é responsável por promover os encontros diários com a diversidade de pessoas que compõem o mundo social, este trabalho tem como objetivo principal identificar e analisar os efeitos da pandemia de COVID-19 sobre espaços públicos, em regiões singulares da cidade, tomando o Baixo Augusta como referência empírica. Para isso, foi realizada pesquisa que abordou os seguintes aspectos: a caracterização da pandemia como evento global e local; as abordagens dos espaços públicos na literatura recente e, particularmente, na pandemia, por meio de revisão bibliográfica; a caracterização e o processo histórico de formação e transformação do Baixo Augusta, incluindo registro e análise de eventos ali ocorridos durante a pandemia, desde março de 2020 a maio de 2021; e, com auxílio do método Delphi, uma análise prospectiva e exploratória sobre os desdobramentos futuros dos processos identificados. Os resultados e a discussão das questões colocadas são organizados em quatro capítulos: no primeiro, apresenta-se o contexto da pandemia em sua relação com questões urbanas e com os espaços públicos. No segundo capítulo, com base em revisão bibliográfica, são apresentadas e discutidas as principais questões relativas aos espaços públicos contemporâneos. Em seguida, o Capítulo 3 é dedicado à formação e transformação da área do estudo empírico e das consequências da pandemia na vida urbana do local. O quarto capítulo traz as contribuições da pesquisa para as principais questões identificadas e discutidas no mundo acadêmico e profissional a respeito das indeterminações da pandemia, com a contribuição da aplicação do método Delphi, analisando propostas e recomendações para o Baixo Augusta a partir desses resultados. Na Conclusão, são apresentados de forma sintética os principais resultados da pesquisa, em relação aos espaços públicos, ao impacto da pandemia COVID-19 particularmente em relação a espaços públicos, e ao Baixo Augusta. - DissertaçãoModificação do espaço e desenho urbano: a futura estação de metrô Santa Marina, São Paulo.Oliveira, Maria Clara Mazzo Casarin de (2019-02-07)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O Plano Diretor Estratégico (PDE) de São Paulo e as leis que fazem parte da política urbana do município possuem impacto direto no desenho urbano resultante da cidade. Entretanto, observa-se que as escalas urbanas abordadas por estas leis são abstratas, genéricas e desconsideram as especificidades locais para a concretização dos espaços. A omissão das particularidades e a falta de articulação dos instrumentos às diferentes escalas urbanas põem em questionamento a concepção das políticas urbanas da cidade, corroborando com Barbosa (2016) para quem o urbanismo no Brasil é condicional e possui resultados improvisados. A aplicação das estratégias de desenho urbano como elementos ordenadores espaciais junto a estações de metrô surge como uma pauta relevante, pois pode promover a compreensão de como o processo de materialização do espaço urbano ocorre e pode vir a ocorrer nesses locais. Na primeira parte da dissertação é construída a definição de desenho urbano bem como a distinção com os termos correlatos, projeto urbano e masterplan. A análise de duas experiências internacionais de desenho urbano na segunda parte propõe validar os conceitos formados anteriormente e auxiliar na formulação dos parâmetros que serão adotados na investigação do objeto de estudo. Na terceira parte, são examinados os instrumentos urbanísticos decorrentes do PDE 2014 presentes na região da futura estação de metrô Santa Marina em São Paulo, ratificando as premissas assumidas anteriormente e demonstrando as deficiências nas articulações entre os instrumentos nas áreas de influências determinadas pelos eixos de estruturação urbana. Por fim, o último capítulo destina-se a avaliar as potencialidades e deficiências do estudo de caso sob a ótica do desenho urbano buscando propor recomendações para potencializar e qualificar a área avaliada e casos análogos. - DissertaçãoMorfologia e segurança nos espaços públicos: a praça Roosevelt em São PauloInácio, Bruna Onofre (2020-02-10)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Given the importance of public space for democracy and quality of life in cities, the binomial public-security space has become a latent concern in discussions involving the urban planning process in its different participatory spheres and different scales of intervention. Assuming that urban space is not neutral, but acts as an active element for criminal occurrences, the general objective of this study is to analyze the relationship between urban morphology and security in public spaces. As specific objectives, we sought to identify the physical and environmental factors attributed to safe spaces and to investigate the relationship between variables associated with public spaces and the occurrence of crimes. Given that violence manifests itself in space and that it is both the object and purpose of architecture, the object of research is the public urban space. As a case study, we present Roosevelt Square and its surroundings with a radius of approximately 400m, located in the central region of the city of São Paulo. The case study is divided into two parts: analysis of crime and analysis of space in its different morphological dimensions. Functional, expressive-symbolic, economic-financial, copresential and bioclimatic dimension. From the correlation of the data collected, the morphological factors that contribute or not to urban safety are identified. - DissertaçãoParcelamento e ocupação do solo : pormenores das irregularidades na zona sudeste de FortalezaGonçalves, Thaís Sales (2019-12-11)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Esta dissertação discute o fenômeno da irregularidade urbanística recorrente nas cidades brasileiras a partir de estudos de caso de loteamentos formais aprovados da zona sudeste de Fortaleza-CE. O objetivo geral é caracterizar a irregularidade no parcelamento do solo no setor sudeste de Fortaleza, contribuindo para a melhor compreensão dos processos de produção do espaço urbano nesta cidade. Os objetivos específicos são: (1) Caracterizar a situação em que se encontram alguns loteamentos urbanos aprovados no município de Fortaleza, verificando a irregularidade no parcelamento e ocupação do solo, analisando quantitativa e qualitativamente ocupações irregulares nesses loteamentos; (2) A partir do estudo de caso de Fortaleza, verificar a eficácia da legislação de parcelamento do solo urbano como instrumento de planejamento e gestão do solo urbano na garantia do direito à cidade e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. (3) Discutir as causas, características e consequências da ilegalidade e irregularidade urbana no parcelamento do solo, buscando novos elementos para a discussão das teorias que analisam a irregularidade fundiária e urbanística característica dos processos de urbanização no Brasil. O referencial teórico se pautou em duas questões principais: a questão da terra no Brasil e o fenômeno da irregularidade urbanística, em especial aquela que decorre do parcelamento e ocupação do solo. Para ilustrar e refletir acerca do fenômeno em questão, desenvolveu-se um método que utiliza softwares de desenho e de geoprocessamento para comparação de plantas de loteamentos aprovados com a situação real existente. Esse método é utilizado para produzir estudos de caso de loteamentos. Nos três primeiros capítulos são discutidos os fundamentos teóricometodológicos da pesquisa, em seguida são apresentados três estudos de caso e, por fim, são discutidos os resultados desses estudos em conjunto. - DissertaçãoParcelamento e ocupação do solo: pormenores das irregularidades na zona sudeste de FortalezaGonçalves, Thaís Sales (2019-12-11)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Esta dissertação discute o fenômeno da irregularidade urbanística recorrente nas cidades brasileiras a partir de estudos de caso de loteamentos formais aprovados da zona sudeste de Fortaleza-CE. O objetivo geral é caracterizar a irregularidade no parcelamento do solo no setor sudeste de Fortaleza, contribuindo para a melhor compreensão dos processos de produção do espaço urbano nesta cidade. Os objetivos específicos são: (1) Caracterizar a situação em que se encontram alguns loteamentos urbanos aprovados no município de Fortaleza, verificando a irregularidade no parcelamento e ocupação do solo, analisando quantitativa e qualitativamente ocupações irregulares nesses loteamentos; (2) A partir do estudo de caso de Fortaleza, verificar a eficácia da legislação de parcelamento do solo urbano como instrumento de planejamento e gestão do solo urbano na garantia do direito à cidade e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. (3) Discutir as causas, características e consequências da ilegalidade e irregularidade urbana no parcelamento do solo, buscando novos elementos para a discussão das teorias que analisam a irregularidade fundiária e urbanística característica dos processos de urbanização no Brasil. O referencial teórico se pautou em duas questões principais: a questão da terra no Brasil e o fenômeno da irregularidade urbanística, em especial aquela que decorre do parcelamento e ocupação do solo. Para ilustrar e refletir acerca do fenômeno em questão, desenvolveu-se um método que utiliza softwares de desenho e de geoprocessamento para comparação de plantas de loteamentos aprovados com a situação real existente. Esse método é utilizado para produzir estudos de caso de loteamentos. Nos três primeiros capítulos são discutidos os fundamentos teórico metodológicos da pesquisa, em seguida são apresentados três estudos de caso e, por fim, são discutidos os resultados desses estudos em conjunto.