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- DissertaçãoAnyone Corporation : debates e produçăo teórica nas conferências “Any” (de 1991 A 2000).Guarino, Alexandre Dias (2020-09-10)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Esta dissertação tem por objetivo principal o estudo da Anyone Corporation, e as conferências que realizaram na décadas de 1990. Fundada por Peter Eisenman, Cynthia Davidson, Arata Isosaki e Ignasi de Solà-Morales, e apoiada por muitos outros, realizou a série de dez conferências e publicações subsequentes, com a finalidade de colocar a Arquitetura e Urbanismo em evidência, como a peça central e agregadora de uma série de outras disciplinas que foram convidadas para debater a arquitetura. Por meio do conceito da Indecidibilidade se reuniram em dez cidades espalhadas pelo mundo, debatendo a arquitetura, propondo novos conceitos e métodos para uma arquitetura e urbanismo de um novo milênio que estava para se iniciar. - DissertaçãoOs arquitetos não-alinhados: contrapontos entre o contexto, discurso e a produção de um grupo de arquitetos paulistas (1977-1985)Lopes, Matheus Franco da Rosa (2018-05-04)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
The present work is an investigation with historical and architectural focus on the group of architects of São Paulo denominated in 1982 as the "nãoalinhados". It seeks a better understanding of the relations of the nomenclature given with that historical moment, establishing a panorama of time, mainly through some contests promoted by the IAB/SP and analysis of the relationships between the projects developed, the context and the critical discourse legitimating a new practice. The não-alinhados were a group assembled by the magazine Project for a discussion on the directions of Brazilian architecture; it was composed of seven architects who, through distinct strategies and motivations, were developing an out-of-the-standard production of an architecture that was called "escola paulista", although this term will acquire contradictions and variations in the course of this work. This event gains more notoriety since it’s realized in a period considered by the historiography of architecture as a period of revision or renovation. Therefore this analysis contributes to a better understanding of the architectural productions developed in the period and events that gradually added up to configure changes in the panorama of Brazilian architecture, in the sense of a greater acceptance of multiple paths. - DissertaçãoCadê o horizonte ? : a ocupação urbana ao longo da Rio-Santos em São Sebastião, 1964-2000Sandoval, Cristina Cardoso (2014-08-13)
Arquitetura e Urbanismo
The present work aims to study the impact of the implementation of the Rio-Santos highway in São Sebastião - SP in terms of changes occurring in the occupation of the coastal districts, affecting and displacing local communities. As a research topic, we propose the study of the impacts of the urbanization triggered by the opening of the road Rio-Santos in the occupation of the coastal areas of São Paulo. To this end, we propose the approach chosen in three communities along the road, with different characteristics, which show larger or smaller impacts in terms of the displacement and the other consequences of it s farm estate, outlining a comparative analysis between the earlier, contemporary and later periods to road construction: the neighborhood of San Francisco and beaches of Toque-Toque Pequeno and Juquehy. - DissertaçãoCity air flow: pilotis na arquitetura: uma proposta de integração urbanaFrança, Alfredo Aparecido Alves (2022-02-15)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
A palavra-chave deste trabalho é Ação Transformadora. Protagonizada pela Arquitetura, mãe de todas as artes e o seu principal artífice, o Arquiteto. Como uma linha que se estende entre a percepção do objeto criado e a sua concepção, tratar-se-á de perscrutarmos a origem da criação das formas, a precedência do inconsciente no ato projetual. As dimensões da percepção, as possíveis leituras da realidade que se nos apresenta, como interpretá-las? A arte como razão, motivo. A Cidade de São Paulo transformando-se em metrópole desenhando e moldando a cultura, expressa na nascente vontade de inovar, na audácia e ousadia de seus preceptores na semana de 1922. Macunaíma como expressão extraordinária de um rompimento com raízes que já não mais nos alimentava, uma explosão de cores e alegria como que anunciando uma nova era para o Brasil. Fonte heurística para a construção de linhas de análise e metalinguagem aplicadas à Arquitetura. A ressonância dessa evolução ecoando na arquitetura moderna criando belíssimos exemplares no centro de São Paulo, o moderno e suas galerias que como caminhos oníricos se fundem ao surgimento dos museus, das escolas de arte e, por extensão, da televisão brasileira. Uma das suas expressões mais características, o Pilotis, vai acrescentar uma nova dimensão à Arquitetura Moderna na sua utilização como integradora sustentável da paisagem urbana, dando-lhe outra perspectiva. Seus representantes, suas figuras proeminentes, seus estilos, o arquiteto de gênio, o arquiteto de ofício, a Arquitetura brasileira ganha os palcos e recebe as luzes da ribalta a refletir-se em todo o mundo, Brasília. A Arquitetura moderna em São Paulo e seus representantes, o brutalismo, Masp, o monolito levita. A indissociabilidade da Engenharia que a quatro mãos cria o desenvolvimento da tecnologia do concreto armado e protendido, seus desenvolvedores, Baumgart, Cardozo, Contarini, Sussekind e Zuccolo. Carmen Portinho e a presença da mulher na Engenharia e no cálculo estrutural brasileiros. Enedina Alves Marques, a primeira engenheira civil negra a se formar no Brasil. Como um círculo que se fecha, a ação transformadora como um Imperativo Categórico, Ético e Moral, o Arquiteto e a Arquitetura protagonizando a transformação da vida da Cidade. Em dois exemplos, o Vale do Anhangabaú como Escola, Comércio, Lazer, Cultura e Turismo e a City Air Flow, uma proposta de integração Urbana. - DissertaçãoDo Carandiru ao parque da Juventude : reconstrução da paisagem urbanaBianchini, Douglas Alves (2018-02-19)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
The present research intends to analyze the urban landscape as a mutable phenomenon that adapts the needs of a society, considering this process in a historical perspective. The urban landscape is the physical and social space where our existential relations are given. This research deals with the territory of the Carandiru Complex and its surroundings, which runs from the central region of Santana to the banks of the Tietê River, located in the northern part of the city of São Paulo, belonging to the regional prefecture of Santana / Tucuruvi. This territory, rich in history, underwent a process of transformation, the result of an urban project that aimed to transform a part of the old State Penitentiary complex that was deactivated and demolished giving place to leisure and culture, the Youth Park and the Library of São Paulo, thus transforming the urban landscape of this region and its uses. The general objective of this research is to understand how the transformation of the State Penitentiary Complex, the scene of innumerable major episodes such as the massacre of 111 prisoners in 1992, in Parque da Juventude, interfered in the urban landscape of this region and how this redefined the related collective memory to the territory, and what role it plays within the city. We assume that the urban landscape of Carandiru neighborhood was modified, and that this process generated by the implantation of a park with several urban equipments, like poliesportivas courts, technical schools and library, interfered in the way of perception of this space by the society, to appropriate a new way of this area and of its requalifiedurbanlandscape. - DissertaçãoO ensino profissionalizante na área da construção civil em São PauloVilela, Ana Cássia Sanches (2018-02-08)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O trabalho, aborda o ensino profissionalizante no eixo da construção civil, tomando como ponto de partida, a necessidade em fazer a escola cumprir o seu papel de socialização e doutrinamento. A inserção das escolas no Brasil, é apresentada dentro de um contexto histórico, identificando a importância da mão de obra especializada em um país que ruma para o desenvolvimento. As Leis e os Decretos caracterizam as manobras políticas da educação. Partindo do conhecimento e informações transmitidas, o segundo capítulo refere-se as instituições de ensino e projetos, Serviço Nacional de Aprendizagem – SENAI, Instituto Federal, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS, Projeto Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e o Projeto Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, que formam uma boa parcela de profissionais ativos no mercado, desde a criação da instituição, desenvolvimento e transformações ao longo da trajetória, é descrita nesse capítulo. Selecionadas mediante a oferta de curso, no eixo da construção civil, apresentamos três estudos de caso no terceiro capítulo, a Escola Orlando Lavieiro Ferraiuolo – SENAI, a Escola ETEC Itaquera II – CEETEPS e o Projeto Fundo Social de Solidariedade, onde os cursos são ofertados em diferentes espaços, os escolhidos foram: ETEC Perus, Parque da Água Branca e Escola da Construção Civil Sol Nascente. Os modelos de curso, seleção de professor e aluno, estrutura do edifício, metodologia de ensino, construção de perfil profissional são apresentados, unidos com imagens que nos insere no espaço de transformação. Nos anexos apresentamos questionários aplicados aos professores e alunos das escolas visitadas, e também dos profissionais que atuam no eixo da construção civil. Diante o processo de entendimento da pesquisa, o ensino profissionalizante é desenhado e nos permite diversas construções de raciocínio, desde a oferta, qualidade, procura ou até mesmo os objetivos políticos redesenhados diante de Leis e Decretos que viabilizam ou não a ampliação da profissionalização no setor da construção civil - DissertaçãoFenômenos de dispersão urbana no território paulista: o caso de Itupeva, 1990-2010Serra, Marcelo Galli (2015-08-07)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Observa-se ao redor do globo a emergência, desde o final do século XX, de um novo tipo de ocupação urbana, de caráter disperso ou difuso, consequência de um conjunto de fatores que incluem a revolução tecnológica, as favoráveis condições econômicas globais vigentes em torno da última virada do século, políticas urbanas neoliberais e a readequação dos modos de vida numa sociedade em reformulação. Contudo, destaca-se a baixa densidade dessas ocupações, os onerosos custos para o poder público em termos da provisão de infraestrutura em extensões e distâncias muito ampliadas, e a natureza sócio-espacial dessa ocupação, que tende a se multiplicar de forma desorganizada e desconectada, formando muitas vezes enclaves, atendendo somente a pautas imobiliárias, sem relação com a cidade, desfavorecendo os palcos de troca social entre diferentes grupos sociais. Esse fenômeno, que apresenta diferentes particularidades em cada região ou local – como verificamos nos casos referenciais do Sunbelt e de Houston, Texas, nos Estados Unidos, e do macroempreendimento Nordelta, ao Norte de Buenos Aires, Argentina – marca a formação da Macrometrópole Paulista, complexo urbano formado pela articulação das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba / Litoral Norte, Sorocaba e pelas Aglomerações Urbanas de Jundiaí e Piracicaba; e, no âmago desse território macrometropolitano, ocorre de forma intensa no município de Itupeva/SP, Brasil, que nesta dissertação é o objeto de estudo. Embora haja variedades nos usos, nota-se a criação de loteamentos residenciais, funcionando como condomínios horizontais fechados, como principal protagonista desse processo nesse município, adquirindo maior intensidade de ocupação entre os anos de 1990 a 2010. Além do uso residencial, há na região um exemplo bem ilustrativo desse fenômeno, trata-se do empreendimento “Vida Completa Serra Azul”, complexo privado que reúne uma gama de atividades urbanas; como moradia, serviços e entretenimento, com acesso controlado – uma morfologia urbana sustentada por enclaves comerciais, onde depende-se de poder aquisitivo para acessar os variados elementos urbanos privados. - DissertaçãoA ferrovia e os processos de estruturação urbana em Fortaleza (1915-1950)Sydrião, Régis Leitão (2018-02-05)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
A pesquisa consiste na realização de uma narrativa em perspectiva histórica sobre a estruturação urbana da cidade de Fortaleza entre os anos de 1915 e 1950. Levantou-se um conjunto de temas pertinentes a questões sociais, históricas e urbanísticas com o objetivo de relacionar elementos estruturadores (ferrovia) e modeladores (planos urbanísticos) da cidade na primeira metade do século XX. No contexto político da República Velha até o Estado Novo de Vargas, o país se vê obrigado a modernizar suas cidades devido a uma nova ordem mundial vigente. No caso do Ceará, uma época de duas severas secas que impulsionaram a migração campo-cidade. O trabalho articula bliografia específica, cartografias históricas e documentos com o propósito de fazer uma leitura das forças que atuavam para que a cidade fosse expandida e ocupada além dos limites do centro e quais os padrões podem ser notados na ocupação das áreas pela população local. - DissertaçãoMercado imobiliário da sustentabilidade: o caso da Avenida Chucri Zaidan em São PauloJoão, Francisco Rocha (2022-02-17)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Durante o século XX a indústria da construção civil apresentou uma grande evolução das técnicas construtivas, das soluções arquitetônicas e dos materiais, o que possibilitou a construção de edificações de grande porte em larga escala. Nes se momento, metrópoles como Chicago, Nova Iorque e São Paulo se afirmam como centros corporativos e atraem a construção de edifícios de escritórios. Em menos de um século, a capital paulista transformou-se no polo econômico e corporativo do país: a expansão dos edifícios de escritórios passou do Centro Velho para o Centro Novo a partir da década de 1930; para as regiões da Avenida Paulista e, em seguida, da Avenida Faria Lima, nas décadas de 1960 e 1970; posteriormente, numa progressiva valorização do vetor sudoeste, ganharam destaque as regiões da Avenida Luí s Carlos Berrini, Nova Faria Lima, Vila Olímpia e Avenida das Nações Unidas (a via marginal do Rio Pinheiros neste trecho), alcançando, no século XXI, a região da Avenida Chucri Zaidan, objeto de estudo desta pesquisa. Com edificações na arquitetura contemporânea para edifícios de escritórios, conforme a tradução dessa linguagem para o cenário local, a Avenida Chucri Zaidan despontou em um quadro de preocupação dos investidores com a dimensão da sustentabilidade, em termos dos impactos na construção e na manutenção dos edifícios. Alinhado s a esse discurso, os projetos de edificações começaram a buscar um espaço ness e novo nicho de mercado, marcado por diversas certificações de sustentabilidade, muitas internacionais, que surgiram na virada do século XX para o XXI. Isso será exemplificado no presente trabalho com uma análise da Operação Urbana Consorciada Água Espraiada (OUCAE) e de 18 empreendimentos na área de estudo, nas quadras entre a Avenida Chucri Zaidan e a marginal do Rio Pinheiros. A pesquisa se propõe a discutir sobre como a sustentabilidade torna-se uma espécie de moeda e/ou um rótulo quase que imprescindível para as novas edificações, que desejam ser sucesso de vendas para corporações, consumidores atualizados e fundos internacionais de investimento. No entanto, algumas das premissas de sustentabilidade adotadas pelos edifícios se apresentam apenas como soluções técnicas empregadas para conferir pontuação às almejadas certificações verdes, sem realmente contribuir para o crescimento sustentável coletivo, seja em termos arquitetônicos ou urbanísticos. - DissertaçãoA passagem do planejamento urbano moderno ao contemporâneo em Goiânia: os Setores Bueno e Bela Vista nas décadas de 1990 e 2000Lima, Vinícius Luz de (2011-08-19)
Arquitetura e Urbanismo
Esta pesquisa busca analisar a passagem do planejamento urbano de concepção moderna para o cotemporâneo, na cidade de Goiânia, a partir do estudo de dois bairros, os Setores Bueno e Bela Vista, localizados na região sul da cidade. Estes dois setores têm suas origens vinculadas ao projeto moderno da criação da cidade de Goiânia, que passou a ser a capital estadual de Goiás, na década de 1930, representando regionalmente as transformações políticas e econômicas nacionais no território goiano. O projeto inicial de Goiânia é feito na década de 1930, pelo arquiteto e urbanista Attílio Corrêa Lima e pelo engenheiro Armando Augusto de Godoy, este último inspirado nas cidades-jardins inglesas e americanas, com marcantes características modernas, que vão ter reflexos nos projetos do Setor Bueno e do Setor Bela Vista: o primeiro feito em 1951 por Werner Sonnemberg, engenheiro agrônomo que teve contato com Armando de Godoy, e o segundo feito pelo governo estadual para a urbanização de ocupação irregular às margens do Córrego Botafogo feito pelo topógrafo alemão Edwald Janssen. Dos outros três planos urbanos elaborados para Goiânia, no século XX, dois apresentavam características modernistas: o do arquiteto Luis Saia (1960) e o do arquiteto Jorge Wilheim (1970). O terceiro plano, o PDIG de 1992, já incorporava princípios resultantes da transformações ocorridas na década de 1980, no Brasil, devido ao período de redemocratização brasileira, quando novas demandas socioeconômicas contribuíram com a elaboração da Constituição Federal de 1988 e do Estatuto da Cidade, em 2001, cujos princípios voltavam-se para o planejamento urbano focado no cumprimento da função social da propriedade a partir de instrumentos jurídico-urbanísticos. Em Goiânia, o PDIG de 1992, inspirado no planejamento estratégico, representou um novo momento do planejamento urbano, incorporando alguns instrumentos instituídos pela Constituição Federal de 1988. O solo criado veio ser utilizado após o Zoneamento de 1994, consolidando a transformação dos Setores Bueno e Bela Vista, que tinham começado a se verticalizar no fim da década de 1980, devido às pressões do setor imobiliário e às melhorias na infraestrutura dos bairros, promovidas pela prefeitura, no fim da década de 1970. Em 2007, foi feito mais um plano diretor para a cidade, incorporando à política urbana os instrumentos do Estatuto da Cidade e baseando-se no planejamento estratégico. Além dos instrumentos, novas questões foram evidenciadas no plano como as questões ambientais e as de âmbito sócio-cultural, porém com a permanência da utilização da potencialização do coeficiente de aproveitamento solo para algumas áreas, entre elas os bairros estudados. Dessa forma, a pesquisa buscou demonstrar como se deu a passagem do planejamento urbano moderno para o contemporâneo na cidade de Goiânia e suas implicações para os Setores Bueno e Bela Vista, considerando-se os dois últimos planos urbanos elaborados para a cidade - DissertaçãoPólos geradores de tráfego: aplicação e impactos nos empreendimentos residenciais em São PauloCastro, Ada (2010-08-19)
Arquitetura e Urbanismo
In a dynamic city as São Paulo, the relations between urban policies and mobility are often treated as distinct subjects instead of a complex structure, specially when they are related to the analysis of new property development, like residential areas. Therefore, we consider the following question as most relevant: Have society, public authorities and managers been dealing with those traffic generator poles as part of a city or as a specific situation? The approach, presently suggested for discussion, may be described as a brief review of some urban and access route expansion periods the cities have undertaken until nowadays, searching for embasement on the legislation concerning proposals involving ventures classified as Traffic Generator Poles. In addition to the legislation, it is shown a study on the pioneer methodology, applied by CET/SP since 1979 in Brazil, supported by case studies and related manuals and reports. It should be emphasized that the aim of this research is not to solve the city traffic and transportation problem, but to provide extra material for further discussions, considering the difficulties involved in obtaining information, materials and references from the responsible institutions. - DissertaçãoPresença e permanência do ideário da Cidade-Jardim em São Paulo: o bairro do PacaembuCosta, Oswaldo Antônio Ferreira (2014-11-14)
Arquitetura e Urbanismo
Os graves problemas associados à urbanização acelerada, acentuados ao longo do século XIX e da primeira metade do século XX, manifestando-se inicialmente nas grandes cidades europeias e norte-americanas e, em seguida, nos maiores centros latino-americanos, mobilizaram os primeiros urbanistas a propor alternativas para o crescente congestionamento e perda da qualidade de vida nas metrópoles; e também pautaram agentes interessados em novos moldes para o desenvolvimento urbano e as oportunidades oferecidas por essa situação. Na cidade de São Paulo, a Companhia City, criada em 1911-1912 com o objetivo de lotear grandes glebas para uso residencial de bom ou alto padrão, recorreu a consultorias e projetos de urbanistas que culminaram na adoção de padrões urbanísticos derivados da experiência do Garden - City Movement inglês, com as teorias de urbanismo e de cidades-jardim discutidas e executadas por Ebenezer Howard, Raymond Unwin e Barry Parker na Inglaterra, para o uso econômico de terras para o desenvolvimento de loteamentos que hoje formam parte do cerne da cidade de São Paulo, como o Jardim América e o Pacaembu. Este trabalho propõe a realização de estudos específicos, a partir de uma revisão histórica dessas teorias e realizações, como as cidades-jardim de Letchworth e Welwyn, da atuação de Unwin e Parker e seu papel no planejamento dos novos bairros da Companhia City em São Paulo a partir de 1915-1917, tendo como principal objeto de estudo o bairro do Pacaembu, idealizado desde 1912, com projeto delineado por Parker entre 1917 e 1919, desenvolvido pelo engenheiro da City George Dodd e implantado a partir de 1925, complementado pela área do Pacaembuzinho em 1941. Durante estes estudos, a presente dissertação elucida os principais pontos que se sucederam para o desenvolvimento do Pacaembu em termos históricos e legislativos, mostrando quem eram os tomadores de decisão envolvidos, as mudanças na legislação de arruamentos e loteamentos (principalmente em 1913 e 1923) e no Código de Obras paulistano (a partir de 1934) relacionadas às propostas, exigências e restrições trazidas pelo modelo dos bairros-jardim, culminando na legislação de zoneamento implementada a partir de 1931, com destaque para o debate em torno do núcleo comercial proposto no final dos anos 1940 e para a Lei 4792 de 1955, regulamentando os bairros do Pacaembu e Pacaembuzinho, importante momento precursor da Lei de Zoneamento de 1972, a Z1-007 criada nesta última data para abranger o Pacaembu e o Pacaembuzinho, e os trechos deixados sem proteção, chegando ao tombamento do bairro pelo CONDEPHAAT em 1992. Ressalta-se que a presente dissertação foi facilitada pelas constantes pesquisas realizadas junto à Companhia City, desde a década de 1990, quando o autor era colaborador desta conceituada empresa de loteamentos em São Paulo. - DissertaçãoPreservação e renovação: o caso da avenida BrasilOliveira, Luis Fernando Correa Santos de (2006-10-03)
Arquitetura e Urbanismo
The present work is about preservation and renewal of uses in protected historic urban settings, studying the case of Avenida Brasil in São Paulo, by means of data regarding the avenue and its surrounding area - the Jardim América garden suburb - its historical context, precedents, concepts, projects etc., reaching its current conformation. Based on existing bibliography, on the analysis of urban legislation and considerable iconographic material, an analysis is proposed of Avenida Brasil, an importante element of the city's landscape, environment, urban and architectural heritage, a remnant of the prestigious residential avenues created in São Paulo, whose physical characteristics are preserved, despite the completely diverse context that has arisen since the time of its implantation. - DissertaçãoA produção imobiliária contemporânea: região central de São Paulo entre 2007 e 2014Silva, Hugo Louro e (2015-08-03)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
This paper analyzes the resumption of investments the private real estate on residential projects in the downtown (historical center and surrounding areas) in São Paulo, intensified before 2007, the spatial area defined by the perimeter of the Operação Urbana Centro. The rates of the Brazilian real estate market launches between 1985 and 2014 indicate an increase in the volume of new projects undertaken by the real estate market since 2004, especially in São Paulo. However, even after the regulations Operação Urbana Centro (LEI MUNICIPAL Nº 12.349, 1997 – which led to the region's Sao Paulo historic downtown the most permissive zoning of the city, in terms of construction potential and category of use); data analysis shows that only from the year 2007 there was significant increase in the production of new projects in this region by the private sector, especially for residential use. This paper aims to identify the data that prove this increase and systematize them, relating them to the regulatory frameworks and market situations affecting the real estate industry and together guide the formal private production of urban space. From a comprehensive survey of residential , hotel or joint ventures implemented at the perimeter of Operação Urbana Centro since the year 1985, through the first proposals for urban operations contemplated in the 1985 Plan of Director; the Operações Interligadas (1986) and by the PD-1988; by Operação Urbana Anhangabaú (1991); monetary stabilization of the country after 1994; by own Operação Urbana Centro (launched in 1997); by the Estatuto da Cidade (2001); the Strategic Master Plan 2002 and the Strategic Regional Plans and the corresponding Law of Use and Occupation of 2004 Solo; the Ação Centro Programme (2001-2004); the new financing arrangements launched by CEF (PAR Credit and Associative) in the early 2000s; the new regulation of real estate and the opening of capital held in the sector between the years 2005 and 2007; by the global real estate crisis of 2008, its consequences and reactions in Brazil and São Paulo context; and the Minha Casa Minha Vida (2009) and its revision (2011); getting the most recent period (after 2010), in which matured and gestated projects were launched in the immediately preceding situation; we intend to identify periods, trends and movements of recent private residential real estate production in the central region of São Paulo and to find the potential and limits of this process. - DissertaçãoA reestruturação da orla ferroviária de Jundiaí : requalificação urbana e infraestrutura de transportesLiboni, Rodrigo Seixas (2015-03-23)
Arquitetura e Urbanismo
O tema desta pesquisa envolve a análise do papel de intervenções urbanas contemporâneas e infraestruturas de mobilidade na requalificação urbanística de orlas ferroviárias e estações terminais em centros urbanos, tendo como objeto de estudo o caso da Estação Jundiaí, situada em cidade de mesmo nome do Estado de São Paulo, para a qual estão sendo desenvolvidas propostas, planos e projetos por parte da prefeitura municipal e da CPTM desde o início da década de 2010. Esta pesquisa assume como premissa o fato de que a promoção do desenvolvimento urbano pode se apoiar tanto na aplicação de políticas públicas locais, manifestas principalmente através do emprego do instrumento das Operações Urbanas Consorciadas, quanto na adequada concepção de suas redes de transporte. Ao longo deste trabalho foi desenvolvido um estudo de caso sobre o referido município e sua orla ferroviária, analisando a interdependência de sua expansão demográfica, econômica e territorial com seu posicionamento regional e acesso a diferentes redes de mobilidade. O setor Sudeste desta cidade, que conta com uma estação ferroviária terminal construída no século XIX ainda em operação, pode vir a receber uma nova parada de uma rede mais moderna de transporte ferroviário, o sistema de Trens Regionais proposto pelo Governo do Estado de São Paulo para interligar suas principais centralidades, e uma Operação Urbana Consorciada promovida pela administração local. Estas medidas teriam potencial para promover esta área subutilizada, transformando-a em importante ponto de convergência de dinâmicas locais, metropolitanas e globais em sua região. Para amparar esse entendimento esta dissertação analisará intervenções urbanas em outras cidades e regiões, que foram alçadas à condição de centralidade em função da provisão de infraestruturas de transporte, analisando a eficácia das políticas públicas nelas aplicadas a fim de promover melhorias sociais e no espaço construído. Esses casos referenciais são a Operação Urbana Água Branca em São Paulo, o Projeto Eixo Tamanduatehy em Santo André e a ZAC Paris Rive Gauche em Paris, França, os quais, combinados ao quadro teórico construído ao longo da pesquisa, fornecem importante subsídio para uma análise crítica das propostas de operação urbana e de infraestrutura de mobilidade desenvolvidas para a referida área de Jundiaí. - DissertaçãoREM KOOLHAAS / OMA|AMOA busca de uma arquitetura livre (projetos de 1976 a 2002).Tonon, Glauco Corrêa Porto (2020-07-14)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
This work analyzes the architectural and theoretical production of Rem Koolhaas in the period between 1976 and 2002, therefore since the foundation of his office, OMA. In this process, he seeks to identify in his projects the application and maturation of concepts, principles, or procedures developed initially in his book "Delirious New York: A Retroactive Manifesto". Concepts those that added to others, with later formulation, would define an architecture apparently free from the restrictions of history, ideology and politics. Such freedom would allow architecture to develop on its own terms. - DissertaçãoRemanescentes de áreas verdes: usos urbanos e serviços ecossistêmicos: o caso do parque da fonte em São Paulo/SPMartines, Iaci Morata (2017-02-24)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
This dissertation presents, through extensive research, issues related to the urban environment that can support the conservation of the remaining green areas, conceptualizing your importance to the quality of life and the resilience of cities, on environmental changes. It is a reflective research, multidisciplinary character with issues related to the urban environment and green areas, which seeks to explore some new concepts that help architects and urbanists in the construction of new roads propositional. To achieve this objective is a collection of data in various fields of science, who study the behavior of cities before your urban reality and environmental ecology (landscape ecology, urban ecology, urban ecosystems and ecosystem services), the geomorphology, the climatology, the hydrology, green infrastructure (urban green infrastructure, green infrastructure system, urban agriculture), ecological urbanism, including a historical compendium of the relationship between the green areas and human societies. Uses as a case study the area of the future Parque da Fonte in São Paulo/SP, a remnant of the green area that has environmental, historical and sociocultural attributes, and it shows in the interweaving of these, with the aid of knowledge raised the possibility of preserving and promoting the local ecosystem, accompanied by the improvement of the living conditions of the whole region and maintenance of own Park area. - DissertaçãoRua da Consolação: caminho indígena; rua; artéria urbana (1554-1972)Bernardes , Artur Pereira Marquez (2019-06-04)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
A Rua da Consolação é uma artéria da metrópole paulistana que desempenha um papel importante na estruturação da malha urbana da cidade. Faz parte da ligação do centro antigo – na colina histórica – aos bairros da região Sudoeste de São Paulo. No começo era o antigo caminho de Pinheiros ou de Sorocaba, e também a estrada de penetração das bandeiras. Partindo da região central principia um aclive que em épocas remotas era conhecido como a rampa da Consolação, e era o caminho até o longínquo cemitério homônimo, pois quando este foi construído, em meados do século XIX, era distante do núcleo urbano. A Consolação já foi um dos caminhos percorridos pelos índios que estavam em solo americano antes dos portugueses. Era um dos trechos da trilha pré-cabralina Peabiru, que os indígenas da tribo dos guaranis transitavam das suas aldeias situadas no solo paraguaio até o litoral brasileiro, na procura pela fartura de alimentos. Um dos finais do Peabiru era em São Vicente – no litoral paulista – e um fragmento desse percurso é a Rua da Consolação. Conforme a cidade de São Paulo foi se desenvolvendo, a Consolação foi se consolidando. O estudo investigou a Consolação no trecho compreendido entre a Avenida Paulista e a região central, até a década de 1970, quando a rua passou pelas últimas grandes transformações na sua estrutura física. - DissertaçãoRua Estados Unidos - 100 anos de transformaçãoOliveira, Patricia Gabriela Horta Cardoso de (2017-02-03)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
A presente dissertação trata da Rua Estados Unidos, inserida no bairro Jardim América, em São Paulo, e de suas transformações ao longo do tempo, desde sua implantação até os dias de hoje. A rua, recentemente esteve inserida em uma grande polêmica: a discussão em torno da adoção de uma nova lei de zoneamento (projeto de lei 272/2015) que iria transformá-la em uma ZCor – Zona Corredor, permitindo a ampliação dos usos de comércio e serviços na área. A criação do Jardim América, foi inspirada no modelo urbanístico de cidade jardim de Ebenezer Howard. A ideia era criar lugares diferenciados e protegidos da insalubridade que começava a invadir o cenário urbano paulistano, que por sua vez apresentava um crescimento sem qualquer organização espacial, moldado pelo desenvolvimento da indústria cafeeira que atraiu para a cidade bancos, ferrovias, desenvolvimento da manufatura, mecanização, incremento do comércio exportador, entre outros. Sua implantação em 1915, foi resultado de uma política urbana que visava atender a uma classe aristocrata paulistana, diante de um cenário de acelerada expansão populacional que a cidade de São Paulo sofria desde o final do século XIX, quando ganhou status por consequência do sucesso da economia cafeeira e da industrialização. O século XX foi marcado pelo grande desenvolvimento da cidade, diretamente relacionado com a revolução industrial. Surgem instrumentos reguladores do solo urbano e assim, novas formas de pensar o território assumem um papel fundamental no século XXI, buscando a construção de modelos capazes de contribuir com a manutenção da vida nas cidades, frente ao seu rápido crescimento. O presente trabalho engloba a discussão frequente do uso e ocupação do solo da cidade, regulamentados por atos, normas e leis de zoneamento, que interferiram diretamente nos rumos da cidade e favoreceram a ocupação diferenciada do Jardim América e também de outras regiões da cidade que surgiram com o passar dos anos. A análise da discussão destes ideais ao longo da história da cidade e como isso refletiu no desenvolvimento da Rua Estados Unidos ao longo dos últimos cem anos é o foco principal do trabalho. - DissertaçãoTerritórios metropolitanos: o elevado no desenho da cidadeMenezes, Luís Eduardo Loiola de (2016-06-02)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
A pesquisa consiste, inicialmente, na realização de um mapeamento dos processos de planejamento e projeto que resultaram, no início dos anos 1970, na implantação do Elevado Costa e Silva. Levantou-se um conjunto de temas pertinentes a questões sociais, urbanísticas e ambientais a fim de analisar as condições de inserção do artefato no meio urbano, as transformações no território e seus usos formais e informais, obtendo um panorama atual da área atingida. O trabalho também reúne estudos analíticos, documentos e propostas para o sitio, assim como um estudo de caso referencial, o Viaduc des Arts. Através do entendimento crítico dos planos de ação existentes, a pesquisa tem como objetivo aferir possíveis estratégias de intervenção no tocante ao futuro da ligação Leste - Oeste e incrementar o campo de debates sobre as políticas urbanas na cidade de São Paulo.