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Navegando Dissertações por Orientador "Caldana Junior, Valter Luis"
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- DissertaçãoArquitetura da coexistênciaStedile, Janaina Almeida (2015-01-21)
Arquitetura e Urbanismo
Public Interest Architecture is a counter-hegemonic stream in contemporary Architecture that identifies the discipline as a social right and an important tool to improve the living conditions of thousands of people. The study assesses the possibility of maintaining the Architecture s commitment to the development and emancipation of humanity, by applying alternative methodologies to the usual practices. The first part of the paper investigates new approaches for building and structuring cities and new technological processes that can strengthen relationships within networks. It deals with the position of the public and the relation it developed with Architecture and Urbanism in the twentieth century. Furthermore, it presents an overview of the production process and its actors, involving the theoretical universe, exhibitions and publications. The second part examines in more detail the work of the following three groups chosen as the most representative, namely: Architecture for Humanity, Rural Studio and Usina-CTAH. Overall, the paper presents the concept of coexistence, describing the relationship of collective and collaborative networks together with new understandings in the field of contemporary architecture. - DissertaçãoArquitetura escolar para educação básica: projetando escolas para o século XXILeme, Carolina Yurie Hirata (2022-11-03)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Este trabalho trata dos espaços educacionais, partindo do pressuposto que os espaços físicos podem induzir, conduzir ou influenciar os seres humanos durante seu processo de ensino e aprendizagem. A escola possui papel fundamental na formação do cidadão, sendo capaz de ensinar e corroborar para uma vida em sociedade. Portanto, define-se como objeto de pesquisa analisar quais princípios são ou deveriam ser levados em consideração no desenvolvimento de um projeto arquitetônico escolar e compreender se os edifícios escolares garantem um espaço que seja capaz de formar o cidadão integralmente. Considerando como se dá a interação e a percepção do aluno dentro do espaço construído, assim como as relações que este oportuniza aos seus usuários, a pesquisa tem como objetivo geral estudar as potencialidades da arquitetura escolar, e visa assim explicitar a relevância da interdisciplinaridade no processo de projeto do ambiente escolar, a ser analisada a partir dos pontos de intersecção entre a educação, a psicologia ambiental e a arquitetura escolar, focados nos processos de ensino-aprendizagem. Deste modo, para além de uma revisão bibliográfica na qual buscou-se construir um embasamento histórico-teórico referente à arquitetura escolar, reflete-se sobre os fundamentos da educação com ênfase em pedagogias ativas, a fim de que seja possível interpretar a relação das propostas pedagógicas com o espaço construído; levando em conta os fundamentos da psicologia ambiental. Por conseguinte, também como parte metodológica, são analisadas as necessidades espaciais de cada uma das cinco metodologias ativas, mais relevantes no âmbito brasileiro. Evidenciadas através de estudos de caso, de forma que possam contribuir e amparar os arquitetos em seu processo de projeto de ambientes escolares, assim como demais integrantes/agentes da sociedade, com intuito de que isso viabilize uma melhor inter-relação entre aluno, professor, ambiente construído e a própria cidade. E por fim, busca identificar os desafios encontrados pelos arquitetos ao projetar escolas para o século XXI. - DissertaçãoOs arranjos criativos na transformação da cidadeCesarino, Gabriela Krantz (2016-01-27)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
A economia criativa vem sendo difundida pelo mundo como o mais novo modelo econômico que orienta as ações da requalificação urbana e se desenvolve sob a perspectiva do planejamento local, ainda que no contexto de mundialização da economia. Esse modelo econômico, que estrategicamente avança sobre o território a fim de reproduzir ali o capital, se diz inovador, inclusivo e promotor das artes e da cultura, utilizando-se dos modos contemporâneos de comunicação e produção. Observamos que os Arranjos Criativos espacializam, através de suas redes de negócios, os componentes tangíveis – espaço e produtos – e intangíveis – experiência e identidade – que podem ser mercantilizados, através de processos distintos. Seguindo o ciclo da transformação urbana, estes acabam por minar seu valor intrínseco, a espontaneidade criativa e os valores da cultura e da comunidade local. A observação paralela de casos do Brasil e dos Estados Unidos, representativos de dois modelos típicos de formação dos Arranjos Criativos – o modelo planejado e o de geração dita “espontânea” – traz à tona as diferenças de processo e de aplicação dos princípios da economia criativa na cidade. Conclui-se que os diferentes Arranjos Criativos se formam seguindo ciclos que se repetem, com qualidades diferentes, adaptam-se às realidades locais, ao mesmo tempo em que replicam os processos de reprodução do capital sobre o território urbano. E por estarem em movimento, como as cidades, as pessoas e a criatividade, estão em constante transição, ressignificando a identidade do lugar. - DissertaçãoCatracas à URBE: Efeitos da política tarifária no tecido paulistano.França, André Lucas de Medeiros (2024-05-13)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Os terminais intermodais de São Paulo apresentam diferentes relações espaciais para prover as conexões com o sistema de transporte sobre pneus e sobre trilhos para o alcance de regiões mais distantes. Em muitos casos, as integrações ocorrem em ambientes dedicados, como terminais de ônibus, que se tornam importantes polos para a concentração de pessoas e articulação regional de viagens. Esses equipamentos, em função da política tarifária adotada, demandam projetos estruturais específicos ou obras de adaptação, incluindo cercamentos, bloqueios e sistemas de segurança e monitoramento. As consequências das estratégias tarifárias, por sua vez, podem gerar relações de tensão e distanciamento dos passageiros com o ambiente urbanístico lindeiro. A pesquisa, portanto, procura identificar de que maneira as definições e estratégias geradas pela política tarifária alteraram a organização espacial do tecido urbano subjacente aos terminais de conexão intermodal da cidade de São Paulo. - DissertaçãoCentros Educacionais Unificados de Săo Paulo (2004-2019) : cidade, edifício escolar e praça de equipamentos públicosIsrael, Haniel Saulo Matos Araujo (2020-08-20)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
The purpose of this research is to analyze the crucial dialogical relationship between the city and the social experiences that take place through the architecture of educational spaces. It aims to present the identities of these spaces, whether innovative or not, manifested in significant examples of Brazilian school architecture, as well as their interconnections of architectural configuration in themselves and in the urban space. Therefore, it was necessary to underline thematic approaches to the city, knowledge and education that, through historiographical research, chose experiences that reveal the presence of the city in educational facilities or vice versa. Experiences that explain to a greater or lesser extent the importance of material aspects related to the practices and the elaboration of public policies for educational purposes. In this way, the research traced to the growing role of the city as an educational space, of the formulations generated by the key figure of Anísio Teixeira and his performance in the public sphere as a fundamental antecedent for understanding the emblematic case of the Unified Educational Centers - CEUs, throughout three municipal administrations. In addition to the bibliographic review, this research took as a methodological tool the search for primary sources, visits, interviews with architects and public agents who worked in the discussions and choices of the land, organization of pilot projects and construction systems, as well as in the participations of the respective implantation feasibility studies; it also worked with the preparation of physical models of the terrain and readings of graphic pieces, such as satellite images, drawings of implantation, architecture, landscaping and cartographic bases to elaborate the data comparison. As part of the results obtained, this study listed architectural and urban elements that emphasized the three generations of CEUs, in their conceptions, fragmentations and segmentations, according to the characteristics attributed to them in the different mandate. - DissertaçãoComércio e inovação: respostas espaciais às mudanças socioculturais e tecnológicas nos hábitos de consumo no início do século XXIGouveia, Gabriela Incagnoli de (2023-04-03)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Este trabalho trata da relação entre os espaços de comércio e os paradigmas tecnológicos e econômicos oriundos do fim do século XX e intensificados no século XXI, partindo do pressuposto de que o modo de produção de uma sociedade pode condicionar também a sua produção espacial, sobretudo dos seus espaços de atividade comercial, intrinsicamente relacionados às formas de consumo. Portanto, define-se como objeto de pesquisa o estudo de vários desdobramentos das duas últimas revoluções industriais, na sociedade, na cidade e, consequentemente, nos espaços de comércio do século XXI, a partir de um ponto de vista próprio da arquitetura e urbanismo. Para tanto, se propõe como embasamento teórico desta pesquisa o estudo de conceitos preliminares norteadores como: cidade, comércio, consumo, inovação, cadeias produtivas e arranjos espaciais como lugares, não lugares, hiperlugares, entre outros. A partir da compreensão geral destes conceitos-chave, a pesquisa busca estudar soluções de espaços comerciais atuais, que sejam capazes de engendrar um novo tipo de experiência a ser vivida pelo consumidor, também mediada pelas tecnologias de comunicação. Para tanto, após feita uma periodização inicial que relaciona cada revolução industrial com suas inovações tecnológicas e espaciais, serão levantados alguns estudos de caso de espaços comerciais de grande importância histórica em Paris, a fim de compreender a maneira como estes pontos de venda físicos mantiveram sua relevância dentro do contexto de grande competição com o mundo digital. Por se tratar de um mestrado, optou-se por realizar um percurso um pouco mais amplo no que tange às questões conceituais e teóricas, uma vez que se fez necessário expandir o repertório acerca do tema abordado neste momento de formação da autora. Exemplo disto são as abordagens dos conceitos de hiperlugares e cidades-globais, que mesmo não sendo o ponto central da pesquisa, foram essenciais para compor o quadro conceitual teórico e crítico desta dissertação. - DissertaçãoDo edifício à cidade: um estudo da ruaPisetta, Cecília (2017-04-11)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
When analyzing the contemporary production of housing in Brazilian cities it is possible to note that the great majority of buildings are constructed without regard to the urban context in which they are inserted. When we transfer the production of these houses to the large scale, that is, the construction of housing complexes, the problems resulting from the denial of the public space of the cities become even more evident. More and more the sets close to the surroundings, forming enclaves and making their dialogue with the city practically null. Such a situation becomes worrying when thinking about the future of urban centers since the sets are designed as architectural objects, defined by the boundaries of the plots and isolated from the life of the cities. Based on this concern, this research intends to investigate the importance of public spaces in the construction of cities and has as research object the relationship between the street, the process of designing projects and the qualification of housing projects. A question motivates us to investigate: What role can the street play as an instrument for qualification of architecture and urban planning projects? When thinking about the street as an organizing element and qualifier of the project and not as a simple consequence of the proposed architecture, what is being done is to verify the possibility of a new way of designing the project itself, that is, the street as a design tool and Not as a residual space between buildings. In this way, it is tried to discover what would be its qualifying elements and how these could contribute in the conception of architectonic projects more contextualized and formadores of the construction of the cities. For the analysis of the relationship between the street, the process of designing projects and the qualification of housing complexes, this research considers two case studies: the Residencial Alto de Pinheiros and the Residencial Natingui, implanted by the public power in São Paulo in 1968 And 1971, respectively, the term of validity of BNH - National Bank of Housing. - DissertaçãoEntre o céu e a terra, a aerotrópole: lugar hiperconectado multiescalarMaeda, Kassio Massaiti (2022-05-10)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Um dos maiores inventos do século XX, o avião reafirmou, sobretudo por sua popularização no pós-guerra, na chamada “era do jato”, a intrínseca relação entre a necessidade de deslocamento, o aprimoramento tecnológico e o desenvolvimento das cidades. Se os portos deram contorno às cidades fluviais e costeiras, as estações ferroviárias originaram os núcleos urbanos industriais e as rodovias espraiaram os subúrbios, a evolução dos aeroportos, junto às transformações paradigmáticas entre “origem-destino” (OD), “hub”, “Hub Urbano de Mobilidade” (HUM) e “Desenvolvimento Orientado pelo Transporte” (DOT), fez surgir não apenas grandes nós de conexão em nível regional, nacional e global, mas um tipo de polo de intercâmbio e de articulação metropolitana, urbana e local que tem nas “aerotrópoles”, objeto desta pesquisa, o atual estado-da-arte. Para fins de compreensão empírica do tema-objeto, estabelecem-se, entre diferentes contextos aeroportuários civis Brasil e mundo afora, dois estudos de caso entendidos como contrastantes: Roissy/Charles de Gaulle como uma aerotrópole de elevado desenvolvimento, e Cumbica/Guarulhos no contexto da Grande São Paulo e de uma Macrometrópole ainda em formação. Recorrendo-se, para além da fundamentação teórico-conceitual e revisão bibliográfica, a uma intensa produção iconográfica, pelo desenho e a fotografia, como ferramental interpretativo e narrativo, espera-se que a pesquisa, que serve de base à consolidação do conceito de “orla aeroportuária” trabalhado pelo autor, dê suporte e instrumentos para a leitura, sob um viés urbanístico, das grandes infraestruturas de mobilidade, transporte, fluxo e acessibilidade, vislumbrando oportunidades para seu desenvolvimento no futuropresente da cidade hiperconectada do século XXI. - DissertaçãoEspaços públicos de São Paulo: o resgate da urbanidadeCalliari, Mauro Sérgio Procópio (2014-02-19)
Arquitetura e Urbanismo
Esse trabalho trata da apropriação do espaço público na história de São Paulo. Ele se utiliza de dois pilares conceituais: o primeiro é a discussão sociológica com base na obras de Richard Sennet e Olivier Mongin sobre a importância dos papéis públicos para a constituição da identidade do homem urbano e a ruptura do equilíbrio entre as esferas pública e privada na cidade contemporânea. O segundo é a conceituação das características do espaço que induzem a fruição: o significado, a diversidade, a inserção na cidade e os próprios aspectos físicos. A periodização proposta parte da historiografia escolhida para destacar os eventos históricos da cidade que transformaram a maneira com que a sociedade paulistana se apropriou dos espaços públicos. O percurso histórico acompanha as mudanças na apropriação do espaço, tanto no uso cotidiano, como nos grandes eventos simbólicos, desde o momento em que a comunidade se transforma em cidade, passando por movimentos de crescimento, fragmentação, periurbanização segregação, até chegar ao final do século XX. A cidade do século XXI é discutida no último período, à luz do ordenamento institucional proposto pelo novo plano diretor, dos movimentos da sociedade civil, como as marchas de junho de 2013 e, finalmente, da ressignificação, vivenciada na prática, de alguns locais emblemáticos. - DissertaçãoAs manifestações da flexibilidade na arquiteturaPedrotti, Nayara Pires (2019-02-12)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Flexible architecture is the subject of long discussions in contemporary times. The technological development and the arrival of innovations in the universe of flexible architecture collaborated so that the habitual meaning of the concept of flexibility lost force, being confused with other synonyms of the word, being the architecture adaptable, versatile, modular, movable, elastic, remontável, ephemera , etc. When the theme is brought up, it is generally understood as an architecture that can meet users' needs through plant flexibility through moving partitions, but seeing flexibility only in this way may limit the real meaning of the concept studied here. The objective of this research is to understand how flexibility can manifest in projects of the most varied types, in addition to what their effects are for contemporary society. In order to do so, it was decided to study the question after the second half of the twentieth century, since it is a period in which post-war reconstruction and industrial development have boosted the sophistication of the programs. In order for the objectives to be achieved, this research will have a bibliographical survey throughout the study period; specific research of the concept flexibility according to the view of several authors; mapping and data collection of projects to analyze the flexibility, compare the different ways of understanding it inserted in the architectural project and finally analysis of the results obtained. - Dissertação“O Consumo da Cidade: na Cidade do Consumo”Oliveira, Mauricio Del Nero (2024-04-02)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Na atualidade, a cidade tem sido cada vez mais vista e consumida como produto e, por consequência, o cidadão está sendo encarado apenas como consumidor. Essa distorção dos conceitos de cidade e cidadão foi construída ao longo do tempo por intermédio do processo comunicacional de consumo do espaço urbano. Focado na divulgação de projetos urbanos que visam o interesse hegemônico e a geração de riqueza, o processo comunicacional se tornou uma importante ferramenta para ampliar a venda da cidade como produto único em relação aos seus pares. Em contraponto a esse modelo de planejamento estratégico, as abordagens do Placemaking e do Place Branding podem ser alternativas para que as comunidades sejam contempladas nas melhorias do espaço urbano. Na tentativa de entender esses dois modelos e o funcionamento do processo comunicacional de venda e consumo da cidade, esta pesquisa analisa três estudos de caso a partir das hierarquias de poder “Top-Down”, “Horizontal” e “Bottom-up” que remetem, respectivamente, aos casos “I Love NY”, “Réinventer Paris” e “Teto”. Ressalta-se que, o primeiro estudo de caso se dá na cidade de Nova Iorque, nos EUA, o segundo em Paris, na França, e o terceiro, no Brasil, apesar de ter surgido no Chile. Como resultado, é possível verificar que o caso americano é aquele que tem o melhor alcance comunicacional, mas seus desdobramentos ignoram as transformações urbanas. A análise do estudo de caso francês mostra uma grande eficiência em termos de associação entre o processo comunicacional e o planejamento urbano, bem como um amplo processo participativo. E o terceiro caso se demonstra em consolidação, mas tem forte apelo ao inserir no debate da sociedade a problemática da habitação de interesse social. Por fim, se reflete como o processo comunicacional de venda da cidade pode promover um consumo mais consciente, inclusivo e sustentável. - DissertaçãoPlanejamento participativo: uma construção social urbanaBorst, Beatriz de Alencar (2024-11-07)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O Planejamento Participativo é um tema central na gestão urbana contemporânea, posicionado como uma alternativa aos modelos tradicionais que marginalizam a participação cidadã e resultam em políticas urbanas desconectadas das necessidades reais da população. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o Planejamento Participativo como um instrumento essencial para a gestão urbana contemporânea, capaz de incorporar a participação cidadã de maneira efetiva na formulação de políticas públicas e na organização dos espaços urbanos. A pesquisa utiliza-se da experiência participativa no processo de revisão do Plano Diretor Estratégico de Campo Limpo Paulista, como um estudo de caso expandido para compreender de forma prática e aprofundada os desafios e potencialidades do Planejamento Participativo Colaborativo. Embora o município seja utilizado como um estudo de caso expandido, o foco da pesquisa está na relação da participação cidadã com os processos de elaboração de planejamentos urbanos, com o objetivo de sistematizar, compreender e descrever os processos estudado. A metodologia utilizada é predominantemente qualitativa, com ênfase em uma abordagem bibliográfica que dialoga com a literatura especializada sobre planejamento urbano, participação social e cidadania, além de incluir a análise documental e jurídica, e as observações empíricas sobre o processo. Busca-se contribuir para o debate teórico e prático sobre a democratização da gestão urbana, destacando a importância de processos participativos inclusivos que assegurem a equidade e a justiça social nas cidades. - DissertaçãoSistemas estruturais e suas tecnologias construtivas: conhecimento e ensino aplicados em em faculdades de arquiteturaDias, Luiz Eduardo Guimarães (2021-12-07)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O objetivo deste trabalho é estudar a relação dialógica entre o ensino de engenharia de estruturas e o ensino de arquitetura. Visa, portanto, conhecer os componentes identitários da construção civil na formação de estudantes de arquitetura, assim como também compreender as inovações curriculares que promovam práticas experimentais a partir de seus efetivos resultados. Para além da revisão bibliográfica necessária ao conhecimento do estado da arte do tema proposto, fez-se necessário enfatizar ao longo deste trabalho as abordagens vinculadas sobre os sistemas estruturais e suas tecnologias construtivas que, através de análises críticas elaboradas no amplo panorama histórico dessa disciplina, ponderou-se experiências que explicitassem o papel inovador das tecnologias construtivas em prol do avanço científico bem como de seus benefícios para a construção de sociedades, ora representados em edifícios icônicos. Em continuidade, após investigar sobre o “o que”, a presente pesquisa enveredou-se para tratar sobre o “quem”, ou em outras palavras, sobre os agentes que contribuíram para a ampliação e sofisticação do campo de conhecimento dos sistemas estruturais, seja por meio de casos experimentais físicos, seja por meio de postulados teóricos. Grandes pensadores e profissionais da construção civil, tais como Fritz Lenhardt, Pier Luigi Nervi e Buckminster Fuller, foram nomes selecionados nesses âmbitos, considerando os respectivos legados que preparou caminhos diretos ou indiretos para que a configuração de sistemas estruturais perpassasse por reinvenções. Aproximando-se do contexto brasileiro, a pesquisa também se inclina aos nomes ligados diretamente à docência no tema tratado: os professores Aluízio Fontana Margarido, Yopanan Rebello e Augusto Carlos de Vasconcellos. A partir dessas figuras, buscou-se então compreender as repercussões no âmbito da produção arquitetônica paulistana. Por fim, dando a sequência sobre “o que” e “quem”, a investigação seguiu para explorar sobre o “onde”, isto é, as localidades que protagonizam a experiência do ensino de sistemas estruturais em faculdades de arquitetura. Assim sendo, elegeu-se como procedimento de um único estudo de caso – o ensino de sistema estruturais e suas práticas metodológicas, a partir da apreciação deste objeto em dez escolas no Brasil, na Alemanha, na Itália e em Portugal.