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Navegando Dissertações por Orientador "Alvim, Angélica Aparecida Tanus Benatti"
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- DissertaçãoAcessibilidade em espaços públicos: o caso do centro de MaceióLanverly, Larissa Costa Silva (2010-04-30)
Arquitetura e Urbanismo
This work deals with the accessibility of persons with disabilities and reduced mobility in public spaces in cities. From the case study of the central area of the city of Maceió, capital of Alagoas state, it discusses accessibility in urban areas using methods and techniques of the Post Occupancy experimental (APO). There has been reference to the understanding of the key theoretical and conceptual aspects of the theme of accessibility and universal design as well as the laws and standards in Brazil, particularly the Technical - NBR 9050 - implemented in Brazil in 1985 and their amendments, determining important parameters for accessibility projects. The article discusses the strengths and weaknesses of the study area from an assessment that involves different groups of users, to then make recommendations that can guide future interventions and enhance public spaces in central areas for individuals with disabilities and reduced mobility with an inclusive and sustainable way. - DissertaçãoAções locais de enfrentamento à covid-19 nos assentamentos informais: o caso de Paraisópolis como lócus do habitar coletivoCampos, Luciana María García (2022-02-18)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
A pesquisa busca analisar de forma sistematizada o espaço urbano e de moradia dos assentamentos informais durante a pandemia da COVID-19, a fim de compreender o processo de ressignificação que esses espaços atravessaram durante o período. Tem-se como caso de estudo a favela de Paraisópolis, uma das maiores da cidade de São Paulo, que, por meio de ações locais – realizadas pela União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis –, vem enfrentando o isolamento social e alcançando a mitigação dos efeitos da pandemia. Adota-se para este trabalho uma metodologia de análise teórica-empírica, que se inicia com o levantamento bibliográfico dos assentamentos informais, do caso de Paraisópolis, e pela coleta de informação – utilizando recortes dos principais jornais da cidade, Folha de São Paulo e Estadão – assim como textos das instituições de investigação, que durante esse período analisam os efeitos da pandemia nos assentamentos informais; seguido pelo levantamento in loco – e posterior análise – de recortes determinantes do espaço público da favela de Paraisópolis, antes do período de pandemia (2019) e durante a segunda metade da pandemia (2021); finalizando com o cruzamento e reflexão sobre as informações coletadas. - DissertaçãoAeroportos e desenvolvimento urbano e regional : modelos internacionais e exemplos locais na macrometrópole paulistaBranco, Larissa Ferrer (2013-07-26)
Arquitetura e Urbanismo
Na atualidade Aeroportos vêm sendo compreendidos não mais como somente locais destinados ao fluxo de aeronaves, passageiros e cargas, passaram a assumir papéis mais complexos e relevantes face às novas demandas socioeconômicas, de agilidade, acessibilidade e conectividade induzidas pela modernização e suas repercussões na dinâmica das cidades e regiões onde estão inseridas. Os novos papéis e dimensões dos Aeroportos vem acarretando mudanças significativas na relação que estabelecem com seus entornos, Cidades e Regiões de influência, passando a demandar dos seus Operadores e dos Gestores das Cidades a capacidade de idealizar e viabilizar novos arranjos territoriais, políticas públicas urbanas mais eficientes, legislações urbanas e aeronáuticas que sejam capazes de harmonizar todos os atores e interesses impactados pela infraestrutura em diversas escalas (municipal, estadual, regional, federal e internacional). Considerando que os Aeroportos podem exercer potencial indutor de desenvolvimento urbano e regional, a presente dissertação percorre a análise de modelos internacionais de Desenvolvimento Urbano Centrado em Aeroportos, apontando suas principais características, fragilidades e potencialidades, abordando em particular manifestações espaciais tais como: Aeroporto-‐Indústria, Aeroporto-‐Cidade, Aerotrópolis e Corredor-‐Aeroporto. No âmbito local, foram analisados exemplos brasileiros de três portes e vocações diferentes, localizados na Macrometrópole Paulista, com a finalidade de verificar o que dos exemplos internacionais se poderia aproveitar em benefício de uma gestão urbana e da infraestrutura mais sintonizada com a otimização do uso dos Aeroportos como elementos de indução e promoção de desenvolvimento urbano, social e econômico para as cidades e regiões onde estão instalados. - DissertaçãoBim (building information modeling) como instrumento de intervenção em favelas: o caso de Paraisópolis em São PauloDimitrov, Stefania (2022-08-10)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Tecnologias e processos BIM (Building Information Modeling) vêm sendo adotados em diversos países na busca de melhoria do nosso ambiente habitado. Adotar o BIM no ambiente construído das nossas cidades brasileiras permite refletir também em como aplicar as tecnologias e os processos nos ambientes das favelas. Segundo o IBGE, mais de 1.843 km² das áreas urbanas do Brasil são ocupados por favelas (IBGE, 2019). Apesar dessa grande extensão, muitas favelas não têm sua representação nos mapas oficiais das cidades. São aproximadamente 5 milhões de domicílios sem endereço oficial (IBGE, 2019). Novas técnicas de restituição fotogramétrica, que reconstroem digitalmente o espaço físico tridimensional por meio de imagens fotográficas, tendo como base o que se denominou na fotogrametria de SFM-MVS (Structure from Motion – Multi-View Stereo), com o uso da captação de imagens por aeronave remotamente pilotada RPA (Remotely Piloted Aircraft), comumente conhecida como drone, têm como resultado o levantamento digital em 3D, viabilizando a reflexão sobre a possibilidade de adoção de tecnologias e processos BIM (Building Information Modeling) em favelas. O objetivo desta Dissertação é o de analisar as potencialidades e as limitações dessa técnica de levantamentos aerofotogramétrico para a adoção de processos BIM, entendido aqui como modelo digital de uma construção com informações geométricas e não geométricas, nas ações voltadas à captação e à representação dos espaços das favelas. Para tanto, é apresentado o estudo de caso dos levantamentos contratados pela SEHAB (Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo) nos anos de 2019 e 2020, em Antonico e Jardim Colombo, trechos da favela de Paraisópolis, a mais populosa do Brasil. São descritas as etapas dos serviços realizados pela empresa contratada para a captação das imagens. Além disso, são descritos os experimentos de modelagem 3D e a criação de bancos de dados relacional e não relacional com base nas imagens captadas. Concluiu-se que essa técnica de aerofotogrametria resultou em mapeamento com potencial para utilização de tecnologias e processos BIM em favelas, podendo ser uma importante ferramenta para o acompanhamento dos processos de intervenção urbana. - DissertaçãoA criança no espaço público da cidade de São Paulo: diferenças e aproximações entre dois bairros: Jardim Lapenna e Itaim BibiNosek, Helena Strada (2018-11-13)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Esta pesquisa discute a relação das crianças com os espaços públicos na cidade de São Paulo, na atualidade. Têm-se como pressuposto que vida cotidiana em espaços públicos heterogêneos e democráticos é um fator fundamental para a constituição de sujeitos que exercem sua cidadania e empatia para promover resistência, contrariar e, em última instância, transformar as injustiças sociais. No entanto, a relação das crianças com os espaços públicos da cidade de São Paulo é prejudicada pela segregação socioespacial. A cultura da pouca integração da criança com o espaço público da cidade se manifesta principalmente nos bairros mais nobres, porém outros efeitos da segregação socioespacial podem ser sentidos em bairros periféricos. Portanto, por meio do processo metodológico de observação participante e a partir dos conceitos de segregação socioespacial, desenvolvidos por Caldeira (2000) e Vilaça (2001), foram analisadas as vidas cotidianas de crianças nos espaços de dois bairros com características socioespaciais contrastantes, sendo eles o Jardim Lapenna, que se situa no distrito de São Miguel Paulista, a aproximadamente 20 km da área central do município de São Paulo, e abriga uma população de baixa renda, e o Itaim Bibi, bairro nobre que se situa no quadrante sudoeste da cidade e abriga predominantemente população de rendas média e alta. - DissertaçãoEntre a operação urbana consorciada e a zona especial de interesse social: as transformações do bairro Mucuripe, Fortaleza/CEOliveira, Cristiana Castro Paiva Belém De (2023-04-17)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Esta pesquisa possui o bairro Mucuripe, localizado no município de Fortaleza, como objeto de estudo. Trata-se de um bairro que originalmente foi formado por famílias de pescadores, mas que nos últimos 30 anos vem se transformando rapidamente, a partir da construção de novos empreendimentos imobiliários e infraestrutura de mobilidade. Tal transformação, ocorrida especialmente a partir dos anos 2000, é parte de uma lógica articulada pelo Estado e capital imobiliário que visam valorizar a atividade turística, contribuindo para o aumento da especulação imobiliária e para a expulsão de parte da população tradicional. A pesquisa busca compreender o papel dos instrumentos urbanos definidos no âmbito dos planos diretores do município de Fortaleza (Ceará), e seus desdobramentos nas transformações do bairro do Mucuripe. Tem-se como estudo de caso dois instrumentos “aparentemente antagônicos”: Operação Urbana Consorciada Parque Foz Riacho Maceió (Lei nº 8503/2000) e Zona Especial de Interesse Social do, prevista no Plano Diretor Participativo de Fortaleza (Lei nº 62/2009). A pesquisa foi divida em 5 capítulos e inicia-se com um breve panorama do planejamento urbano de Fortaleza, aprofundando sobre o processo de implementação da OUC Parque Foz Riacho Maceió, na qual aconteceram desapropriações um edifício multifamiliar de 52 pavimentos, que “pousou” no meio de um bairro já consolidado em tantas camadas. Em contrapartida, a ZEIS Mucuripe, que ainda enfrenta obstáculos desde 2009, possui um Plano Integrado de Regularização Fundiária (PIRF), que entre muitas lutas foi realizado, mas sem facilidade, e, assim como a OUC, acarretou transformações e impactos no bairro. Finalmente, é feita uma reflexão sobre o contraste e os impasses presentes no funcionamento, processo e execução de dois instrumentos que, em tese, lutam pela mesma causa. - DissertaçãoEntre a operação urbana consorciada e a zona especial de interesse social: as transformações do bairro Mucuripe, Fortaleza/CEOliveira, Cristiana Castro Paiva Belém de (2023-04-17)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Esta pesquisa possui o bairro Mucuripe, localizado no município de Fortaleza, como objeto de estudo. Trata-se de um bairro que originalmente foi formado por famílias de pescadores, mas que nos últimos 30 anos vem se transformando rapidamente, a partir da construção de novos empreendimentos imobiliários e infraestrutura de mobilidade. Tal transformação, ocorrida especialmente a partir dos anos 2000, é parte de uma lógica articulada pelo Estado e capital imobiliário que visam valorizar a atividade turística, contribuindo para o aumento da especulação imobiliária e para a expulsão de parte da população tradicional. A pesquisa busca compreender o papel dos instrumentos urbanos definidos no âmbito dos planos diretores do município de Fortaleza (Ceará), e seus desdobramentos nas transformações do bairro do Mucuripe. Tem-se como estudo de caso dois instrumentos “aparentemente antagônicos”: Operação Urbana Consorciada Parque Foz Riacho Maceió (Lei nº 8503/2000) e Zona Especial de Interesse Social do, prevista no Plano Diretor Participativo de Fortaleza (Lei nº 62/2009). A pesquisa foi divida em 5 capítulos e inicia-se com um breve panorama do planejamento urbano de Fortaleza, aprofundando sobre o processo de implementação da OUC Parque Foz Riacho Maceió, na qual aconteceram desapropriações um edifício multifamiliar de 52 pavimentos, que “pousou” no meio de um bairro já consolidado em tantas camadas. Em contrapartida, a ZEIS Mucuripe, que ainda enfrenta obstáculos desde 2009, possui um Plano Integrado de Regularização Fundiária (PIRF), que entre muitas lutas foi realizado, mas sem facilidade, e, assim como a OUC, acarretou transformações e impactos no bairro. Finalmente, é feita uma reflexão sobre o contraste e os impasses presentes no funcionamento, processo e execução de dois instrumentos que, em tese, lutam pela mesma causa. - DissertaçãoEntre hidrografia e infraestruturas urbanas: a microbacia hidrográfica do Tiquatira no município de São Paulo (1930-2015)Silva, Luciano Abbamonte da (2016-02-29)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
This study discusses the relationship between water and city, between rivers and streets, and analyzes the formation, transformation and consolidation of the urban site of São Paulo from a unit of physical geography, the watershed. Different scales of insertion of the watershed in the territory are considered, and stand out, as the main components of the research, hydrography, site plasticity and urban infrastructure. In this context, the area of the Tiquatira watershed in the Penha area was chosen as a case study. The year of 1930 was set as the starting point of the time frame, for reveal, based on the SARA Brazil cartography, the wealth of the previous site and the character of coexistence between the urban center of the region and all the waterways. Currently, however, the picture is the reverse, and the site plasticity - particularly the valley bottoms and amphitheaters springs - has been completely transformed for the sake of good urban soil creation, and hydrography of the previous site was converted, almost entirely, on a road system, part of a network of metropolitan infrastructure. This study consists of two parts: the first presents a concept of watershed and its conversion into urban site, in Chapter 1; briefly contextualizes the transformation of urban São Paulo due to the Tiete River and its tributaries, in Chapter 2; and discusses the historical formation of Penha region, highlighting some relevant factors in its transformation and urban consolidation in chapter 3. Part II, Chapter 4, describes the construction of the method used for the analysis of watershed inserted in the urban fabric, highlighting the relationship between hydrography, site plasticity, local fabrics and a network of metropolitan infrastructure, and highlights the conflicts in this joint. - DissertaçãoEnvelhecimento ativo e saudável e os espaços públicos na cidade contemporânea: os casos da Praça Victor Civita e do Parque Linear Cantinho do Céu, São PauloMoysés, Tatiana de Girolamo (2017-08-10)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
This study approaches urban public spaces and elderly people in the perspective of active and healthy aging. It was assumed that urban public spaces must be qualified to shelter multiple activities that involves several age groups, mainly elderly people, contributing then, to an Active and Healthy Aging. This work seek to collaborate, specially, at the awareness of architects, urbanists and other professionals in this area, highlighting the importance and influence form public spaces to provide such aging and insertion from elderly people in these social interaction and human contact places. It synthesize the main international and Brazilian public politics destined to third age population. Presents an evaluation methodology of public spaces using by the elderly people, specifically at the following aspects: 1. Physical Accessibility; 2. Structure for Permanence; 3. Activities; 4. Social Interaction; 5. Space and Welfare. Thus, it were analyzed two public spaces resulting from intervention projects implanted during the last decade at the city of São Paulo. One of these public spaces is located in a consolidated area and the other in a precarious settlement area. Thereby, it was concluded that the case studies comply with meeting, personal and collective experiences exchange, collaborating to a positive personal perception towards individual aging from those that were studied, mainly on the aspects like health, independency and autonomy of the elderly people. Otherwise, there are still some negative aspects like the no existence of activities for the over 60 year’s old people and the low maintenance of public spaces studied. - DissertaçãoFranjas metropolitanas e as dimensões da sustentabilidade : o caso da sub-bacia Juqueri-Cantareira da região metropolitana de São PauloMarques, Andresa Lêdo (2019-08-09)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Esta pesquisa centra-se na relação entre urbanização e meio ambiente no contexto das franjas da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), utilizando como objeto de estudo a sub-bacia hidrográfica Juqueri-Cantareira, localizada ao norte da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê. Esta sub-bacia se configura como um território estratégico para o equilíbrio ecossistêmico da metrópole pelo fato de conter em seus limites geográficos importantes remanescentes naturais e área de mananciais, onde situa-se o Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de água de grande parte da população da RMSP. A despeito de importantes legislações que buscam preservar ou recuperar este território, o crescente e desordenado processo de urbanização das últimas décadas tem contribuído para a sua dilapidação ambiental, afetando também a disponibilidade de água da metrópole. A pesquisa tem como objetivo discutir de que maneira os instrumentos urbanos e ambientais propostos para a sub-bacia Juqueri-Cantareira estabelecem estratégias para o desenvolvimento sustentável da região. A metodologia proposta analisa os planos diretores dos municípios de Caieiras, Franco da Rocha e Mairiporã, e a Lei Específica de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Alto Juquery, buscando verificar como estes instrumentos se articulam e incorporam as múltiplas dimensões da sustentabilidade, promovendo estratégias para o desenvolvimento sustentável da região. - DissertaçãoHabitação, meio ambiente e sustentabilidade: avanços e desafios do programa mananciais no município de São PauloRodolfo, Jaqueline de Araujo (2021-10-28)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Esta pesquisa aborda a relação entre a habitação, meio ambiente e sustentabilidade, no contexto das ocupações precárias inseridas nas áreas de mananciais hídricos do sul do município de São Paulo, onde insere-se as represas Guarapiranga e Billings. Trata da compreensão de um conjunto de intervenções realizadas pelos Programas de Saneamento Ambiental, o Programa Guarapiranga e o Programa Mananciais, implementado desde meados da década de 1990, por meio de agentes públicos e privados, com vistas a minimizar os impactos negativos das ocupações precárias em uma região estratégica para o abastecimento público da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Tais ações decorrentes destes programas, de um modo em geral, voltaram-se para compatibilizar a preservação e a recuperação urbana e ambiental com vistas a garantir a melhor relação entre o abastecimento e o desenvolvimento socioeconômico. Contribuíram para a alteração dos marcos legais da área de proteção e recuperação dos mananciais, que, a partir de 1997, com a nova lei de recuperação dos mananciais e a aprovação das leis específicas da Guarapiranga e Billings passaram a permitir a construção de empreendimentos habitacionais de interesse social voltados ao equacionamento das moradias na região. Tendo como foco principal a área de proteção e recuperação dos mananciais da Billings, em seu trecho no município de São Paulo, a pesquisa empírica tem como objetivo geral compreender em que medida as diferentes tipologias habitacionais promovidas no âmbito do Programa Mananciais contribuíram para uma relação harmônica entre a habitação, a recuperação e a preservação ambiental. Aprofunda os estudos de caso do Conjunto Mata Virgem e o Residencial Espanha, analisando-os a partir de um olhar sistêmico das dimensões da sustentabilidade, a saber: político-institucional, ambiental, urbana e socioeconômica. Por fim, tal análise qualitativa aponta para os avanços e desafios do Programa em termos da produção de moradia, reconhecendo que em função de alguns descompassos, estas tem ocorrido de modo pontual, desconsiderando os demais elementos necessários para promover a recuperação e a proteção ambiental, além de não garantir o direito à cidade com base na valorização do território e autossutentabilidade local dos mananciais. - DissertaçãoHeliópolis (São Paulo): as intervenções públicas e as transformações na forma urbana da favela (1970 2011)Souza, Vanessa Padiá de (2012-12-13)
Arquitetura e Urbanismo
This research discusses the slums urban forms and the impact of the public interventions. It seeks to understand the morphological elements that differentiate the precarious settlements, in this case the slums peculiarity in São Paulo. Taking Heliopolis community as a study case the discussion goes through since its origin in 1972, traversing the various public interventions at different political moments. It has the issue to comprehend the transformation process on its morphology and the impacts that occurs. The analysis of three projects Delamare Condominium (1989); Cingapura Heliopolis Sector A (1996); Social Housing 115 (2005) provides an understanding regarding breaks and contiguities of the slums urban form and what are the prospects that enable the integration and recognition of large settlements, as an inherent part of the city. - DissertaçãoA invenção da Barra da Tijuca: a anticidade cariocaSánchez, Natália Padilha (2009-08-13)
Arquitetura e Urbanismo
This paper analyzes the appearance of the gated communities − phenomenon of the contemporary city − in the Barra da Tijuca district, located in the western part of Rio de Janeiro. This district, occupied from its beginning by high income population, was one of the last frontiers in the expansion of the city. The intensifi cation of its occupation started in the 1970 s, after the implementation the Pilot Plan, elaborated in 1968 by architect Lúcio Costa, according to the premises of Modern Urbanism. Urban planning, associated with the action of the real estate market and the increase in the urban violence, resulted in the decline of the urban nucleus established by Costa and the appearance of the gated communities − in the 1980 s − as the top real estate product. This model of dwelling, characterized by isolated towers in large stretches of land, with vast green areas and leisure facilities, turned the district into the carioca anti-city. resently, Barra da Tijuca is still one of the main areas of expansion in Rio de Janeiro and is a reference in big private developments focused on the high income population. - DissertaçãoItapecerica da Serra: a integração da política urbana à gestão da sub-bacia Guarapiranga - o caso do Jardim Branca Flor (1997 a 2006)Carnicelli, Juliana Gomes (2007-10-17)
Arquitetura e Urbanismo
Análise dos instrumentos da política ambiental em curso na Região Metropolitana de São Paulo e da política urbana do município de Itapecerica da Serra com ênfase no caso do Jardim Branca Flor. Discussão do processo de ocupação da sub-bacia Guarapiranga e do Município de Itapecerica da Serra no contexto metropolitano. Principais legislações que incidem sobre a sub-bacia Guarapiranga e o Município de Itapecerica da Serra entre 1997 e 2006. Aspectos que refletem a articulação das legislações ambiental e urbana, no caso do Jardim Branca Flor destacando avanços e conflitos. Principais conclusões colocando os limites e desafios a serem vencidos no âmbito de uma gestão integrada deste território. - DissertaçãoMananciais e urbanização: recuperação ambiental na sub-bacia Billings: os bairros ecológicos em São Bernardo do Campo, São Paulo (1997-2007)Itikawa, Valdete Kanagusko (2009-02-04)
Arquitetura e Urbanismo
Study of the environmental policies prevailing in the Metropolitan Region of São Paulo and of the urban policy of São Bernardo do Campo municipality, with emphasis on the Alvarenga District. Analysis of the process of urbanization in São Bernardo Municipality, in the context of the Billings sub-basin and the interrelationship with the Metropolitan region. The main environmental legislation that concerns with the Billings sub-basin and São Bernardo Municipality between 1997 and 2007. The links between these laws and the urban policies and its main intervening instruments in the Ecological Districts. In particular, in the Jardim dos Pinheiros Ecological District and in the Carminha Ecological District, highlighting the advances and problems in the recovering actions. The most important considerations in analysing parameters and conflicts to be overcome for a sustainable development of the territory. - DissertaçãoO movimento de pedestres no entorno de nós de transportes em São Paulo: o espaço público como ambiente de interconexão entre modais nos casos Consolação/ Paulista e LapaSoares, Isabelle Cristina Maciel de Brito (2015-12-10)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Esta Dissertação parte da seguinte pergunta “Como a qualidade dos espaços públicos, adjacentes aos nós de transportes, influenciam no movimento de pedestres e na sua interconexão com os modos de transporte, com destaque para metrô/ônibus e trem/ônibus?”. Os nós de transportes são pontos que concentram e redistribuem os usuários dos sistemas em diversas direções, sendo o pedestre o protagonista destas trocas ocorridas ao utilizar os espaços públicos lineares e abertos para fazer interconexão. Os estudos caso Consolação/Paulista e Lapa, localizam-se em centralidades com significativa concentração de emprego e demanda dos sistemas de transportes, situadas na região sudoeste de São Paulo. O município desenvolveu-se por meio de um modelo de cidade que negligenciou a importância da composição do espaço para o pedestre, em detrimento da circulação do automóvel. Essa realidade se contrapõe com as atuais dinâmicas de globalização, onde a evolução de tecnologia e multiplicidade de atividades causam efeito na escala regional, local e no movimento dos pedestres no meio urbano. O gradativo aumento da população urbana e viagens individuais e o crescimento dos índices de viagens a pé exigem ampliação da mobilidade peatonal e qualidade dos espaços comuns. A análise desta dissertação é dividida em duas fases; primeiramente foi feita a análise da composição dos espaços públicos e condições atuais de seus elementos no entorno dos nós Consolação/Paulista e Lapa para, então, analisar do movimento de pedestres por meio de um método de observação dos espaços públicos - extraído e adaptado dos estudos de Jan Gehl (2013). Por meio dos resultados desta pesquisa foi possível entender a negligência para com a microacessibilidade dos espaços de circulação pedonal. A metodologia desenvolvida é uma potencial ferramenta para pesquisadores e planejadores e deve fazer parte do processo de planejamento urbano para a elaboração de um desenho urbano adequado. A falta de integração do modal Andar a Pé com o resto do sistema de transporte prejudica o movimento de pedestres no espaço público principalmente pela falta de um desenho urbano. A escala humana torna-se prioritária no planejamento da cidade contemporânea e a composição dos espaços adjacentes aos nós de transportes tem um papel central à mobilidade urbana e acessibilidade. - DissertaçãoO movimento de pedestres no entorno de nós de transportes em São Paulo: o espaço público como ambiente de interconexão entre modais nos casos Consolação/Paulista e Lapa.Soares, Isabelle Cristina Maciel de Brito (2015-02-10)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Esta Dissertação parte da seguinte pergunta “Como a qualidade dos espaços públicos, adjacentes aos nós de transportes, influenciam no movimento de pedestres e na sua interconexão com os modos de transporte, com destaque para metrô/ônibus e trem/ônibus?”. Os nós de transportes são pontos que concentram e redistribuem os usuários dos sistemas em diversas direções, sendo o pedestre o protagonista destas trocas ocorridas ao utilizar os espaços públicos lineares e abertos para fazer interconexão. Os estudos caso Consolação/Paulista e Lapa, localizam-se em centralidades com significativa concentração de emprego e demanda dos sistemas de transportes, situadas na região sudoeste de São Paulo. O município desenvolveu-se por meio de um modelo de cidade que negligenciou a importância da composição do espaço para o pedestre, em detrimento da circulação do automóvel. Essa realidade se contrapõe com as atuais dinâmicas de globalização, onde a evolução de tecnologia e multiplicidade de atividades causam efeito na escala regional, local e no movimento dos pedestres no meio urbano. O gradativo aumento da população urbana e viagens individuais e o crescimento dos índices de viagens a pé exigem ampliação da mobilidade peatonal e qualidade dos espaços comuns. A análise desta dissertação é dividida em duas fases; primeiramente foi feita a análise da composição dos espaços públicos e condições atuais de seus elementos no entorno dos nós Consolação/Paulista e Lapa para, então, analisar do movimento de pedestres por meio de um método de observação dos espaços públicos - extraído e adaptado dos estudos de Jan Gehl (2013). Por meio dos resultados desta pesquisa foi possível entender a negligência para com a microacessibilidade dos espaços de circulação pedonal. A metodologia desenvolvida é uma potencial ferramenta para pesquisadores e planejadores e deve fazer parte do processo de planejamento urbano para a elaboração de um desenho urbano adequado. A falta de integração do modal Andar a Pé com o resto do sistema de transporte prejudica o movimento de pedestres no espaço público principalmente pela falta de um desenho urbano. A escala humana torna-se prioritária no planejamento da cidade contemporânea e a composição dos espaços adjacentes aos nós de transportes tem um papel central à mobilidade urbana e acessibilidade. - DissertaçãoMudança climática e recursos hídricos: desafios e contribuições dos planos diretores dos municípios da bacia hidrográfica Billings na região metropolitana de São PauloBinati, Camila Rockembach Apollaro (2017-08-07)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
This research aims to ponder on the challenges and contributions from municipal urban policies towards urban adaptation and of water resources from river basins in the context of climate change. Environmental transformations, in particular those resulted from human activities have been causing irreversible impacts on the environment, with emphasis on water resources, which incise on the impacts related to climate change and vice versa. Developing evidences from climatic and environmental changes encourage efforts towards the promotion of balance between human activities e and nature, which confronts a great number of challenges nowadays. Despite of Brazil’s privileged situation related to the availability of natural resources, especially water, the national territorial distribution of hydric resources is unequal and its availability situation tends to deteriorate with climatic alterations that fall upon the hydrological cycle. Besides this, the population growth and its consequent densification in certain regions lead to an increase on the demand for water and often to a predatory occupation of protected areas unfit to urban settlements contributing to reduce the availability and quality of this important resource. These elements, among others, derived from climate change and anthropogenic actions on the territory intensify the environmental degradation. The instruments of urban planning, if properly implemented and articulated with environmental management measures, can be important agents to transform this reality. City Planning is the main instrument of urban planning within the brazilian normative framework, which guides the physical and territorial development of cities. It is expected that the Cities’ Planning can incorporate strategies aimed at urban adaptation and at reduction of existing and future vulnerabilities of population and territory to the possible impacts of climate change. Regarding river basins, it is also expected that this instrument will promote mechanisms and tools capable of contributing to minimizing the effects of this phenomenon on water resources and the degradation of the protected areas of river basins. The Metropolitan Region of São Paulo shows a critical situation regarding the availability of water versus urban occupation. Climate change can endanger the water supply of the population, and in case it is associated with the predatory occupation of protected areas of fountainhead, it potentiates he problem. Therefore, this research aims to ponder about the challenges and contribuitions of municipal urban policies with the urban and hydric management adaptation on river basins in the context of climate change. This research is based on the importance of the development of studies and urban strategies committed to confronting the challenges posed by the water-environmental crisis, intensified today by the uncertainty of the context of climate change. - DissertaçãoOperações urbanas enquanto instrumento de transformação da cidade: o caso da Operação Urbana Água Branca no município de São Paulo (1995-2009)Moraes, Luís Gustavo Sayão de (2010-12-17)
Arquitetura e Urbanismo
A Operação Urbana constitui um instrumento urbanístico que visa a promover a requalificação de locais definidos pelo Poder Público como estratégicos para a cidade. Na cidade de São Paulo, sua origem remonta às experiências do final da década de 1980, quando das Operações Urbanas contempladas no Plano Diretor elaborado em 1985. Desde aquela década várias interpretações e aplicações foram dadas a esse instrumento. Este trabalho apresenta parte dos percursos vivenciados na cidade de São Paulo, por meio do caso específico da Operação Urbana Água Branca, instituída pela Lei nº 11.774 de 1995, verificando a relação que se estabeleceu em suas diferentes fases. São abordados os processos de transformação possibilitados pela utilização do instrumento, relacionando-se as ações do Poder Público e o foco dos interesses do Setor Privado. A reafirmação deste instrumento como mecanismo de gestão dos espaços urbanos constitui-se após 2001, com a introdução do Estatuto da Cidade, Lei Federal nº 10.257, e da Revisão do Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo em 2002. Esses fatos fundamentaram uma reorientação na política urbana e refletiram-se especialmente em novo direcionamento da Operação Urbana Água Branca, o que tem possibilitado transformações nessa área da cidade, aqui apresentadas como estudo de caso para identificação de parte das transformações constituídas por meio da utilização desse instrumento. - DissertaçãoO papel da microacessibilidade na mobilidade urbana: o caso da estação de trem Santo Amaro na cidade de São PauloBaiardi, Yara Cristina Labronici (2013-01-29)
Arquitetura e Urbanismo
Entender a mobilidade urbana sustentável em grandes cidades requer uma análise que vá além da visão da engenharia de tráfego e da circulação de veículos nas vias. E, frente ao aumento dos desafios da mobilidade, o tema vem sendo amplamente debatido na sociedade. Nesse sentido, a partir do estudo de caso da Estação de trem Santo Amaro da Linha 9 (localizada paralelamente ao Rio Pinheiros) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos CPTM, procura-se compreender a microacessibilidade dessa estação articulada com os diferentes modos de transporte. Parte-se da premissa de que apesar da modernização recente dos equipamentos das linhas de trem, assim como da integração tarifária entre ônibus, metrô e trem, a microacessibilidade às estações de trem é ainda ineficaz, independentemente do modo pelo qual o usuário acessa a estação; reduzindo, portanto, o potencial de atração das estações (que representam um nó diante da rede metropolitana) e da legibilidade na intermodalidade no espaço público. O percurso metodológico proposto no trabalho tem caráter exploratório, com abordagens qualitativas, baseadas em estudo de caso. Assim, foi realizado um levantamento de campo cujos resultados foram sintetizados numa matriz analítica para posterior indicação de possíveis melhorias quanto aos diferentes papéis que o cidadão desempenha durante o seu locomover pela cidade ora pedestre, ora ciclista, ora usuário do sistema público, ora ainda motorista. Este estudo busca então contribuir para a discussão da melhoria da microacessibilidade do entorno de equipamentos públicos de referência na mobilidade urbana, a fim de que possa vir a ocorrer a articulação eficaz entre os sistemas de transporte e o território urbano, ampliando assim a qualidade do direito de ir e vir dos cidadãos.