Educação, Arte e História da Cultura - Teses - CEFT Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Educação, Arte e História da Cultura - Teses - CEFT Higienópolis por Orientador "Mello, Regina Lara Silveira"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseA escritura digital expandida de Wilton Azevedo : influências criativas entre artistas, professores e pesquisadoresMoreira, Hugo Daniel Rizolli (2023-10-27)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A pesquisa aqui proposta investiga as influências criativas que nascem das relações entre Wilton Azevedo, professores, artistas e pesquisadores. Se desenvolve no contato entre as linguagens da arte, relações homem-máquina e dispositivos digitais. Esse estudo reflete sobre o desenvolvimento de escrituras estabelecidas há séculos, desde o surgimento do código binário até ambientes virtuais, inspirado em experiências de Azevedo na elaboração do conceito de Escritura Digital Expandida. Essas mediações se constituíram nas trocas de Azevedo com os pesquisadores Menezes, Bairon, Santos e Bootz, e ganham potência criativa em relações artísticas, docentes e de pesquisa. Analisou-se os processos metodológicos e procedimentais, embasados em autores como Lieser, Salles, Flusser e Reas & McWilliams, que influenciaram criativamente professores, artistas e pesquisadores egressos do PPG-EAHC da Universidade Presbiteriana Mackenzie, discutindo elementos que podem ser considerados como embriões de uma nova teoria da gestalt, pensada a partir de conceitos como repetição, iteração, parametrização e mineração. Apesar da morte de Azevedo, sua alma intelectual resiste ao tempo, continuando a influenciar, além da geração que foi diretamente impactada por ele, o futuro de seus orientandos e pesquisadores que orbitaram em sua mente criativa, revelado em esboços, fotografias, performances e experiências teatrais. Foram entrevistados os ex-alunos de Azevedo: Vigna, Dimitre, Varlesi, Abiorana e Bellicieri, que pensaram seus percursos acadêmicos, docentes e artísticos, legitimando esses rastros criativos contemporâneos. Os resultados foram demonstrados além de textos reflexivos, na construção de mapas mentais que exploram relações de percepção, sentidos, processos e experiências de criação, em aquarelas desenvolvidas no decorrer da pesquisa. Demonstra-se que a troca de linguagens de nosso tempo não se encontra somente na representação direta de formas, cores, sons e movimentos, mas no diálogo conceitual, prático e criativo que se estabelece entre as mentes humanas e experiências digitais inventadas pelo próprio homem, que se constituem como processos criativos entre artistas, professores e pesquisadores. - TeseEm nome da vida: a trajetória internacional do artista-gravador Hans Steiner (1910-1974)Vergolino, Paulo Leonel Gomes (2022-02-17)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta tese tem como foco o artista visual Hans Steiner (Graz, Áustria, 1910 – Gorizia, Itália, 1974), que elegeu a gravura, dentre tantas outras técnicas que poderia escolher, como aquela de sua predileção. A pesquisa dá continuidade a um primeiro resgate da obra de Steiner, apresentado como dissertação de mestrado realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na qual se revelaram os fatos iniciais sobre a vida e a obra do artista. No entanto, aquela investigação não abarcou o período vivido por Steiner na Europa nem as diversas exposições levadas a cabo no período de seus dez últimos anos de vida; por essa razão, esses e outros fatos são esclarecidos neste estudo, com vistas a apresentar as importantes contribuições de Steiner à arte brasileira. A análise aqui presente se concentra majoritariamente em um acervo das obras de Steiner que outrora pertencera ao Pflanzensoziologisches Institute, na Áustria, mas que foi definitivamente trazido ao Brasil pelo autor. Nesse acervo, encontra-se um conjunto superlativo de trabalhos, que, em grande parte, dizem respeito a gravuras em metal. Para analisá-las, o trabalho se fundamenta na ótica de historiadores da arte, como Giulio Carlo Argan, Ernst Gombrich e Didi-Huberman. Como resultado de um levantamento de dados, constata-se que Steiner produziu um conjunto gravado de mais de 517 matrizes, o qual teve início em 1930, após Steiner fixar-se no Rio de Janeiro depois de haver percorrido outros países sul-americanos, ocasião em que ele deliberadamente inicia seu percurso como artista visual, quando passa a receber os primeiros ensinamentos do gravador ítalo-brasileiro Carlos Oswald. A relação entre os dois, bem como a influência do traço de Oswald sobre Steiner são abordados em diversos momentos da tese. Além disso, a análise da produção de Steiner ao longo dos anos subsequentes revela que ele, em seus desenhos, gravuras e pinturas, dá foco à flora, à fauna, aos povos indígenas e à pluralidade da gente brasileira alocada nos mais diversos estados do país, sempre representando-os a partir de sua visão particular. Da pesquisa e produção superlativa de gravuras, pinturas e desenhos levados a cabo pelo gravador em foco, resultam oito diferentes ciclos de gravuras, cada um realizado sob inspirações diferentes, tais como: Niterói antigo, Guanabara, Mata-pau, Penitenciária, Urubu, Vegetação, Miniaturas e indígena. O exame de documentos históricos e relatos sobre Hans Steiner mostra que o artista deixa de forma definitiva o Brasil e se instala na Itália, levando consigo uma coleção de obras de outros artistas gravadores, objetos pessoais, documentos, cadernos de desenho e alguns trabalhos de alunos por ele orientados. Esta pesquisa apresenta também coleções inéditas do artista, mantidas sob a guarda das famílias Reifschneider, Vasconcellos e Teichmann, sem olvidar os acervos italianos de Laura Muzzo, de Eros Cosatto, bem como da Fundação Biblioteca Nacional e do Museu Nacional de Belas Artes. Com este trabalho, rompe-se um período de longo adormecimento em relação a um conjunto visual visto como quase inexistente para a história da gravura no Brasil, e, em verdade, almejamos, a partir das observações aqui descritas, mudar para melhor essa realidade. - TeseNó(s) e fios: criações coletivas na arte latino-americanaArgüello, Leslye Revely dos Santos (2022-08-17)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A pesquisa estuda as obras de criações coletivas na arte contemporânea. O processo de criação em grupo e as expressões artísticas foram selecionados de acordo com a relação desses artistas com seus públicos (arte relacional e participativa) e os espaços de ação e criação (ateliês e campos expandidos). Os recortes das obras latino-americanas buscam um olhar para a cultura considerando os contextos e principalmente o momento presente. O mapeamento dos coletivos foi organizado de forma cartográfica, para reconhecimento e identificação das redes colaborativas em artes. Como resultado, o texto a seguir contempla, de forma bibliográfica, uma contextualização da criação em grupo e, em seguida, com as entrevistas e os registros virtuais das obras, realiza análises para verificar as múltiplas interações entre obra, espaço e público. Os conceitos que balizaram esta pesquisa foram: criações coletivas (Cecília Salles, Domenico De Masi e Ellen Wachter), arte relacional e participativa (Nicolas Bourriaud e Claire Bishop), os espaços expandidos de criação (Jens Hoffman e Helio Oiticica) e o conceito de agitação e construção na arte latino-americana (Luiz Camnitzer). Como resultado da pesquisa identificou-se que os coletivos latino-americanos produzem em espaços diversos, buscam interagir com seu contexto considerando as necessidades políticas e sociais, estabelecendo convívio e diálogo com o público de forma tangencial entre a cultura latino-americana e a criatividade coletiva - TesePersona: um objeto estético na ambiênciaAzevedo, Rita de Cassia Castilho Varlesi de (2018-08-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
This thesis is aimed to present artistic experiments focused on the subject matter of the Persona, in order to identify the relationship of the aesthetic object in the analogue/digital ambience. The clipping of this research has in view to articulate teories about the way how each studied artistic area elaborates the construction of his Persona, making some of these works to dialogue with other áreas, expanding the significant horizons for the viewer. The technical surveys on the work of each artist lead this research, refleting on the aesthetic and theorical method used in their works. The choise of the mentioned artists aims to draw a parallel between artistic practice and the intervection of the devices present in the works, having the focus on the Persona and the ambience. The research walks to an exteriorization of the Persona through the masks and performances and it has as an aesthetic differentictor, the potentialization of the analog or digital devices. From this stage, the route follows in several areas of the arts as: theather, photography, performance, dance and digital art in order to cover different aestetic experiences and therefore each “mask” differs and looks like the identification of the Persona. The methodology used consists of theorical surveys working as historicity in the relations of the mentioned areas and the interlocution with the devices utilized for the elaboration of the works. The general purpose of this research is to present the theory and practice of the artistic activity in different segments of the arts, in order to appoint the identities in the works of the different artists. The justification for this research lies in the artist's creative act, in the elaboration of his Persona, in the course chosen for the expression of his mask and in the ambience in which he settles. - TeseRealidade aumentada como complemento técnico-artístico para obras expostas em museusSantos, Augusto Calefo dos (2024-02-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A pesquisa visa ampliar percepções e interpretações de obras de arte expostas em museus por meio de uma experiência em realidade aumentada, criada como um complemento técnico-artístico. Para isso, foi utilizado como objeto de estudo em realidade aumentada a obra “São Paulo” (1924) de Tarsila do Amaral. Foi analisado se há maiores aproximações com a artista e com a obra nos aspectos estéticos e associativos baseados nos conceitos iconográficos propostos por Erwin Panofsky (1976) e nas aberturas dos graus propostos por Júlio Plaza (2001). O objetivo de utilizar a realidade aumentada está diretamente relacionado ao poder dessa tecnologia em promover imersão em obras de arte por meio de dispositivos móveis por um determinado público. O público-alvo da pesquisa foi composto por grupos distintos, com o intuito de agregar diversos olhares e concepções sobre a arte. Como estudo de campo, foram realizadas visitas aos museus (do Futebol, da Língua Portuguesa e Pinacoteca do Estado de São Paulo) para encontrar exposições que utilizam a tecnologia em realidade aumentada e analisar seu espaço, interação e relevância. As experiências realizadas com os grupos foram documentadas por meio de formulários, gravações e fotografias. Como resultado, os participantes identificaram novas interpretações e significados da obra “São Paulo”, o que engrandeceu suas relações com a obra e com a artista em âmbitos individuais e coletivos. A experiência em realidade aumentada proporcionou reflexões simbólicas, sociais, artísticas e históricas da obra, estimulando a pesquisa e vínculos em diferentes áreas profissionais. - TeseReverberações contemporâneas de Marcel Duchamp : arte-moda-mídiaZappa, Polyana (2023-09-05)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Marcel Duchamp (1887-1968) é um artista francês que se destacou por buscar o inédito e provocar mudanças no fazer artístico. Sua produção artística e reverberação na contemporaneidade fortalecem sua sintaxe. Há muitas pesquisas sobre o artista, mas, ao relacionar os readymades como um comportamento, produz-se um movimento de desinstalação e aprofundamento na compreensão da reverberação duchampiana. Duchamp captou as mudanças de seu tempo e documentou suas obras, tornando-se pioneiro na valorização dos documentos do processo. A importância de Duchamp, na arte contemporânea, dá-se por sua atitude iconoclasta e a linguagem do readymade. Ampliando o olhar diante da dinâmica conceitual, explora-se nesta tese a relação entre a obra de Duchamp e a filosofia aristotélica, o hilemorfismo, a relação entre ato e potência. Refletindo sobre a repetição de abordagens artísticas sem inovação, que leva ao marasmo criativo, citando Duchamp, analisa-se a importância da reverberação encontrada em quatro artistas brasileiros e suas relações com o conceito de readymade: Waltercio Caldas, Hélio Oiticica, Arthur Bispo do Rosário e Nelson Leirner. Apresenta-se também a reverberação na relação entre arte e moda, destacando a influência de movimentos artísticos como o Surrealismo e a Pop Art em estilistas como Elsa Schiaparelli e Moschino. Ambos os designers criam coleções que se aproximam de obras de arte, com irreverência e excentricidade. A moda é vista como uma forma de arte, e a apropriação de elementos artísticos é comum nas criações dos estilistas. Em seguida, analisa-se a reverberação na mídia, com a apresentação de três artistas contemporâneos – Takashi Murakami, Jeff Koons e Joana Vasconcelos – que foram influenciados por Duchamp e Warhol. Murakami e Koons colaboraram com a marca de luxo Louis Vuitton, enquanto Vasconcelos criou obras gigantes e inusitadas. Todos eles incorporam a provocação e a irreverência estética de Duchamp em suas obras. Por fim, são apresentados trabalhos artísticos da autora, baseados em suas pesquisas sobre o artista Duchamp, resultando em cinco indumentárias relacionadas à sua sintaxe.