Controladoria Empresarial - Dissertações - CCSA Higienópolis
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Navegando Controladoria Empresarial - Dissertações - CCSA Higienópolis por Orientador "Oyadomari, José Carlos Tiomatsu"
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- DissertaçãoAnálise do custo benefício resultante da lei Sarbanes-Oxley sob a ótica de executivos e auditores em empresas que atuam no BrasilCarvalhaes, Marcelo de Carvalho (2016-02-03)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Como resultado de informações falsas prestadas através de Demonstrações Financeiras, houve pressão para a emissão de legislação que trouxesse novamente a confiança em informações divulgadas por empresas públicas Norte Americanas. Neste contexto, foi promulgada a lei Sarbanes-Oxley, pela qual nova dinâmica na relação auditores, executivos e órgãos reguladores foi estabelecida. No entanto, desde a promulgação da lei, a relação custo benefício resultante do cumprimento da mesma tem sido questionada, principalmente pela dificuldade de tal medição, sendo os custos de manutenção imediatos e de fácil percepção, mas impactos e eventuais melhorias, quando percebidas, são intangíveis, de difícil mensuração e tendem a ocorrer em período de longo prazo. Esta pesquisa tratou da percepção dos agentes envolvidos no cumprimento desta lei em empresas que atuam no Brasil, no que diz respeito aos elementos de controles internos, aos custos incorridos e aos impactos observados até o presente momento. Tal inquietude decorre de anos de experiência do autor, atuando nos papeis de auditor e executivo em controladoria de empresa multinacional americana, sendo assim responsável pela certificação do cumprimento da lei e posteriormente, pelo cumprimento da mesma. Foi tratada também, expectativa futura em um horizonte de cinco anos (2016-2020), no que diz respeito à expectativa de custos bem como, impactos e benefícios futuros. Observou-se diferença significativa para itens de custos e impactos já incorridos. Notou-se ainda diferença significativa para expectativas futuras decorrentes da aplicação da lei, em relação à análise de riscos, ambientes de controles e atividades de controles. - DissertaçãoAssociações entre perfis de orientação de valor social e práticas de gestão de capital de giroRotta, Clayton José (2020-02-04)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
This research focused on the relationships between the individual's social value orientation profile and the decision-making of this employee regarding a request to expand the supplier average payment period, which is in financial difficulties, and how this request would directly influence the supplier’s financial management. The working capital management in companies is a widely studied theme, and this research brought a social variable, where the decision-making has a directly impact, and the individual who conducts the negotiation has the social value orientation which do not entirely matches with the company’s directives. Regarding the social value orientation, individual difference measure, the individual is classified in: pro-social, the person that maximizes the team work and who cares about the measure, the individual is classified in: pro-social, the person that maximizes the team work and who cares about the other; individualists, who maximize their self-interest; and, competitors, who maximize the relative advantage between themselves and the other. One hundred and fourteen undergraduate students from different courses and semesters were interviewed in this academic experiment, to set the type of social value orientation and confront it with the decision-making of requesting an expansion in the supplier average payment period, in order to verify whether the social value orientation takes part in the decision-making or not. As a result, the study, through measuring the rates differences, could not validate the research hypotheses. The results should be observed considering the study limitations, which considered the undergraduate student’s perception, many of them young and with little professional experience, and other variables that may influence the relationships analyzed - DissertaçãoAssociações entre remuneração, motivação e desempenho individualOliveira Junior, Pedro Joaquim de (2020-02-04)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O propósito desta pesquisa foi o de avaliar o impacto que a remuneração variável possui sobre a construção de motivação (tanto intrínseca quanto extrínseca) e também o efeito conjunto que estas produzem sobre o desempenho individual de funcionário. O estudo foi classificado como descritivo e, quanto à abordagem, enquadrado como hipotético-dedutivo, cujas hipóteses foram construídas através da literatura. Por meio de um survey aplicado a profissionais que trabalham em departamentos norteados por metas, temos um estudo quantitativo. A coleta de dados foi realizada por meio do envio do questionário por e-mail aos potenciais respondentes, retornando uma amostra possível de utilização com 122 respondentes. Para análise dos dados, foi construída uma equação estrutural e aplicado os testes no SmartPLS. Os resultados obtidos mostraram que o desempenho individual do funcionário é afetado positivamente por remuneração variável e motivação intrínseca. A motivação extrínseca, por sua vez, possui uma influência menor sobre o desempenho, tendendo a diminui-lo. Quando testadas as influências de remuneração sobre ambos os tipos de motivação, verificou-se um aspecto negativo na motivação intrínseca e positivo na motivação extrínseca. Procura contribuir com a construção de metas nas organizações e o controle de desempenho por meio de remuneração variável, a fim de clarear os aspectos relevantes sobre os fatores que influenciam a execução das atividades dos funcionários e a construção de motivação, tanto intrínseca, quanto extrínseca. - DissertaçãoControle de projetos socioambientais à luz da teoria e da práxi: um estudo em usinas de geração de energiaAragão, Vanessa Mendes (2015-02-02)
Ciências Contábeis
A problemática fundamental desta pesquisa reside no fato de que o arcabouço teórico em relação ao tema sobre Controle de Projetos Socioambientais carece de mais estudos empíricos, visto ter poucos trabalhos disponíveis na literatura acadêmica e ser um assunto de extrema importância para o ambiente empresarial e meio acadêmico. Assim o que se fez neste trabalho foi: (i) sistematizar o conhecimento sobre Controle de Projetos num arcabouço teórico denominado Estrutura Conceitual Básica de Controle dos Projetos e (ii) investigar a realidade das atividades e funções típicas da unidade organizacional responsável, dentro das 4 (quatro) usinas de geração de energia elétrica pesquisadas, pelo controle dos projetos socioambientais. Verificou-se em que medida os elementos que integram esta estrutura conceitual refletem as práticas para o Controle de Projetos Socioambientais nas empresas estudadas. O estudo realizado é de natureza empírica e de caráter exploratório e, quanto à abordagem do problema, a pesquisa é qualitativa. Por se tratar de uma proposta para validação de um modelo teórico, o método de análise das informações obtidas consistiu na transcrição literal dos dados. Foi levantado na literatura acadêmica o modelo ideal, que as companhias devem possuir, para o controle dos projetos socioambientais e tenham sucesso, alcançando os resultados desejados. E finalmente ao analisar as usinas investigadas, percebeu-se que todas atenderam aos padrões definidos, de acordo com o arcabouço teórico levantando, para o controle de seus projetos socioambientais. - DissertaçãoControles gerenciais e decisões em organizações do segmento de saúdePedrique, Alexandre de Lacerda (2010-08-18)
Ciências Contábeis
Esta dissertação tem como propósito analisar os relacionamentos existentes entre Uso do Sistema de Controle Gerencial, Aprendizagem Organizacional, Decisões e Desempenho em organizações hospitalares. A dimensão Uso é consagrada pela tipologia proposta por Simons (2000) em Uso Diagnóstico e Uso Interativo. Uso Diagnóstico é o uso tradicional do Controle Gerencial e tem como finalidade implementar as estratégias deliberadas, enquanto o Uso Interativo tem como foco gerar aprendizagem organizacional e monitorar as incertezas estratégicas. (SIMONS, 2000). A metodologia de pesquisa adotada foi o Survey, a amostra foi composta por 48 respondentes de organizações hospitalares do Brasil e os dados foram analisados por meio da Estatística Descritiva e de duas técnicas de Análise Multivariada: Análise Fatorial e Modelagem de Equação Estrutural.Os resultados da pesquisa indicam que:(1) o Uso Interativo influencia positivamente a Aprendizagem Organizacional; (2) a Aprendizagem Organizacional influencia positivamente as decisões tomadas por gestores do segmento da saúde; (3) as decisões de Custos e processos influenciam o desempenho financeiro e não financeiro. Foram realizadas quatro entrevistas com gestores de organizações da área da saúde e observou-se que o Uso do Sistema de Controle Gerencial, tanto na dimensão Uso Diagnóstico quanto no Uso Interativo, influencia positivamente a Aprendizagem organizacional. Dentre as principais limitações, destaque-se que os resultados são baseados nas percepções de gestores da área de Controladoria, porém, como a maioria dos gestores da área da saúde é composta por médicos e enfermeiros, os resultados poderiam ser diferentes se os respondentes fossem da área assistencial. Sugere-se, para pesquisas futuras, que sejam realizados estudos de casos sobre Sistemas de Controles Gerenciais na perspectiva de Uso em hospitais, visando a uma exploração mais detalhada sobre o tema. - DissertaçãoControles gerenciais e flexibilidade: um estudo qualitativo com gerentes do e-commerceCALIXTO, ANDERSON LUIZ BEZERRA (2016-08-18)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Our society has found a new way of doing business. It is called e-commerce. With the expansion of the internet this form of shopping has been growing constantly and ways of managing this new sales channel is underexplored. Most employees in this new business model come from different fields of work. The flexibility of e-commerce allows for more aggressiveness, (in price, product, Communication and on distribution). Bringing about a need for specialized professionals in e -business. The internal process of turning the buying click on the website into an order delivered to the door of the buyer requires several steps (the Order Cycle); all of them quite different from the steps taken in physical retail, and cyber controls and cultural controls are an adaptation of the wholesale. E-commerce is surrounded by strategic uncertainties, which generates a demand for dexterity in the business, and this business has to be controlled in a different way, because it requires flexibility: in labor, both in training and in quantity and on the capacity of transport, i.e. pricing, competitive and online. Seeing as the market is competitive, stores should be simple and complex at the same time, since each client should see a different layout. Again the idea of flexibility, now referring to products displayed and individualized communication on the first page of the website. Seeking to compare theory to practice and to find solutions for this fast-growing market this paper brings to academic the gaps that were identified during interviews with renowned professionals from the largest e-commerce companies, according to E-bit. The research was exploratory, using the qualitative method that was as a methodology for data collection interviews with eight professionals from different companies. The collected data was processed through content analysis using the NVIVO software. The objective of this research was to investigate the perception of E-business professionals on the degree of flexibility of e-commerce compared to their previous experiences and fields; which are the main indicators used by these managers and which changes in scenario have made them more flexible in their decisions. The main results identified strategic uncertainties that made decision-making more flexible, indicators used in e-commerce that guide their actions, work methodology, procedures (the Order Cycle) and practical proposals for improvement . Still, it was found that companies are lacking in technology of the information and processes, integration of areas, support, monetary indexes (even for strategic areas) and scientific methodology for pricing, justifying the losses of the main e-commerce in Brazil. The research showed that is a cultural identity crisis between digital companies and the physical retail, and that there is a System of Information although not fully functional. In business that exerts peer-monitoring controls, the belief system is more latent. From one company to another the information differs in several respects, but they all converge when it comes on the perception that the electronic commerce is the future of sales and that marketplace is the main tool for further flexibility in this type of organization. - DissertaçãoControles gerenciais em uma rede de educação: caso do Claretiano - rede de educaçãoMachini, Marcio (2016-12-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Claretiano – Rede de Educação is a non-profit confessional organization administered by a religious congregation which acts in the educational market, marked by the strong regulation of the state and the increasing competition. Its confessional nature presents particular characteristics in accordance with its Mission and Principles. For instance, this institution undergoes the expansion and consolidation of its educational network, which is changing its management structure and impacting on the processes and the employees’ relations. In this context, this study aimed at raising the critical success factors and the management controls used by Claretiano – Rede de Educação, in accordance with Malmi & Brown’s (2008) framework, by means of an exploratory and qualitative study, which comprised interviews, as well as analyses of documents and meeting minutes. By means of this content analysis and the use of NVivo® software, 35 meaning units were found, divided into six categories: critical success factors; planning controls; cybernetic controls; reward controls; administrative controls; and cultural controls. Based on this survey, it was verified that Claretiano has a set of management controls of various kinds, but with the strong presence of the cultural controls and linked to confidence. This model works effectively, causing commitment with the Mission and Principles, which provides desirable performances. Nevertheless, with the growth and consolidation of the educational network, it is necessary to formalize existing controls and aggregate others, suggested by this study: strategic planning, formal budget, network level administration, as well as administrative career plan and BSC (Balanced Scorecard). - DissertaçãoControles gerenciais num ambiente de incertezas estratégicas: estudo de caso no setor de autopeçasSilva, Wellington Prattes da (2016-08-11)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Num cenário de competitividade em nível crescente, as empresas têm utilizado as ferramentas dos Sistemas de Controle Gerencial (SCG) para auxiliarem a gestão dos negócios e tomadas de decisões. Em uma compreensão mais ampla, Malmi e Brown (2008) consideram o SCG como um pacote e, em seu modelo, com cinco formas de abordagens de controle: administrativo, cibernético, remuneração e recompensas, planejamento e cultural. Na literatura nacional, poucos estudos têm utilizado essa abordagem. Os controles gerenciais têm maior ou menor relevância dependendo das condições ambientais da empresa, como as incertezas estratégicas, que são eventos externos não previstos que podem inviabilizar as estratégias da organização. O objetivo do presente trabalho é entender como os gestores de uma Industria do setor de Autopeças nacional, segmento econômico caracterizado por alto grau de incertezas, utilizam controles gerenciais para garantir o desempenho organizacional. Para tanto, realizou-se um estudo de caso, de caráter explanatório, que permitiu, além de novas contribuições, coletar informações, observações e entrevistas, que foram analisadas e comparadas. Observou-se grande ênfase dos Controles de Planejamento, a despeito do alto grau de incertezas estratégicas, sugerindo que os dois construtos não são antagônicos. Os Controles Cibernéticos estão muito relacionados aos Controles de Planejamento, e que os Controles Orçamentários auxiliam os gestores a gerenciar de forma mais eficaz o comportamento dos custos, gerando uma grande interação entre a área de controladoria e a área de produção. No tocante ao Controle de Remuneração e Recompensa, os resultados sugerem baixa influencia no comportamento disfuncional dos gestores e equipes, por não ser tão representativo e por ter um componente qualitativo no processo de avaliação. Concluiu-se que o modelo de Malmi e Brown (2008) é adequado para estudar o funcionamento dos controles gerenciais em uma empresa, e que, no caso estudado, há uma grande aderência entre os componentes do pacote. Restou comprovado que todos os benefícios dos controles gerenciais são latentes, mesmo em um ambiente caracterizado por alto grau de incertezas estratégicas. - DissertaçãoCusteio e formação de preço de venda: uma abordagem intervencionista em pequenas indústriasSilva, Renato Monteiro da (2013-06-12)
Ciências Contábeis
Esta pesquisa teve como propósito encontrar contribuições para a teoria que podem ser obtidas por meio de uma pesquisa intervencionista na implantação de custeio e formação de preço de venda em pequenas empresas. A metodologia baseou-se no framework de Labro e Tuomela (2003) e consistiu em duas grandes fases. A primeira fase chamada de compartilhamento do conhecimento foi elaborada com base no conceito SECI (Socialização, Externalização, Combinação e Internalização) desenvolvido por Takeuchi e Nonaka (2008). A segunda fase, intervencionista, também se mostrou bem sucedida. Verificou-se que a fase de treinamento teve uma participação relevante na consecução dos objetivos da pesquisa. Verificou-se também que a replicação dessa metodologia requer alguns cuidados importantes, entre eles: (1) há que se evitar que empresas concorrentes participem do mesmo grupo de treinamento e também de intervenção, (2) faz-se necessário que os pesquisadores tenham experiências profissionais com o tema e com a realidade de micro e pequenas empresas; (3) a fase de treinamento tem que ser apresentada em uma linguagem adequada à realidade desses gestores/empresários. As evidências mostram que as melhorias em controle de custos foram mais acentuadas em duas das três empresas estudadas. Estas duas empresas possuem controles que podem ser considerados adequados e os resultados permitem sugerir que o grau de qualidade desses controles é influenciado pela participação ativa de um dos sócios no controle financeiro. Isso permitiu que as intervenções resultassem em aprimoramento no controle de custos e preço de venda. Um melhor conhecimento dos custos permitiu um aumento da confiança dos empresários na negociação dos preços com os seus clientes. Os resultados devem ser analisados considerando as limitações deste trabalho que estudou uma amostra de apenas três pequenas indústrias localizadas na região metropolitana da cidade São Paulo, inseridas no setor metalúrgico, porém com diversas características bastante similares ao universo das MPEs. Futuras pesquisas poderão ser conduzidas utilizando a própria amostra das empresas participantes, podendo investigar os benefícios da intervenção em um intervalo maior de tempo. Empresas com porte de faturamento superior ou ainda com melhores níveis de controles gerenciais, poderiam demandar técnicas modernas de controle gerencial como Balanced Scorecard ou Custeio Meta. - DissertaçãoDesvio orçamentário e desempenho econômico: um estudo da relação entre o resultado EBIT e as variações de orçamento no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac – Departamento Regional de Minas Gerais)Silva, Jairo Gonçalves (2016-12-12)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
No mundo atual, onde mercados cada vez mais competitivos ditam as regras, grandes e novos desafios estão sendo impostos às organizações. O ritmo avassalador das transformações sociais, econômicas e políticas e, especialmente, o fim das fronteiras geográficas, pulverizadas pela globalização, ampliam a necessidade de adaptação empresarial. Na busca por respostas gerenciais rápidas, melhoria de processos operacionais, inovação e criação de valor para todas as partes interessadas, o processo orçamentário, enquanto ferramenta de planejamento e controle gerencial, é visto, de um lado, como um importante aliado dos gestores, ao mesmo tempo que, de outro, vem sendo criticado quanto à sua real contribuição para os resultados das empresas. Seja com arrimo nas abordagens favoráveis, relatadas em maior número pela literatura, seja considerando as correntes contrárias que vêm ganhando força, à medida que estudos exploram com maior profundidade a realidade das instituições, torna-se imperativo que as organizações ponderem e certifiquem se a ferramenta orçamentária é mesmo capaz de garantir ou, pelo menos, de potencializar os seus resultados. Nesse debate, que conclusão seria melhor: a comprovação de que o orçamento empresarial é, verdadeiramente, um instrumento prático de gerenciamento, indispensável, imprescindível e insubstituível ou a consolidação da ideia de que nada mais é que um ritual burocrático, distorcido, ultrapassado e ineficaz? A presente dissertação resume o estudo feito em um grande player do mercado educacional, com vistas a entender o comportamento da relação existe entre desvio orçamentário e desempenho econômico, apurados em dado período, tendo essa discussão como pano de fundo. A hipótese levantada é a de que não há correlação direta importante entre um e outro, capaz de assegurar que um melhor orçamento, necessariamente, acarreta um melhor resultado econômico. - DissertaçãoDeterminantes na decisão de internacionalização : estudo de caso em um grupo australiano de varejo de modaAlves, Carla Santin (2016-02-03)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
The case study aimed to identify decision determinants on foreign retail company to internationalize. The research is based on the growing process of globalization nowadays that increasingly reduces the boundary between countries and allow companies to seek new markets, as well as the need for further studies within the retail sector taking into account all its specificities and characteristics. The chosen theory for the study is the Eclectic Paradigm, which states that companies will internationalize if they have ownership location and internalization advantages. The preference for this theory resides on its application to specific retail market and the importance of the process in the vision of the invested country and the investor. The research is exploratory on its objectives, it is a case study on its procedures and has a qualitative approach. The case study although unique is integrated, once it involves more than one unit of analysis. The case unit is an Australian fashion retail company founded in the early nineties, privately held, which operates in seventeen countries and mainly through its owned stores. The company entry movements were grouped into seven groups of internationalization that were evaluated through analysis of documents, internal files, interviews and direct documentation. Five interviews were held with executives and company managers for more detailed processes. The research results demonstrate adherence to the theory used and the business focus of the case study and identified the determinants for the company‟s internationalization as market positioning through the offer of quality and affordable products to the general population, the maintenance of the business culture in the new markets, the entrance into markets with similar characteristics as the Head Office‟s, growing markets and predominantly young population with fashion interests, and reduced operating costs. A framework was structured based on the findings. - DissertaçãoGestão do conhecimento na área de controladoria: um estudo de caso em modelo de estrutura descentralizadaSimãozinho, Sergio de Miranda (2012-08-01)
Ciências Contábeis
In the current competitive context of the businesses where the business environment becomes it s so fast, and the physical and financial capital is no longer the differential in competitive strategy, the focus of companies turned to innovation, because without it, companies will be doomed to extinction. Thus, to meet this challenge, knowledge management has become essential for companies because they need people with knowledge and skills that are the differential relative to its competition. In this sense, it is common knowledge management associated with more people and departments that develop products and services offered by the companies, however, this vision cannot be limited to these departments, because there are other departments that also merit of concern in knowledge management companies. Accordingly, and in view of the important role of the Controller in managing business enterprises, this case study explored the question of knowledge in the Comptroller, with the purpose of investigating "As professionals in the department Comptroller acquire and share knowledge?". It is hoped that the answer to this question and provide empirical evidence of the current state of knowledge management oriented to the Controller, this study will contribute to enable companies to plan and implement actions structured and efficient in improving the skills of its professionals, that in counterpart may be supported with best qualified professionals in implementing differentiated and their competitive strategies. - DissertaçãoImpactos da substituição tributária no ICMS: um estudo qualitativo sob a ótica de gestores empresariaisBiava Junior, Roberto (2010-08-11)
Ciências Contábeis
O presente trabalho teve como principal objetivo responder a questão de pesquisa qualitativa de quais são os principais impactos da sistemática de tributação da substituição tributária no ICMS sob a ótica de gestores empresariais (profissionais especialistas da área tributária) . O trabalho gerou como contribuições: a) às empresas: conhecerem em maior profundidade os principais impactos qualitativos da adoção desta sistemática de tributação; b) ao governo e aos legisladores: conhecerem qualitativamente os impactos da introdução deste regime de tributação (substituição tributária) sobre os agentes econômicos empresariais, especialmente em um cenário brasileiro em que as unidades federadas (Estados e Distrito Federal) disputam a alocação de investimentos das empresas, inclusive por meio da tributação; c) à academia: compilar os principais aspectos normativos da substituição tributária do ICMS, conhecer seus principais impactos em comparação ao ICMS da sistemática normal, bem como rever as noções básicas na contabilidade tributária da contabilização do ICMS - Substituição Tributária. O trabalho adotou o método qualitativo de Análise de Conteúdo por meio de entrevistas, representando a opinião de profissionais especialistas da área tributária. A pesquisa descreveu em profundidade nove categorias de análise sobre os impactos da substituição tributária no ICMS, apontando ao final, os principais aspectos (argumentos) positivos e negativos do ICMS-ST. Por fim, na conclusão foram sugeridas diversas recomendações, para fins de aperfeiçoamento da legislação tributária do ICMS - Substituição Tributária. - DissertaçãoImplantação de controles financeiros em pequenas e médias empresas usando a abordagem intervencionistaLambiasi, Eduardo (2013-05-21)
Ciências Contábeis
A presente pesquisa se propôs, utilizando uma abordagem intervencionista, a modificar a realidade de três pequenas empresas, especificamente no aspecto da gestão financeira. Pequenas empresas, como sugere a vasta literatura existente tanto no âmbito nacional como internacional, têm dificuldades de sobrevivência, sendo uma das principais causas o Controle e Gestão Financeira. O pesquisador interveio na realidade dessas empresas ― associadas ao SINAFER, Sindicato das Empresas de Artefatos de Ferro, Metais e Ferramentas em Geral do Estado de São Paulo―, notadamente no fluxo de caixa, não só em seu aspecto operacional, como também na visão gerencial, tanto no que se refere à ordenação das rubricas, separando-se a geração operacional dos eventos de financiamentos e investimentos, como também ao aspecto prospectivo, desenvolvendo projeções de fluxo de caixa. Explorou-se uma ferramenta para controle do capital de giro, mediante a comparação do EBITDA com a geração operacional de caixa e análise das variações. A metodologia adotada contemplou uma fase inicial que consistiu em sessões de treinamento e, posteriormente, sessões de intervenção em campo. Os principais resultados mostram um aprimoramento dos controles financeiros das empresas pesquisadas, gerando conhecimento e permitindo que elas tivessem informações mais adequadas para tomada de decisão, o que revelou aos pesquisadores a aderência do tema para esse perfil de empresa, algo que pode ser replicado em maior escala. Os resultados também mostraram que os problemas de pesquisa, apesar de serem planejados, emergem do campo como fruto da interação entre pesquisadores e os gestores das empresas estudadas, o que já é uma característica que diferencia de relatos de consultoria, em que os problemas são previamente definidos pelos gestores da empresa. - DissertaçãoImplementação de indicadores de desempenho em uma rede de varejo na perspectiva intervencionistaPelaquim, Adriano Roberto (2013-04-23)
Ciências Contábeis
A presente pesquisa estudou o modelo de implementação de indicadores de desempenho desenvolvido por Neely et al. (2002) com o objetivo de empregá-lo em uma organização empresarial nacional do setor de varejo, através de uma abordagem intervencionista. Em linhas gerais, o modelo parte da identificação dos principais grupos de cliente por produto correlacionando-os com os objetivos de negócio dos quais são balanceados sob as perspectivas do Balanced Scorecard (BSC) (KAPLAN; NORTON, 1997). Na sequência leva à definição dos indicadores de desempenho juntamente com as iniciativas e atividades a serem desenvolvidas pelos principais gestores com o objetivo de proverem o alcance das metas definidas. A organização que permitiu a realização do estudo de caso foi a Padaria Brasileira, uma rede de padarias da região do ABC paulista em franco crescimento orgânico, onde a questão da pesquisa foi respondida por meio de entrevistas estruturadas e semiestruturadas, além de coleta de documentos e registro do conteúdo observatório resultante de reuniões e visitas periódicas às unidades da organização. Os dados coletados foram tabulados e compilados de acordo com a metodologia descrita pelo modelo, cada qual em um formulário específico e pré-definido. A análise dos dados seguiu os critérios sugeridos pelo autor e outros específicos em função do tipo do negócio. A despeito da organização já possuir uma série de indicadores de desempenho, o estudo possibilitou a formalização dos indicadores não declarados oficiais e a inclusão de novos indicadores, sobretudo de cunho não financeiro inclinados à perspectiva da visão cliente, dos fornecedores e dos critérios de aprendizado e crescimento. Ao final, foi possível concluir que o modelo aplicado teve aderência ao tipo de negócio, salvo pequenas adaptações em razão de algumas limitações encontradas na organização como o nível de formalidade ainda em processo de aperfeiçoamento e a centralização de comando. O estudo também remeteu a uma modesta contribuição para o aprimoramento do modelo de implementação, pois pôde identificar e mapear potenciais gaps, níveis de aderência, premissas e restrições entre o modelo de referência aplicado e as especificidades da empresa e do segmento estudado. Vale ressaltar que o framework foi desenvolvido e testado, segundo Neely et al. (2002), em organizações multinacionais do setor Industrial e de Manufatura. - DissertaçãoIndicadores de desempenho: estudo intervencionista em PME industrialSantos, Silmara Serafim dos (2016-02-03)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Esta pesquisa teve como propósito encontrar contribuições para a teoria as quais podem ser obtidas por meio de uma pesquisa intervencionista na implantação de indicadores de desempenho em indústrias de pequeno e médio porte. O estudo foi conduzido com aplicação de treinamentos e visitas de intervenção em quatro empresas localizadas no Estado de São Paulo. Na fase de treinamento, chamada de compartilhamento do conhecimento, foram apresentados vários temas e modelos com o objetivo de convergir para o levantamento dos indicadores de desempenho alinhados aos objetivos da organização. Na fase de visitas de intervenção, verificou-se a aderência dos indicadores em nível das operações e dos processos. Verificou-se ainda que, das quatro empresas participantes, apenas uma apresentava níveis adequados de controles gerenciais e de engajamento dos gestores necessários para implantação de mensuração de desempenho por meio de indicadores. Os resultados estão alinhados com estudo antecedente de Renato Monteiro (2013) quanto à replicação desta metodologia, tais como: (1) faz-se necessário que os pesquisadores tenham experiências profissionais com o tema e com a realidade de PME; (2) a fase de treinamento tem que ser apresentada em uma linguagem adequada à realidade desses gestores/empresários. Adicionalmente, acrescenta-se que a visita de intervenção poderia ser realizada logo após a adesão dos participantes, objetivando o conhecimento mais profundo da empresa pelo pesquisador, de forma que a fase de compartilhamento de conhecimento fosse mais produtiva, bem como a fase de intervenção. A seleção das empresas é fundamental para a concretização do propósito da pesquisa; e que o engajamento dos gestores de diversos segmentos da empresa, liderado pelos empresários, potencializa os resultados da metodologia. Futuras pesquisas poderão ser conduzidas utilizando a própria amostra das empresas participantes, podendo investigar os benefícios da intervenção em um intervalo maior de tempo. - DissertaçãoInteração entre profissionais de contabilidade gerencial e gestão de operações: uma observação baseada na construção de conhecimentoAlectoridis, Dímitra (2015-02-04)
Ciências Contábeis
A busca pela excelência nas ações e por resultados sólidos faz com que os profissionais tenham responsabilidade na gestão de seus próprios conhecimentos e na transformação destes em técnicas e ferramentas capazes de ampliar os ganhos qualitativos e quantitativos nos departamentos e nas empresas. A gestão do conhecimento bem aplicado às práticas dos profissionais é um meio de garantir bons resultados, mas para isso deve ser compartilhado enquanto conhecimentos individuais e construído enquanto possibilidade de conhecimentos coletivos. Este trabalho objetiva avaliar a interação entre profissionais das áreas de contabilidade gerencial, também chamada de controladoria, e de profissionais de gestão de operações, sob a luz da teoria de Nonaka e Takeuchi (1997) da Criação de Conhecimento na empresa. Seu objetivo foi gerar uma mensuração capaz de identificar o nível de maturidade dos profissionais de cada área nos modos de conversão de conhecimento proposto nesta teoria, incluindo a criação de conhecimento empresarial no contexto geral. Os resultados encontrados mostram que os profissionais se preocupam com seu conhecimento individual e a transmissão deste para suas próprias equipes, além de se preocuparem em internalizar conhecimentos explícitos para si. Porém quando são avaliados os resultados dos modos de conversão que exigem maior relacionamento com outras equipes e disponibilidade para criar conhecimento independente da necessidade imediata, temos um grupo de profissionais avaliados que mostram restrições, parte em função da falta de incentivo da empresa, parte por falta de intenção dos outros profissionais para isso. A mensuração da criação de conhecimento para empresa recebe o impacto dessas restrições, e como resultado geral a pesquisa mostra que há necessidade de melhoria no comportamento dos gestores de contabilidade gerencial e gestores de operações para que a Criação de Conhecimento traga resultados mais efetivos para as empresas. - DissertaçãoMedição de desempenho organizacional de TI: um estudo exploratório em IESSanches, João Luiz Jardim (2011-08-02)
Ciências Contábeis
Neste trabalho, foi feita a análise de como se dá a mensuração de desempenho da área de Tecnologia da Informação (TI) em Instituições de Ensino Superior (IES), de forma exploratória, utilizando-se a técnica de análise de conteúdo, conforme feito por Perez (2006).No intuito de gerar conhecimento aplicável a um segmento econômico e evitar os riscos de pesquisas abrangentes, porém gerando resultados inconclusivos para determinados segmentos (CHENHALL, 2006), optou-se pelo segmento de Instituições de Ensino Superior (IES). O primeiro objetivo do trabalho foi trazer à tona algumas características da medição de desempenho, revelando em qual estágio de controle gerencial se encontram tais ambientes. O segundo objetivo foi detectar possíveis distâncias entre as práticas ora estudadas e alguns conceitos apregoados pela Academia. Para perseguir esses objetivos, por vezes, durante a análise dos resultados, foi necessário buscar a teoria tal qual o estudo de Järvenpää (2007),segundo o qual, de forma abdutora, parte-se dos resultados para a correta conexão com a literatura. Além da categorização e da análise dos resultados, o framework proposto por Ferreira e Otley (2009) foi utilizado como referência de comparação para os atuais estágios de controle de desempenho encontrados nas áreas de TI. Os resultados mostram um estágio pouco desenvolvido na utilização de ferramentas de controle gerencial para controle de desempenho. Nesse contexto, percebeu-se a influência de fatores externos ainda não absorvidos pelas controladorias, principalmente quanto à captura de aprendizado por meio de Comunidades de Práticas (CoPs). Foi possível constatar uma validação da abordagem contingencial (MERCHANT, 1984; CHENHALL, 2006; FERREIRA; OTLEY, 2009), na qual os fatores externos combinados ao estágio das organizações culminam na adoção dos procedimentos de controle utilizados. Os resultados sugerem que a forma de medição de desempenho pode ser explicada em parte pelo distanciamento da área de Controladoria,indicando que esta não possui papel determinante organizacionalmente, com evidências de gaps em relação à literatura acadêmica. O distanciamento do planejamento estratégico da gestão da área de TI também pode ser em parte um fator explicativo para os fenômenos apresentados nas IES B, C e D. A IES do caso A apresentou-se de forma peculiar em relação às outras, com ambiente de controle mais desenvolvido, consoante com estrutura de controle mais moderna prevista no framework de Ferreira e Otley (2009). - DissertaçãoMensuração de desempenho em empresas do setor de incorporação imobiliária: o caso da empresa Tecnisa S.A.Castro, Danielle Ribeiro de Freitas (2011-02-09)
Ciências Contábeis
Este trabalho estudou as características de um Sistema de Medição de Desempenho aplicado a uma organização empresarial a partir do modelo desenvolvido por Ferreira e Otley (2009), com os objetivos de averiguar empiricamente a sua aderência e identificar como este modelo pode ser utilizado para melhorar um sistema de medição já existente em uma empresa. Este estudo visou diminuir o gap existente entre as teorias e as práticas de Contabilidade Gerencial, testando empiricamente a aderência de um framework. O caso estudado foi a Incorporadora Tecnisa e para responder a questão de pesquisa utilizou-se um questionário adaptado do utilizado pelos autores do modelo, sendo obtidas nove entrevistas focadas com os principais executivos e gerentes da companhia. Para análise dos dados foi empregada a Análise de Conteúdo, além de observação in loco e análise documental da companhia. Muito embora os resultados tenham permitido inferir que o atual Sistema de Medição de Desempenho da companhia atende as necessidades da companhia, foi possível identificar que alguns pontos como a medição da perspectiva de aprendizado e crescimento, aumento da tempestividade dos relatórios, liquidez da ação, velocidade de atingimento das metas e utilização da TV corporativa para divulgação dos fatores críticos de sucesso merecem atenção, com os quais se obteve concordância da direção da empresa. Os resultados evidenciados neste trabalho permitiram concluir que o modelo de Ferreira e Otley (2009) é aplicável à realidade empresarial e útil para avaliar a adequação de um Sistema de Medição de Desempenho já implementado e também para identificar pontos de melhoria. Os resultados sugerem que uma das possíveis causas do sistema não estar aderente à realidade atual da empresa, decorre da não inclusão de indicadores de desempenho mais alinhados com os objetivos de investidores, os quais passaram a ser um grupo importante de stakeholders após a entrada da empresa no mercado de capitais. - DissertaçãoProcesso de melhoria contínua – Kaizen sob a ótica de controladoria: estudo de caso da empresa Eureka!Carneiro, Welington Norberto (2017-06-22)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Os trabalhos sobre a metodologia da Produção Enxuta e, em especial, da Melhoria Contínua, ou Kaizen, têm sido amplamente discutidos e explorados na literatura internacional, porém, ainda há poucas pesquisas que se preocupam com a questão da gestão do conhecimento no momento da implantação das técnicas da Melhoria Contínua – Kaizen, com suporte de Controladoria. Para preencher essa lacuna de pesquisa essa dissertação teve como objetivo de pesquisa entender o processo de Melhoria Contínua – Kaizen na empresa Eureka! sob a ótica de Controladoria, embasado nos construtos explorados por Kennedy e Widener (2008) e Nonaka (2006). O objeto desse estudo é a empresa Eureka!, a qual é, no Brasil, uma multinacional de capital fechado. O método combinou análise de documentos e coleta de dados por meio de 21 entrevistas em profundidade com as pessoas envolvidas no processo, as quais foram analisadas utilizando-se do software ATLAS ti. Quatro grandes fatores ou categorias foram identificados: a Sustentabilidade do negócio, ou fator Lucratividade sendo que este dava sustentabilidade aos seus negócios para buscar preparar a companhia para momentos de crise, solidificando, assim, as suas capacidades organizacionais frente a sua concorrência; a Excelência em Processos, ou fator Processual qual era uma dimensão importante para garantir a gestão e a continuidade dos projetos; os Controles Sociais, ou fator Social onde foi perceptível que havia uma maior dificuldade na área de gestão de projetos de Melhoria Contínua com relação às tomadas de ações necessárias para as correções no modus operandi da filosofia e, por fim, a Institucionalização, ou fator Institucional onde foi percebido que a geração de ideias era, para a empresa Eureka!, uma das grandes alavancas de seu programa de Melhoria Contínua. Com base nesses achados 22 proposições foram propostas, as quais poderão ser testadas em estudos futuros. O estudo contribui para a prática ao demonstrar quais fatores são importantes para a implantação e institucionalização da técnica de Melhoria Contínua – Kaizen, podendo alertar os profissionais responsáveis pela condução desses programas, bem como os demais profissionais da área de Controladoria e Operações.