Controladoria Empresarial - Dissertações - CCSA Higienópolis
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Navegando Controladoria Empresarial - Dissertações - CCSA Higienópolis por Orientador "Cesar, Ana Maria Roux Valentini Coelho"
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- DissertaçãoAnálise da preferência do consumidor de baixa renda para a expansão da rede de supermercados dia% nas regiões periféricas de São Paulo e São José dos campos (SP): mercado de vizinhança e atacarejoBozzo, Andréa Luisa (2016-06-09)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Os supermercados e a distribuição alimentar fazem parte de um setor de relevo na economia brasileira. Representam cerca de 5,6% do PIB, dão emprego a um milhão de pessoas, e estima-se que todos os dias, 25 milhões de brasileiros desloquem-se a um estabelecimento desses, para satisfação da sua necessidade de consumo. Este estudo tem por objetivo identificar quais são os determinantes que alicerçam a preferência do consumidor de baixa renda nas regiões periféricas de São Paulo (Itaquera, Sapopemba e São Miguel) e São José dos Campos (Campos dos Alemães, Morumbi e Paranangaba), considerando os modelos de mercado de vizinhança (Rede Dia%) e atacarejo (principal concorrente) de modo a balizar a decisão de investimento e expansão da Rede Dia%. A metodologia do trabalho consiste em uma pesquisa exploratória utilizando-se um survey junto a frequentadores de lojas de diferentes modelos nas cidades citadas. Para coleta de dados foi utilizado um questionário com questões fechadas, com escalas nominais ou ordinais. Os dados foram tratados com técnicas básicas de estatística descritiva e multivariada. O setor insere-se num ambiente concorrencial intenso, em que cada companhia tenta ganhar posição e quota de mercado. Hoje as tecnologias de informação permitem a análise dos hábitos de consumo de forma quantitativa, o que permite a rápida identificação de padrões e alterações. A vantagem competitiva duma companhia está na correta interpretação e implementação de processos, que permitam em tempo útil, oferecer ao cliente o que ele procura. Um dado relevante e identificado pelas cadeias de distribuição é o consumidor, mesmo em contextos econômicos desfavoráveis, pretender manter o mesmo nível de consumo. Esta mudança foi identificada através de uma transferência de consumidores do hipermercado para o atacarejo. Perante a questão problema do trabalho: Quais são os determinantes da preferência do consumidor de baixa renda nas regiões periféricas de São Paulo (Itaquera, São Miguel e Sapopemba) e São José dos Campos (Campos dos Alemães, Morumbi e Paranangaba), considerando os modelos de mercado de vizinhança (rede Dia%) e atacarejo (principal concorrente) de modo a balizar a decisão de investimento e expansão da rede Dia% conclui-se que o setor opta por um modelo de feedback, ou seja, atuar com base nos indicadores dados pelos padrões de consumo dos clientes e não antecipando-se a esses. O survey apresenta como principais fatores na escolha do modelo de loja por parte dos consumidores: o preço e a rapidez de atendimento, seguido da variedade e qualidade do produto e do ambiente agradável da loja. É a satisfação destes fatores que fideliza o consumidor. A maioria dos consumidores não restringe as suas compras a apenas um dos modelos. A escolha é efetuada mediante o tipo de compras que pretende fazer. O mercado de vizinhança da marca Dia % e o atacarejo da marca Atacadão destacaram-se nas preferências dos consumidores que responderam ao questionário. - DissertaçãoAnálise do processo de tomada de decisão orçamentária no setor de saúdePucci, Marcos (2013-02-04)
Ciências Contábeis
Um dos desafios das empresas contemporâneas é valorizar e potencializar o recurso humano, um dos mais importantes no atual cenário competitivo, uma vez que sua potencialização pode se reverter em sucesso para as empresas. Ainda que a busca de maximização do desempenho das organizações (e das pessoas com elas envolvidas, com relação aos seus processos de tomada de decisão) não seja uma preocupação nova nas disciplinas relacionadas à gestão e à produção, ainda há lacunas a serem preenchidas. Uma dessas lacunas está relacionada à compreensão do processo de tomada de decisão de médicos ou de outros profissionais que atuam como gestores em ambientes hospitalares cada vez mais competitivos. Para compreender esse processo decisório teve-se como questão de pesquisa: Qual é o modelo adotado pelo gestor do Setor de Saúde, que atua em organizações hospitalares, ao tomar decisões relacionadas às metas orçamentárias?Com enfoque no processo de tomada de decisão orçamentária, o referencial teórico deste estudo abordou as modelos econômicas clássicos para decisão bem como modelos oriundos da psicologia cognitiva. Em termos metodológicos, o enfoque do estudo foi quantitativo. Os dados foram colhidos utilizando-se questionários eletrônicos, que foram enviados a centenas de gestores hospitalares envolvidos no processo de tomada de decisão orçamentária, obtendo-se uma amostra de 76 respondentes (70 com a segunda parte do questionário totalmente preenchida). Os dados foram analisados com estatística descritiva e multivariada, com ênfase na Modelagem de Equações Estruturais para avaliação das correlações entre os constructos sugeridos pelo referencial teórico, via método Partial Least Squares (PLS). Dentre os resultados encontrados destaca-se a pronunciada influência dos aspectos socioafetivos sobre a decisão, mostrando a influência social na decisão e o medo relacionado às decisões em si ou ao resultado obtido com a decisão. Como desdobramento prático apresenta-se a proposição de um estudo a ser realizado em parceria com desenvolvedores de softwares especializados em gestão hospitalar, especialmente no tocante à análise dos efeitos em médio e longo prazo de decisões ancoradas em aspectos sócio-afetivos, propondo-se a inclusão de indicadores do custo de oportunidade sócio afetivo . Com o controle desse tipo de custo espera-se ampliar a racionalidade no processo de estimativa de metas do gestor hospitalar, contribuindo para melhor alocação de recursos sempre tão escassos para o setor. - DissertaçãoAplicação de um modelo cognitivo para análise de tomada de decisão em ambiente de desenvolvimento orçamentárioMarin, Rodrigo de Souza (2010-02-03)
Ciências Contábeis
The models usually used by the companies to monitor and to foresee the decision making process, searching for the ideal level of success in decisions, in many cases they are not appropriate. This happens because many of these decisions involve aspects that could not be foreseen in the rational models of the decision making process, like the intuition of the decision maker, that is shown by the use of heuristics or inclinations of decision, because of the preference of the decision maker in using certain alternatives instead of others, because of affectionate aspects (emotional and motivational). In the areas of Economy and Marketing there are several interdisciplinary studies relating themes of those areas, such as Neuroscience and Cognitive Psychology, seeking to better understand those aspects denominated Intuition and that are considered "the black box" of the economical models of decision. In Accounting that approach is still incipient. Thus, this study tries to understand the decision making process in accounting atmospheres, having a model of decision anchored in the Cognitive Psychology as a base. Therefore, its goals are: identifying the form of processing the information in the decision making process, when it involves the establishment of levels of budgetary goals, considering aspects that stray from rationality. The research was developed with quantitative focus, in the company Natura Cosméticos S.A., using a theoretical model proposed by researchers that study the theme of Neuroaccounting. Modelling of structural equations was used with the methodology PLS (Partial Least Squares). The results show that in Natura the theoretical model used as a base is strong, there are convergence points with the model of decision estimated by other researchers in other companies, but there are three aspects that are different in the decision making process of Natura with a model used for comparison: 1) information has significant weight to decision making, although it is to sustain decisions taken based in expertise; 2) there is social influence in the decision making process, in the moment of selecting incentives for decision, or in the analysis of the consequences of the decision; 3) the fear of making decisions is smaller, suggesting larger daring when estimating the budgetary goals. The results are coherent with the atmosphere of innovation of Natura and with its culture that focuses relationships. Future studies in the area of Behavioral Accounting will analyze if those characteristics can be widespread to other innovation atmospheres. - DissertaçãoAspectos que influenciam a tomada de decisão relacionada a metas orçamentárias em organizações do primeiro e terceiro setores: aplicação de um modelo oriundo da neurociênciaLima, Fabrício Ribeiro Gonçalves (2011-02-02)
Ciências Contábeis
Este estudo foi desenvolvido utilizando a aplicação de um modelo de tomada de decisão oriundo de uma linha de pesquisa denominada Neuroaccounting, em desenvolvimento no Núcleo de Estudos em Controladoria da Universidade Presbiteriana Mackenzie, tendo como problema de pesquisa: Como ocorre o comportamento no processo de tomada decisão de profissionais de organizações do primeiro e do terceiro setores?O referencial teórico foi dividido em três partes: análise de teorias em contabilidade relacionadas ao processo orçamentário, foco de estudo da decisão nesta dissertação; análise do referencial teórico sobre organizações do primeiro e do terceiro setor e do processo orçamentário, para caracterização da população alvo deste trabalho. Em termos metodológicos esta dissertação se enquadra dentro do enfoque quantitativo; os dados foram colhidos em duas etapas: survey aplicado junto a profissionais que atuam no primeiro e no terceiro setor, com os questionários enviados por e-mail para cerca de 3.450 endereços eletrônicos, acompanhados de carta convite, obtendo-se um retorno de 5,8% na segunda etapa os dados foram colhidos diretamento junto aos respondentes numa feira voltada para o público alvo de estudo.Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva e multivariada, aplicando-se análise fatorial e modelagem de equações estruturais, usando-se a metodologia PLS(Partial Least Squares). Os resultados mostraram que, conforme encontrado em estudos anteriores, os sujeitos buscam informações para tomada de decisão, ou seja, ela racional(processo controlado) ou por instituição/expertise(processo automático); todavia a influência da informação tem maior peso nas decisões racionais. Os aspectos também exercem influência sobre ambos os tipos de decisão, mas o peso maior está nos processos de decisão por instituição/expertise. Esses resultados vão em direção contrária aos estudos sobre racionalidade na decisão e são coerentes com achados em Neurociência que mostram que a decisão é um fenômeno complexo envolvendo diversos circuitos neurais além daqueles envolvidos chamados "executivos". Os resultados deste estudo trazem como contribuição uma proposta para desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão que levem em consideração aspectos relacionados à decisão social, ous eja, a influência do grupo sobre o decisor, um dos aspectos considerados relevantes para a população estudada. - DissertaçãoAutarquias federais de fiscalização do exercício profissional: desenvolvimento e proposta de implementação de um balanced scorecard na área de fiscalização do CREA-SPCalvo, Janaina Macedo (2014-02-06)
Ciências Contábeis
This study was qualitative in nature, presents research conducted in a constructive Supervisory Authority of Professional Practice, Regional Council of Engineering and Agronomy of the State of São Paulo - CREA - SP, with the goal of developing indicators for implementation of the Balanced Scorecard in the area surveillance CREA - SP so this may contribute to the enforcement activities of that agency. To achieve the general objective three specific objectives were established : 1 ) Identify the Strategic Map of CREA - SP , 2 ) Identify the BSC indicators for the area 's Supervisory CREA - SP, aiming to align the activities of the area to the strategic planning of the Council Guidance given : "Recovery Professional" and 3 ) internally validate these indicators . The study is situated within the institutional approach and involves two areas of knowledge: Organizational Strategy and Management Accounting. The implementation of the Balanced Scorecard is justified by the need to align the Strategic Planning CREA - SP with current legislation to introduce transparency in the management and monitoring aspects to society. The specific objectives were met and that the proposed validated indicators and their deployment is scheduled to start in 2014 , at which time it should complete the constructive research proposal. - DissertaçãoFatores que influenciam a tomada de decisão relacionada ao plano de vendas: um estudo em empresas de micro e pequeno porte oriundas de incubadora de empresasRodrigues, Terezinha Vieira (2011-02-03)
Ciências Contábeis
Com esse estudo objetivou-se identificar quais são os principais aspectos cognitivos que influenciam o processo de decisão de empreendedores gestores de empresas de micro e pequeno porte quando estes tomam decisões relacionadas à montagem do plano de vendas, no contexto do sistema de informação gerencial. O estudo foi feito junto a cinco gestores de empresas de micro e pequeno porte, localizadas na cidade de Santa Rita do Sapucaí - MG e oriundas da incubadora de empresas do INATEL - Instituto Nacional de Telecomunicações. Um processo decisório é bastante complexo e pode ser estudado sob o prisma de algumas disciplinas, tais como: Economia, Psicologia Cognitiva e Neurociência. Adotou-se neste estudo uma abordagem interdisciplinar, utilizando-se como referência um modelo de Tomada de Decisão cujo foco é a forma do processamento da informação, alimentado pelos domínios cognitivo e afetivo. Essa dissertação desenvolveu-se com base no enfoque qualitativo, usando-se entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados mostraram a existência de nove categorias, sendo oito categorias associadas ao processo de Tomada de Decisão, indicando que, conforme esperado, os gestores consideram que o processo é predominantemente racional, mas sofrem a influência de aspectos afetivos e uma categoria nomeada Aspecto Comportamental do Empreendedor. Observou-se a homogeneidade da amostra, todas as empresas entrevistadas adotam o orçamento como uma ferramenta de gestão, provavelmente fruto do treinamento recebido durante o processo de incubação. Identificou-se ênfase na decisão social e na necessidade de busca estruturada de informações sobre o ambiente externo. O plano de vendas, objeto do estudo, fundamental para os processos produtivos da empresa, pode ter ajustes dependendo das informações externas coletadas de maneira não sistemática. Não foi encontrado instrumento formal para a captação dessas informações ou sistemas de informação gerencial a elas associados. A partir dos dados foram mapeados os mecanismos externos de captação de informação, destacando-se os aspectos considerados essenciais para facilitar a gestão e o processo de delegação dessa tarefa. Os dados mapeados poderão ser utilizados para o desenvolvimento de um sistema de informação gerencial para captação das informações externas. Destaca-se como limitação desse estudo o fato de ter-se entrevistado somente o sócio responsável pela área comercial, a inclusão dos demais sócios pode ser uma sugestão para futuros estudos. - DissertaçãoFatores relacionados à compra de seguros: uma investigação na aquisição de seguro de automóvelAndrade, Raquel de Cassia (2012-02-15)
Ciências Contábeis
This present dissertation seeks to identify the behavior of automobile insurance potential consumers, as regards decision-making in scenarios of ambiguity, coupled with the amount of the loss and the self-risk. General objective: Identify the consumer behavior related to the intention to purchase insurance considering ambiguity/risks scenarios, the amount of the loss, the perception of self-risk and insurance legislation knowledge. Through a survey applied directly under a pre-selected target audience, a total of 250 persons received the research profile. Although 196 participants answered the instrument, 95 respondents were regarded as valid (answered all the questions of the research). The survey instrument was split into two blocks: (i) demographic data and ambiguity and (ii) risk scenarios, self-risk, amount of loss and legislation knowledge. The scales used in the present study were categorical or metrics. Before the final application, pre-test was conducted with four respondents, allowing further adjustments. The main results were: (i) in matters relating to the scenario of ambiguity and risk, the intention to purchase proved influential for the scenario of imprecise ambiguity allied with the possibilities of occurrence of theft, which takes into account the probability of recovery of the vehicle (the amount of which depends on the State of the vehicle), since, where both are totally unforeseen circumstances; (ii) regarding the self-risk factors that influence buying intention in imprecise ambiguity environment, the results showed that all factors are significant except to the dangerous drive group; (iii) with respect to demographic variables, the more that stand out are education and income variables; (iv) as the last found, the knowledge of legislation proved to be a positive influence of the intention to purchase a car insurance. - DissertaçãoA implantação de sistema ERP: um estudo de caso em indústria de autopeçasBorelli, Gladis (2014-02-20)
Ciências Contábeis
A competitividade das empresas se acirra dia-a-dia e aspectos relacionados a novas tecnologias, sistemas de informação, processos e modelos de gestão se alteram em intervalos de tempo cada vez menores, demandando um constante reposicionamento das empresas em relação a novas competências e posturas. A implantação de sistemas do tipo ERP (Enterprise Resource Planning) visa aumentar a competitividade pela possibilidade de integração de dados, facilitando a tomada de decisão. Este estudo foca a implantação de sistemas dessa natureza e tem como objetivo geral: analisar os fatores críticos de sucesso na implantação do sistema de custos na Indústria Beta de autopeças, considerando-se variáveis comportamentais e técnicas relacionadas à implantação. Adotou-se como procedimento metodológico o método do estudo de caso, em que se utilizaram a análise de documentos e as entrevistas para coleta de dados. Foram dez entrevistados representantes dos níveis estratégico, tático e operacional que estavam envolvidos com a implantação do sistema ERP módulo de custos em uma fábrica da empresa Beta na Argentina. Os resultados indicam que o posicionamento estratégico em busca de competitividade foi determinante para a implantação do sistema. Todavia, a implantação foi considerada um insucesso pela alta direção da empresa por diversos fatores, destacando-se: não havia uma equipe tecnicamente apropriada para a implantação, considerando-se tanto os funcionários da empresa quanto os da consultoria que estava suportando a implantação, havia problemas de natureza cultural, tendo em vista a não adaptação das ações de implantação aos aspectos locais. Embora o estudo apresente restrições por ser um estudo de caso único, traz como contribuição prática o desenvolvimento de um plano de ação para a implantação do sistema em outras bases da empresa, evitando-se, assim, os fatores de insucesso apontados na implantação analisada. Para estudos futuros, sugere-se o acompanhamento dessas novas implantações a serem feitas com base no plano de ação ora proposto, em busca de seu aprimoramento. - DissertaçãoImplantação de sistemas de controle gerencial para empresas incubadas: uma propostaBandelli, Daniela Ferreira (2015-02-09)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A proposta desta dissertação é apresentar um estudo, realizado por meio da estratégia da Pesquisa-Ação, na Incubadora de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com o objetivo de identificar as necessidades dos Sistemas de Controle Gerencial das empresas incubadas, as predisposições dos seus gestores para uso desses Sistemas e a partir desses resultados, propor soluções de Controle Gerencial que atendam às suas demandas de modo que se possa contribuir para a gestão mais eficiente dos empreendimentos. Para atingir o Objetivo Geral foram estabelecidos quatro objetivos específicos: 1) Identificar as características das empresas incubadas na Incubadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie na área de serviços, 2) Identificar as necessidades de Controle Gerencial dessas empresas à luz de suas características, 3) Identificar as predisposições dos gestores das empresas incubadas quanto aos usos do Sistema de Controle Gerencial e 4) Propor soluções de controladoria que atendam às necessidades das empresas incubadas na área de serviços da Incubadora de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O estudo se situa dentro de uma abordagem construtiva e envolve duas áreas de conhecimento: Teoria Contingencial e Contabilidade Gerencial. Para a consecução da pesquisa optou-se por utilizar a técnica de natureza qualitativa, onde houve a aplicação de entrevistas semiestruturadas com os gestores de todas as empresas incubadas. Na análise qualitativa, efetuada por intermédio da análise de conteúdo, buscou-se utilizar como modelo a classificação das empresas incubadas em empreendimentos orgânicos (flexíveis) ou mecânicos (rígidos) considerando as variáveis contingenciais estratégia, tecnologia, ambiente e estrutura. Os resultados indicam, que em sua maioria, os empreendimentos foram classificados como orgânicos e que para isso se deve adotar uma prática de Controle Gerencial compatível com suas estruturas e, que não somente é vital a existência de um Sistema de Controle Gerencial mas também a sua adesão completa por parte gestores para propiciá-los com instrumentos que forneçam informações para a tomada de decisão mais precisa. Todos os objetivos específicos foram cumpridos considerando os ciclos propostos da pesquisa-ação. - DissertaçãoLiterácia financeira de educadores: um estudo na rede pública do município de SorocabaMota, Marcelo Nunes (2016-12-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
It is understood that financial decisions, from the simplest to the most complex, are always present in people´s lives. In this sense, we can highlight the importance of foundations on the several resources used in purchasing, negotiation, applications, and other actions that require a minimum of financial insight. This set of knowledge is called financial education. Thus, this study aims to measure and determine the level of financial literacy of teachers in municipal primary and middle schools of Sorocaba, in its three dimensions (knowledge, behavior and attitude), with the use of studies about the extent of research on the theme, their metrics and their approaches. It highlights the importance of financial education during a person´s childhood and adolescence, and the formation of habits and principles as well, reinforcing the fact that one well informed educator can significantly contribute to future financial decisions of those individuals. A survey instrument, divided in three parts, was used for data collection. The first part was composed of demographic data about the teachers and their professional performance. The proposed scale for this part was categorical or metric (age and experience). The second part consisted of questions related to three dimensions: knowledge, behavior and attitude. These analyzed dimensions were proposed by Potrich et al (2015). The indicators (variables) of each dimension were adapted from Potrich’s instrument, and inspired by an OECD proposed survey for detecting levels of financial literacy as well. The third part of the questionnaire was based on S&P Klapper, Lusardi and Oudheesden (2014), when the teachers evaluated some investment-related situations and the value of money across the time. The proposed scale for this part of the questionnaire was nominal, being that each alternative showed a different behavior. Some of the factor analysis showed inconsistencies in the proposed dimensions. These proposed dimensions were stratified in three categories of clusters for each dimension, i.e. low, medium and high financial literacy. This study shows how that theme has been developed in the world and also in Brazil, as it turns evident that as far as there is a reduction of the barrier for financial inclusion, an awareness on the subject can be generated. Conclusions drawn from this work build an expectation to contribute to the evolution of the practice of financial education among the teachers of primary and secondary schools. - DissertaçãoLiterácia financeira e endividamento pessoal: um estudo com alunos de cursos da área de negóciosLima, Marcelo Prudêncio de (2017-02-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
After the start of the great recession in the United States held on September 2008, the world economy suffered the first threats of the global financial crisis. In this context, increasing economic, social and technological changes in the world pointed to the urgency of the implementation of governmental actions aiming to financially educate the population. A series of international projects have been created due to these financial crises with the main objective to raise awareness worldwide of the importance of financial education. The concern about the levels of financial literacy of the population is related to the fact that not all individuals have a broad knowledge of financial issues which may affect their personal assets, and the consequences of this not understanding remit to high levels of personal debt. This study aims to analyze the relationship between the level of financial literacy and individual financial debt of undergraduate students in Business courses at University in Sao Paulo and the factors, which affect this relationship. For this purpose, the quantitative methodology was used, questionnaire with 56 questions, nominal and ordinal scales assumed as metric. The research was composed of a sample 709 students from an undergraduate Education Institution in the city of São Paulo. In the data treatment, descriptive and multivariate statistics structural equations were used, with the support of software SPSS, version 19, and R Lavaan Method. The main results showed a proposal for the modeling of the Financial Literacy variable that there was no relation between the subject's indebtedness and his / her average level of financial knowledge. This study is relevant both on the Contemporaneity of the theme as well as the gap of the scientific studies on this subject in Brazil. - DissertaçãoUm modelo bi-dimensional oriundo da neurociência aplicado à análise do processo de tomada de decisão: um estudo nos setores de logística e do transporte rodoviário de cargasAkamine Junior, Arsenio (2010-06-16)
Ciências Contábeis
This dissertation presents an exploratory research about the decision making processes in the establishment of levels of budgetary goals by showing the results obtained from the analysis of the cognitive processes (rational and automatic) adopted by the managers of the logistics and road cargo transportation areas. The study, of quantitative nature, was accomplished with professionals that participate in the budgetary decision making process. Thirty questions were submitted to identify the behavior of the decision maker during the estimation of the budgetary goals. The data were analized by means of descriptive and multivariate statistics. The use of modelling of structural equations, suported by the PLS software, has shown that the proposed theoretical model is applied in practice and that the decision making behavior of the managers that participated in this study is different from that one found in a sample composed by managers of other sectors. The results show the importance of generating relevant concepts to the field of accounting management, in the foundations, follow-up and compliance with the corporate strategy of the Logistics and Road Cargo Transportation áreas. The data suggest that the instruments of decision support require further studies of this field, so that the automatic decision, more intuitive, does not become the predominant form of decision adopted by the managers, since while it llows for versatility and responsiveness, it is subject to many biases decisions. - DissertaçãoO papel da controladoria como business partnerArenales, Alexandre Daniel Roca (2016-02-02)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
The traditional view and the stereotype of controlling as bean-counter, book keeper, watchdog, number crunching and scorekeeping, which often had an exclusive focus on financial analysis of the past, have gradually been replaced by a closer business partnering role, leading to new terms such as the business oriented, change agent, internal consultant, co-pilot and business partner. At BASF, the role as business partner in controlling, started in 2006 with the implementation of the Controller Mission concept, consolidating its position in 2009 with the Business Partnering Initiative. The overall objective of this research, attending the demands and needs of BASF, was to evaluate the business partnering level in controlling with its internal customers. The specific objectives aimed to verify the difference in the evaluation of controlling business partnering level: 1) between controlling group and its internal customers; 2) between the different locations; 3) according to the different internal controlling customers areas. A survey was conducted with controlling employees and with BASF managers in South America. A metric scale of four point was used to assess the frequency of controlling acting as business partners, according to the 36 skills provided by BASF in three major perspectives personal requirements, interaction skills and commercial attitude. The survey results showed that, in general, there is a positive evaluation of the controlling business partnering role in BASF. Among the respondents, 82% positively evaluated the controlling business partnering role, with 31% and 51% said that “Always” and “Often”, controlling is business partner respectively. The minority (2%) assessed that controlling "Never" acts as a business partner and 15% of the respondents assessed that controlling "Seldom" acts as a business partner. Among the characteristics best evaluated: controlling act in compliance with established policies / standards; controlling is open and a loyal approach to the people; controlling build or actively maintain trustful relationships / networks. On the other hand, the characteristic with low evaluation by the respondents: comparison of BASF's performance with competitors; anticipation of externalities as new opportunities and risks; business status overview in a minute; refer regularly to the BASF strategy; and translating complex issues into simple language. It was found that controlling area has a more positive self-assessment as its business partner performance, in comparison to assessment by its internal customers, showing a gap between the assessments of the two groups. In addition, there was a less positive assessment from the respondents in Brazil, compared with the assessment made by the respondents in other countries in South America. However, as the evaluated characteristics were similar between the locations, it is possible to implement regional measures to improve business partnering level. Finally, the results confirmed that there is a difference between the business partnering level according to the different areas of its internal customers, although, in general, the points of improvements and strengths, were concentrated on the same characteristics raised. - DissertaçãoA percepção dos auditados em relação à auditoria interna em uma instituição financeiraAndo, Larissa (2015-02-12)
Ciências Contábeis
Diante um contexto econômico onde a presença das instituições financeiras é de suma relevância, essencialmente por garantir a manutenção dos serviços financeiros, nota-se que a assessoria prestada pela auditoria interna às instituições financeiras tem um papel primordial no desenvolvimento adequado delas e portanto, da própria economia como um todo, devido ao seu papel de verificar a conformidade dos procedimentos adotados em relação às normas e controles internos. Porém seja pela característica de controle da atividade de auditoria interna, seja pelo apontamento de falhas ou pela imagem involuntária do seu papel advinda das práticas passadas da auditoria interna de fiscalização e punição, considera-se a possibilidade dos auditados terem medo ou outros sentimentos negativos associados à auditoria interna que possam modificar sua capacidade de tomada de decisão na empresa, o que indiretamente se refletem no relacionamento entre a auditoria interna e as partes auditadas e consequentemente, influenciam o comportamento dos colaboradores. Diante do contexto apresentado, surgiu a necessidade de verificar: Como a percepção sobre a auditoria interna afeta o estado de ânimo dos auditados? O referencial teórico deste estudo abordou os objetivos e a atuação da auditoria interna, o processo de percepção e a composição de estados de ânimo. Em termos metodológicos a pesquisa foi mista, com enfoques quantitativo e qualitativo. Os dados quantitativos foram coletados utilizando-se questionários fechados, sendo as questões organizadas em três dimensões: aspectos cognitivos (o que se conhece sobre o papel do auditor), afetivos (sentimentos associados à situação de auditoria) e comportamentais (a experiência que se tem com as situações de auditoria). A amostra foi composta por 121 respondentes funcionários de uma unidade da Caixa Econômica Federal. Os dados foram analisados mediante estatística descritiva e multivariada. Os resultados mostraram que o estado de ânimo dos auditados estava relacionado aos aspectos cognitivos, comportamentais e afetivos, obtido mediante a equação de regressão linear múltipla que envolveu os três aspectos referenciados. Os dados qualitativos apontaram que de forma geral, conforme a visão de quatro auditores internos, houve uma modificação da percepção dos auditados em relação à auditoria interna e ao longo dos anos essa imagem de fiscalização e punição, em relação à auditoria interna, gradativamente está perdendo suas forças; o que reforçaram os resultados obtidos da pesquisa quantitativa, em que foi evidenciado um equilíbrio no estado de ânimo dos auditados, independente da presença da auditoria interna ou do tempo desde a última auditoria. Verificou-se a necessidade dos gestores, do caso estudado, esclarecerem aos auditados os programas das auditorias e os critérios utilizados pelos auditores, pois os mesmos não eram claros aos auditados, o que contribuiria para o inter-relacionamento e colaboração entre auditores internos e auditados, além de acelerar a redução da imagem de fiscalização de forma significativa. - DissertaçãoO relacionamento entre empreendedores e investidores na indústria de private equity e venture capital sob enfoque da teoria dos jogos: a proposta de um jogo (o jogo do empreendedor)Takahashi, Mauricio (2013-05-23)
Ciências Contábeis
A presente dissertação construiu uma ferramenta de captação de comportamento do empreendedor que é capaz de investigar de forma experimental se é observado o surgimento de comportamentos tidos como potencialmente cooperativos, de forma espontânea por parte de empreendedores, em resposta às decisões modeladas de Investidores de Estágio Inicial (Early Stage) na interação estratégica entre estes, no momento do Fechamento do Negócio na indústria de Private Equity e Venture Capital (P.E. / V.C.), à luz da Teoria dos Jogos. Para tanto, faz-se uma breve revisão teórica das características da indústria de Private Equity e Venture Capital a fim de se entender as características do experimento e entender as peculiaridades existentes deste tipo de interação, na qual a criação de valor é de longo prazo e dependente de um processo extenso, no qual está subjacente a cooperação dos agentes. Uma revisão da Teoria dos Jogos é feita para que se busque uma alternativa ao comportamento egoísta de não cooperação. A alternativa encontrada é uma situação de Equilíbrio de Nash Perfeito em Sub-Jogos Infinitamente Repetidos, na qual pode haver o surgimento espontâneo de cooperação, mesmo que os agentes estejam em uma situação do tipo Dilema dos Prisioneiros, na qual as recompensas, no curto prazo, são maiores para os comportamentos de não cooperação. Em seguida, são apresentados o jogo e o seu modelamento e implementação, que foi utilizado para a construção da ferramenta de captura de dados. São apresentados, ainda os dois questionários que foram selecionados como instrumentos de validação do jogo, funcionando como um mapeamento de variáveis de controle visando validação futura do jogo. Foi possível se observar um achado, ainda que de forma preliminar, que é o efeito aprendizagem observado ao se analisar as respostas dos empreendedores no qual o comportamento de não cooperação foi extinto. - DissertaçãoSistemas integrados de gestão e seu papel no processo de tomada de decisão – uma análise com modelos cognitivosCovelli, Ana Carolina Reis (2017-02-10)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A utilização de sistemas integrados de gestão colabora para a estruturação da operação empresarial, e tambémapoia o processo decisório para a melhoria de processos ou soluções de problemas que rodeiam a operação empresarial. A proposta dos sistemas é transformar, com agilidade e eficiência, dados operacionais em informações válidas ao processo decisório de decisão. Através desta pesquisa foi estudada a utilização no processo decisório dos sistemas integrados propostos pelos modelos clássicos econômicos, com uma abordagem cognitiva por meio da influência de vieses e heurísticas na análise do gestor durante sua tomada de decisão, seja financeira, operacional ou estratégica. O objetivo a ser alcançado a partir deste estudo é, portanto, compreender a participação dos sistemas integrados de gestão no processo decisório e a eventual influência de fatores cognitivos neste processo. A abordagem utilizada foi qualitativa, com dados colhidos em entrevistas semiestruturadas realizadas com profissionais que ocupam cargos estratégicos para a tomada de decisão em empresas situadas na cidade de São Paulo; tais empresas trabalham com o sistema integrado de gestão Totvs. A interpretação dos dados para a análise do resultado foi feita com apoio dos métodos de análise de conteúdo. Os estudos foram direcionados à compreensão do processo decisório para medidas relacionadas à finanças, operações e estratégias. Os resultados obtidos apontam que decisões financeiras são fortemente apoiadas nas informações obtidas pelos sistemas, a partir de informações objetivas, as decisões relacionadas à operação são apoiadas em sistemas ao que se refere à medidas estruturadas e programadas, porém, sofrem influência de vieses cognitivos por estar fortemente relacionada à pessoas, já as decisões estratégicas possuem forte presença de vieses cognitivos pois, estão relacionadas à experiência do gestor e portanto ator da decisão. Com isso, através dos estudos conclui-se que existe um vasto campo para o desenvolvimento de sistemas, de modo a demonstrar dados objetivos de formasubjetivas a partir da apresentação dos tais dados necessários à análise que compõe o processo decisório em formatos que favoreçam a aplicação de vieses cognitivos.Ou seja, empregar atalhos mentais usados pelos indivíduos para encurtar a análise da situação que antecede a tomada de decisão,com o intuito de minimizar eventuais erros de interpretação ou de ajustes insuficientes realizados pelos gestores. - DissertaçãoA visão de gestores da área financeira acerca do papel da impulsividade na tomada de decisãoAraújo, Beatriz Tenuta (2015-12-17)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Decision-making is part of the routine of any person; which may come from simple choices to the most structured ones. In business environments decisions are considered to be rational - however it is possible to notice that often decisions are made based on a subjective list of unclear or illogical selections. In addition, the decision maker is also influenced by the environment to which he/she is inserted, as well as the social interactions related, leading to decision made under uncertain scenarios, via the utilization of simplified "shortcuts" to the choice of the alternatives. Decision can also de triggered by emotions or impulses, responsible for quick and "in the spur of the moment" responses, however known to be uncontrolled, unreasonable and premature - which can be understood as impulsivity. This study aims to identify the role impulsivity plays in decision-making, from the perspective of financial managers, and in the way it can be associated in the development of the decision-making competence. The study is based on the frameworks available for understanding the process from the classical point of view of decision-making based on the concept of "homo economicus", as well as the economic models of decision arising from that: bounded rationality, Theory of Expected Utility and Prospect Theory. Cognitive models of linear and bidimensional decision-making are also listed, providing inputs to "open the black box of decision” via the insertion of the role emotions, affections, behaviors and impulses play in the decision process. The qualitative study applied the non-probability sampling method intended for the data collection of the semi-structured interviews. Five financial managers were interviewed, from fields such as Controllership, Risk, Treasury and Corporate Finance; and the data was further analyzed via the content analysis technique. It was identified positive aspects of impulvisity towards decision-making, from agility and risk propensity standpoints; such as negative aspects associated with the influence of cognitive biases and social influence, over (or under) confidence, conflicts of interest and lack of rationality. Actions focusing on the development of decision-making competences in the light of the impulsive behavior were proposed by managers; subsequentenly leading to suggestions of opportunities for further studies, and the inclusion of behavioral disciplines in the curriculum of undergraduate and graduate studentes in Accounting.