Economia e Mercados (M. Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Economia e Mercados (M. Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis por Orientador "Fronzaglia, Mauricio Loboda"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoBitcoin como instrumento de liberdade econômica: uma análise da moeda como instituição socialAndrade, Luís Felipe Junqueira de (2023-02-03)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A moeda suscita diversos debates dentro da teoria econômica, em especial entre os teóricos que defendem a origem cataláctica da moeda e os que defendem a origem dirigista da moeda. Carl Menger afirma que a moeda é uma instituição social espontânea. Georg Friedrich Knapp, por outro lado, afirma que a moeda é um negócio essencialmente do Estado. O objetivo dessa dissertação é investigar se o Bitcoin pode se tornar uma instituição monetária frente à moeda fiduciária e as políticas monetárias definidas pelos Bancos Centrais. Como procedimento metodológico foram realizadas pesquisas bibliográficas e revisão da literatura sobre: instituições; origem e função da moeda; caraterísticas de uma boa moeda; instituições do sistema financeiro; ciclos econômicos; a origem, características e funções do Bitcoin. Na segunda parte dessa dissertação, foi feito o cotejo analítico entre a teoria econômica e o Bitcoin. Foram analisados os problemas que o Bitcoin resolve, que lhe confere vantagens sobre as moedas fiduciárias de curso forçado. Foram analisados ainda os principais desafios que o Bitcoin precisa superar para se tornar uma instituição monetária. O estudo conclui que a criptomoeda possui todos os elementos para se tornar uma boa moeda e, consequentemente, uma instituição monetária, embora, ainda não o seja, há um enorme potencial. - DissertaçãoO impacto econômico do futebol no cenário global: um estudo sobre a FIFA de 1990 a 2018Cazotto, Gabriel Nickolas (2018-08-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
This thesis has as main objective to study the economic impact of football in the international scenario, mainly through the World Cup. This research focuses on the economic and political acting of FIFA, since its origins to the present. The study covers its juridical legality, its performance in the context of international governance and the financial movement that football brings within various sectors of the world economy. Finishing with the impact that the organization of the World Cup causes as much on the infrastructure, tourist movement and marginal growth of the GDP in the last two host countries, South Africa and Brazil, as the expectations for Russia tournament. The study also observes the question of FIFA's earning of revenue over the last fifteen years and how the rules of affiliation of new countries are influenced by nationalism and the geopolitical consequences of joining FIFA. - DissertaçãoMercosul e parceria transpacífico (CPTPP): uma análise comparativa e pontos de interesse para a economia brasileiraMiyazaki, Wellington Elias (2023-02-02)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente estudo buscou traçar uma análise comparativa entre as regras, fundamentos e resultados econômicos e comerciais obtidos pelo Mercado Comum do Sul (Mercosul) e o recém-criado Acordo Abrangente e Progressivo para Parceria Transpacífico (CPTPP, na sigla em inglês), além de estimar movimentos e adaptações nas regras do Mercosul que seriam particularmente positivos para a economia brasileira, como por exemplo uma eventual flexibilização da cláusula de negociação em bloco. Em termos de procedimentos, a análise valeu-se do método exploratório baseado em análises qualitativas e quantitativas, utilizando-se para tanto particularmente da comparação do desempenho histórico dos PIBs e PIBs per capita dos países que os compõem, das variações percentuais de seus volumes de comércio de bens e serviços, da evolução de suas taxas de desemprego e de exportações brutas e de seus níveis de produtividade. Os dados utilizados são oriundos principalmente de FMI, OCDE e OMC. As informações levantadas indicam uma maior eficiência econômica e melhor desempenho comercial dos países que compõem o CPTPP (optantes por acordos preferenciais) do que os do Mercosul (optantes por acordos multilaterais) dentro do espaço de tempo analisado, que abrange os períodos de criação de cada bloco (2018 e 1991, respectivamente) até 2021. Foram realizadas também análises das projeções de 2022 até 2026 (ano limite até o qual o FMI disponibiliza estimativas dos dados em questão) e, nessas projeções, há uma convergência maior de desempenhos entre ambos os blocos. - DissertaçãoA multinacionalização das empresas brasileiras: o papel do BNDES como instrumento de financiamento. /Silva, Rafael Lima da (2021-04-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho estuda o processo internacionalização das multinacionais brasileiras e analisa a importância que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) teve neste processo. O trabalho explica o contexto e motivações da internacionalização brasileira, analisa o papel e atuação do banco de desenvolvimento neste processo e busca concluir se a internacionalização foi positiva para o país em termos macroeconômicos. O período de corte do trabalho é de 1995 a 2018 para que seja possível relacionar fatos os importantes que serviram de marco histórico para este processo. O trabalho identifica que a internacionalização foi fortemente influenciada por mudanças estruturais na economia brasileira nos anos noventa, tal como a abertura do mercado e liberalização da economia, e que as multinacionais brasileiras - em sua grande maioria - são orientadas pela procura de mercados e que a expansão destas empresas tende acontecer para países, geograficamente e culturalmente, próximos. Estas empresas tomaram a decisão de se internacionalizar quando sentiram que a entrada de competidores internacionais ameaçava sua sobrevivência no próprio mercado doméstico. O Estado teria entendido que inserir suas empresas na cadeia global de produção era fundamental para o desenvolvimento do país, e logo seriam formuladas políticas públicas para viabilizar a expansão internacional de empresas estratégicas de uma variedade de setores. Nem todas as empresas eram financeiramente e estruturalmente maduras para realizar um processo internacionalização, o fortalecimento destas empresas era visto como essencial porque muitas eram grandes no contexto doméstico, mas pequenas para um contexto de competição global. O trabalho confirma a hipótese de que a internacionalização apoiada pelo BNDES fez surtir efeitos positivos para a economia brasileira, primeiramente pelo aumento - em volume - de lucros e dividendos recebidos das subsidiárias das multinacionais brasileiras, segundamente pelo aumento expressivo de exportações de bens serviços. - DissertaçãoO papel do BNDS na internacionalização de empresas brasileiras: o caso da JBSLourenço, Luis César Antonini (2024-02-06)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O Brasil integrou os fluxos internacionais de investimento de maneira tardia, sendo considerado pelas principais teorias de internacionalização como atrasado, principalmente em relação aos países desenvolvidos. De fato, a internacionalização de empresas brasileiras ganha força a partir da década de 1990, com políticas e reformas que facilitaram a inserção de empresas brasileiras nos fluxos de investimentos diretos no exterior (IDE). Ainda que os anos 1990 tenham sido fundamentais para esta inserção, foi a partir de meados dos anos 2000 que as empresas brasileiras efetivamente iniciaram com mais agressividade a expansão internacional por meio de investimentos, contando com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento e Social (BNDES), essencialmente por meio de suas políticas flexíveis e democráticas de acesso a crédito e financiamento. O Brasil adotou políticas interessantes para a expansão, modernização, consolidação e internacionalização de empresas nacionais de setores considerados estratégicos, como a JBS, multinacional brasileira do setor de carnes com operações em dezenas de países. Dialogando com as principais teorias tradicionais de internacionalização de empresas e analisando as ferramentas e mecanismos de apoio do BNDES no processo de expansão internacional da JBS, nota-se um perfil altamente agressivo de investimentos diretos no exterior por meio da aquisição de competidores, fornecedores e empresas já consolidadas no setor de proteína. A maioria das empresas brasileiras não possui como hábito a expansão internacional de forma agressiva, por meio de aquisições diretas de concorrentes no mercado, essencialmente devido a sua cautela em relação ao risco do investimento direto no exterior e, também, por não serem administrativa e financeiramente consolidadas como a JBS, presente em um setor altamente competitivo e tecnológico no Brasil. Tais operações com foco principal na internacionalização da JBS contaram com financiamentos importantes do BNDES, desempenhando papel fundamental na consolidação da empresa no Brasil e no exterior, contribuindo positivamente com seus resultados mensuradores de sucesso e crescimento de suas operações em outros países. - DissertaçãoQuais os fatores de percepção que norteiam a demanda por programas de mestrado profissional em economia : um estudo de caso dos programas de mestrado profissional da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Fundação Getúlio Vargas e INSPERAntonio, Allan Augusto Gallo (2021-08-09)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho procurou investigar os fatores de percepção que influenciam na demanda por programas de mestrado profissional em economia na cidade de São Paulo. A parte inicial do trabalho é dedicada a identificar as raízes históricas do ensino superior no Brasil, abordando os diversos acontecimentos que culminaram no surgimento da pós-graduação e, por fim, na figura do mestrado profissional. Nessa mesma parte foram analisados os marcos regulatórios que instituíram em nível nacional os programas de mestrado profissional, bem como os números agregados relativos a ele. Segue-se com a abertura dos dados principais referentes à composição do alunato das três IES analisadas no trabalho. A segunda parte ocupa-se do referencial teórico, nomeadamente das teorias econômicas do capital humano e da sinalização, que foram utilizadas como categorias iniciais ao longo da análise de conteúdo. A terceira parte consiste na exposição detalhada da abordagem metodológica utilizada, especialmente no que se refere à utilização do conjunto de ferramentas pertencentes ao campo da análise de conteúdo e da abertura dos dados da amostra utilizada. Por fim, foram apresentados os fatores de percepção identificados e por meio de um processo de inferência, eles foram categorizados e relacionados às teorias iniciais do referencial teórico. A realidade se mostrou mais complexa do que inicialmente esperado, sendo necessária a criação de novas categoriais de classificação para os fatores de percepção.