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Navegando Dissertações por Orientador "Faccina, Rosemeire Leão da Silva"
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- DissertaçãoO conto de fada Cinderela: uma análise dos tempos verbaisSilva, Ana Cibartira Bernardo da (2010-02-24)
Letras
Este trabajo objetiva analizar los tiempos verbales en tres versiones del cuento de hada Cenicienta, llevándose en consideración que los tiempos, en esos cuentos, no indican Tiempo Cronológico ni Tiempo Real, pero desempeñan importante función, dado que presentan al lector/oyente un mundo diferente del suyo y, por lo tanto, no le concierne. Esta pesquisa se fundamenta en los postulados de Harald Weinrich, sobre los dos grupos temporales que focalizan el mundo narrado y el mundo comentado. Esos grupos determinan qué actitud el lector/oyente debe tener en cuanto a lo que está leyendo o escuchando. Para ello, en las tres versiones, se ha elaborado un levantamiento de los símbolos que guían ese tipo de narrativa fantástica, con los respectivos tiempos verbales, como estratégia de análisis. - DissertaçãoA dificuldade da construção do interesse pela leitura nas escolas públicas de Ensino Fundamental I e IICiatti, Rosana da Silva (2007-12-05)
Letras
O trabalho a seguir aborda o conceito de leitura sob diferentes aspectos, destacando a importância dos processos que abrangem sua aquisição, como a alfabetização e o letramento, bem como os fatores envolvidos, direta ou indiretamente, na construção do interesse pela leitura na escola. Apresenta um histórico da criação da escrita e, conseqüentemente, da leitura no mundo, no Brasil e na escola, enfatizando as lutas das camadas sociais menos favorecidas pelo direito ao conhecimento. Demonstra a situação da leitura nas escolas públicas estaduais e municipais de Ensino Fundamental I e II na periferia da cidade de São Paulo, com o objetivo de justificar a crise da leitura na Educação. Verifica como é feita a escolha dos livros didáticos e paradidáticos na escola publica, assim como sua distribuição e acesso pelos alunos. Analisa o trabalho desenvolvido em quatro destas escolas em relação à aquisição e manutenção do hábito pela leitura. Avalia e conclui que o problema da construção do interesse pela leitura reside na falta de conhecimento, por parte do leitor, e do distanciamento das práticas sociais da leitura, pela escola. - DissertaçãoO entrelaçar coesivo e a variação lingüística: um percurso didático-metodológico à luz da linguística textualValle, Carmen Lúcia Bueno (2009-08-12)
Letras
Based on the theoretical presuppositions of Textual Linguistics and grounded on postulates of the varied Socio-Linguistics, this research wishes to cause a reflection on the possibility of approximation between theory and practice, from verifying the results obtained from texts written by first-year high school students, diastratic linguistic variation users, by means of teaching strategies on text study, in its macro and micro structures. The purpose of this paper is to show that one of the possible ways leading to an effective practice of the Portuguese language teaching, especially in a context of linguistic variation, like the one presented by this alumni group, may be constructed by the teaching of Textual Linguistics, with the aim of making students become textually competent. Through the study of linguistic theories, the analysis was carried through students textual productions in two distinct periods: from the results of the application tests for the selection of applicants and a textual production done by the end of the year with high school students. In both occasions, the writing proposed to students was the same, the creation of a letter to a school newspaper. The comparative analysis between initial and final texts demonstrates a considerable progress in the linguistic competence and register, composed by the accuracy of correct spelling, the use of a wide variety of lexis, and mainly in the cohesion of the produced texts, which was the focus of this research, providing a valuable contribution to the meaning of the text, the coherence. The presentation of a standard pattern of writing was focused, and also a variant one to be used in certain situations, regarding the non-standard writing brought by students as an identity element to their socio-cultural universe. It was concluded that the students proper register and linguistic progress, mainly textual related progress, are possible by means of translating the Textual Linguistics into the practice of Portuguese Language Teaching. - DissertaçãoO ethos do professor como agente de mudanças de situações de conflito em sala de aulaSilva, Jeanny Meiry Sombra (2010-02-26)
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A complexidade do discurso em sala de aula o torna possível de análise sob diversas perspectivas. Neste trabalho, se apresenta uma abordagem que se baseia no desenvolvimento dos estudos do discurso e da retórica; é uma abordagem que analisa a potencialidade do discurso do professor como instrumento modificador das situações de conflito em sala de aula. Mais especificamente, a partir dos sentidos construídos em determinadas situações de interação verbal com alunos. A abordagem interacional em sala de aula permite observar que os sentidos constituídos, por meio da linguagem, dos modos de dizer e das condições de produção dos discursos influenciam as ações dos interlocutores. A interatividade supõe que todos no cenário escolar têm características que são percebidas pelos outros, de modo que a forma como cada professor constrói a sua identidade profissional, tanto pela adoção de métodos e práticas, quanto por suas palavras , sua maneira de se expressar, tudo isso exerce grande influência em seu auditório (seus alunos). O estilo do professor tem a ver com seu comportamento, seu ethos. Nesta pesquisa, mostra-se que o ethos, por natureza, é um comportamento que, como tal, articula verbal e não verbal, provocando nos destinatários efeitos multisensoriais. A Análise do Discurso, indica pistas concretas para uma análise dos elementos e das condições da enunciação. É necessário observar, contudo, que não se trata da aplicação da Análise do Discurso (AD) como tal, a um objeto de reflexão pedagógica, mas de, a partir da reflexão sobre princípios teóricos e metodológicos da AD, pensar as relações pedagógicas. - DissertaçãoLíngua: questões ideológicas, discursivas e a identidade cultural. Qual será, realmente, o segredo?Pavarini, Selma Rizério Betaressi (2009-03-11)
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This work approaches the ideological formations in the historic and current situation, inside the The Secret O Segredo by Rhonda Byrne, the author, who induces its general context of discursive formations. The post-modern man faces the stage which he has his relation with the discourse, nevertheless, he loses references and manifestations in the disconnecting of the infinite ideological complexities and the representations of new social roles. The book explores these subject s current questions and, through the language and its perfect arrangements, intends to centralize and unify him, promising the discovery of the human centralization which is in the relation I/ you. In such a manner, the enunciators positions in the contexts, the words of place and person, the ideological and discursive formations inside the book, showing the sense s effects in the discourse, in the language and in the post-modern subject are analyzed, based in the studies of French Discourse Analysis and Cultural Identity. - DissertaçãoLobato em Emília no país da gramática: uma visão historiográficaReis, Marta Fagundes dos (2009-08-07)
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This work is inserted in the inquiry field of Historiografia Linguística e Descrição da Língua Portuguesa. It presents a historiographic view of the book Emília no País da Gramática, by Monteiro Lobato 2nd edition, 1935, The axis of the study is the teaching of the Portuguese language in the first half of the century XX, and the method used here is the comparative one: Lobato s literary work is compared with the linguistic-pedagogic material contained in two grammar books, Gramática Histórica(1915) and Gramática Expositiva Curso-Superior (1907), both written by Eduardo Carlos Pereira. The objective was to check in what measure the philosophies seen in Lobato s work agree or disagree with the philosophies seen in Pereira s works,and with the historical-social, philosophical, education, economical and political views of his time. Also, to check which changes suffered the definite linguistic theories, those material and as they influenced the teaching of mother tongue. The theoretical model used was of the Linguistic Historiography by Köerner and Swiggers (1991) that point to the proceedings-bases of the methodology open to question (Contextualização,Imanência and Adequação). While ending the analysis, we note what Monteiro Lobato was influenced by the philosophies of his time; by the politics and of the society, so, his work was fitted in the education policies, and they were reproducing the standardstandard of the language, following his standards and rules. - DissertaçãoA mensagem por trás da imagem: estudo de tatuagens à luz da análise do discursoMarcelino, Fernando César (2008-03-28)
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Este trabalho aborda a evolução das tatuagens desde as primeiras provas de sua existência até os dias de hoje e mostra seus diferentes usos dentro de cada cultura como recurso para marcar em seus corpos diferentes mensagens. Apresenta, pela teoria da Análise do Discurso, os conceitos de Ideologia, Discurso e Sujeito; aborda, também, Cultura e Identidade para poder analisar se há um tipo específico de tatuagem de acordo com o sexo e idade da pessoa tatuada e quais são os motivos que levam um indivíduo a marcar seu corpo para sempre. Por meio de um questionário aplicado via internet, listam-se as tatuagens mais comuns no grupo de voluntários que responderam. Analisa o percurso gerativo do sentido, ou seja, os níveis fundamental, narrativo e discursivo de cada uma, baseado na teoria da Análise do discurso da linha francesa. Conclui comentando os resultados alcançados e analisa a tatuagem como forma de identidade de grupo e como símbolo de liberdade do homem e da mulher contemporâneos. - DissertaçãoMiss Congeniality e It s a Wonderful Life: a marca discursivo-cultural norte-americana em Portugal e no BrasilStrachicini, Raquel Alves Campos (2008-02-27)
Letras
Nesta dissertação, buscou-se externar as marcas discursivo-culturais de dois anúncios de filmes norte-americanos veiculados para o público português e brasileiro em cinemas e videolocadoras. As bases teóricas se valeram da teoria da Análise do Discurso de linha francesa e da teoria da Cultura e suas formações identitárias, expressando idéias, sentimentos, comportamentos, ideologias e seus efeitos de sentido. Sucedeu-se com um breve histórico da formação das línguas inglesa, portuguesa e brasileira para a compreensão das diferenças culturais desveladas pela língua e com a apresentação de questões oriundas do anúncio publicitário, composto de título e imagem, cuja produção cultural se destina ao público de cinema. Em consulta à história do cinema, foram selecionados os anúncios dos filmes Miss Congeniality (2000) e It s a Wonderful Life (1946), evidenciando que a transmissão da ideologia norte-americana não é característica de uma determinada década e que o título do filme não tende a ser literal com o passar dos anos como era de se esperar pela influência maciça da língua inglesa como idioma mundial. Por meio da análise dessas marcas, observou-se a diferenciação de uso no mesmo idioma, no caso o português, na expressão da cultura difusora norte-americana face às culturas periféricas portuguesa e brasileira. - DissertaçãoO sistema educacional no Brasil do século XX: um percurso historiográficoPaula, Sebastiana Candida Gomes de (2008-02-29)
Letras
This assignment s scope is Linguistic Historiography, aiming at an investigation on the basic education teachers, especially in the emphasis of teaching the Portuguese Language. The focus of the hereby developed assignment presumes that the education, as an cultural phenomena, fits itself in a social, economic and political context, and, therefore, the analysis was made within the fields of History and Linguistic Historiography, both of which allow an observation of the interactions between the political, social and educative dimensions. Grounded on these motives, some documents (Laws, Rules and Standards, Curricular Organization), which are part of the base of the educational reforms, occurred within the studied period, will be analyzed.