Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Dissertações por Orientador "Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa"
Agora exibindo 1 - 20 de 22
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoO Alienista : eco de vozes sociaisIto, Márcia Camargo (2006-08-11)
Letras
Based on the Line of Research, discursive process and textual production , the present work focuses on the relation between the ethos and the discourse. The ethos is revealed through the discourse, in the same way, the discourse is supported by a body and a voice . We followed the Discourse Analysis of French way, backed to the social historic lingüistic process, in the work O Alienista by Machado de Assis. In this corpus (text) we used the Maingueneau s perspective, that each ethos express a different discourse; considering the Aristotle s principle of verisimility who affirms that to the poet is not necessary to tell what happened exactly; but what could have happened. For this perspective, we analysed many fictional ethé in interaction, that results in a dialogue between many ideologies that argument with each other, promoting the text development. In this fictional world, criated by Machado de Assis, we worked with the concepts of poliphony and interdiscursivity. The presence of many voices has a functional purpose, because they are articuled strategically, to visualize the dialogue between many discourses; and, as a result, the conflit between many ideologies. If we look with attention, we will see that O Alienista projects the structure of a fictional world, reported by the narrator s ironical ethos, that denounces the society of his time, or, apart from this, the society that exists in the eternal present. - DissertaçãoAnálise do discurso da carta de Pero Vaz de CaminhaBugni, Marcelo Adriano (2018-08-24)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O discurso do colonizador opõe basicamente dois sujeitos: um é o sujeito detentor do saber, "superior" aos outros e no direito de explorar as terras e/ou os povos com os quais estabelece contato e o Outro é o "inferior", quem não possui os conhecimentos, não pratica a mesma religião, não vive em uma sociedade organizada segundo os moldes do colonizador, são literalmente outros, sem fé, sem lei e sem rei. A presente dissertação analisa o discurso do colonizador presente na Carta escrita por Pero Vaz de Caminha e enviada ao rei D. Manuel em 1500 A.D. Está inserida na Linha de Pesquisa "Língua, literatura e sociedade: discurso na comunicação, discurso religioso, discurso pedagógico, discurso político" no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Utiliza os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa a partir das concepções apresentadas por ALTHUSSER (1970), FIORIN (1998, 2014, 2015, 2016), FOUCAULT (2008), MAINGUENEAU (2013), ORLANDI (2008, 2011, 2012, 2015) e PÊCHEAUX (2014). Procura observar o discurso do colonizador no século XVI, respondendo ao questionamento sobre por que Caminha se apresenta como escrivão focado no povo e não tão especificamente na terra, refletindo para responder a esse questionamento sobre o papel do sujeito na relação entre o enunciador e o enunciatário bem como busca a análise revelar as formações ideológicas e discursivas que estão presentes na Carta. - DissertaçãoO conservadorismo achacoso da linguagem jurídicaAraujo Junior, Claudio Gomes de (2018-01-31)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
The review addresses the peculiarities of discourse and legal language. It discusses the question of the conservatism and style of this exacerbated and affected form of expression, and how it affects the communication and the access to justice of the population. We intend to clarify with this paper (our general objectives, therefore) that, although legal discourse changes over the years, legal language does not change at the same rate, which is inconvenient to communication (as act of sharing). From two judgments handed down by the Federal Supreme Court, at different historical moments (one in 1949 and another in 2012), we will demonstrate that more than sixty years were not sufficient for the State to adopt a language that would allow the citizen to understand the object of discussion of these sentences. We did not expect that the vocabulary used would prove to be less rich or more restricted, or that compliance with the rules of language would be softened. But we sincerely hoped that the speech had become more carefully accessible, especially as the Federal Constitution so determines. Our specific objective is not to repudiate metalanguage, nor do we want to see the law expressed by a familiar language (sermo usualis) or popular (sermo prebeius), which are susceptible of relativizing grammatical dispositions and of undesirable ambiguities that are not in favor of communication, but rather to demonstrate that the text can hold a cultured language (sermo eruditus), with adequate vocabulary, technical and highly precise, without alienated the receiver from the communicative act. With the French theoretical basis in the analysis of the discourse, we will reflect on the ethos and style in the corpus chosen to demonstrate that the specialized lexicon have to be respected because the recurrence of multiple-meaning words have an adverse effect on the jurisdiction (jurisdictio: to say the law), not because it removes the supposed divinity of lawyers and judges. - DissertaçãoA construção do ethos do sujeito enunciador no discurso políticoSantos, Roberto Clemente dos (2009-12-02)
Letras
This paper, the result of questioning pertaining to the images constructed in political discourse, has as corpus the inaugural discourse address of President Luiz Inácio Lula da Silva in 2003. This discourse was delivered by a poor citizen, northeastern and without a college degree who arrived in São Paulo, a steelworker, union president, but who rose to political positions to the presidency. The goal is not only to analyze the ethos of this enunciating subject, but also its constitution in the inauguration discourse, noting that this discourse is not defined as a information transmitter, but as effect of meaning between speakers. Moreover, the objective is to realize how the enunciating is constituted subject through the image construction that is evident to the enunciatee. We clarify that this paper joins the line of letters postgraduate research, discursive process and textual production of UPM considering as theoretical assunptions Brandão (2004), Charaudeau (2006) and Osakabe (1999), in Maingueneau line refering to speech. It is noteworthy that the image of this subject depends on how it interacts with the enunciatee, showing that who says it is worthy of credibility. The enunciating subject ethos builds itself on the speech, however, this construction is not something definite, and has thus, in several subjects in the course of it. The enunciating subject uses the discourse to show himself worthy to occupy the position for which he was elected. - DissertaçãoO corpo em evidência: o discurso publicitário de cirurgia plásticaLopes, Edilaine Vieira (2008-02-20)
Letras
O principal objetivo desse estudo é desvelar os processos de construção discursiva das propagandas de cirurgia plástica veiculadas na revista Plástica & Beleza. O corpus de análise é formado por quatro anúncios publicados no período de dezembro de 2005 a novembro de 2006. Considerando a junção dos aspectos lingüísticos e icônicos, interessa-nos identificar as estratégias utilizadas para imprimir legitimidade ao discurso que emerge dessas situações comunicativas. A partir dos pressupostos teóricos da análise do discurso de linha francesa, analisaremos, em cada anúncio aleatoriamente escolhido, as seguintes categorias: o esquema aristotélico, as particularidades da linguagem, os dêiticos discursivos, as cenas da enunciação, o ethos e incorporação. - DissertaçãoO discurso de Varella : entre a divulgação cientifica e a autoajudaCatalano, Caio Vinícius (2015-10-30)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Cada vez mais a “ideologia da saúde” é um conceito primordial na sociedade contemporânea. Porém, essa sociedade tem pouco ou quase nenhum momento disponível para dar atenção à saúde corporal da forma tradicional. As formas virtuais de comunicação, como a internet, conseguem atingir um público considerável, tanto pela facilidade quanto pela popularidade na conquista do conhecimento. Médicos como o doutor Drauzio Varella desempenham o papel do vulgarizador, que por meio de seus apontamentos textuais disseminam o conhecimento científico, representado pelo discurso de vulgarização científica. O presente trabalho tem por objetivo geral estudar textos produzidos por Drauzio Varella, visando a identificar sinais de adesão a determinados valores ideológicos com os quais o enunciador está comprometido. Como objetivos específicos: descrever os principais procedimentos discursivos utilizados; verificar como a modalidade de vulgarização científica e da autoajuda influem na forma de produção do enunciador; analisar como são construídos os efeitos de sentido capazes de persuadir o enunciatário. A Análise do Discurso de linha francesa serviu de base teórica para a condução do trabalho, com os estudos desenvolvidos por Pêcheux (1969, 1975, 1982), Althusser (1967, 1970, 1983), Maingueneau (1995, 1989, 2001, 2008), Charaudeau (2004). Utilizaram-se os conceitos de ideologia e discurso, enunciação, enunciador e enunciatário, formação discursiva e formação ideológica e interdiscursividade para descobrir a relação de afinidade entre os discursos de vulgarização científica e o de autoajuda, por meio da reconstituição da cena enunciativa presente na formação discursiva. A análise dos textos de Varella possibilitou a verificação desse “ponto em comum” que liga toda a formação discursiva. Ambos os discursos se entrelaçam e se complementam, fazendo uso da “verdade”, ratificando a certeza e destituindo a dúvida. Essa apropriação, por parte do enunciador, da verdade, seria o ponto central que une dois discursos aparentemente opostos, em uma formação discursiva direcionada à adesão do enunciatário e à legitimação ideológica. - DissertaçãoO discurso no âmbito da EaD: um olhar para o material didáticoMenezes, Mônica Maria Penalber de (2017-12-15)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
No contexto da Educação a Distância (EaD) é importante reconhecer a linguagem como ferramenta capaz de ir além de somente organizar a informação necessária à formação do aluno. O ponto de partida para esta reflexão é a existência de uma preocupação, não com a distância geográfica, típica da EaD, mas com uma distância pedagógica e psicológica, denominada de Distância Transacional, muito comum nessa modalidade de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, considerando que o discurso se insere em uma situação comunicativa, em um contexto específico e diz respeito a quem fala, para quem fala e por que fala, o objetivo deste trabalho é analisar se o discurso presente no material didático disponibilizado ao aluno contribui para uma relação de proximidade, minimizando, assim, a Distância Transacional. Sabe-se que o discurso está relacionado a um sujeito, em um tempo e em um espaço, e implica um destinatário e uma relação estabelecida entre eles, ou seja, o discurso é interativo. Diante disso, muito tem a contribuir para a interação entre aluno e material didático. Além disso, buscou-se por estratégias discursivas que não só criassem um efeito de proximidade entre aluno e material didático, mas também apresentasse um material potencialmente significativo de forma a contribuir com o processo de ensino-aprendizagem em ambientes de EaD. Assim, chegou-se na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, Novak e Hanesian (1980 apud MOREIRA, 2016). Com base nesses princípios, este trabalho propõe-se a analisar o tipo de discurso presente no material didático, utilizados em cursos de graduação, na modalidade a distância, e investigar de que forma esse discurso pode contribuir para minimizar a Distância Transacional lançando mão das teorias sobre a aprendizagem significativa. Considerou-se na análise os pressupostos teórico-metodológicos da análise do discurso francesa a partir das concepções apresentadas por Maingueneau (2013; 2015). - DissertaçãoEmergindo das trevas: análise do discurso metal sinfônico em Whitin TemptationSantos, Tales dos (2017-05-19)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The present dissertation is based on the area of concentration of discursive and textual studies and inserted in the line of research of Procedures of Constitution of the Meanings of the Speech and of the Text of the Post-Graduate Program in Letters of Mackenzie Presbyterian University (UPM). The research aims to investigate which are the discursive elements that compose the symphonic metal and to analyze the path that the heavy metal style goes through when moving its interdiscourses. During the heavy metal trajectory, the construction of the association of songs and bands with violent, anarchic and satanic behaviors was constant and subjected the style to be in the darker side of the musical scene. However, fans were increasingly producing and releasing heavy lyrics so they could achieve the commercial and financial success of the genre. In this way, we work with the hypothesis that in the late 1990s a movement within the heavy metal called the symphonic metal arises with an unprecedented proposal in its theme: to re-signify the relation of life and death through the exit of the discourse of hesitation to The discourse of resistance. We work with the ideas developed by Dominique Maingueneau (2008a, 2008b, 2010, 2013, 2014, 2015) to understand the relationship between life and death. We investigated the relationships between interdiscursive and discursive formation, the enunciation scenes, and the overdubbed statements in the lyrics of Our solemn hour, Iron and Covered by Roses from their respective studio albums - The Heart of Everything (2007), The Unforgiving (2011) and Hydra (2014) of the metal band Within Temptation. We also consider only two elements of music that are constitutive for the understanding of discourses: the effects of sense of the relation between sharp and guttural and the orchestral effect. The results of the research point out that for the discourse of hesitation to excel, it was necessary to value the theme of death, while the discourse of resistance was highlighted due to the valorization of the theme of life. - DissertaçãoEnsino de língua portuguesa: a gramática no ensino fundamental e médioPieroni, Magali Aparecida Beneton (2010-03-03)
Letras
O ensino de língua portuguesa, geralmente, está atrelado ao ensino da gramática normativa nas escolas do ensino fundamental e médio. Mas, de que maneira o professor se apropria das teorias linguísticas, como a análise do discurso e a linguística textual? Será que esses mestres orientam suas atividades pedagógicas, buscando ampliar as competências comunicativas interacionais dos alunos? Essas questões nortearam este estudo de caso, realizado na Escola Estadual Paulo Madureira e Castro, situada no município de Tietê, estado de São Paulo, com 11 professores de português, por meio de questionário. As análises evidenciaram que, em sua prática docente, não havia uma concepção de gramática definida, baseando-se, em sua maioria, na metalinguagem. O objetivo, portanto, deste trabalho, é o de contribuir para a reflexão acerca do ensino de língua portuguesa nas escolas públicas de São Paulo, apontando os aspectos social, interacional e funcional da língua a serem considerados na prática docente. - DissertaçãoEspaços lusófonos: uma abordagem entre Brasil e PortugalMoreno, Sandra Retamiro (2008-02-22)
Letras
Speaking a language is the necessary condition of an individual that belongs to a society, of a certain nation. This subject concerns the autonomy of the people, in their identity and self-determination, as well as to the establishment and the maintenance of social relationships. Taking that into account, this study will analyze two journalistic speeches of different spaces (Brazil and Portugal) in written media, considering the same theme (education). The study was made under the perspective of the analysis of the speech (AD), of French orientation, to establish the similarities and the existent differences of these speeches in the journalistic discursive modality, turning possible, therefore, to think about the scenography built in the speech and increasing the construction of the speech of the linguistic marks of the discursive formation and of the ideological formation. - DissertaçãoEthos das revistas de celebridades - Brasil Portugal - contexto lusófonoMathias, José Roberto (2009-02-18)
Letras
This paper searches for, in the Speech Analysis (SA), procedures for review of Celebrities magazines printed in editions of CARAS magazines of Portugal and Brazil. It is based primarily on studies of Maingueneau on the issues of SA and on the considerations about the ethos. The theoretical concepts will be applied to selected texts as forms of communication between enunciators and the possible enunciatees, publications consumers and, consequently, the texts available in an environment formed by the Portuguese language, presented a Lusophone context. The analysis will be made in texts that present verbal and non-verbal language, forming a joint body to the printed media. The description of the ethos is the basis of the comments, testimony and analysis. - DissertaçãoO ethos discursivo no diário de Simonton: um olhar sobre os registros da missão no BrasilGuimarães, Laércio Rios (2011-08-19)
Letras
This work is intended to present the discursive ethos of the enunciator based on the text of O Diário de Simonton ("Simonton's Journal"), focusing only in the period as from his arrival in Brazil. It analyzes from the Journal excerpts dealing with his first contact with the missionary field; his abolitionist view and his role as a missionary. It briefly tells about the historical background of Presbyterianism, as well as about Simonton's life, according to Cerni (1992), Ferreira (1992), Matos (2004) e Ribeiro (1981). This work also provides an analysis of the ethos from aspects such as character, behavior and corporality present in the discourse theory references of Maingueneau (1997, 2000), presenting the origins of the ethos concept in Aristotle and other ideas on the theme found in Charaudeau (2006). It briefly presents the concept of the journal as a discursive gender and how that can be important in constructing the ethos of the enunciator. It is concluded by showing how it is possible to define the ethos of the enunciator even if the corpus is a journal and through the discourse, the previous ethos is confirmed by the one who receives the enunciator's ethos. - DissertaçãoO ethos discursivo no diário de Simonton: um olhar sobre os registros da missão no BrasilGuimarães, Laércio Rios (2011-08-19)
Letras
This work is intended to present the discursive ethos of the enunciator based on the text of O Diário de Simonton ("Simonton's Journal"), focusing only in the period as from his arrival in Brazil. It analyzes from the Journal excerpts dealing with his first contact with the missionary field; his abolitionist view and his role as a missionary. It briefly tells about the historical background of Presbyterianism, as well as about Simonton's life, according to Cerni (1992), Ferreira (1992), Matos (2004) e Ribeiro (1981). This work also provides an analysis of the ethos from aspects such as character, behavior and corporality present in the discourse theory references of Maingueneau (1997, 2000), presenting the origins of the ethos concept in Aristotle and other ideas on the theme found in Charaudeau (2006). It briefly presents the concept of the journal as a discursive gender and how that can be important in constructing the ethos of the enunciator. It is concluded by showing how it is possible to define the ethos of the enunciator even if the corpus is a journal and through the discourse, the previous ethos is confirmed by the one who receives the enunciator's ethos. - DissertaçãoO ethos infantil masculino na publicidade televisiva de brinquedos da Estrela nos anos 90Kung, Maria Aparecida Bitencourt (2008-08-15)
Letras
O objetivo desta pesquisa é analisar como se constrói o ethos dos meninos com idades entre 8 a 12 anos, no discurso televisivo de brinquedos da Estrela, nos anos 90. O corpus constitui-se de duas peças em fotoboards e duas gravações em CD, materiais fornecidos pelo Arquivo da Propaganda. Este estudo procurou também revelar a representação que o enunciador faz de si mesmo tendo em vista o seu co-enunciador. Esta pesquisa apoiou-se nos pressupostos da análise do discurso e apresenta como principal categoria de análise o ethos, que de acordo com Maingueneau é uma certa representação de caráter das pessoas do discurso que emerge da cenografia escolhida. - DissertaçãoHeterogeneidade constitutiva heterogeneidade marcada : uma análise da obra 1882 de Laurentino GomesVerissimo, Karen Mora (2016-06-24)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Neste trabalho, analisamos o livro “1822” de Laurentino Gomes à luz da Análise do Discurso. Trata-se de um Livro-reportagem, um gênero jornalístico que mescla Literatura, História e Jornalismo, em que o sujeito-autor reconta a história da independência com o intuito, a todo momento, de legitimar seu Discurso. Nos aprofundando no discurso manifestado pelo sujeito-autor, notamos a heterogeneidade mostrada como uma forma de legitimar seu discurso, que depende de outros discursos para legitimar o seu e o faz de maneira evidente, mas mesmo assim consegue manter um efeito de identidade em meio a tudo isso, por meio da Heterogeneidade Constitutiva. São objetivos específicos desse trabalho:1) verificar como se dá a construção de legitimidade num discurso em que a presença do outro é explícita; 2) analisar a identidade e a alteridade num discurso que é constitutivamente heterogêneo e 3) identificar o caráter e o posicionamento subjetivo no discurso heterogêneo, denominado marcado. Temos como apoio teórico Brandão (1996), Maingueneau (1993) e Authier-Revuz (1993), para compreender o discurso em questão. - DissertaçãoIlo Krugli e o discurso político no teatro infantojuvenil em O Mistério do Fundo do PoteLima, Natália Sanches Ferreira (2021-08-06)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A presente dissertação situa-se na área de concentração de estudos discursivos e textuais e insere-se na linha de pesquisa de “Procedimentos de Constituição dos Sentidos do Discurso e do Texto”, do Programa de Po´s-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Nossa pesquisa nasce a partir da pergunta: de que forma o teatro infantojuvenil pode contribuir para formação sociopolítica da criança e do adolescente? Tem-se como objetivo geral observar de que maneira as personagens contidas na peça podem influenciar o leitor/público por meio da formação discursiva e, como objetivos específicos, verificar como as instituições de poder estão representadas na peça; analisar quais são as relações interdiscursivas presentes na obra; mapear o que as posições discursivas EU-TU revelam a respeito das personagens e apresentar as relações entre as instituições de poder e a proposta da peça no universo infanto-juvenil. Nosso corpus constitui-se da peça O mistério do fundo do pote, escrita por Ilo Krugli (1930-2019) em 1989. Em nosso arcabouço teórico tratamos dos seguintes conceitos: signo ideológico (VOLÓCHINOV 2018); palavra (BONDÍA 2002); formação discursiva (FOUCAULT 2012; PÊCHEUX 1988; ORLANDI 2005, 2015; MAINGUENEAU 2008, 2010); condições de produção (ORLANDI, 2005); relação língua/ideologia (PÊCHEUX, 1988); posições do EU-TU (MAINGUENEAU, 1996ª; CHARAUDEAU, 2016); ethos (MAINGUENEAU, 2020); arquieununciador (MAINGUENEAU, 1996b); assujeitamento (ALTHUSSER, 1970); corpos dóceis (FOUCAULT, 2013); e, por fim, simbólico e violência simbólica (BOURDIEU 2006, 2012). Feitas as análises, identificamos uma ação artístico-pedagógica intensa construída a partir de metáforas-poéticas para tratar de questões políticas com o público infantojuvenil, desenvolvendo no leitor/público um repertório capaz de identificar sujeitos semelhantes aos personagens na vida real e percebemos que a compreensão profunda das pistas existentes no discurso permite a liberdade criativa para que o leitor/público possa construir um novo discurso. - DissertaçãoJornalismo gonzo na revista Trip: uma análise de gêneroKrette Júnior, Wilson (2006-12-13)
Letras
This thesis attempts to study the Gonzo Journalism in Brazil. The purpose is to analyse the reportage published by Trip magazine, which is an example of this journalistic genre, as well as to explore linguistic and speech procedures. Firstly, the work tries to review shortly, based on specialised bibliography, the linguistics development until the Speech Analysis School. The aim is to offer a brief but necessary base of theory to the reader. The essay presents the concepts and a historic trajectory of the three following speech genre of journalism: Literary Journalism, New Journalism and Gonzo Journalism. The corpus will be analised from the perspectives of genre and textual elements that are typical of Gonzo Journalism. It means to observe thematic and structural components. Hence, the chosen theories are the speech analysis of French School and the genre study proposed by the Russian critic Mikhail Bakhtin (1895-1975). The study's main concern is to study the genre concept in order to categorize the journalistic corpus. The research is focused on Gonzo Journalism, since it analyses two selected news reporting published in 2005 and 2006. However, it was necessary to present the other journalistic genres with the aim of verify their fluid character, contributions and influences. Besides, the work deals with the types of support and the development of the adopted magazine, regarding the international context. Created in 1986, Trip is recognized, in Brazil, due to the space dedicated to Gonzo reportage. It is considered alternative, contemporary and it became an editorial phenomenon between young and influent people. The magazine has today 187 thousand readers. Despite the vast critic works produced in the last years about speech analysis, this thesis supports that this reportage style is undervalued by the academia. Therefore, the major bulk is to contribute to Gonzo Journalism studies, as soon as to reveal its importance, originality and specificity. - DissertaçãoPlágio na constituição de autoria: análise da produção acadêmica de resenhas e resumos publicados na InternetOliveira, Marta Melo de (2007-03-14)
Letras
Este trabalho analisa a ocorrência de plágio ou meio plágio na constituição de autoria em um corpus formado por resumos e resenhas produzidos e publicados (na internet) por jovens universitários, como atividade extraclasse. Procuramos controlar as condições de produção dos textos, segundo critérios sugeridos por Geraldi (2004) e Garcez (1998). Trabalhamos com a linha de pesquisa o processo discursivo e a produção textual a fim de assegurar uma ancoragem teórica que desse sustentação aos objetivos de descrever a constituição da autoria no texto acadêmico; verificar a influência do interlocutor no desempenho textual-discursivo do sujeito produtor; mostrar a ocorrência de plágio e meio plágio no corpus como um fenômeno discursivo vinculado à heterogeneidade discursiva e ao interdiscurso. A prática analítica textual do corpus se submeteu à perspectiva interacionista sociodiscursiva de Bronckart e a verificação da eficácia da sumarização para a realização dos resumos e resenhas acadêmicos foi efetivada pelas estratégias de van Dijk e de Sprenger-Charolles. - DissertaçãoProcessamento textual: auxiliando examinandos na aquisição de estratégias metacognitivas para exames de proficiência em língua inglesaLeite , Sereg Pereira (2022-12-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Com o presente estudo, objetiva-se analisar como o desenvolvimento de funções metacognitivas contribui para a eficácia do processamento textual para a resolução de questões de compreensão de leitura em testes de proficiência em Língua Inglesa. Desse modo, os objetivos principais desta pesquisa são: a) apontar o suporte teórico referente às concepções de processamento textual e seus desdobramentos à luz da metacognição; b) examinar as principais competências e habilidades estratégicas requeridas em exames de proficiência por meio do uso de questões do teste TOEFL iBT® como objeto de análise; c) identificar as necessidades dos participantes e investigar possíveis lacunas que podem impactar negativamente os resultados nos exames; d) propor práticas pedagógicas atreladas aos conceitos teóricos desta dissertação para auxiliar os examinandos na aquisição de estratégias metacognitivas que viabilizem a obtenção de resultados satisfatórios. e) relatar a implementação de uma sequência didática e observar se houve melhora no desempenho dos alunos com a esperança de que o relato dessa experiência possa contribuir de forma relevante para educadores nessa área de atuação. O enfoque desta pesquisa está sobre o preparo efetivo do examinando no que diz respeito ao aperfeiçoamento da compreensão de leitura. Nesse sentido, esta dissertação fundamenta-se essencialmente em estudos sobre o processamento textual desenvolvidos por Koch (2002, 2003, 2010, 2012, 2014, 2015); compreensão da leitura conduzidos por Kleiman (2002, 2013) e Solé (1998) e metacognição iniciados por Flavell (1979). - DissertaçãoO processo discursivo do presidente Luiz Inácio Lula da SilvaMermelstein, Sheila (2006-03-15)
Letras
The president Luiz Inácio Lula da Silva always generated interest in the social stand point. Born in Garanhuns, he came to São Paulo in a pau-de-arara (truck used to transport workers in very precarious conditions) and reached the highest point at the national hierarchy: the President of the Republic of Brazil. His speeches have always drawn multitudes of people: first, as a union leader at the doors of industries, then as president of the Workers Party (Partido dos Trabalhadores) and, finally, as the President of the Republic. With that in mind, this essay intends to evaluate the contents of two of Lula s speeches. The first one made soon after the victory on the second round of the electoral poles for the presidency and the second at the day he took over as the president of Brazil. Two different contents, tow different speech processes, two different moments seen under the light of the French Method for Speech Analysis, which focuses on the examination of the deixis, the development of the speech formation and the presuppose.