Ciências Biológicas - TCC - CCBS Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciências Biológicas - TCC - CCBS Higienópolis por Orientador "Santos, Rosana Jordão dos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCAspectos motivacionais para a aprendizagem de astronomia em alunos da escola básicaSilva, Clarisse Araujo Lima (2023-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A motivação, dentro das discussões a respeito do processo de ensino-aprendizagem significativa dos estudantes, é um tema que tem sido muito relevante atualmente. Isso devido à questão de como os estudantes se empenham mais nesse processo quando apresentam esse sentimento carregado de significados pessoais. Astronomia, por sua vez, é um tema que tem sido fortemente discutido hoje em dia, devido ao fato de ser um conteúdo adicionado recentemente nos documentos oficiais da Educação. Assim, muitas são as pesquisas que se debruçam em compreender como o processo de ensino-aprendizagem está ocorrendo. Nota-se então que ambos os assuntos podem se somar de forma a favorecer o processo de ensino-aprendizagem. Isso porque a compreensão dos níveis de motivação dos alunos para a aprendizagem de Astronomia pode trazer uma compreensão a respeito de como tornar a aprendizagem cada vez mais significativa. Sendo assim, o atual trabalho se debruçou em compreender quais os aspectos motivacionais relacionados à aprendizagem de Astronomia estavam presentes em alunos de ciências do Ensino Fundamental II. Para isso foi elaborado um questionário que buscou investigar de diversas formas qual o contexto dos alunos com a observação dos astros e quais as expectativas que os mesmos possuem com relação aos temas envolvidos na aprendizagem de Astronomia. Com esses dados foi possível compreender que os alunos apresentam marcantemente uma predominante motivação intrínseca para os assuntos relacionados com a Astronomia. Além disso, possuem elementos motivacionais muito ligados com a afetividade, curiosidade e interesse em aprender mais a respeito desse tema. Também foi possível mapear o quanto dos conteúdos selecionados pelos alunos estão presente na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o que revelou que parte dos assuntos de interesse dos alunos estão contemplados no documento oficial, mas a maior parte das expectativas dos alunos não estavam incorporadas nesse material para alunos de ciências do Ensino Fundamental II. - TCCO processo investigativo no ensino da astrobiologiaGelbaum, Dana Baes (2023-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A Base Nacional Comum Curricular propõe que o ensino de Ciências seja feito por meio de investigação e apresenta as aprendizagens essenciais em cada área. Porém, por causa da alta quantidade de temas e do pouco tempo, alguns não são tratados em sala de aula, como é o caso da Astrobiologia. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar o processo de investigação realizado por alunos em aulas com essa temática, buscando entender quais fatores interferem na compreensão do problema proposto, nas etapas de resolução e em seu engajamento. Para isso, foi aplicada uma sequência investigativa nas aulas de Biologia do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada de São Paulo. Participaram da amostra analisada 38 alunos. A sequência iniciou-se com uma atividade diagnóstica de conhecimentos prévios sobre vida extraterrestre; seguida de uma aula de sensibilização e discussão da problemática trazida pela Astrobiologia; depois, momentos para que os alunos pesquisassem informações sobre seus astros, elaborassem hipóteses de como seria a vida diante de tais condições, e propusessem experimentos que poderiam ser feitos para comprovar suas hipóteses. Ao término foi realizada a socialização das produções. Durante todas as etapas, os dados foram coletados por meio das entregas parciais, das observações da pesquisadora nas aulas, de formulários individuais respondidos pelos alunos, e pelo produto entregue ao final do processo. O engajamento dos alunos diante do tema da Astrobiologia foi bastante positivo, visto que é uma temática conhecida popularmente, fazendo com que os estudantes tivessem conhecimentos prévios variados e curiosidades a seu respeito. Também, o ensino investigativo gerou um alto engajamento, mesmo que muitos ainda considerem o ensino expositivo mais rápido e fácil por ter um professor lhes dizendo apenas as informações necessárias. Já sobre as etapas do fazer científico, os alunos, em sua maioria, foram capazes de buscar informações, elaborar hipóteses e propor experimentos coerentes, porém, com certa dificuldade no nível de detalhamento e das justificativas para suas escolhas. Com relação à compreensão do problema, majoritariamente, os alunos tiveram habilidades de raciocínio que lhes permitiu compreender com facilidade; porém, para alguns, foi necessário que cometessem erros para que, com a mediação da pesquisadora, compreendessem o problema posteriormente. Em síntese, conclui-se que tanto o tema da Astrobiologia, quanto o ensino investigativo, influenciaram positivamente o alto engajamento emocional observado com a sequência investigativa. Os estudantes foram capazes de fazer relações com seus repertórios e com as aulas de Biologia, ampliaram sua aprendizagem conceitual sobre o assunto, além de terem compreendido e realizado os processos que envolvem o fazer científico investigativo.