Ciências Biológicas - TCC - CCBS Higienópolis
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Navegando Ciências Biológicas - TCC - CCBS Higienópolis por Orientador "Pivello, Vânia R."
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- TCCJogo educativo sobre espécies invasoras e biodiversidade em unidades de conservação de São PauloMeniz, Isabela Lombardo (2022-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A invasão biológica é uma das mais graves ameaças aos ecossistemas, afetando a biodiversidade, os serviços ecossistêmicos e os processos ecológicos (teias alimentares, ciclos biogeoquímicos). O Parque Estadual do Vassununga e a Estação Ecológica de Santa Maria, em São Paulo, estão sofrendo graves impactos pela presença massiva de espécies exóticas invasoras (EEI), que ameaçam a fauna e flora nativas e degradam o ambiente. A educação ambiental encaixa-se como uma ferramenta preventiva e complementar as técnicas de manejo das EEI, quando já estão instaladas. Tem um importante papel em desenvolver os saberes científicos com a população sobre os danos que as EEI podem causar, para informar e difundir os processos de mitigação e reduzir seus impactos. Ainda, fomenta reflexões acerca do contexto ambiental em que as EEI estão inseridas, as causas e questões da crise ambiental vigente, assim como as responsabilidades dos diversos atores da sociedade. Desse modo, entende-se o jogo como uma atividade lúdicas e como uma maneira de aplicação desses conhecimentos, pois fornecem um ambiente propicio para o aprendizado de várias habilidades, através de momentos prazerosos e enriquecedores. Podem ser considerados como uma estratégia para o ensino e aprendizado de conceitos abstratos e complexos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de um jogo educativo que proporcione uma forma simples e didática de construir com a população que vive no entorno dos parques o conhecimento sobre os impactos da invasão biológica e como colaborar para essa problemática. Para que houvesse um alinhamento do conteúdo e da dinâmica do jogo com o contexto em que o material seria aplicado, foram realizadas entrevistas com professores das escolas participantes, gestores e agricultores do entorno das unidades de conservação (UCs). Com isso, aprimoramos o material educativo, sendo composto por um jogo de fichas de algumas categorias, entre elas espécies invasoras e nativas, carta desafio com os atores sociais, dentre outros materiais, com três formas básicas de jogar e o manual do jogo, material do mediador/professor e um vídeo explicativo. Mais tarde, realizamos um piloto do jogo com os professores das escolas em que pudemos observar um maior interesse e preocupação dos participantes acerca da temática da invasão biológica. Ademais, o aprendizado ocorreu de forma fluida e conectada, partindo de uma abertura e interesse prévio do participante, gerando curiosidade e assim permitindo que as informações e conhecimentos que estavam sendo discutidos fossem absorvidos por uma compreensão ativa e autônoma do jogador. Os resultados nos mostraram que o jogo pode ser uma ferramenta construtiva e positiva para o processo de aprendizagem sobre a invasão biológica e os conceitos envoltos por essa temática, fazendo com que o participante reflita e se perceba na realidade a qual está inserido, assim como seu papel no contexto das questões socioambientais.