Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
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Navegando Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por Orientador "Bonturim, Everton"
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- TCCAnálise química de águas termais dermocosméticasGuimarães, Gabrielli Cristini Luis (2020-12-10)
Escola de Engenharia (EE)
As águas termais têm sido utilizadas de maneira terapêutica desde os tempos da Grécia antiga, mas no último século a comunidade acadêmica tem voltado seus olhos para o estudo de sua composição que está por trás dos benefícios causados pelo contato da pele com essa água. Este artigo estudou quatro trabalhos publicados sobre fontes tradicionais de águas termais, sendo duas fontes localizadas na França, uma na Itália e uma em Portugal. Foi traçado um estudo comparativo entre os resultados obtidos nos artigos e como a presença de determinados elementos químicos altera as propriedades terapêuticas de cada uma das águas extraídas das fontes. Também foi realizada uma confrontação entre os resultados experimentais das fontes com a composição química de águas termais dermocosméticas comercializadas em borrifador, sendo duas importadas de fontes francesas e uma de fonte brasileira. - TCCEstudo da síntese de marcador luminescente inorgânico para identificação forense de munição deflagradaSoares, Bárbara Figueiredo (2021-06-18)
Escola de Engenharia (EE)
A identificação dos resíduos de tiro traz importantes informações para uma investigação forense. A forma mais simples de fazer esse reconhecimento é através da incorporação de marcadores luminescentes às pólvoras. O presente artigo consiste em um estudo de caso que visa analisar e comparar os marcadores luminescentes já existentes na literatura através das propriedades encontradas em suas matrizes, e com isso apresentar a síntese de um material luminescente de dissilicato de estrôncio e magnésio dopado com íons terras raras (Sr2MgSi2O7:Eu2+, Dy3+) como candidato à um novo marcador para projétil. Este material luminescente possui características como a intensidade de luminescência e a duração da luminescência persistente como pontos de destaque frente as demais matrizes encontradas nos marcadores. - TCCObtenção de filmes finos de níquel para uso em radioastronomia TerahertzMartins, Kevin Stefan Boszko (2021-12)
Escola de Engenharia (EE)
A energia liberada pelos eventos solares pode causar grandes impactos na vida na terra, como interferências na comunicação, blecautes e riscos para astronautas e passageiros de voos comerciais. Boa parte dessa energia é emitida na forma de erupções solares que podem ser estudadas através da frequência de terahertz e sua análise pode auxiliar não só no estudo do comportamento solar e seu impacto na terra como também desenvolver tecnologias que amenizem seu impacto. Por isso esse projeto buscou a fabricação de um filme fino de Ni que atue como um filtro de ondas eletromagnéticas com comportamento espectroscópico de filtro passa-banda na faixa de Terahertz. Foi analisado a viabilidade do método LIGA, onde é realizado uma fotolitografia no substrato e em sequência uma eletrodeposição. A metodologia aplicada levou a criação de filmes finos de níquel homogêneos e de boa qualidade depositados sobre ouro e suportado em silício - TCCUso do kahoot como ferramenta de engajamento e aprendizagem ativa no ensino de química orgânica.Souza, Abel Grangeiro de; Silva, Adriano Reis José da (2020-07)
Escola de Engenharia (EE)
Na sociedade moderna atual, cada vez mais estudantes estão mais próximos de novas tecnologias e são capazes de obter qualquer informação de modo instantâneo. Assim, a metodologia tradicional de ensino tem ficado desatualizada, pois não acompanha os avanços tecnológicos e segue a mesma mecânica do século passado. Para suprir as deficiências que o modelo tradicional promove, diversos educadores têm buscado metodologias capazes de tornar o ambiente educacional mais atrativo, motivacional e participativo para os alunos. Nesse ponto, uma metodologia gamificada pode conectar a realidade do aluno com o ambiente escolar e propiciar melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Uma plataforma bastante empregada para tornar isso possível é o Kahoot, permitindo com que educador e estudante tenha uma interação maior. No âmbito da Química Orgânica, muitos professores ainda têm dificuldades em contextualizar e tornar esse importante conteúdo mais atrativo ao aluno. A partir dos autores estudados, viu-se que o Kahoot proporcionou melhorias significativas no processo de aprendizagem, estimulando a competitividade, o engajamento e a motivação do estudante, facilitando o entendimento de conteúdos normalmente complexos para uma abordagem tradicional