Administração de Empresas - Dissertações - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração de Empresas - Dissertações - CCSA Higienópolis por Orientador "Forte, Denis"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAnálise de desempenho dos fundos de previdência complementar aberto VGBL/PGBL entre 2012 e 2022Schionato, Vanessa Andrade de Castro (2024-05-12)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este trabalho teve como objetivo analisar o desempenho dos fundos previdenciários abertos disponíveis no mercado brasileiro, oferecidos por gestoras vinculadas a grandes bancos e gestoras independentes, entre janeiro de 2010 a dezembro de 2022. A avaliação do desempenho dos fundos foi realizada por meio da aplicação de modelos quantitativos clássicos: Alpha de Jensen, Beta CAPM, Índice de Sharpe, Sortino e Treynor, considerando sua respectiva classificação de investimento. Também discutimos os impactos da taxa de administração no desempenho do fundo. A pesquisa justifica-se pelos poucos estudos publicados sobre o tema, pelo aumento da longevidade da população brasileira, predominantemente com baixa literacia financeira e pelo crescimento da indústria financeira, impulsionada pelo open-banking e open finance. Os resultados obtidos demonstram que as gestoras independentes geram Aplha médio superior aos fundos vinculados aos fundos de gestoras vinculadas a grandes bancos. Índice Beta e CAPM são similares entre os dois grupos analisados, assim como o Índice Sharpe, que em média mostrou-se negativo no período analisado. Os Índices de Sortino e Treynor são similares entre os grupos. - DissertaçãoAnálise de um modelo de avaliação de desempenho econômico-financeiro na visão dos acionistas no mercado americano entre 2011 e 2014Gama, Fernando Alves (2016-02-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
The main purpose of this research was analyze the relation between Liquidity, Profitability and Growth with the Shareholder return. The choice of these variables was based on a study demonstrating that companies in Turkey (as well as other studies of India, Australia and united States) that possessed good indicators in these variables showed high performance in different macroeconomic situations, either adverse or positive ones. And since another work demonstrated that, using factor analysis, these variables were discriminants and robust, a structural equation model was designed to be tested. Form the 6,579 companies initially selected, a sample of 609 American companies that had all financial information between 2011 and 2014 was formed. The main result is that every variable and the model itself presented robust results, what is interesting, mainly because of liquidity. Tests of quality of sampling (boostrap), size of firm control (revenue) and time shifting were performed. Even though the explicative power was low, since it is a reduced model of only three variables, the results of this research can encourage new studies by enlightening the importance of each of these variables in an efficient management in creating value. - DissertaçãoAnálise temporal do retorno de ações de empresas previamente investidas por fundos de private equity no Brasil após 2004Mauad, Rogério Paulucci (2014-02-04)
Administração
Os investimentos realizados por fundos de Private Equity cresceram exponencialmente nos últimos anos. Tradicionalmente, os fundos de Private Equity são geradores de valor dentro das empresas investidas, devido aos aportes de capital e às técnicas de gestão diferenciadas. No Brasil, diversos fundos, de capital nacional e estrangeiro, realizaram investimentos significativos em empresas dos mais diversos setores, possibilitando assim que crescessem, se desenvolvessem e realizassem suas ofertas públicas de ações, tornando-se então, empresas de capital aberto. Desde 2004, com o início de uma nova onda de IPOs (Initial Public Offering) no mercado nacional, dezenas de empresas previamente investidas por fundos de Private Equity abriram capital na Bolsa de Valores de São Paulo. Este trabalho analisou, a partir de uma amostra de 141 IPOs realizados após 2004, se o desempenho das ações destas empresas, apurado pela metodologia Wealth Relative Buy-and-Hold foi superior ao das ações de empresas que não foram investidas por fundos de Private Equity. Foram realizados testes estatísticos e econométricos, cujos resultados sugerem que o mercado reconhece o valor da gestão dos fundos nas empresas investidas, porém o retorno das ações não se manteve constante no longo prazo e nos diferentes períodos apurados, levando à conclusão de que mesmo as empresas previamente investidas por fundos de Private Equity estão sujeitas aos ciclos de expansão e retração de mercado e as diferenças de performances entre as ações das empresas previamente investidas por fundos de Private Equity e as demais diminuem ao longo dos anos após a oferta pública. - DissertaçãoAvaliação de performance em IPOs: uma análise comparativa entre Brasil e Estados UnidosSouza, Wellington Lopes de (2016-02-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho analisou e comparou, durante o período de 2006 a 2014, os desempenhos de curto e de longo prazos de ações de empresas brasileiras e americanas que abriram capital por meio de operações de Initial Public Offering (IPOs). Procurou-se identificar nestes dois países, cujos mercados encontram-se em diferentes estágios de amadurecimento, como se deu o fenômeno do underpricing, definido como sendo o retorno de curto prazo equivalente à valorização do preço da ação em seu primeiro dia de negociação; e se houve underperformance, ou seja, destruição de valor das ações no longo prazo em relação a seus respectivos benchmarks. A metodologia utilizada foi a de Wealth Relative Buy-and-Hold. A amostra analisada consistiu de 253 empresas, das quais 104 brasileiras e 149 americanas. Os resultados empíricos revelam que houve underpricing nos dois países, sendo que nos EUA foram superiores aos ocorridos no Brasil. Verificou-se que, em períodos de euforia do mercado (hot market), os níveis de underpricing aumentaram nos dois países. Já em momentos de crise, o efeito foi inverso e houve queda em ambos. No que se refere a underperformance, os comportamentos foram opostos entre os dois países. Enquanto que, no Brasil, os IPOs apresentaram destruição de valor no longo prazo em relação ao Ibovespa, nos Estados Unidos, as empresas que abriram seu capital superaram o desempenho do índice Standard & Poor´s 500. No caso do Brasil, os IPOs ocorridos na fase do boom do mercado de capitais, mais precisamente nos anos de 2006 e 2007, apresentaram retornos anormais negativos superiores ao da amostra integral, revelando uma relação inversa entre retornos anormais de longo prazo e underpricing. Excessão ocorreu quando se analisou o período pós-crise do subprime, quando as ações brasileiras também superaram o seu benchmark. - DissertaçãoCondição macroeconômica e estrutura de capital, evidências do Brasil entre os anos de 1995 e 2013Gavioli, Karen Priscilla da Cunha (2015-02-11)
Administração
Diante do vasto tema no campo da estrutura de capital, esta dissertação visa contribuir no avanço dos estudos analisando empresas pertencentes a Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), no cenário de 1995 a 2013. Com foco em identificar o comportamento da alavancagem financeira e a velocidade de ajuste em diferentes condições macroeconômicas, analogamente com Cook e Tang (2010) e Mukherjee e Mahakud (2012). Alguns estudos em outros Países e no Brasil utilizaram as variáveis macroeconômicas como integrante na composição de endividamento da empresa, e há por parte de todos os agentes a necessidade de aprimorar o conhecimento em como as empresas reagem às mudanças dessas variáveis macroeconômicas. A partir de uma amostra de 334 empresas brasileiras, foi utilizado a técnica em painel, aplicando-se o método de efeitos fixos e em seguida utilizando o dinâmico por meio do método de GMM (General Method of Moments) como forma de comparar os resultados obtidos no modelo estático e entender a velocidade de ajustamento da alavancagem. Nossos resultados demonstram que as empresas brasileiras são influenciadas pelo PIB e M4 quando há um momento desfavorável na economia, ajustando a sua alavancagem mais rapidamente, diferentemente no caso das taxas de juros Selic, spread de juros, inflação e câmbio. De modo geral, verifica-se que no Brasil as empresas tendem aumentar a alavancagem quando há menor crescimento por não ter reservas sufiencientes para sobreviver a queda do crescimento, e beneficia-se do momentos de taxas baixas para obter maior benefício frente aos bancos e empresas de fomento. - DissertaçãoFinanças comportamentais: efeito manada e o comovimento dos mercados acionários globais entre 2008 e 2017Caner, Gerson (2019-04-22)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente estudo procura investigar a presença de comportamento manada, nos oito principais mercados acionários globais, por intermédio das metodologias propostas Chang, Cheng e Khorana (2000), entre 02 de janeiro de 2008 e 28 de dezembro de 2017. Os mercados analisados foram os dos seguintes países: Brasil, Alemanha, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Índia, Japão e Reino Unido. Apuram-se os dados diários, relacionados ao fechamento e volume negociado de cada ação nos respectivos países, representando uma amostra de 120 meses e 743 datas. O artigo seminal de Chang, Cheng e Khorana (2000), além de estabelecer uma extensão da metodologia de efeito manada, derivada da proposta por Christie e Huang (1995) e que passou a ser seguida pelos que se dedicaram aos estudos de efeito manada, também lança uma importante questão, que este presente estudo procura verificar. Segundo os autores, as diferenças de comportamento das dispersões obtidas entre países desenvolvidos e os chamados emergentes podem ser resultado de informações incompletas ou da assimetria de informações entre os mercados menos desenvolvidos. Ao lançar um estudo que abrange mercados maduros e em desenvolvimento com a metodologia proposta por Chang, Cheng e Khorana, este trabalho busca preencher essa lacuna e avançar no entendimento das diferenças de comportamento do investidor. O comportamento do mercado é também analisado sob diversas condições, seja em pregões de alta e baixa e de maior e menor volume transacionado, visando a apontar características específicas que possam sugerir o favorecimento do efeito manada. Os resultados sugerem que há ocorrência do efeito manada em sete dos oito mercados analisados no período e que este comportamento se verifica de forma mais acentuada em dias com maior volume negociado. Este estudo procura, adicionalmente, identificar os chamados comovimentos cross-country entre os mercados, isto é, examinar as condições em que a dispersão dos retornos de um mercado é afetada por outro(s) mercado(s). Os resultados encontrados apontam a existência desse comovimento entre os países e uma influência maior das economias regionais e das maiores economias no comovimento cross-country. Essa pode ser uma análise relevante para investidores globais, uma vez que um aumento no nível de comovimento entre os ativos tende a reduzir os benefícios da diversificação dos portfólios. - DissertaçãoO impacto do capital dos bancos na rentabilidade e risco no sistema financeiro brasileiroCarbonari Filho, Antonio (2015-08-05)
Administração
Over the past few years, banks have always been present at the epicenter of the biggest financial crises. Adopting policies that reduce the occurrence of banking crises is important to ensure peace and security for its depositors and investors. Thus, policymakers adopted the capital as regulatory measure, which required banks greater control in relation to its risk assets. The capital also plays a fundamental role in the soundness and credibility of banks. Another important aspect of bank capital is its relationship with profitability and risk. With the capital increase, banks become less vulnerable to risk, ultimately reducing the occurrence of problems in a bank. Thus, the impact on profitability is positive in the profitability of banks, as it reduces their cost of funding and improve its perception in the market. Several studies relate capital to risk or profitability. The aim of this study, however, was to simultaneously analyze the impact of capital on profitability and risk in the Brazilian financial system. Four dependent variables of profitability and risk were used, and other explanatory variables such as those specific to banks, a measure of bank concentration and macroeconomic variables were also used. The study was conducted with the 50 largest banks considering the asset volume through a Generalized Method of Moments technique (GMM) between the period 2006-2014. The hypotheses relating the effect of capital on risk and profitability of banks showed positive results. Banks are benefited when they increase their capital with a positive impact on profitability variables. Furthermore, from the moment banks increase their risk, there is an adjustment in the level of capital upwards. Considering the importance of this sector for any economy, the study confirms the ability of Brazilian banks to prove themselves solid and profitable and at the same time taking the capital as an important factor of these achievements. - DissertaçãoSpin-off as a financial strategy: study on determinantsIkeda, Wilson Eduardo (2021-08-06)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
This is a multi-country event study that involved 1,032 spin-off transactions with 921 parents’ companies and 1,101 subsidiaries. We assessed spin-off determinants for short- and long-term performance. Moreover, we investigated whether is adequate to compare market returns of companies from several countries using their local index. Our short-term (CAR) results were aligned with previous studies with a CAR near the event window of +1.6%, p<0.01. Long-term (BHAR) for the parent was -4.86%, p<0.01, for the subsidiary was -0.47%, non-significant, and combined -2.93%, p<0.01. There is no apparent influence of potential determinants for CAR or BHAR. Grouping the best-performing companies versus the worst performance, we found a similar profile in both groups. These observations were made for CAR and BHAR results. - DissertaçãoUso generalizado de stock options e o envolvimento de fundos de venture capital e private equity: análise dos efeitos sobre o desempenho dos IPOs no BrasilSilva, Alexandre Rogério da (2014-01-28)
Administração
Este estudo analisa o envolvimento de fundos de Venture Capital e Private Equity e o uso generalizado de Stock Options nos IPOs (Oferta Publica Inicial) no Brasil. A teoria de Agência, desenvolvida por Jensen e Meckling (1976), argumenta que as ferramentas de controle e de incentivo podem comportar-se como complemento uma da outra. Diversos estudos realizados no exterior e no Brasil analisaram o impacto do monitoramento dos fundos de PE/VC no desempenho dos IPOs, porem ainda é escassa a literatura voltada a analisar as estratégias de incentivos via opções de compra de ações (ISOs) como estratégia para a redução do conflito de agência. Este estudo procura preencher a lacuna encontrada na literatura Brasileira, analisando como o envolvimento de fundos de VC/PE e a generalização de planos de incentivo via opções de compra de ações (ISOs) interage para prever o desempenho dos IPOs no Brasil. Os resultados sugerem que as empresas apoiadas por fundos de Venture Capital e Private Equity apresentam maior probabilidade de utilização de uso generalizado de Stock Options para todos os funcionários. Os resultados também sugerem que as empresas apoiadas por fundos de Venture Capital e Private Equity apresentam um CAR (Retorno Excendente Acumulado) superior do que as empresas que não possuem participação deste tipo de fundo.