Administração de Empresas - Dissertações - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração de Empresas - Dissertações - CCSA Higienópolis por Orientador "Araújo, Clayton Vinicius Pegoraro de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA previdência complementar no Brasil: investimento de longo prazo e crescimento econômicoMartins, Paulo José Salermo (2023-08-14)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A previdência fechada, também conhecida como fundo de pensão, é um importante segmento do sistema previdenciário brasileiro, que tem como objetivo oferecer benefícios de proteção social aos participantes, como complemento de suas aposentadorias ou pensão aos seus beneficiários. Ao contrário da Previdência Aberta, a Previdência Fechada é oferecida e administrada por entidades fechadas de previdência complementar, na qual apenas os participantes de determinados grupos vinculados a empresas, associações de classes, sindicatos ou órgãos governamentais podem aderir, sem objetivo de fins lucrativos, a fim de garantir benefícios previdenciários aos participantes no futuro. Uma característica fundamental dos fundos de pensão é a adesão condicionada a apenas os funcionários, associados ou membros das entidades patrocinadoras, permitindo que sejam oferecidas características específicas e personalizadas, direcionadas e adaptadas ao público na qual o benefício se destina. Entre as vantagens da previdência fechadas está a alternativa das contribuições serem tanto dos participantes quanto dos seus patrocinadores, permitindo acumular recursos que podem ser usados ao longo do tempo para que seja obtida uma renda complementar maior no usufruto das suas aposentadorias ou pensões. O recurso arrecadado será investido em fundos de investimentos que permitirão o acúmulo de rentabilidade das reservas, diversificando o risco dos investimentos de acordo com o perfil do participante e aquilo que está permitido dentro do regulamento do plano. Em suma, o mercado de previdência complementar fechada pode desempenhar um papel importante na segurança financeira dos participantes dos seus planos, ofertando produtos e benefícios que podem permitir a acumulação de recursos ao longo da vida profissional e garantir, na aposentadoria, mais confortos, tanto aos participantes dos planos quanto aos seus beneficiários. Por ser um produto de longo prazo, os valores aportados nos fundos podem ter um papel importante no investimento em setores produtivos da economia, pois os recursos podem ser alocados em investimentos de infraestrutura, financiamento da dívida pública, aquisição de ações entre outras modalidades, contribuindo, além da segurança dos participantes, no desenvolvimento do país. - DissertaçãoUber: (des) regulação econômica e entraves políticosGarcia Junior, Wagner Roberto Ramos (2020-07-10)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Atualmente, o aplicativo Uber é o grande pioneiro da nova engenharia econômica chamada de “Sharing Economy” e também é o maior exemplo de inovação e disrupção no que tange à mobilidade urbana no século XXI. Deste modo, a presente dissertação aborda os principais impactos econômicos, regulatórios, políticos e sociais que a plataforma tecnológica Uber proporcionou ao chegar no Brasil acirrando debates acerca da sua regulação. Pela ótica concorrencial, o presente trabalho demostra as principais características do mercado concorrencial entre o aplicativo tecnológico e o serviço de táxi na cidade de São Paulo e as inovações trazidas ao mercado de transporte individual de passageiros. Utilizando uma análise empírica da Teoria da Escolha Pública, a trabalho demonstra a incidência de grupos de interesse na regulamentação da atividade econômica da plataforma tecnológica na capital paulista, estudando o comportamento legislativo e judicial dos agentes políticos nas esferas do Poder Legislativo e do Poder Judiciário. Com o objetivo de trazer as principais abordagens – sejam elas pela ótica concorrencial, consumerista e trabalhista, a pesquisa mediante método analítico descritivo apresenta os desafios da (des) regulação das novas tecnologias. Além disso, o trabalho apresenta discussões contemporâneas sobre neologismos acadêmicos como Gig Economy e “Uberização” das relações de trabalho, proporcionando discussões acerca das relações de trabalho, impactos econômicos e sociais das decisões judiciais e os dados atuais acerca do trabalho informal e do desemprego.