Ciência da Computação - TCC - FCI Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciência da Computação - TCC - FCI Higienópolis por Orientador "Cunha, Daniela V."
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCFisioBem : software para auxílio no tratamento da paralisia facialRamires, Grégory F.; Silva, Matheus G. L. (2021-05-29)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
A paralisia facial periférica (PFP) pode ter ou não causas conhecidas, sendo chamada de paralisia facial periférica quando se tem a causa conhecida e paralisia de Bell quando a causa é desconhecida. Há uma necessidade de meios para o acompanhamento e análise de pacientes com tais transtornos, para que sua reabilitação ocorra de maneira controlada e futuramente em casa, neste contexto a tecnologia mobile pode ser fundamental para auxiliar fisioterapeutas e pacientes na reabilitação da PFP. Esse trabalho propõe-se a apresentar o aplicativo FisioBem, uma ferramenta mobile iOS, que realiza a análise e permite o acompanhamento de pacientes com paralisia facial periférica. É possível analisar a progressão ou regressão do transtorno em relação ao tempo e monitorar a execução de exercícios fisioterapêuticos faciais de modo remoto e presencial. - TCCSistema de monitoramento com reconhecimento facial e fala utilizando Raspberry PICason, Pedro da C.; Costa, Pedro H. de A. (2021-12-08)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este artigo apresenta o desenvolvimento de um sistema de monitoramento destinado ao uso pessoal com reconhecimento de fala e face, construído utilizando um microcomputador de placa única Raspberry Pi, em conjunto com uma câmera e um microfone. O projeto tem como objetivo demonstrar que é possível produzir um sistema de monitoramento de baixo custo, sendo possível obter reconhecimento facial e de fala com programação Python e algumas bibliotecas, assim como o envio de notificações automáticas via e-mail caso palavras-chave pré-determinadassejam detectadas ou uma face pré-cadastrada seja reconhecida pelo sistema. Desta forma realiza-se o monitoramento de um ambiente com diferentes finalidades, como a vigilância de idosos e/ou crianças, em prol de evitar acidentes. Testes iniciais mostraram que o sistema é capaz de detectar e reconhecer com sucesso as faces cadastradas, bem como identificar e reconhecer a palavra “Socorro”, enviando um e-mail de notificação ao e-mail pré-definido.