Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
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- DissertaçãoCibercorpobra: o corpo em momentos transitóriosAbiorana, Dângela Nunes (2012-08-21)
Educação, Arte e História
O presente trabalho aborda, dentro das revisões da Teoria da Informação de Norbert Wiener, aspectos referentes às relações de comando e controle em sistemas propostos artisticamente em três obras de arte. Foi realizado um recorte de como os seus autores (artistas) tratam os processos que envolvem o corpo humano e o movimento, e de como as relações de comando e controle, dentre outros aspectos e questões referentes à Cibernética, vêm sendo revistas e exploradas artisticamente. A análise de cada obra foi feita em um momento distinto da Cibernética, e em cada momento foram abordados contextualmente os modos distintos de se tratar as questões discutidas. Após a análise do referencial teórico e da análise das obras The Ancestral Path: The DogMonkeysjourneythroughtheAmorphicSociety (1997), de Chico MacMurtrie, para o momento da cibernética programática analógica; MOVOTAR (2000), deStelarc, para o momento da cibernética randômica, e UnnamedSoundsculpture (2012), de Daniel Franke e Cedric Kiefer, para o momento da cibernética rizomática, foi possível perceber que a revisão da Teoria da Informação, como proposta por Wiener, era necessária, porque a questão do ruído sofreu uma alteração:ele passou a ser compreendido mais como redundância do que como estranhamento. Ao se rever as leis da termodinâmica, principalmente a sua segunda lei, que define que o ruído é inevitável e tende cada vez mais a aumentar, e assim todo sistema caminha para o caos, fica mais clara a noção de que era necessário fazer outra leitura da Teoria da Informação e, neste novo contexto, estabelecer então uma constante: a presença do ruído. - DissertaçãoO discurso narrativo na hipermídiaPace, Savana (2007-08-15)
Educação, Arte e História
This work proposes the study of the discourse in the hypermedia, which has its syntactic and semantic relationships reformulated by the interactive potential through the programming. Besides, some of the concepts presented are relative to the reading of the hypermedia ambient, including questions about interactivity and fusion of verbal and non-verbal signs (intersign), the role of reader and the authorship in the digital, and the programming like an expanded writing. - DissertaçãoEmbalagem: um conceito do imagético perecívelQuaresma, Carla Ronchi (2011-02-23)
Educação, Arte e História
O presente estudo aborda aproximações dos conceitos de embalagem e imagem e, considera os impactos tecnológicos que viabilizam a reprodução de embalagens-imagens em série apontando o ―uso‖ ou ―consumo efêmero‖ das imagens descartáveis. Retrata um histórico das embalagens de consumo no Brasil paralelamente com pesquisadores que abordam conceitos de design, comunicação e imagem e busca a interdisciplinaridade das características selecionadas. Destaque para ―O mundo codificado‖ de Flusser (2007) como principal suporte. Explana a dependência humana frente à fabricação e utilização de embalagens. A questão é identificar seus aspectos comunicativos e intersubjetivos, além de analisá-la sob o ponto de vista do perecível. Neste ínterim depara-se então com Christo Javacheff e Jeanne-Claude e seus famosos ―empaquetages‖. Ao se buscar uma perspectiva histórica das embalagens de produtos, optou-se em apontar e extrair os principais fatos da sua evolução no Brasil. Aborda o ato de embalar diante da sociedade de consumo, em diálogo com os estudos de Certeau e Baudrillard, que investigam o comportamento da sociedade frente ao uso desses tipos de imagens e representações. Reconhece a embalagem como imagem, diante da saturação imagética da atualidade. Depara-se com o termo ―imago‖, que segundo Debray era a máscara moldada a partir do rosto de um morto e chega-se a Flusser e sua teoria sobre a codificação do mundo, na qual nos chama a atenção o fato de vivermos na era da saturação imagética e surgem dois campos complexos: a imagem e a comunicação. A banalização da imagem na sociedade de consumo é observada nas obras de Andy Warhol, crítico à comunicação visual e por fim, Baitello Junior que inaugura o termo ICONOFAGIA que lembra os rituais antropofágicos praticados pelos índios - DissertaçãoA instalação Poème Électronique: espaço, timbre e imagemCentola, Nicolau André Campanér (2011-02-28)
Educação, Arte e História
The purpose of this study is to analyze the installation Poème Électronique, designed by Edgard Varese, Iannis Xenakis and Le Corbusier for the Philips World's Fair in Brussels in 1958, from three dimensions: architecture, sound and image. The project was seen by more than two million people and has enabled new ways of multimediatic use of the concepts of composition, performance and reception, working dimensions of sound, image, light and architecture in a project that brought together art and technology - DissertaçãoA internet como ferramenta para campanhas políticas: um estudo do caso Barack ObamaTrevisan, Enrico Rosa (2011-08-29)
Educação, Arte e História
Em um contexto de uso de diversas ferramentas para comunicação eleitoral, o presente trabalho tem por objetivo discutir e analisar as características da Internet como um novo meio de comunicação para propaganda política e eleitoral. Para que fosse atingido este objetivo, foi elaborada uma argumentação de Psicologia Social para que fossem compreendidos os aspectos humanos e sociológicos da relação entre o público receptor de mensagens políticas e os emissores de tais mensagens. Em um segundo momento foi realizado uma análise da Internet como meio de comunicação, dando devida atenção à suas características essenciais para evidenciar que o ambiente virtual é, efetivamente, uma nova mídia capaz de carregar mensagens políticas. Com o intuito de compreender o uso de ferramentas de comunicação para fins eleitorais, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre as diferentes formas de comunicação política na história brasileira. Por fim, a campanha de Barack Obama foi utilizada como estudo de caso para se analisar e compreender o uso da Internet como ferramenta de campanha eleitoral sendo possível identificar, no caso estudado, a real inovação trazida para este meio para o que se conhece de cultura de comunicação eleitoral - DissertaçãoJoguês: a linguagem dos video games aos jogos casuaisDohme, Vanessa (2013-08-13)
Educação, Arte e História
O trabalho investiga a linha de entendimento do usuário ao entrar em contato com o jogo digital. Fazendo uso das ferramentas da semiótica, foi proposta uma linguagem dos jogos o Joguês, que apresenta três níveis possíveis de comunicação do jogador com o jogo: Nível de Percepção; Nível de Contato; e Nível de Interação. Cada um deles representa um grau de envolvimento do jogador com o game. Entender o Jogues é um caminho para tentar explicar o que faz com que o jogador continue jogando, ao invés de procurar outra forma de entretenimento. Para a presente dissertação, o objeto escolhido para estudo foram os jogos digitais casuais, que permeiam atividades cotidianas de pessoas de todas as idades. Apresenta-se uma fundamentação teórica para reforçar a ideia de que tanto os jogos não digitais como os eletrônicos têm as mesmas propriedades em sua base. O presente trabalho apresenta uma evolução desses jogos e de seus signos, fazendo uma leitura semiótica e de linguagem desses signos. Finalmente, mostra como é que, com mais facilidade e aceitação do que outrora, se joga hoje em dia, decodificando as informações que os jogos trazem. Conclui-se que se joga mais porque mais pessoas falam o joguês. - DissertaçãoMemórias Póstumas de Brás Cubas: atualização e virtualidade na construção da literatura como memorialOnodera, Daniele dos Santos Souza (2011-02-15)
Educação, Arte e História
The objective of this paper is to discuss how the literary form competes in the building of a historical and social memory of the temporality in the novel Memórias Póstumas de Brás Cubas by Machado de Assis considering the period in which it was produced. Firstly, it was used Lukács'studies (2000) to talk about the fact that the novel did not have a formal pre adaptation and because of that permitted, more than in other genres, the transposition from reality to the literary plan. Secondly, Machado de Assis was situated in relation to social and political aspects that surrounded the daily life in the Brazilian empire, and also in relation to literary practice and literary plan. Finally, this paper focused on the analysis of the memorial report by the dead-author Brás Cubas. Using the famous metaphors created by Pierre Lévy (1996) virtualization and "update". it was verified how the update about his life imerse in the memorial universe (virtual) made the dead-author to reveal the social and historical context of the court in the 19th century simultaneously. - DissertaçãoPlataformas abertas de ensino a distância como modelo de incubadora de competênciasMirshawka Junior, Victor (2015-08-12)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta dissertação investigou de que maneiras o avanço tecnológico e a disponibilização de recursos de ensino e aprendizagem a distância e gratuitos influenciam o próprio processo de ensino e aprendizagem, o acesso amplo de talentos ao sistema de ensino, o desenvolvimento de competências e a redefinição do papel de professores e instituições de ensino nesse novo contexto. Partindo da análise dos impactos causados pela revolução tecnológica na área educacional, com a aplicação de um recorte de conceitos fundamentais às tendências de implantação de diversas novas tecnologias, debruçou-se com mais ênfase nas chamadas plataformas abertas de ensino a distância. Estas vêm proliferando nos anos recentes, oriundas de iniciativas formais, conduzidas por universidades e faculdades ao redor do mundo, ou de projetos avulsos, capitaneados por grupos de investidores ou até mesmo de líderes empresariais e culturais. O método de pesquisa escolhido foi um estudo de um caso prático, da plataforma MIT OpenCourseWare (OCW), conduzido mediante revisão e interpretação de documentos, conteúdos, relatórios e estatísticas disponíveis para consulta pública sobre o próprio caso, apoiadas pelas informações obtidas in loco numa visita técnica à sede operacional do OCW, em Cambridge, nos EUA. Esta dissertação pretendeu evidenciar os efeitos positivos da disponibilização de um amplo portfólio de cursos de qualidade, a distância, sem custo e sem pré-requisitos de admissão, no tocante à atração de talentos discentes em escala global, mudança na maneira pela qual os docentes planejam e conduzem suas atividades de ensino e aperfeiçoamento dos projetos pedagógicos e de gestão em uma instituição de ensino tradicional, reconhecida mundialmente, tanto pela comunidade acadêmica como pelos outros beneficiários de sua atuação: os próprios alunos formais, os aprendizes autodidatas, o corpo docente e o mercado. Em seu percurso investigativo, procurou-se delimitar alguns conceitos emergentes, tais como “ecossistema de fornecedores educacionais”, “ensino generativo” e “meta-professores”. Finalmente, a partir dos resultados obtidos no caso prático, e da incorporação dos diversos conceitos numa visão geral e sistêmica, foram sugeridos caminhos que devem ser adotados pelas instituições de ensino para manter sua relevância num novo paradigma educacional. - DissertaçãoA poética interdisciplinar de Jocy de OliveiraRahmeier, Lazlo (2014-02-18)
Educação, Arte e História
The central theme of this work is the poetics of Jocy de Oliveira. The research seeks, through a case study with the artist, to analyze her production process, the factors that affect, influence and provoke her art making activity. For this purpose, the historical and cultural contexts in wich Jocy de Oliveira falls are analyzed, and the compositional techniques and elements that the artist uses in her work are identified. As instruments for data collection, it was used newspaper reports, websites, brochures and videos; informal conversations and semi-structured interviews with the artist; and participant observation in the assembly of one of her works. The results of the research show that Jocy de Oliveira´s work involves music, text, visual and theatrical elements, thus becoming an interdisciplinary artwork that incorporates various languages and technologies; they also show that her technical and aesthetic bases are anchored in the musical vanguard born in Europe after the Second World War. Outstands in her work the electroacoustic soundscape, the electronic means of sound production, the techniques for extending acoustic instruments, the vocal expression, the chance, the spatial projection of the sound, the intuitive music, the ceremonies and rituals of different cultures, the nature, the cosmos, and the woman, a central theme throughout her work. - DissertaçãoProcessing design: reflexões sobre design gerativoValério, José Henrique (2013-06-18)
Educação, Arte e História
The Processing language programming can be considered a pluralistic language. It is used in works ranging from design to their association with the use of the logic board Arduino, with which it is possible to control systems with applications in the field of 3D printing, robotics, transportation engineering, and others. All of them this vastness applications, this research focuses on Processing language programming while design. It seeks to understand, from a historical and conceptual as well as the analysis of the works of some contemporary artists from Brazil and abroad, the existence of the unpredictability of this type of design, purposing to study the processing design and their applications. The generative structure will be faced with the cultural design tradition propagated today in schools and by designers. Therefore, this project It starts with the practical-theoretical reflection: presents a series of examples of processing design developed by professionals based on questions and clarifications raised throughout the research process, contributing to the understanding and suggesting new avenues for research on processing design and new technologies. - TeseRe-Visão dos aspectos de linguagem da escritura fotográfica na ambiência digitalGuedes, Ângelo Dimitre Gomes (2016-02-12)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The correlation technology-language has behaved as an important vector for the changes in the ways humanity relate and the photography is an important element in this discussion. The digital scripture, the Internet, the advance of the automation and the development of new technological devices, exemplify factors that have been causing questions to think and rethink the most diverse human actives. The photograph shows changes in procedures performed for its creation, production and dissemination, as well as in technological devices used for such actions. There is a growth in the number of produced and shared images and in the speed of these actions. Moreover, the credibility of the photographic image has been increasingly questioned. The present thesis aimed to investigate, above all, the language aspects of photographic scripture in digital ambience, considering the complexity of this scenario. To this end, the following path has been completed: i) survey of some major speeches on aspects of photography language throughout history, especially those who discussed their indicial and symbolic aspects, and also, introduction to some ideas about complexity of photography in contemporaneity; ii) brief discussion of the changes in the informational relationships of humanity over time, emphasizing the correlation between technology and language, as well as some ideas and concepts of digital scripture, the internet, the advance of automation, new technological devices and the relationship languages.; iii) analysis of changes in the language aspects of photographic scripture, discussing and analyzing some procedures involved in its articulation and also in the production and dissemination of photographs in digital ambience; iv) presentation and analysis of projects carried out by the author of this research in collaboration with researchers and artists of Digital Humanities Lab that help to reflect on several points raised in this research, enhanced by digital scripture. This thesis sought to establish an interdisciplinary dialogue on the many challenges and opportunities that involve the articulation of photographic scripture in the digital ambience, especially in relation to its language aspects. The current scenario shows some moves that show profound changes in articulation of photographic scripture and demonstrate its potential to go new ways, including the expansion of photographic beyond their culturally imposed boundaries. Moves influenced by digital scripture responsible for generating and disseminating any visual, sonorous or verbal element. This Re-View of photographic scripture can contribute to the search for new strategies for the images producer in contemporary society, as well as to reflect on their creative processes. - DissertaçãoRedes sociais "virtuais": o Facebook na Sociedade do espetáculoGoldberg, Leonardo Andre Elwing (2014-06-18)
Educação, Arte e História
A presente dissertação se propõe articular a ideia de redes sociais e sites de relacionamentos virtuais, mais especificamente o facebook, ao conceito de Sociedade do Espetáculo de Guy Debord. Dentro dessa proposta, o texto e o filme homônimos, Sociedade do Espetáculo , são revisitados e trabalhados junto aos autores como Marx, Vargas Llosa, Khel, Azevedo e Bauman. Examinou-se a influência marxista em Debord, a ideia diferenciada de espetáculo concebida por Vargas Llosa e o estudo de Khel dos realities shows e da televisão norteados por Debord. Além disso, destacamos Azevedo e a questão da linguagem e suas transformações, e Bauman que deflagra a ideia de vigilância e reconhecimento nas redes sociais. O recorte do trabalho visou à compreensão dos relacionamentos pessoais nos sites de relacionamentos virtuais, então se passou por Hegel, Freud e Lacan para pensar a concepção debordiana de Desejo. Ademais, dentro desse panorama, construiu-se uma tessitura para uma melhor compreensão da conjuntura atual da internet e da sociedade sob o prisma do espetáculo para Debord e do site facebook, e finda em uma elaboração sobre a ressignificação dos relacionamentos pessoais e da sociedade a partir do dispositivo facebook. Concluiu-se que os sites de relacionamentos virtuais atendem à demanda, de forma aperfeiçoada, da Sociedade do Espetáculo, transformando os relacionamentos pessoais. - DissertaçãoA subjetividade do olhar no aparato tecnológico: Dziga Vertov e Michael KlierCarvalho, Renata Barboza (2016-09-22)
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This master’s thesis addresses some issues about the subjectivity and ideology of the sight in the film production mediated by the technological apparatus. It seeks for an understanding of the human-camera relation in arts and culture, through an analysis of two productions that have the camera as protagonist: A man with a camera (1929) of Dziga Vertov and, The giant (1983) of Michael Klier. The work also explores the relations between these two productions and its contemporary relevance. - DissertaçãoTecnologia digital e educação: o uso de novos suportes midiáticos no ensino jurídicoBurgarelli, Sérgio (2011-09-13)
Educação, Arte e História
xx - DissertaçãoOs tipos gráficos da pichação: desdobramentos visuaisSilva, Gustavo Lassala (2007-02-06)
Educação, Arte e História
As artes gráficas e visuais.... - DissertaçãoVídeo game como mídia da construção narrativaStateri, Julia (2009-02-10)
Educação, Arte e História
This work has as study object the videogames and it s propose as a narrative creation media. Intends to define the concepts of narrative and game departing from a historical and contextual fundamentation. Through this, intends to align the technological revolution with the creation and evolution of the videogames, considering its social and philosofical implications about individual subjectivity and his possibilities of expression. - DissertaçãoVideodança: o movimento no corpo pluralRomero, José da Silva (2008-12-02)
Educação, Arte e História
This thesis intends to investigate the videodance as an artistic activity that presents its own assumptions of communication and language, promoting the intersection of elements of dance, video art, performance and digital technology. The thoughts developed in this work depart from the view that the video dance is an expression of interdisciplinary character, mediated by an aside from technological record, which spells out and gives new meanings for the body revealed in the images captured, articulated, resized and processed with info graphic resources, and promoting in the contemporaneity, questions and reflections on the body, aesthetics, artistic creation and digital culture. - DissertaçãoWassily Kandinsky: Do espiritual na arte e a proposta da sonoridade interiorGuedes, Ângelo Dimitre Gomes (2011-08-18)
Educação, Arte e História
A relação entre os códigos visual, sonoro e verbal é um tema que sempre fascinou diversos artistas e pesquisadores. Wassily Kandinsky (1866-1944) foi responsável por um dos mais conceituados trabalhos nesse campo. Poesia, sinestesia e sensibilidade são características marcantes desde a sua infância. No final do século XIX e início do século XX, a arte apresentava sinais de ruptura com o modelo de representação do mundo exterior. Em meio a esse cenário, Kandinsky buscou o conteúdo interior/espiritual de uma obra de arte: a sonoridade interior. Por meio dela, formas exteriores distintas podem atingir a mesma ressonância na alma do espectador. Em seu livro Do Espiritual na Arte , publicado em 1914, Kandinsky expôs os principais conceitos concernentes à sonoridade interior. O autor parecia profetizar novos rumos à Arte, nos quais os valores externos seriam reduzidos e a sonoridade interior amplificada. Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre todo esse cenário. Aponta o trajeto percorrido por Kandinsky no desenvolvimento de sua linguagem, concentrando-se em assuntos concernentes a relações intercódigos. Expõe os principais conceitos apresentados no livro Do Espiritual na Arte . Apresenta a Arte Monumental, conceito criado por Kandinsky, no qual diversos códigos são relacionados. Analisa recortes da composição cênica A sonoridade amarela , exemplo de Arte Monumental. Apresenta um ensaio artístico criado pelo autor da presente dissertação, no qual são relacionados elementos dos códigos visual, sonoro e verbal, por meio da sonoridade interior