Farmácia - TCC - CCBS Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Farmácia - TCC - CCBS Higienópolis por Orientador "Pincinato, Éder de Carvalho"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCAnálise em amostras glandulares cervico-vaginais da presença de HPVBitun, Marina Anchieta (2018-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Papilomavírus humano é o virus que causa a doença sexualmente transmissível mais comum e frequente da atualidade, levando a preocupação mundial, pelo fato de sua correlação com o câncer. Após duas décadas de descoberta, estimativas recentes indicam que infecções pelo HPV, são responsáveis por aproximadamente 500.000 casos de câncer e associados a 275.000 casos de morte, anualmente, justificando a realização deste trabalho, que teve por objetivo detectar e genotipar o HPV de alto e baixo risco oncológico em amostras da cérvice uterina de pacientes com diagnostico citológico de células glandulares atípicas. Para atingirmos estes objetivos, as amostras biológicas foram coletadas em meio líquido, seguida de extração de DNA por kit comercial (Promega) e a detecção e genotipagem do HPV foi realizada por Nested Multiplex PCR (NMPCR). De acordo com os resultados obtidos, todas as amostras analisadas apresentaram pelo menos 1 tipo de HPV. O tipo de HPV mais frequente foi o 18 (100%) e menos frequente foi o 33 (28,6%). Portanto, conclui-se que houve uma alta prevalência do HPV, principalmente os de alto risco oncogênico, o que contribui para um prognóstico desfavorável das pacientes estudadas. Estes resultados devem ser futuramente confirmados e mais pacientes devem ser incluídos, a fim de confirmar os dados apresentados neste trabalho. - TCCAvaliação da estimativa do clearance de creatinina por MDRD e CKD-EPI em pacientes com câncer de cabeça e pescoçoFerretti, Laura Caroline Arantes (2018-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A estimativa da taxa de filtração glomerular é um fator importante para determinação da diminuição da função renal. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho das equações de MDRD (Modification of Diet in Renal Disease) com 4 variáveis e CKD-EPI (Chronic Kidney Disease Epidemiology Collaboration) em relação ao clearance de creatinina real em pacientes com câncer de cabeça e pescoço em acompanhamento no setor de oncologia do Hospital de Clínicas da UNICAMP submetidos ao primeiro ciclo de quimioterapia com cisplatina. O presente trabalho foi conduzido por estudo descritivo comparativo realizado pela análise de dados de 54 pacientes com câncer de cabeça e pescoço, sendo 49 do gênero masculino e 5 do gênero feminino, que foram divididos em 3 grupos. O grupo 1 é formado por todos os pacientes, grupo 2 com os pacientes que apresentam o clearance de creatinina menor do que 60ml/min/1,73m² e o grupo 3 com os pacientes que apresentam o clearance de creatinina maior ou igual a 60ml/min/1,73m². A avaliação das equações foi realizada por análise de dados medindo a acurácia, bias e precisão. Nenhuma equação atingiu o parâmetro de acurácia que valida o seu desempenho. Porém a equação de CKD-EPI teve melhor desempenho em relação a equação do MDRD, por ter apresentado os melhores resultados de acurácia e menor viés. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Ciências Médica da UNICAMP (Processo nº 274/2011). - TCCComparação de métodos de extração de DNA a partir de fontes escassasSilva, Marjorye Cristina Dias (2018-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A fim de avaliar a eficiência, nível de contaminação, toxicidade, qualidade e quantidade da extração de DNA a partir de amostras escassas, como fios de cabelo e raspado bucal, os métodos de extração com fenol-clorofórmio, extração com cloreto de lítio, Kit Wizard® Genomic DNA Purification e método de Lahiri & Nurnberger otimizado por Salazar, foram comparados. A utilização desse tipo de amostra tem aumentado, por não serem invasivas, mais facilmente obtidas e resultarem em boa quantidade e qualidade de ácido desoxirribonucleico. A análise quantitativa e a pureza do material genético extraído foi avaliada com espectrômetro NanoDrop® e fluorimetria (“QuantiFluor® dsDNA System”). Em seguida, a eficiência da extração foi avaliada a partir da reação em cadeia da polimerase (PCR), que amplificou o gene da β-globina humana, posteriormente visualizado através da análise eletroforética em gel de agarose a 2% e transiluminador de luz azul. Analisando os resultados, constatou-se que a extração pelo método de Lahiri & Nurnberger otimizado por Salazar apresentou melhor eficiência e vantagem frente aos demais métodos estudados, já que foi o único em que foi possível visualizar o gene ampliado, além de ser considerado o método mais prático, rápido e atóxico. - TCCA fitoterapia como opção terapêutica complementar em pacientes oncológicosSchalch, Isabel Santi (2019-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O câncer, como uma das doenças mais acometidas no mundo todo, tem como um de seus principais tratamentos a quimioterapia, que, por mais eficiente que seja, promove muitos efeitos adversos, sendo prejudiciais à saúde do paciente. Com isso, muitas pessoas procuram formas alternativas de tratamento para auxiliar a terapia, buscando assim, nas Práticas Integrativas e Complementares, o caminho da cura. A utilização das plantas medicinais é a prática mais procurada pela população, em decorrência disso faz-se, neste presente trabalho, uma seleção de referenciais teóricos que compreendam os conhecimentos dessa medicina. - TCCO fundamental papel do farmacêutico no Sistema Único de SaúdeMagalhães, Laryssa (2019-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A assistência farmacêutica deve ser entendida com um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população. As ações de assistência farmacêutica passaram a ter maior importância para os serviços de saúde, após a verificação que os gastos com medicamentos eram bastante elevados. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a evolução da assistência farmacêutica no Brasil em relação aos aspectos legais e ao contexto histórico. Para o alcance do propósito deste trabalho, o método utilizado foi principalmente através de pesquisas qualitativas na rede mundial de computadores. - TCCSintomas psicossociais, tratamento e adesão em retocolite ulcerativaHoffmann, Bruna Carolina Petry (2018-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A Doença Inflamatória Intestinal (DII) é uma denominação genérica utilizada para descrever um conjunto de doenças que afetam o trato gastrointestinal através do desencadeamento de uma cascata de reações inflamatórias que culminam em uma resposta imunitária exacerbada. Os principais objetivos do tratamento da doença de Crohn (DC) e da retocolite ulcerativa idiopática (RCU) são o controle dos sintomas, o equilíbrio nutricional, a melhora da qualidade de vida e mais recentemente o conceito de remissão endoscópica com cicatrização da mucosa. Porém, a terapêutica da DII pode tornar-se complexa, principalmente com o surgimento das novas estratégias terapêuticas, por isso é imprescindível um maior acompanhamento destes pacientes de modo a garantir a eficácia e segurança do tratamento e uma otimização da adesão à terapêutica. Desta forma, este trabalho tem por objetivo realizar um levantamento bibliográfico com o intuito de informar sobre os mecanismos fisiopatológicos da doença, assim como os tratamentos indicados para correta orientação e acompanhamento farmacoterapêutico dos pacientes. De acordo com a análise dos artigos selecionados, observou-se que os medicamentos atuam no bloqueio ou ativação de diferentes células, receptores e mediadores participantes da cascata inflamatória visando à interrupção da inflamação e a remissão da doença. O tratamento convencional se baseia no acréscimo de drogas cada vez mais potentes, porém com mais possibilidades de eventos adversos, conforme a resposta insuficiente na etapa anterior. Os eventos adversos das medicações e a necessidade de um tratamento contínuo mesmo em indivíduos assintomáticos devem ser pontos bem esclarecidos para garantir a adesão adequada ao tratamento proposto. Deste modo, o farmacêutico adquire um papel principal no desempenho destas funções, tornando-se no profissional de saúde com mais habilidades para acompanhar, gerir e responsabilizar-se pela terapêutica dos pacientes com DII. - TCCTratamento farmacológico para esclerose múltipla disponível na rede pública de saúde do Brasil e a atuação do farmacêutico no cuidado aos pacientes acometidos por esta doençaSousa, Priscila Bastos Evers de (2018-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A esclerose múltipla é uma doença idiopática, autoimune, crônica e progressiva que normalmente atinge pessoas entre 20 e 40 anos de idade, pode seguir 4 cursos distintos e caracteriza-se pelo ataque e destruição da mielina que envolve os axônios dos neurônios do sistema nervoso central. Cada vez mais a evolução das técnicas de diagnóstico e terapias medicamentosas possibilita um melhor prognóstico para os pacientes, no entanto, a falta de conhecimento destes sobre a doença e os possíveis eventos adversos derivados do tratamento farmacológico podem levar à baixa adesão terapêutica e consequente falha no tratamento. Em razão do caráter crônico desta doença, presença de polifarmácia e grande quantidade de efeitos adversos inerentes à terapia medicamentosa a atenção farmacêutica é fundamental para evitar falhas terapêuticas e melhorar a adesão ao tratamento. Em vista do exposto, justifica-se o desenvolvimento deste trabalho cujo objetivo consiste em realizar uma revisão bibliográfica da literatura para apresentar quais são e como agem os medicamentos atualmente disponibilizados no componente especializados do SUS para tratamento da esclerose múltipla, bem como citar como o farmacêutico pode contribuir para melhora da qualidade de vida dos pacientes durante o tratamento farmacológico. - TCCVitamina D na Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP): revisão de literaturaJomaa, Carolina (2019-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma das endocrinopatias mais comuns entre mulheres na idade fértil. Embora o mecanismo da doença ainda não esteja bem definido, essa síndrome está freqüentemente associada à resistência à insulina (RI), obesidade hiperandrogenemia, inflamação crônica e estresse oxidativo. A doença pode se manifestar por hirsutismo, acne, seborréia, alopecia, irregularidade menstrual, obesidade e cistos ovarianos. As alterações hormonais contribuem para que as portadoras desenvolvam muitas complicações quando não é feito o tratamento adequado, sendo este direcionado para a regularização do ciclo menstrual, recuperação da fertilidade, prevenção de possíveis complicações, nos quais a vitamina D pode ter um papel muito importante. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão da literatura para avaliar o papel da suplementação de vitamina D na SOP. A revisão foi realizada nos bancos de dados nacionais e internacionais, tais como Scielo e PubMed, com artigos publicados entre 2000 e 2019. Após análise dos artigos, observa-se uma deficiência de vitamina D comum entre as mulheres portadoras da síndrome, que pode exacerbar sintomas da SOP. Além desta associação, observou-se que concentrações reduzidas de 25OHD foram associados com resistência à insulina, irregularidades menstruais e ovulatórias, infertilidade, hirsutismo, hiperandrogenismo, obesidade e fatores de risco para desenvolvimento de doença cardiovascular. Entretanto, ainda não existe um consenço na literatura científica sobre o papel da suplementação de 25OHD na SOP, sendo necessária a realização de mais estudos para comprovar esta hipótese.