Teses
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Teses por Orientador "Martins, Mirian Celeste F. Dias"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseFormação docente e a potência das imagens como pensamentoRamires, Mário Fernandes (2023-02-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Considerando a potência das imagens enquanto pensamento que produz sentidos e conhecimento, apresenta-se nesta tese uma pesquisa sobre o uso de imagens na formação docente em cursos de Pedagogia. A partir da constatação de fenômenos visuais – como a criação de estereótipos e a infantilização da imagem feminina, as representações visuais de culturas indígenas e o uso de imagens no cotidiano e nas apresentações de trabalhos – buscou-se estabelecer relações históricas e contemporâneas com as diferentes possibilidades de criação e atribuição de significados às imagens. A metodologia utilizada se fundamenta na Pesquisa Educacional Baseada em Imagens (PEBI) que se caracteriza como uma pesquisa viva e processual baseada em conceitos da Artografia, com análises qualitativas, quantitativas e bibliográficas. Trabalhos de Conclusão de Curso realizados por estudantes de Pedagogia de quatro instituições entre os anos de 2020 e 2021 foram analisados, priorizando o uso de imagens, destacadamente de fotografias autorais ou retiradas da internet. A partir desses estudos, percebeu-se que o uso de imagens nos cursos de Pedagogia ainda ocorre de maneira pouco ou nada crítica, prevalecendo seu uso com viés ilustrativo e de reafirmação daquilo que já está colocado no texto escrito. Testemunha-se a importância da leitura e da produção de imagens como pensamento, provocadoras de sentido e com caráter crítico, poético e metafórico, como aprendizagem fundamental que amplia a compreensão do multiletramento nos cursos de Pedagogia.