Teses
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Teses por Orientador "Brunstein, Janette"
Agora exibindo 1 - 14 de 14
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseAprendizagem social para a sustentabilidade: um estudo sobre negócios sustentáveis em contextos de múltiplos atores sociais, relações e interessesD'angelo, Marcia Juliana (2013-05-07)
Administração
Um processo de busca de soluções para as complexas questões ambientais, econômicas e sociais nas organizações depende da ação coordenada entre diversos atores sociais envolvidos na teia do desenvolvimento sustentável e exige que estas reaprendam uma nova maneira de fazer negócios. Neste cenário que envolve múltiplos atores sociais, relações, contextos e interesses, a aprendizagem social tem emergido como uma abordagem híbrida para a resolução de problemas ambientais e sociais complexos. Trata-se de uma realidade diferente para as organizações cujo foco não é somente apoiar a resolução de problemas socioambientais, mas também a transformação de crises em oportunidades de geração de produtos e serviços sustentáveis. Assim, este estudo discutiu como uma organização de grande porte do setor químico está socialmente aprendendo a lidar com a dialética entre a busca pelo retorno sobre os investimentos para os acionistas e pelos benefícios para os seus outros públicos de interesse. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa qualitativa orientada pela proposta de análise de narrativas de Boje. Assume a pesquisa, desta forma, uma abordagem pós-moderna, suportada pelos pressupostos do construtivismo social. Os dados, construídos por meio de entrevistas, conversas informais, documentos textuais e audiovisuais, e observação não participante, foram analisados seguindo a orientação da análise de antenarrativas. Os resultados descrevem como o processo de aprendizagem social para sustentabilidade (no caso, para uma agricultura sustentável) em uma organização com fins lucrativos contempla uma estratégia com base em competências desenvolvidas pela organização, um modelo de implementação e gestão sistêmico, parcerias estratégicas robustas; e uma grande capacidade de articulação para gerenciar os múltiplos atores sociais, interesses, contextos, espaços de aprendizagem, parceiros, conflitos e relações de poder. Por fim, a tese discute o significado do conceito de aprendizagem social para sustentabilidade em organizações com fins lucrativos. - TeseAprendizagem transformadora na formação docente em administração: uma pesquisa-ação pedagógica em educação para a economia circularSantos, Veríssimo Nascimento Ramos dos (2023-10-24)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O debate central desta tese está inserido no campo dos estudos da educação para a sustentabilidade em escolas de Administração, mais especificamente no que diz respeito à reflexão sobre uma formação docente orientada à aprendizagem transformadora, que seja um fio condutor de alunos que se tornem agentes de mudança em dilemas socioambientais coletivos. Argumenta-se que, uma perspectiva integradora, na qual a aprendizagem transformadora, em sua vertente social e crítica, e a educação para sustentabilidade, incluindo a vertente da educação para a economia circular, possa levar o professor a alcançar uma formação potencializadora para o enfrentamento de dilemas socioambientais coletivos, do ponto de vista conceitual e de ação pedagógica. Para sustentar este argumento, definiu-se como objetivo desenvolver, aplicar e avaliar uma proposta de formação do docente em Administração orientada à economia circular pautada pelos pressupostos da aprendizagem transformadora. Para tanto, realizou-se uma pesquisa-ação pedagógica, a partir do desenho de um Programa de Formação Docente em Economia Circular com professores de Administração em uma instituição de ensino no Nordeste brasileiro. Para contribuir com o desenho do curso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre pesquisas interventivas à luz da aprendizagem transformadora no campo da Administração. Também foi realizada uma revisão de escopo sobre Educação para Economia Circular no campo da Administração. Além disso, conduziram-se 12 (doze) entrevistas com professores especialistas em Economia Circular no Brasil e no Canadá, que forneceram um panorama sobre a Educação para Economia Circular, a partir de uma discussão sobre estratégias de ensino, desafios da educação e competências docentes. Observou-se a predominância de iniciativas de EEC sob uma perspectiva tecnocêntrica, o que remete a uma necessária mudança de paradigma no ensino. A experiência pedagógica foi conduzida de forma remota, a partir de 08 (oito) sessões. Ao final do programa, foram conduzidas entrevistas qualitativas com os professores participantes da pesquisa-ação. Os dados foram analisados por meio de análise temática de acordo com as dimensões das reflexões definidas por Mezirow: reflexões de conteúdo, reflexões de processo e reflexões de premissas. Também foram analisadas ações práticas relatadas pelos professores com a incorporação dos conceitos na vivência docente. As análises contemplaram ainda a aprendizagem transformadora e o papel do educador, bem como as etapas de desenvolvimento do processo transformador: consciência de si como educador; revelando pressupostos; questionando criticamente e imaginando; envolvendo os outros no diálogo e, por fim, descrevendo uma nova perspectiva sobre a educação em gestão. Os resultados indicam como os professores participantes da pesquisa-ação demonstraram indícios de reflexões de premissas sobre a educação para economia circular e construíram projetos educativos em EC voltados para as atividades socioeconômicas dos campi em que atuam, planejando um novo curso de ação. A tese buscou trazer uma contribuição teórica, avançando na discussão sobre a experiência da formação docente em Administração à luz da teoria da Aprendizagem Transformadora, e, no debate por uma concepção de educação orientada à economia circular mais holística. Do ponto de vista da contribuição prática-metodológica, apresenta-se um modelo de formação docente e de análise do processo de transformação docente que pode servir de inspiração para iniciativas similares. - TeseAprendizagem transformadora para o enfrentamento de dilemas sociais coletivos em ações extensionistas: um olhar sobre as experiências emocionais de professores de administraçãoReatto, Diogo (2020-02-03)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
This thesis articulates the theoretical framework of the Sociology of Emotions with that of the Social Transformative Learning Theory in order to understand how the emotional experiences of management teachers from Brazilian public and private higher education institutions contribute to the engagement in the process of transformative learning towards the confrontation of collective dilemmas by their students. The argument to be defended is that the community outreach actions of management teachers have potential and are relevant to engage and transform the teacher himself, the student and their surroundings when permeated by emotional experiences that transcend the emotions focused on competitiveness, organizational functions, favoring the individual's connection with the community's collective dilemmas. To answer the research questions, a qualitative study was conducted, guided by the interpretative paradigm and supported by a phenomenological approach. Narrative interviews were conducted with sixteen undergraduate Management teachers from Brazilian higher education institutions who work on community outreach focused on actions towards changes towards a more sustainable society and that question existing models and practices. Written reports were collected from sixty students who participated in the respective community outreach. The results showed that: (1) Empathy, anguish and prosocial behavior were the cornerstones of the emotional experiences of the teachers interviewed. These elements, developed in primary socialization through the influence of their parents and teachers, allowed their community outreach pedagogical practices to address collective social problems; (2) Students engaged in community outreach actions by being exposed by their teachers to disorienting dilemmas related mainly to a teacher's personal struggle to form a conscientious administrator of social causes and a teacher's resistance to a limiting educational model in relation to environmental and social issues; (3) Students' reports about their involvement in community outreach actions indicate that they provided much more exposure to collective problems than the possibility of transforming their reference models. Even so, students and teachers pointed out that the skills acquired by the students were those centered on self-development such as communication, oratory and leadership, as well as those focused on the more integral formation of the individual as a social and environmental concern; motivation for social change; social responsibility and be able to see new possibilities for inclusive business; (4) Teachers reported much difficulty reaching the outside community and changing reality. The main difficulties were the lack of encouragement and support from the municipalities and the educational institution itself for the execution of community outreach; poor involvement and lack of community commitment to maintain projects over time. Students were more optimistic to see the transformation in the other because their action was oriented to a specific task, that is, their focus was to solve the other's problem and not necessarily think reflexively and critically about their own assumptions. The results of this research have implications for teachers, students and educational institutions in order to achieve a less self-centered and more common-oriented administration: (1) create spaces in the disciplines so that the emotional experiences of teachers and students can emerge and can be worked on; (2) foster the interdisciplinarity of teaching and research for problem solving; (3) encourage and support the creation and strengthening of student entities as a form of collective action to reformulate education; (4) Rethink higher education so that community outreach actions guide it and not the other way around. - TeseCompetências em negócios sociais : análise de narrativas das experiências de um grupo de empreendedores do Estado de AlagoasPinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana (2016-05-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Trata-se de uma pesquisa ancorada na abordagem interpretativista dos estudos em competências que se propôs a estudar o fenômeno do desenvolvimento da competência de empreendedores sociais enquanto um processo de “vir a ser” (SANDBERG; DALL'ALBA, 2006; SANDBERG; PINNINGTON, 2009). Para tanto, analisam-se as trajetórias de um grupo de empreendedores de quatro empresas que vem conseguindo resultados reconhecidos publicamente no Estado de Alagoas, destacando as experiências vivenciadas no percurso, desde a constituição do negócio à sua consolidação. Uma questão central norteou a tese: considerando as experiências de um grupo de empreendedores sociais, o que se pode apreender sobre o processo de desenvolvimento de suas competências que permitiram alcançar impacto social e sustentabilidade financeira? A análise de narrativas foi definida como proposta de investigação. As entrevistas narrativas foram a principal estratégia de construção dos dados, seguida de análise documental. Os dados construídos foram interpretados a partir da proposta de análise temática de narrativa de Riessman (2008). Tomaram-se como objeto de estudo as experiências de 13 sócios fundadores de negócios sociais do estado de Alagoas, dois de base tecnológica e dois da área da saúde. Como resultado, as experiências dos empreendedores apontaram o fluxo com que os aspectos constituintes da competência foram mobilizados no contexto e ressignificaram as ações, num processo de virem a ser empreendedores sociais. Cinco elementos centrais se revelaram nas narrativas construídas pelos sócios proprietários, ao contar a história da construção e consolidação do negócio, e como desenvolveram competências que os levaram ao reconhecimento público e à autossustentabilidade financeira, são eles: o contato direto dos sócios-proprietários com os problemas da realidade social; as condições materiais e humanas criadas por eles; o processo de se verem como empreendedores sociais; o compartilhamento de significados e o desenvolvimento de competências. Do ponto de vista das implicações teóricas, o que esses elementos constitutivos das narrativas mostraram é que, embora as empresas de base tecnológica e de serviços de saúde sejam muito diferentes, elas revelaram um fluxo muito semelhante no processo de virem a ser competentes. A forma como esses empreendedores contaram suas histórias e explicaram o desenvolvimento da competência individual e coletiva reflete, acima de tudo, a construção e consolidação de sua identidade como empreendedores sociais. Do ponto de vista das implicações práticas, o fluxo identificado com os elementos centrais pode servir de parâmetros de referência para as empresas nascentes e em desenvolvimento autoanalisarem sua própria trajetória, identificando os avanços na construção de uma identidade de negócio social, coletivamente, que fortaleça a competência do negócio. Do ponto de vista metodológico, destaca-se a utilização da pesquisa narrativa como proposta metodológica. Tal opção mostrou-se rica e interessante para compreender qualitativamente o fenômeno do desenvolvimento da competência em negócio social, permitindo revelar processos subjacentes à materialização das competências. - TeseConcepções de empreender e o desenvolvimento da competência empreendedora: um estudo à luz da fenomenografiaAmaro, Rubens de Araújo (2012-04-20)
Administração
The central objective of this study is to analyze how different conceptions of enterprise influence the development of the enterprising competency, taking as a reference the phenomenographic assumption that a single phenomenon is experienced in different ways by individuals. Generally, studies in this field treat competency as a set of attributes held by individuals and activated in real situations to resolve problems and take opportunities. They are based on a realist ontology, where subject and object are considered separate entities, and on an objectist epistemology, which presupposes that there is an objective meaning to all dimensions of the social world, waiting to be discovered by researchers. As a result, a set of individuals attributes that are independent of context are identified. These studies do not take into consideration the influence of the meanings that individuals attribute to their activities when developing their competency for enterprising. This gap is filled by this research, which is based on the idea that the different conceptions entrepreneurs have of their activities both form and organize the attributes put into play when these activities are performed. For this purpose, qualitative research using a methodology that is little known in organizational studies, phenomenography, was conducted. The main authors of this investigation approach are Ference Marton, Roger Säljö and John Bowden in the education area, and Gloria Dall Alba and Jörgen Sandberg in the competency area. This research was performed with twelve young entrepreneurs who participated in a pre-incubation program at a university located in the state of São Paulo. The data was collected based on two rounds of phenomenographic interviews held at the start and end of the program. Minutes from meetings between the students and the program advisors and with consultants from the junior company connected with the university were also used. The data was analyzed using phenomenographic techniques and the results point to the existence of three different ways of conceiving of enterprise within the group: (1) As an extension of a profession; (2) As an economic activity; (3) As an economic activity with a social impact. The evidence shows that these ways of experiencing enterprise lead to different strategies for learning and competency development. The evidence also shows that the individuals who had the deeper conceptions (2 and 3) developed their competency on more complex levels and obtained more success on the program, having their business projects evaluated and being invited to the incubation stage. After they participated in the program, their conceptions remained the same, which shows that learning occurred within the conception the individuals already possessed when they entered the program. This evidence helps to look at competency development in a new light. In order to develop professional competency it is necessary to go beyond the transmission of content required for good professional performance. It is fundamental to promote interventions that transform the conceptions individuals have of their activities. Individuals with deeper conceptions develop competencies on deeper levels. - TeseConcepções de valor social segundo os beneficiários : pesquisa fenomenográfica no campo do empreendedorismo socialChumbo, Rafaela Andrade Nascimento (2022-02-17)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
No Brasil a desigualdade social é grave e estamos entre os 10 países mais desiguais do mundo. É nesse contexto de debilidades que observamos empreendedores buscando por soluções para as diferentes demandas sociais. Fundam organizações com objetivos híbridos e tentam equilibrá-los, recorrendo, por vezes, a investimentos de risco a fim de manterem suas atividades sociais. Algumas dessas empresas sociais atuam no ramo de microfinanças, na oferta de microcrédito, criado para ajudar um indivíduo pobre a apoiar seu pequeno negócio gerador de renda. Os empreendedores sociais buscam criar, assim, valor social (VS). Mas do que se trata VS? Para responder à pergunta, realizamos uma revisão de literatura, analisando artigos científicos internacionais e nacionais, constatando que a maior parte dessas pesquisas não conceituam VS e algumas abordam-no como impacto social. Poucos dos estudos empíricos ouviram os beneficiários. Notamos uma lacuna a ser preenchida sobre valor/impacto social, e resgatamos o conceito de VS de Thomas e Znaniecki, da tradição interacionista simbólica, os quais entendem valor social como algo extrasubjetivo, concreto ou abstrato, que tem significado para um grupo social à medida que o experienciam e lhe atribuem finalidade. Propomos inserir esse conceito no campo do ES de forma a ampliar a compreensão sobre valor/impacto social. Nosso objetivo foi analisar as variações nos modos de experienciar o microcrédito, enquanto um valor social, pelos beneficiários, em face dos objetivos sociais das organizações que ofertam esse recurso. Adotamos a ontologia relacional em uma perspectiva epistemológica interpretativa, empregando como estratégia de pesquisa a fenomenografia. Entrevistamos 30 tomadores de empréstimos pertencentes à carteira de clientes de uma empresa social que oferta microcrédito. Para tratamento e análise dos dados, seguimos a orientação fenomenográfica, que nos permitiu identificar duas categorias de descrição – Microcrédito como recurso para sobrevivência do negócio, e Microcrédito como recurso para florescimento do negócio, que revelaram dois modos qualitativamente distintos de experienciar o recurso. Igualmente identificamos três categorias de variação críticas – Finalidade do microcrédito, Resultado da utilização do microcrédito e Razão para continuar renovando, que caracterizam e diferenciam as duas categorias de descrição, evidenciando a relação inclusiva entre elas. Destacamos também duas categorias de variação não críticas - Sentimento na renovação, e consequência para o empreendimento caso o microcrédito deixe de existir, que se apresentaram de forma comum nas duas categorias de descrição. Entendemos que ambos os modos que os beneficiários experienciam o microcrédito fica aquém da finalidade do microcrédito em sua origem, bem como dos objetivos da empresa social, dado que há beneficiários que utilizam parte do recurso direto para vida pessoal/familiar e, beneficiários que não necessitam do empréstimo, mas têm o crédito aprovado. Somado a isso, temos a renovação que, habitualmente, não é realizada pelo agente de crédito no local da atividade e a ausência de orientação para aprimoramento da gestão do empreendimento pode levar ao mau uso do recurso e ao endividamento. São indícios que podem orientar o empreendedor (e investidores) da empresa social ofertante de microcrédito a revisitar decisões e ações de modo que o retorno social almejado seja percebido pelos beneficiários. - TeseO desenvolvimento da racionalidade sustentável crítica e transformadora: uma análise de experiências de ensino e aprendizagem em cursos de pós-graduação em gestãoBrunnquell, Claudine (2018-05-10)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Esta tese teve como objetivo compreender o desenvolvimento da racionalidade sustentável crítica e transformadora, a partir das experiências de ensino-aprendizagem em cursos de pós-graduação em sustentabilidade, bem como analisar como essas experiências de ensino aprendizagem se materializam em novas ações ou práticas no ambiente de trabalho desses alunos. A partir de uma abordagem qualitativa interpretativa crítica, analisou-se as experiências de ensino-aprendizagem de alunos em dois cursos de pós-graduação em sustentabilidade localizados no Brasil. Para a construção dos dados, recorreu-se a entrevistas com coordenadores, professores e alunos, observação não-participante, consultas a documentos institucionais e produção textual discente. As categorias de análise consideram dois níveis de reflexão - reflexão sobre sustentabilidade - problem-solving, e reflexão crítica para a sustentabilidade - problem-posing (KEMBER et al., 2008; MEZIROW, 1991), sendo esta última a fomentadora de uma mudança profunda (KING, 2004, 2009; KITCHENHAM (2008). Os resultados mostram que há alunos que se aproximam de uma discussão de fundo, e vão além da reflexão instrumental e do problem-solving. O mesmo ocorreu com as experiências de transformação, que embora não atinja seu nível mais profundo, os alunos se mostram emocionalmente dispostos, abertos e permeáveis à mudança. Ao fazer um mapeamento do conteúdo das reflexões e transformações vivenciadas pelos participantes da pesquisa, os resultados mostraram que estes processos reflexivos e transformadores fazem parte de um continuum, um processo não sequencial, no qual os questionamentos críticos e não críticos e as transformações mais ou menos profundas vêm e vão se desenvolvendo ao longo da experiência educativa. Tais inconstâncias são naturais e inerentes à fase de transição paradigmática que se está vivendo em direção à uma racionalidade crítica sustentável. Contudo, se por um lado, os relatos discentes externalizam reflexões que podem ser consideradas críticas, bem como descrevem transformações significativas de modelos mentais, por outro, foi possível observar que a materialização das experiências de ensino-aprendizagem na prática desses profissionais ainda não está consolidada. Os alunos estão saindo destes cursos com pouco espaço para atuação dentro das empresas. Os cursos vêm perdendo alunos, e há um processo de juniorização ao longo dos anos. Já não pertencem ao alto escalão como nas primeiras turmas, tendo pouco poder de decisão e autonomia dentro das organizações para alterar sua prática de trabalho e muito menos o modo usual das empresas agirem. Como consequência, estas especializações estão formando um profissional perdido em sua identidade. Os cursos, por sua vez, também estão sujeitos a este contexto de mercado e acabam, por vezes, reproduzindo as mesmas idiossincrasias do mundo corporativo que tentam combater. Mesmo que exista uma geração que está questionando os modelos de gestão e buscando uma formação para sustentabilidade, corre-se o risco destes cursos estarem formando profissionais com a mentalidade que a empresa busca, ou seja, dentro lógica do mainstream, ou ainda, formando profissionais de base e não lideranças. Por mais que os alunos tenham apresentado reflexões críticas para sustentabilidade, o foco de ensino ainda está, sobretudo, no problem-solving, e seu potencial crítico e transformador fica minimizado. A despeito desse cenário, estes cursos assumem uma função social importante, cumprindo um papel no desenvolvimento da racionalidade crítica e transformadora e funcionando como espaços de aprendizado, reflexão, transformação e compartilhamento de ideias. Espera-se que esta pesquisa tenha contribuído para a compreensão dos conteúdos dos processos reflexivos e de transformação dos profissionais que estão nesses programas, bem como dos dilemas, limites e contradições imersas nestas propostas formativas, trazendo implicações para coordenadores de cursos, professores e pesquisadores na área. - TeseDesenvolvimento de competências para a sustentabilidade : um estudo dos significados e práticas na hotelariaPantuffi, Cláudia Martins (2017-09-14)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Sustentabilidade é um tema frequentemente abordado, tanto no âmbito acadêmico, como no organizacional. Suas reflexões, pesquisas e práticas são de interesse para organizações, sociedade, comunidade, fornecedores e clientes. Abordar o tema na organização envolve considerar valores e estratégias, desenvolvimento humano e as práticas adotadas. Esta pesquisa está direcionada para o segmento do Turismo, mais especificamente a hotelaria, cujas ações voltadas para sustentabilidade vêm se desenvolvendo nos últimos anos, com foco para as questões ambientais, sociais e econômicas (PEREZ; BOSQUE, 2015). O tema deste trabalho é o desenvolvimento de competências orientadas para sustentabilidade na hotelaria, por meio de suas práticas. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram adotadas as contribuições e reflexões teóricas de Sandberg (2000, 2005); Dall´Alba e Sandberg (2006); Sandberg e Dall´Alba (2009); Sandberg e Pinnington (2009) e Sandberg e Tosukas (2011), no que diz respeito ao desenvolvimento de competências pela abordagem interpretativista e ao mundo vivido e o ser no mundo. Gherardi (2000, 2001, 2009, 2010, 2011, 2014), para contemplar a prática e suas relações. Quanto a hotelaria, foram considerados para reflexão: Baum (1990); Kirk (1995); Bader (2005); Houdré (2008); Hsieh (2010, 2012); Grosbois (2012); Font et al. (2012), entre outros. O objetivo da presente pesquisa é identificar e analisar o sentido de sustentabilidade e as práticas desenvolvidas por hoteleiros, com o propósito de discutir as competências a elas associadas. A pesquisa foi qualitativa, com a utilização de roteiro de entrevista com perguntas abertas e vinhetas, ambos respondidos digitalmente. Os hoteleiros que participaram da pesquisa atuam em hotéis de redes e independentes, e ocupam cargos gerenciais ou técnico operacionais. Como resultados, têm-se que sustentabilidade na hotelaria se direciona com mais ênfase às dimensões ambiental e econômica, com a dimensão social pouco lembrada, desenvolvendo, dessa forma, competências circunscritas com práticas orientadas para sustentabilidade enfatizando as referidas dimensões. Aponta, ainda, a necessidade de investimento e abertura de espaços para reflexão e ressignificação do trabalho. Como contribuições, destacam-se o mapeamento e detalhamento das práticas adotadas sob a percepção dos hoteleiros, estabelecendo relação com elementos do mundo vivido (SANDBERG; DALL´ALBA, 2009), o alerta quanto à necessidade de olhar para as dimensões territorial e cultural, uma vez que os impactos do setor hoteleiro sobre essas dimensões são significativos, e também as reflexões desenvolvidas na análise podem servir como uma rota quando se pensa na sustentabilidade e seu entrelaçamento com a hotelaria, as entidades representativas, a formação do hoteleiro e os outros envolvidos. Lacunas foram identificadas direcionando futuras pesquisas. - TeseDesenvolvimento de competências para a sustentabilidade: uma análise dos discursos educacionais do BCSD Brasil e BCSD Portugal à luz de DerridaMalacarne, Robson (2015-05-07)
Administração
A adoção da lógica de competências para discutir o Desenvolvimento Sustentável (DS) no ambiente empresarial surge a partir da preocupação em desenvolver ações que reconhecem a questão socioambiental estratégica na relação com os stakeholders. Neste contexto, Stone (2005) analisa a emergência e atuação de um ator relevante, os Think Tanks, que são grupos que buscam influenciar os governos e as empresas a adotar determinados discursos e iniciativas. Entre esses atores emergem aqueles que se ocupam em construir uma agenda para o mundo empresarial em direção ao DS, como o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD). Mas que sentido as ações educacionais promovidas por estes Think Tanks assumem nesse processo? Que natureza de competências promovem? Para responder a estas perguntas optou-se por estudar a atuação do Think Tank WBCSD, à luz da desconstrução de Derrida. Tomaram-se para isso os discursos de Desenvolvimento de Competências para a Sustentabilidade (DCpS), realizado pelos Conselhos (BCSDs) de Brasil e Portugal. A pergunta de pesquisa que orientou a presente investigação foi a que segue: Quais as traduções da lógica de DCpS, disseminadas pelo WBCSD, que se revelam em seus discursos educacionais? Na trajetória do estudo analisaram-se os documentos que apresentam o pensamento de DS da entidade (Visão 2050 e Ação 2020), a fim de entender os discursos e as iniciativas sustentáveis. Paralelamente, realizaram-se entrevistas com Coordenadores, Associados e Especialistas do BCSD Brasil e do BCSD Portugal para compreender as iniciativas e ações educativas de DCpS desenvolvidas por estes Conselhos entre os anos de 2010 a 2013. Para entender este jogo discursivo desenvolveu-se a metáfora de leitura Think Tanke, que serve para analisar a atuação do WBCSD, que pode desenvolver um pensamento carro blindado , fechado a outras traduções, e/ou assumir a postura de um moderador de discursos, mais associado ao pensamento cisterna . Explica-se que a cisterna é uma tecnologia popular que se baseia nos princípios de sustentabilidade e é aplicada no Nordeste do Brasil por meio da captação de água nos períodos de chuva, a fim de que nos momentos de crise de abastecimento utilize-se o líquido reservado. Nesse sentido, o pensamento cisterna representa a atuação do think tanke que se abre à diversidade de opiniões e leituras visando desenvolver estratégias para agir de um modo sustentável nos períodos de abundância e nas situações de crise. À luz de Derrida, os resultados da pesquisa revelam as ambiguidades e a natureza das competências presentes nos discursos e nas iniciativas que predominam nos programas de DCpS. Valoriza-se a adaptação dos empresários à lógica do DS num contexto discursivo que deseja a construção de uma nova relação entre empresa e sociedade, expressa no documento Visão 2050, mas que ainda não consegue ser consistente o suficiente para consolidar uma mudança efetiva. Para que o WBCSD avance em seu modo de agir, a entidade necessita reconhecer a sua responsabilidade na concretude e na efetividade das iniciativas de DCpS. Essa constatação exige que as ações educacionais da entidade além de desenvolver competências para responder a crise ambiental urgente, também precisa promover competências mais associadas a compreensão de um pensamento cisterna , que buscam responder a questão socioambiental em sua complexidade ao considerar as diversas traduções sobre a temática. - TeseA discussão sobre sustentabilidade e o desenvolvimento de competências gerenciais nas organizações: investigando de forma cooperativa atores, estruturas, discursos e açõesNovaes, Marcos Bidart Carneiro de (2012-02-09)
Administração
A sociedade e o indivíduo vivem um momento em que se temem riscos relacionados à ação do homem e às mudanças climáticas, desde inundações, grandes formes a riscos ligados a novas tecnologias. É neste contexto que emergem preocupações com a sustentabilidade econômica, ambiental e social. Há mais de uma década surge uma abordagem de sustentabilidade chamada de sustentocêntrica . Esta é uma síntese dialética que propõe a superação dos aparentemente irreconciliáveis pontos de vista fundamentados nas visões tecnocêntrica e ecocêntrica . A primeira pregando soluções tecnológicas para os riscos acima e a segunda uma imediata interrupção do desenvolvimento econômico como hoje é concebido. O tema deste trabalho, a discussão sobre a sustentabilidade e o desenvolvimento de competências gerenciais, é um reflexo no nível organizacional destas inúmeras questões que se chocam e complementam. Este é um trabalho em sua essência sobre a gestão humana e social das organizações e sobre as pessoas que nelas se reúnem para trabalhar e cooperar. É um trabalho focado na realidade de gestores, que são conclamados a participar de uma mudança de mentalidade ampla, na qual, não apenas interesses de acionistas são levados em consideração, mas de diferentes stakeholders. Este trabalho se embasa, no plano teórico, nas ideias sociológicas de Giddens (1984, 2009) sobre estrutura e ação, e de Beck (1992, 2007) sobre sociedade de risco. Recorre também às ideias de McKibben (2007) e Söderbaum (2000, 2008) sobre novos pressupostos econômicos, nas concepções interpretativistas sobre desenvolvimento de competências de Sandberg (2000, 2007) e do desenvolvimento expansivo de Engeström (2001). O objetivo da presente pesquisa é investigar de forma cooperativa o desenvolvimento de competências dos gestores em uma organização, ao se introduzir a discussão sobre sustentabilidade nesta mesma organização. Visa, mais especificamente, analisar como a ideia-força da sustentabilidade é compreendida e significada pelos atores corporativos e de que forma a discussão e prática em relação à sustentabilidade altera estes significados e desencadeia ações competentes, ao longo do tempo. O trabalho procura também compreender e problematizar como são negociadas as demandas dos diversos grupos de interesses durante este processo. Como metodologia de pesquisa recorreu-se à investigação-cooperativa, baseada nos trabalhos de Heron (1981, 1996), de Reason (1994, 2003) e de Moreno (1992, 1997). A pesquisa foi conduzida com um grupo de gestores do setor de Hotelaria no Brasil. Como resultados têm-se a descrição densa das contradições, paradoxos, limites e possibilidades de avanços nas reflexões e ações práticas deste grupo de gestores, que se comprometeram a participar de um processo de desenvolvimento de competências para a sustentabilidade numa lógica interpretativa e cooperativa. Neste processo, encontros vivenciais, diálogos reflexivos e trocas de melhores práticas foram pontos-chave. A trajetória da pesquisa permitiu mudanças significativas na forma como estes atores organizacionais passaram a compreender o significado do seu trabalho e dos negócios, em relação à sustentabilidade. O grupo obteve, sobretudo, avanços de ordem prática, envolvendo ações técnico-operacionais de curto e médio alcance, no contexto que a estrutura permitiu. No plano das ações reflexivas e dialógicas, no entanto, surgiram implicações para mudanças e pesquisas futuras, com este ou outros grupos. - TeseA importância do problem-posing na educação para sustentabilidade nos cursos de administraçãoSantos, Carlos Jonathan da Silva (2021-02-20)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
This thesis fits into studies focused on education for sustainability in Business Administration courses and argues that promoting teaching-learning experiences oriented towards problem-posing creates opportunities for teaching sustainability in Business Schools to be potentially more transformative. To support this argument, the objective was to discuss and evaluate the reflections of students submitted to the analysis of a case study using a problem-posing (PP) and another problem-solving (PS) protocol, in order to analyze possible benefits of each other from the point of view of transformative learning (TL). To this end, protocols of teaching cases were developed and applied from the perspective of PP and PS comparing them in relation to the types of reflection achieved by students in a Business Administration course who attended the discipline of Strategic Management for Sustainability (SMS). Among the countless ways in which business-oriented education can be instigated in business schools, it was felt that looking at the way we teach students to problematize socioenvironmental demands and dilemmas in the classroom contributes to the advancement of pedagogical experiences that seek to foster paradigmatic and epistemological changes. Thus, by putting the PP debate in the Administration field as another way of promoting this deeper change, it is intended to cover a gap in the literature, especially under the approach of transformative learning from a social and critical perspective. The study was composed of the analysis of written texts and recorded audios of 173 students from three classes who took the SMS course. The 173 students were divided into groups of approximately four students, which totaled 44 groups, covering the three classes. All groups used the same teaching case; however, 21 groups were guided by a PP protocol, and 23 groups were guided by a PS protocol. After the students produced the texts and recorded the audios of the discussions that emerged from the respective protocols, their reflections were categorized and discussed in successive rounds of analysis and validation. The analysis categories defined a priori followed Jack Mezirow's dimensions of reflection: reflection of content, process and premise. Also, the groups that presented reflection of the premise, again had their materials analyzed, by a posteriori categorization, designed to understand whether the reflection of the premise was focused on an axis of rational processes and means, of metaphors and assumptions, or even an emancipatory axis, according to the theoretical framework of analysis constructed for this purpose. The results showed that the content and process reflections appeared similarly in the two protocols. However, the biggest difference appears when it is observed for the premise reflection, since, in comparison with the PS protocol, almost a quarter more of the PP protocol groups were involved in some form of premise reflection, indicating that the protocol of PP made a difference. The study presents theoretical and practical-methodological contributions, when discussing the meaning of PP in the teaching of Administration oriented to sustainability in the light of TL theories, and in making implications for students, teachers, business schools, as well as for the construction of protocols and teaching materials that promote PP. - TeseLugar de escuta no trabalho: uma proposta de desenvolvimento para líderes à luz da teoria da escuta transformadoraLemos, Vanessa Angioletti Ferreira (2023-08-14)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Esta tese situa-se no campo dos estudos sobre escuta no trabalho à luz da teoria da aprendizagem transformadora. Nasce da participação em um grupo de trabalho internacional, que estuda a escuta, avançando na pesquisa com foco no ambiente organizacional, indo além das investigações até então realizadas no contexto educacional. O argumento da tese é que há a necessidade de se fomentar a escuta transformadora como um meio para promoção do desenvolvimento de pessoas dentro das organizações. Isso porque essa dimensão da escuta tem potencial para estimular a reflexão crítica tanto daquele que fala quanto daquele que escuta, atuando como um gatilho para iniciar o processo de aprendizagem transformadora. Para desenvolver tal argumento, inicialmente, revisitou-se o conceito de escuta e seus elementos centrais em diferentes campos de estudos, incluindo os organizacionais. Em seguida, à luz dos pressupostos da aprendizagem transformadora, propõe-se um avanço na compreensão do conceito de escuta transformadora no ambiente corporativo. Na sequência, desenhou-se um protocolo de escuta transformadora que fomentasse relações mais autênticas no ambiente corporativo, e permitisse uma revisão de pressupostos sobre a escuta tanto da parte de quem escuta como de quem é escutado. A questão que norteou o estudo foi: a escuta transformadora, exercitada por meio do uso de um protocolo, poderia revelar ao orador e ouvinte seus próprios dilemas, crenças e hábitos da mente, desencadeando o processo de aprendizagem transformadora e mudando pressupostos? Mais especificamente, buscou-se: a) desenvolver um protocolo adaptado de Escuta Transformadora no ambiente de trabalho; b) promover uma experiência de desenvolvimento de liderança a partir da utilização do Protocolo da Escuta Transformadora; c) mapear e analisar diferentes compreensões de escuta dos participantes da pesquisa, antes e depois da utilização do Protocolo da Escuta Transformadora; d) examinar como as concepções e experiências de escuta influenciam as práticas de escuta dos gestores participantes; e) discutir o conteúdo e a natureza das transformações, bem como os limites e potencialidades do uso de um protocolo de Escuta Transformadora (ET) no ambiente de trabalho. Para compreender o potencial de um outro tipo de escuta dentro de espaços organizacionais, foi elaborada uma proposta de desenvolvimento para quinze lideranças de uma mesma organização, de acordo com o ciclo da pesquisa ação e os pressupostos da aprendizagem transformadora, composta por rodas de conversas reflexivas; entrevistas fenomenográficas com os gestores, antes e depois da participação no programa; entrevistas com os responsáveis pela área de Recursos Humanos; e, finalmente, um grupo focal com os subordinados dessas lideranças. Os resultados apontam que as rodas de conversa reflexivas se constituíram como um lugar de escuta relevante para os gestores. E que o protocolo de ET se tornou uma ferramenta que atua como gatilho para aprendizagem transformadora e impulsiona revisão de pressupostos sobre o sentido e a forma de escutar o outro no ambiente corporativo, com potencial para gerar abertura para mudanças. Todos os gestores apontaram para uma tomada de consciência sobre a forma como exerciam a escuta no trabalho, e mudaram sua concepção sobre o sentido da escuta em algum nível. Parte dos subordinados das lideranças participantes identificaram mudança no comportamento de seus superiores, o que indica que a experiência teve algum efeito prático perceptível. Como contribuição, do ponto de vista teórico, apresenta-se um conceito de escuta transformadora no trabalho, diferenciando-a dos demais tipos de escuta. Já do ponto de vista metodológico, a tese traz um modelo de protocolo de escuta transformadora que pode ser replicado, adaptado ou modificado tendo em vista diferentes ambientes profissionais e contextos corporativos. Do ponto de vista prático, apresenta uma metodologia viável para construção do lugar de escuta no trabalho, a partir de incidentes críticos e de conversa reflexivas, que podem servir de orientação para facilitadores e organizações. Ao final, a tese aponta os limites da investigação, bem como oportunidades para pesquisas futuras. - TeseProblem posing no ambiente corporativo: proposta e validação de um protocolo baseado nas premissas da reflexão crítica e aprendizagem transformadoraSouza, Ricardo Alves de (2021-08-16)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Esta tese busca avançar na discussão sobre os processos de posicionamento de problemas nas organizações à luz das teorias de reflexão crítica e de aprendizagem transformadora, desenvolvendo e validando um protocolo de posicionamento de problemas, tendo em vista o endereçamento dos dilemas do ambiente organizacional, e toma por argumento que o exercício do problem posing contribui para que os gestores questionem suas próprias premissas, indo além da forma usual de resolver problemas, pautada na lógica problem solving. Mais especificamente, a intenção foi: (a) elaborar um protocolo de problem posing, baseado nas premissas da reflexão crítica e da aprendizagem transformadora; (b) aplicar o protocolo em um grupo de gestores comparativamente a outro, sem o uso desta ferramenta; (c) aplicar em um grupo de gestores de uma organização, a partir de um problema efetivo dessa instituição; (d) analisar até que ponto esta forma de incentivo à problematização fomenta a reflexão crítica e a transformação nos grupos estudados; e (e) discutir as implicações do uso do protocolo no engajamento dos gestores nos processos crítico-reflexivos e de transformação. O referencial teórico articula a literatura de Dewey (1953), Schön (1993), Freire (1970) e Mezirow (1990), como os instrumentos existentes na literatura acadêmica de fomento à reflexão crítica e à aprendizagem transformadora, elaborado por Myran e Sutherland (2016). Para levar o estudo a efeito, construiu-se um design de pesquisa que contou com a triangulação de dados para a aplicação e validação do protocolo oriundos de um caso-problema, da formação de grupos focais, de entrevistas individuais sobre o uso do protocolo nas organizações e da aplicação em um problema efetivo de empresa. As informações coletadas foram analisadas pelo método da condição necessária de Dul (2016, 2020) e pelas perspectivas de significado fundamentada em Mezirow (1990). Concluiu-se que, tanto nos grupos focais em que foi aplicado o protocolo baseado no caso-problema, bem como no que foi aplicado em uma organização, que o exercício do problem posing abre espaço para a reflexão crítica, potencializando a aprendizagem transformadora. Emergiram metáforas na direção da reconfiguração de problemas, autorreflexão e problem posing do que estava implícito na situação-problema. No que diz respeito às limitações, preponderou o hábito mental tradicional de análise do fato, dado que há uma resistência natural a mudança nos seres humanos. Estes resultados advogam à necessidade da incorporação de uma cultura orientada ao problem posing, que se sobreponha ao problem solving. Ao final, a tese apresenta contribuições teóricas, trazendo elementos para a compreensão do sentido de problematização no ambiente organizacional numa perspectiva crítica e aplicada, metodológicas, sugerindo-se etapas de elaboração, se outros pesquisadores, ou mesmo profissionais de empresa, quiserem replicar ou desenvolver protocolos similares ao desta tese, e práticas, destacando-se a importância do mediador do protocolo em sua aplicação em grupos focais como um facilitador do processo de fomento a reflexão crítica, bem como, o surgimento da autorreflexão nos gestores para a análise da realidade de suas próprias empresas no uso em grupo do protocolo. - TeseO Processo de construção de valores sociais: um estudo considerando o valor social sustentabilidadePiga, Talita Ravagnã (2021-04-14)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Nesta segunda década do século XXI, acumulam-se grandes questões que desafiam a humanidade, de guerras civis e crises de refugiados até a mudança climática e suas consequências tais como desastres naturais, escassez de água e pandemias, aprofundando as desigualdades sociais. Tantos problemas, que persistem apesar do progresso tecnológico, econômico e social alcançado nos últimos dois séculos, nos levam a refletir sobre como viemos parar neste ponto? Afinal, o que tem sentido e importa para os grupos e sociedades que habitam este planeta? Em direção à problematização desse questionamento, elegemos dentro do pragmatismo americano, a tradição interacionista simbólica e o conceito de valor social, fundamentado na vertente sociológica da psicologia social, visando a responder como ocorre o processo de construção desse tipo de valores. Revisitamos, a partir das três vertentes do interacionismo simbólico (tradicional, contemporânea e estrutural), o conceito primeiro proposto por Thomas e Znaniecki (2006), resultando na formulação de uma definição conceitual contemporânea e um modelo teórico acerca do processo de construção de valores sociais, que possibilita compreender a dinâmica entre as diferentes estruturas da sociedade (macro) e o poder de agência das pessoas (micro) na significação, ressignificação e até abandono desses valores. Neste estudo, definimos como objetivo geral compreender como ocorre o processo de construção do valor social sustentabilidade à luz do modelo teórico proposto. Tomando uma perspectiva epistemológica processual, utilizando o método abdutivo e a abordagem qualitativa de pesquisa, realizamos um estudo de caso a partir da combinação de diferentes fontes de dados - entrevistas qualitativas, observações participantes e documentos - acessadas entre o período de 18/09/2019 e 03/06/2020, envolvendo 19 participantes de uma Organização Não Governamental (ECO) que luta pela preservação do meio ambiente mediante campanhas globais ligadas à sustentabilidade socioambiental. A análise dos dados foi pautada pela Geração de Significado Ad Hoc de Kvale (1996), empregando-se análise temática e narrativas compostas. Foi possível corroborar as proposições teóricas, detalhando os diversos tipos de estruturas sociais envolvidas – grandes, intermediárias e próximas - e o imbricamento entre elas no processo de significação e ressignificação do valor sustentabilidade. Além disso, foram evidenciados os diferentes significados envolvidos e as pressões provenientes dos diferentes tipos de estruturas que definem o que é reproduzido ao longo do tempo. Embora não possamos generalizar o processo de construção de valores sociais pelo modelo proposto, acreditamos ter contribuído com um primeiro esforço em direção à compreensão desse processo, mais especificamente, no caso de valores sociais abstratos, como é o caso da sustentabilidade, e também de outros, como democracia e ciência. O estudo de processos permite tornar o implícito visível e, no caso desta tese, proporciona reflexão sobre a responsabilidade dos agentes na construção do que importa para a sociedade, e se as atividades de tais agentes irão conduzi-la a melhores dias e à superação dos desafios que põem em risco nossa permanência na Terra.