Arquitetura e Urbanismo - Teses - FAU Higienópolis
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Navegando Arquitetura e Urbanismo - Teses - FAU Higienópolis por Orientador "Guerra Neto, Abílio da Silva"
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- TeseAdolf Franz Heep: um arquiteto modernoBarbosa, Marcelo Consiglio (2012-02-02)
Arquitetura e Urbanismo
O objetivo desta pesquisa é analisar a produção arquitetônica de Franz Heep, à luz do desenvolvimento da cidade de São Paulo no pós guerra, financiado pelo capital cafeeiro e em parte pelo capital estrangeiro e a contribuição dos arquitetos imigrantes, auxiliando na construção da metrópole emergente entre 1945 e 1960. A motivação desta tese não é somente escrever uma biografia intelectual, mas entender as diversas interlocuções na obra de Heep e sua relação com a cidade. É também entender a questão da transposição cultural, onde um conjunto de princípios culturais de seu ambiente de origem, a Alemanha da década de 1920 e a França da década de 1930, terão vários ajustes para seu entrosamento no ambiente cultural do Brasil, procurando a pesquisa por vezes distanciar-se do foco somente à obra de Franz Heep e tentar compreender o cenário arquitetônico da época de sua estada no Brasil e seus personagens, atenta às trocas de diálogos culturais, econômicos, políticos e sociais da metrópole com o arquiteto. Na pesquisa são analisadas as origens de sua formação, suas escolhas profissionais, seu primeiro escritório em sociedade com Jean Ginsberg, em Paris da década de 1930, a contribuição dos arquitetos imigrantes como vetores de modernidade para o mercado imobiliário, o trabalho de Heep com Jacques Pilon de 1948 a 1952 e seu próprio escritório, onde desenvolve vários prédios no centro de São Paulo e define uma marca de excelência no prelúdio do mercado imobiliário de 1952 a 1960. - TeseAldary Toledo : entre arte e arquiteturaMarques, Andre Felipe Rocha (2018-02-23)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Aldary Henriques Toledo (1915-1998), arquiteto e pintor, dedicou 59 anos de sua vida profissional dividido entre arquiteto e artista. Com 28 anos de idade, participou da mais importante exposição sobre a obras arquitetônicas brasileiras, Brazil Builds: Architecture New and Old, 1652-1942, do Museu de Arte Moderna de Nova York. Sua trajetória chegou ao século 21 em total desconhecimento do público especializado. No início anos 1940, mesmo período em que entrou no Instituto de Aposentados e Pensionista Bancários — IAPB, participou dos principais projetos arquitetônicos modernos para a cidade de Cataguases MG, com destaque para Cine Teatro Cataguases, em parceria com Carlos Ledo, a residência José Pacheco de Medeiros e o Hotel Cataguases. Juntamente com as obras de seus colegas Oscar Niemeyar a Francisco Bolonha, estes proietos são parte do processo de modernização da cidade que teve início na literatura, com a Revisto Verde, e no cinema, com a figura de Humberto Mauro. Por quase dez anos trabalhou simultaneamente nos escritórios do IAPB e do Escritório Técnico da Universidade do Brasil — ETUB, em parceria, respectivamente, com Carlos Leão e Jorge Machado Moreira — ambos arquitetos integrantes do grupo, liderado por Lúcio Costa, responsável pelo projeto do Ministério da Educação e Saúde - MÊS. Para compreender a importância e o atual ostracismo no qual se encontra Aldary Toledo, Garry Stevens é autor importante para a construção desta tese. Tendo como base conceitos antropológicos de Pierre Bourdieu, em seu livro O círculo privilegiado, Stevens explica a construção cultural da arquitetura como Profissão. E desmistifica a ideia de gênio criativo ao mostrar que, por trás dos Indivíduos de destaque, existe uma rede social que os sustenta e da qual elas também fazem parte. A tese reconstrói a trajetória profissional da Aldary Toledo, mostrando sua importância dentro do campo da arquitetura moderna brasileira no seu período de consolidação; a as ramificações que este grupo geracional, no qual Aldary faz parte, teve no campo da cultura brasileira. A tese destaca que os mestres, colegas e pupilos de Aldary Toledo, um verdadeiro "círculo privilegiado" segundo a denominação de Garry Stevens, foram os principais agentes da cultura brasileirado século 20 em diversos campos: música, teatro, pintura, escultura, arquitetura e literatura. Aluno de Cândido Portinari, com quem aprendeu o oficio de artista; colega de Carlos Drummond de Andrade, com quem trocava desenhos por poemas; parceiro de Vinícius de Moraes, com os desenhos para o livro Um signo, uma mulher; e de José Silveira Sampaio, para quem fez um painel na parede do Teatro de Bolso; e arquiteto de Dorival Caymmi, para quem projetou uma casa na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro RJ. Com esta distinta "patota", responsável pela construção da cultura moderna brasileira, passava os finais de tarde tomando um chope nos bares cariocas, tornando o ócio uma forma da orla. - TeseAvenida Paulista : da elite ao povo : as transformações e caracterizações da apropriação do espaço público da via contemporâneaMachado, Débora dos Santos Candido (2014-08-29)
Arquitetura e Urbanismo
A pesquisa traz a reflexão sobre o uso dos espaços públicos da cidade, apontando principalmente para a questão da apropriação humana desses lugares, trata-se também da evolução desses espaços ao longo de sua existência por meio dos resultados das intervenções públicas como as mudanças ocorridas por transformações econômicas, sociais e políticas vividas pela sociedade paulistana e brasileira. Com esse intuito, foi necessário inicialmente tratar questões conceituais dentro das áreas de arquitetura, urbanismo, sociologia, filosofia e história, tais como democracia, sociedade justa e apropriação humana do espaço público. O objeto de pesquisa foi o espaço público mais significativo de São Paulo pela ótica do uso efetivo do espaço público, a Av. Paulista, reconstruindo sua trajetória histórica. Trata-se em seguida da condição atual do espaço público, como esse uso vem acontecendo na cidade, e em especial na Av. Paulista, discutindo assim quais são os fatores que geram a apropriação do espaço público e principalmente o uso da Av. Paulista, símbolo de São Paulo. - TeseCortiço: política pública habitacional em São Paulo (1989-2018)Sampaio, Celso Aparecido (2022-05-17)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Este trabalho procura compreender as políticas públicas elaboradas durante as últimas três décadas na cidade de São Paulo, entre os anos de 1989 a 2018, que visavam atender às necessidades habitacionais da população residente em moradias encortiçadas, inseridas no contexto do redimensionamento do papel do Estado. Esse contexto modificou as relações entre o Estado e os movimentos sociais que, durante o período mencionado, vinham alterando sua forma de ação política na busca de resultados em torno da disputa pela cidade e pelo reconhecimento da necessidade de atendimento habitacional. Esta tese de doutorado pretende demonstrar que, em tal contexto, a política pública não é aplicada para resolver o problema da moradia encortiçada, já que essa modalidade habitacional se mantém como componente importante para o atendimento do déficit habitacional nas regiões mais adensadas e centralizadas das grandes cidades brasileiras, como São Paulo. É de interesse dos detentores dos estoques de oportunidades imobiliárias que os bolsões de pobreza, onde os cortiços se localizam, mantenham-se como reserva futura. Alterar tal condição significa liberar o espaço ocupado para a disputa pela localização e, ao mesmo tempo, incorporar uma nova demanda ao problema habitacional do município, alterando a dinâmica que se resolve sem a interferência das regras oficiais. Através do estudo da legislação, seus proponentes e das equipes que geriram as políticas habitacionais no período, com ênfase no governo da prefeita Luiza Erundina (PT, 1989–1992), procurou-se traçar um paralelo, entre a relação do Estado com os movimentos sociais, suas práticas, resultados e os novos objetos de disputa no campo da cidade e das necessidades habitacionais na região central de São Paulo. - TeseOs edifício de apartamentos em Fortaleza (1935-1986): dos conceitos universais aos exemplos singularesCavalcante, Márcia Gadelha (2015-12-11)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
A pesquisa estuda o edifício de apartamentos na cidade de Fortaleza, no período de 1935, sua gênese, a 1986, início da consolidação da verticalização. Cientes de que o objeto arquitetônico se vincula a fatores culturais, sociais, econômicos e climáticos do lugar, e de que a formação do arquiteto tem um papel relevante na interpretação desses determinantes, a pesquisa focou na análise destes fatores e das obras edi cadas. A relevância desta tese se sustenta na importância do edifício de apartamentos no espaço urbano de Fortaleza na contemporaneidade, especialmente na área leste da cidade onde, em alguns bairros, representa quase 90% das moradias, e com forte tendência à expansão. Parte-se do pressuposto de que o estudo das transformações dos edifícios – no tempo e no espaço – é de fundamental importância para gerar um embasamento crítico de modo a contribuir para a práxis arquitetônica. Veri ca-se a ocorrência de quatro períodos distintos no espaço de tempo estudado: os antecedentes, período longo e com poucos exemplares; o moderno, que teve início com a atuação dos arquitetos pioneiros; o da predominância dos edifícios sobre pilotis em linguagem brutalista; e o da consolidação das torres isoladas e início do pós-modernismo. Identi ca-se, em cada período analisado, os fatores transformadores da arquitetura, seus conceitos universais e as especi cidades locais. Conclui-se que, na cidade de Fortaleza, no período estudado, a formação do arquiteto foi de especial importância nas intermediações com os agentes locais e nas transformações do edifício de apartamentos. - TeseEm nome do pixo : a experiência social e estética do pichador e artista Djan IvsonSilva, Gustavo Lassala (2014-10-27)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Tipo de intervenção urbana ilegal nativa de São Paulo, a pixação é praticada por jovens de bairros periféricos, que – em busca de notoriedade – se arriscam nessa modalidade ao escalar edificações para carimbar suas marcas em lugares de grande visibilidade. No seu desenvolvimento histórico, a prática passou por um processo parcial de aceitação na área artística, resultando na legitimação social e estética de alguns de seus personagens. Um deles é Djan Ivson Silva, sujeito selecionado como foco desta pesquisa. Com personalidade incomum, detentor de um significativo acervo de documentos e um grande conhecimento sobre a história da pixação, Djan foi líder dos grupos nos quais atuou e o principal responsável por levar sua prática para um campo tradicionalmente ocupado pelas elites intelectuais. Definido pela mídia como “artista/pixador”, a situação pessoal de Djan Ivson expressa a ambiguidade do caráter atual desta manifestação cultural, que se situa entre o fenômeno social e artístico. Esta tese – dividida em três capítulos, cada um deles subdivido entre a descrição da trajetória pessoal do personagem e a interpretação das transformações da pixação – articula os vasos comunicantes entre os âmbitos individual e coletivo, possibilitando vislumbrar passo a passo como um jovem transgressor da periferia se envolve com a discussão da arte contemporânea sem perder os laços com sua base social. - TeseRichard Neutra: conexões latino-americanasCampos, Fernanda Critelli de (2020-02-28)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O discurso historiográfico corrente sobre os projetos e trajetória profissional de Richard Joseph Neutra (1892-1970) vem sedimentando afirmações que expressam o estranhamento por parte dos historiadores sobre alguns aspectos de sua obra, em especial no que diz respeito à relação do arquiteto com a América Latina. Identificados tais estranhamentos, o objetivo desta tese é apresentar uma análise a partir de um ponto de vista na contramão do usual, de cá para lá, reconhecendo o impacto desta relação em sua obra posterior. Para isso, é necessário primeiro compreender o momento histórico no qual esta relação se insere (a macro-história): o jogo político mundial travado pelos Estados Unidos com o intuito de se projetarem como potência dominante. Com esse panorama de fundo delimitado, o foco será ajustado para o caso específico do arquiteto (a micro-história): a compreensão do personagem (formação, migração para a América e primeiras obras) e a sua relação com a América Latina (a viagem de reconhecimento em 1945 e as conexões aqui estabelecidas). A partir daí, a leitura sistemática das principais bibliografias existentes sobre Neutra evidencia o estranhamento, por parte dos historiadores e pesquisadores, sobre aspectos de sua obra sempre que as relações com a arquitetura moderna latino-americana se manifestava. O resultado é a possibilidade de novas interpretações sobre o legado do arquiteto e a contribuição para o discurso historiográfico. - TeseRumo às comunidades criativas : articulações entre natureza e cultura na gestão sustentável das paisagens culturais do PeruaçuBrugnera, Ana Carolina (2021-05-11)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Embora o território brasileiro possua uma grande diversidade cultural, formada por diferentes identidades e trocas sociais, devido às medidas inadequadas de expansão territorial o país enfrenta muitas dificuldades na gestão de suas paisagens culturais, principalmente aquelas ocupadas pelos seus povos tradicionais, símbolo de grande relevância dentro composição cultural no país. Este cenário não é resultado das atividades atuais de manejo da terra, mas decorre de diversos fatores do processo histórico de ocupação do país que resultaram na destruição dos ecossistemas, incluindo a degradação dos recursos naturais, e na dizimação cultural das comunidades rurais. Em soma, os valores patrimoniais das comunidades tradicionais mostram uma relação imensurável com os aspectos fisiológicos das paisagens, fortalecendo a relação entre o homem e a natureza. No entanto, ao mesmo tempo, este equilíbrio entre cultura-natureza parece cada vez mais ameaçado, aproximando-se cada vez mais ao colapso, sendo hoje culturalmente e ambientalmente insustentáveis. A expansão de outros usos da terra vem reduzindo drasticamente o espaço de vida das comunidades tradicionais, impactando na conformação das paisagens culturais – usos como a agricultura industrial e práticas rigorosas de preservação ambiental. Neste atual modelo de gestão, as comunidades tradicionais são as mais desprivilegiadas. Este estudo tem seu foco em áreas rurais, em específico nas paisagens culturais do entorno de uma unidade de conservação de proteção integral que é o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, localizado no norte de Minas Gerais e listado entre os sítios elegíveis para receber o selo da Unesco de paisagem cultural mundial. Tais paisagens estão inseridas dentro do segundo maior bioma brasileiro, o Cerrado, e contam com a presença de comunidades tradicionais descendentes de povos indígenas e africanos. O propósito desta pesquisa é contribuir com um modelo de gestão das paisagens culturais rurais baseado em valores locais, com uma análise abrangente dos valores socioculturais, ambientais e econômicos e na inclusão das comunidades tradicionais como criadores, conservadores/gestores e beneficiadores das paisagens nas quais estão inseridas, e consequentemente, em sua rede de governança. Para alcançar este objetivo, o estudo combina duas aproximações: primeiro, a análise (diagnóstico) da paisagem cultural como tecido interdependente e evolutivo entre recursos naturais e comunidades tradicionais ali existentes, incluindo seus modos de vida e valores. Nesta tese foram identificadas duas paisagens culturais relacionadas a esta primeira análise, ambas ligadas à formação fisiológica, geográfica e histórica do território, especialmente em relação com os recursos d’água da bacia hidrográfica do Peruaçu, indicadas nesta tese como as paisagens culturais do Sertão Seco e Sertão Molhado. A segunda aproximação da pesquisa se concentra na análise das redes e práticas de governança relevantes para a gestão atual da paisagem cultural, a fim de compreender as conexões entre as partes interessadas. Nesta seção são apresentadas a divisão das partes interessadas e suas perspectivas relacionadas a quatro domínios de sustentabilidade que norteiam os valores patrimoniais estabelecidos nesta pesquisa: ambiental (natural), cultural, social e econômico. Neste estudo da rede de governança foram identificadas conexões, poder de atuação e força, prevalecendo o domínio ambiental sobre os domínios cultural, econômico e social. Ofuscando as iniciativas locais, a cultura popular das comunidades tradicionais e sua constante busca pela valorização e introdução de suas vozes na gestão do seu próprio território. Por fim, em defesa da inclusão social das comunidades tradicionais nas decisões futuras relativas aos seus territórios de origem, conclui-se que, os saberes e modos de vida provenientes da cultura dos povos tradicionais estudados, devem ser entendidos como facilitadores na busca pelo desenvolvimento sustentável das paisagens envolvidas. Neste entendimento, a ideal proposta de desenvolvimento sustentável para região resultaria, também, na salvaguarda do patrimônio cultural, no empoderamento socioeconômico, na exploração indevida de tais povos, na mitigação de migrações involuntárias e diminuição da pobreza. - TeseTrês Pavilhões de Sérgio Bernardes: Volta Redonda, Bruxelas e São Cristóvão. Contribuição à vanguarda arquitetônica moderna brasileira em meados do século 20.Sombra Junior, Fausto Barreira (2020-02-28)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Erected in Ibirapuera Park, in the city of São Paulo, and opened to the public in February 1955, the still little known Volta Redonda Pavilion was conceived by the Carioca architect Sérgio Wladimir Bernardes at the request of Companhia Siderúrgica Nacional as promotional stand of then known the 1st International Fair of São Paulo, a event that was held during the celebrations of the fourth centenary of the city and that had the participation of large companies, a good number of nations and other important states of the Federation. This small bridge building, composed basically of profiles and other metallic elements, carries with it not only the inventiveness and important technical-ideological concepts present in the rich – and still little studied – trajectory of this professional, but also excerpts related to the constitution and consolidation of the capital of São Paulo, a city that in the then period sought to modernize through the development of its industrial park and the intense sociocultural effervescence process enjoyed. Immersed in this universe and based on the understanding of the architectural and/or artistic artefact capable of condensing and explaining program relations, composition, technique, materiality, environment etc., as well as the materialization of its own creative impetus, linked to aspects of collective longing in a given period, this thesis has as one of the main objectives to defend the contribution of the Volta Redonda Pavilion to the modern architectural avant-garde of São Paulo and from Brazil, for, even recognizing its value, few researchers devoted themselves to understanding it and correlating it, in greater depth, with the subsequent development of the work of its creator or even determining the possible reflexes of his contribution in his professional environment. Here it refers to the other two important pavilions conceived by Sérgio Bernardes in the same period: the award-winning Pavilion of Brazil at the Universal and International Exhibition of Brussels, from 1957 to 1958, and the Pavilion of the International Fair of Industry and Commerce, erected in São Cristóvão, Rio de Janeiro, between 1957-1960, projects that clearly hold the concepts and longings present both in their career, built in Ibirapuera Park, as well as in many other iconic buildings authored by this professional. In this sense, and focused on extensive analysis of primary sources – procedure based, among other methods, on the understanding of “indicdictory knowledge”, a term forged by the Italian historian Carlo Ginzburg – the work to be followed, structured from three different approximations (historical and contextual; descriptive and redesign; and analysis in the technical and ideological sphere), will seek to demonstrate the experimental character that characterized the extensive and polyphonic work of this intriguing architect and his dedication and increasing appeal to the improvement of the technique, the search for a certain industrialization and architectural inventiveness, qualities that, in the understanding of the present thesis, are fully crystallized in the three objects of study defined here.