Engenharia Civil - TCC – EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia Civil - TCC – EE Higienópolis por Orientador "Beltrame, Fabiola Rago"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCAvaliação da argamassa autoadensável usinada para a execução de contrapisosRoseno, Iranilda Dantas; Freitas, Letícia Lóis Carlos de; Zaboroski, Silvia Letícia; Oliveira, Victor Paulo Rocha de (2020-12-15)
Escola de Engenharia (EE)
A combinação entre produtividade e otimização de recursos é o maior desejo dos canteiros de obras. E se tratando da execução de contrapisos, o método tradicional empregado nem sempre contribui para o andamento da obra. Para resolver essa situação, uma alternativa já utilizada em países como França e Espanha é a sua execução com argamassa autoadensável, um material bastante fluido, de alta resistência a segregação, que se auto nivela por sua capacidade de fluxo. Uma de suas principais vantagens é a possibilidade de ser bombeada verticalmente na obra, reduzindo o espaço para o armazenamento de cimento e areia e melhorando o fluxo entre as demais atividades do canteiro. Assim, o seguinte trabalho visa avaliar a maneira de execução desse sistema em três obras no Estado de São Paulo, além das suas propriedades e parâmetros de desempenho. A aplicação da argamassa autoadensável trouxe muitas vantagens para as obras, tanto do ponto de vista econômico, com uma redução da mão de obra, tempo de execução e materiais, quanto do ponto de vista técnico, no qual mesmo ainda não havendo uma normatização no Brasil para esse serviço, os ensaios realizados mostram resultados acima dos toleráveis em relação ao seu desempenho, não interferindo na qualidade do empreendimento. Portanto, é necessária a elaboração de uma norma voltada para a execução de contrapisos, para que assim possa haver um maior incentivo à utilização da argamassa autoadensável nas edificações. - TCCParedes de concreto coloridoValença, Juliana Villar (2019-12-13)
Escola de Engenharia (EE)
O concreto colorido aparente não é um material difundido no Brasil. Para este material, ainda não há normas específicas ou práticas recomendadas para obter uma estrutura com vida útil e desejada em projeto. O concreto colorido apresenta falta de literaturas no meio técnico nacional sobre práticas para projetar e controlar, tornando uma aplicação não viável tecnicamente e economicamente. É de se entender que a aplicação do concreto colorido pode substituir revestimentos das superfícies, diminuindo tempo e mão de obra aplicada após sua execução. O presente trabalho tem como objetivo descrever a aplicabilidade do concreto colorido aparente em paredes de concreto, mostrar sua aplicação, produção, problemas e dificuldades identificados. Tem como finalidade viabilizar a aplicação em projetos de baixa renda, que são realizados com paredes de concreto, apresentar a viabilidade econômica, em um comparativo com os materiais já utilizados como revestimentos internos e externos nas superfícies, mão de obra e tempo para finalização de obra.