Jornalismo - TCC – CCL Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Jornalismo - TCC – CCL Higienópolis por Orientador "Harris, Hugo"
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCAtletas da arte: relatório para produção de grande reportagemCerrato, Beatriz de Góes (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O presente Trabalho de Conclusão de Curso demonstra através de uma grande reportagem para revista, a rotina exaustiva de bailarinos clássicos profissionais. Além de retratar temas como a prática de exercícios de preparação física e condicionamento, importância da alimentação saudável, entre outros, essa reportagem também aborda questões como a valorização da Arte e principalmente da dança no Brasil, além do preconceito existente com a profissão. Para o desenvolvimento do projeto, foram utilizadas algumas bibliografias de autores como Klauss Vianna, Marília Scalzo, Nilson Lage, Cremilda Medina, Ricardo Kotscho, entre outros. Além disso, foram entrevistados quatro bailarinos, alguns professores e coreógrafos. Para auxiliar e complementar a reportagem há entrevistas com especialistas da saúde – uma nutricionista e um fisioterapeuta, além de conter a análise de uma tabela a respeito do gasto calórico obtido em diversas atividades físicas. - TCCDeixe-me falar - desmistificando a disfluênciaSantos, Lara Karoline Faria (2019-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho apresenta uma abordagem em formato de documentário dos distúrbios da disfluência e as dificuldades vividas por indivíduos portadores de gagueira. Visto que a autora convive desde pequena com essa dificuldade, vivenciando o preconceito em seus círculos sociais, viu a necessidade de desmitificar o assunto. O trabalho conta com entrevistas de pessoas gagas - Gabriel Zappelloni, Kleverson Nascimento e Luciano Braga - e especialistas sobre a fala - Eliana Rocha e Astrid Ferreira -, a fim de demonstrar a discriminação e dificuldades de inserção social pelas quais passam indivíduos que gaguejam. Verificou-se, por meio de pesquisa bibliográfica - incluindo a obra de Malcolm Fraser, Gordon W. Blood e Silvia Friedman - e de campo, que o principal agravante desse problema de fluência é a cobrança da sociedade por uma comunicação verbal fluida. Nesse contexto, o próprio fato de tentar evitar os bloqueios e repetições fonéticas acaba agravando a situação. A gagueira, portanto, deve ser mais esclarecida à população, com vistas a combater o preconceito e tornar o convívio social de seus portadores mais agradável. O documentário, nesse sentido, visa causar empatia em seus espectadores para com os gagos. - TCCDiário musical: como o artista independente cria suas canções: relatório de realização de uma websérie sobre composição musical no cenário independente nacionalPires, Giulia Freitas (2021-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este relatório descreve o processo de realização de uma websérie documental sobre composição musical no cenário independente da indústria fonográfica nacional. Dando voz a artistas de diferentes estilos, o produto explorou a criatividade, inspiração e musicalidade dos compositores. São eles os integrantes da banda O Acaso Mora Ao Lado, de rock alternativo, a vocalista e o produtor do Grupo Terra Livre, de gênero étnico, e a cantora solo Ananda Jacques, da MPB. Após pesquisa para melhor compreensão da cena independente no Brasil, entendendo os melhores caminhos para retratá-la por meio do jornalismo cultural, o audiovisual se mostrou uma opção capaz de contribuir aos valores auditivos de cada canção com imagens poéticas, agregando às sensações visuais do espectador. A internet foi definida como meio de circulação do projeto, mais especificamente a plataforma de vídeos Youtube, que verificou-se como ideal para maior alcance de público. Entre os autores estudados para essa produção estão Eduardo Vicente, Franthiesco Ballerini, João Paulo Hergesel, Cleide Luciana, Marcia Nogueira Alves e Mara Fontoura. - TCCDoulas e o protagonismo feminino na maternidadeMarcondes, Laura Camargo (2019-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O presente trabalho se trata de um relatório de realização do documentário (Doulas e protagonismo feminino na maternidade), que teve como objetivo abordar a doulagem. O conteúdo desta peça busca retratar as profissionais doulas, mulheres que acompanham gestantes no pré-parto, parto e pós-parto. Sua assistência pode ser física, emocional ou informacional, e é estritamente ligada ao companheirismo e empoderamento feminino. O documentário também diz respeito à caracterização e especificidade de seu acompanhamento ancestral e ao mesmo tempo atual. O propósito da realização do produto é apresentar, mesmo que parcialmente, a essência da doulagem. Inicialmente foram consultados materiais para orientação de como realizar este tipo de peça, principalmente Bill Nichols. Também foram utilizados artigos de diversos autores para tomar conhecimento da doulagem. Para a parte prática foram feitos contatos com doulas através de redes sociais, como Facebook e Whatsapp a fim de obter maior profundidade no tema e realizar entrevistas. A pesquisa e as entrevistas resultaram em uma abertura para o universo das doulas, uma possibilidade de conhecer as pessoas e perceber como a individualidade de cada uma afeta e constrói o trabalho. Há uma atmosfera muito íntima nesse tipo de acompanhamento, o que dificultou a observação das mulheres atendidas e suas atividades. Porém, existem muitas doulas dispostas à divulgação da informação, resultando em um documentário baseado majoritariamente em objetivos, relatos, e percepções das entrevistadas. - TCCO evangelho segundo a mulher negra : relatório de realização de um documentário a respeito da vivência de mulheres negras em igrejas neopentecostais brasileirasGomes, Rebecca Beatriz (2021-06)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este relatório trata do desenvolvimento de um documentário expositivo que denuncia a problemática racial que envolve mulheres negras no contexto de instituições religiosas. O objetivo principal desta obra é analisar como o racismo e a falta de representatividade se dá em instituições religiosas no estado de São Paulo. A pesquisa foi feita a partir da necessidade de retratar a realidade de 58% dos evangélicos no Brasil, que constitui 31% da população, segundo o Datafolha (2020). A partir disso, foi construída uma argumentação com o objetivo de trazer uma reflexão para a discussão. Os principais materiais consultados para a realização deste trabalho foram: o livro “A religião mais negra do Brasil”, de Marco Davi Oliveira e o livro “Mulheres negras, raça e classe”, de Angela Davis. Com a observação de uma desvalorização de seus potenciais dentro das instituições religiosas, nove mulheres relataram suas vivências enquanto mulheres negras e como o racismo no meio cristão afetou (ou não) suas vidas de modo geral. Com isso, esta obra documental visa contribuir para o debate que é pouco discutido na sociedade, trazendo a perspectiva de pessoas reais e sua narrativa invisibilizada diariamente. - TCC“Fronteira”: relatorio de desenvolvimento do livro-reportagem sobre saúde mental e seu contexto relacionalFrigério, Rafaela Resende (2019-01)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este relatório visa contemplar o planejamento e desenvolvimento do livro reportagem Fronteira, constituído a partir de uma série de reportagens que compõe uma coletânea de histórias do cotidiano acerca da saúde mental e da psiquiatria contemporânea. A partir de um relato familiar sobre o tema, procurou-se entender o contexto social e relacional dos transtornos mentais, suas particularidades e possibilidades de entendimento e/ou tratamento, sempre buscando o protagonismo dos personagens e a característica confessional das entrevistas. Além disso, buscou-se também analisar eticamente o tema e a abordagem do mesmo, na tentativa de compreender a saúde mental (vide a produção deste próprio trabalho jornalístico) como uma faceta potencialmente útil da realidade, não como uma verdade absoluta. Enquanto a leitura de Cosson (2001) orientou a fomentação estrutural do texto, a ficção de Carrascoza (2014) e o documentário Elena (2012) guiaram a construção da narrativa do livro-reportagem. Fronteira, apresentado como um trabalho de conclusão de curso de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie, integra uma narrativa compartimentada em seis capítulos que narram da vivência familiar à percepção global de saúde mental, em que os conceitos de normalidade e lucidez são colocados à prova. - TCCO Handebol na Mídia: plano de assessoria de imprensa – Confederação Brasileira HandebolNascimento, Marcella Bellotti Gobbi do (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Neste trabalho, pretendeu-se realizar um plano de assessoria de imprensa para a Confederação Brasileira de Handebol, com o objetivo de dar mais visibilidade a instituição na mídia brasileira e, por meio dela, conquistar cada vez mais adeptos ao handebol. Para a execução das atividades de comunicação organizacional, o trabalho foi desenvolvido a partir de análises e diagnósticos sobre o cliente, a fim de traçar ações precisas e sólidas que atendessem as necessidades da instituição. Além disso, considerou-se sempre as possibilidades tecnológicas que hoje existem para facilitar ou simplesmente se adequar ao dia a dia das pessoas que no final consumirão os conteúdos produzidos pelo cliente. Para os critérios teóricos e aprofundamentos técnicos na elaboração do trabalho, utilizou-se como referência os autores: Veerle De Bosscher, José Maurício Capinussú, Cláudia Coutinho, Vera Regina Toledo Camargo, Jorge Duarte, Thierry Gozzer, Francisco Gaudêncio Torquato do Rego, Gustavo Roese Sanfelice, Mauro Myskiw, Nádia Lima Silva, Ilton Teitelbaum, Patrícia Barbosa Martins Trichês e José Roberto Trichês. - TCCIlha de Marias: relatório de realização de livro-reportagem sobre as mulheres da comunidade Ilha de Deus - RecifePereira, Maria Clara Silva (2019)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A Ilha de Deus é uma comunidade de dois mil habitantes localizada a 200m da cidade do Recife. Conhecida antigamente como “Ilha sem Deus”, era antro de violência e tráfico de drogas. Não possuía energia elétrica, água encanada, nem saneamento básico e as casas eram palafitas. Até que na década de 1980, iniciou a luta das mulheres locais, que se reuniam e protestavam por melhores condições de vida. Junto com o trabalho da polícia e de missões religiosas, transformaram a comunidade na Ilha de Deus que conhecemos atualmente. Sendo assim, esse trabalho consistiu em conhecer a ilha, as mulheres que mudaram a história local e seu legado. Esse livro-reportagem reúne perfis de seis mulheres que retratam o que viveram, como estão hoje e o que esperam do futuro, evidenciando a importância de sua luta para a vida dos ilhéus. Além da pesquisa de campo, leituras de autores como José Castello, Mona Lisa Dourada e Luiza Freitas foram fundamentais para compreensão do tema e produção da peça. - TCCA maneira como as pessoas sorriemPrado, Thainá Oliveira (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este relatório de realização de Trabalho de Conclusão de Curso está fundamentado nas teorias do jornalismo, da fotografia, na representatividade social e no ato de sorrir. Com o objetivo de colaborar com o jornalismo correspondente, convivendo com africanos do Quênia em situação de vulnerabilidade social durante 37 dias e evidenciando um olhar positivo oculto nas mídias, o livro-reportagem fotográfico produzido, A Maneira Como as Pessoas Sorriem: uma nova perspectiva da realidade queniana, baseia-se em características humanistas. Para romper com o cenário padrão que vem à mente quando se pensa em África – fortes conflitos internos, violência, pobreza, desnutrição, baixas oportunidades para educação e falta de assistência para as necessidades básicas –, o trabalho expressa a essência da alma através de breves perfis e fotografias de sorrisos. Por meio do acesso aos jornais virtuais do Quênia, como The Standard e Nairóbi News; a leitura de livros como Kenya: history since independence, A Psicologia do Sorriso Humano e A Terapia do Riso; a compreensão das teses Uma análise de dis- cursos sobre a África na mídia brasileira e O Sorriso Humano; análises de pesquisas e dados da ONU (Organização das Nações Unidas), PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), ODM (Objetivo de Desenvolvimento do Milênio), KNBS (Kenya National Bureau of Statistics) e IPC (Integrated Phase Classification), além do estudo dos livros Páginas Ampliadas: O livro-reportagem como extensão do jornalismo e literatura, Livro-reportagem, Escola de Fotografia e O Novo Manual de Fotografia, da apuração e entrevistas, o livro revela a felicidade queniana. - TCCNova Paraisópolis - a moeda que quebra barreiras: relatório de realização de documentário sobre a moeda comunitária de ParaisópolisSantana, Dominique Prata de Oliveira (2019-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Paraisópolis, a maior favela de São Paulo, iniciou recentemente um projeto de moeda comunitária. Nesse processo, a primeira etapa que se realizou e já funciona há três anos na comunidade é o cartão de crédito Nova Paraisópolis. A ideia surgiu para agregar no planejamento do presidente da Associação dos Moradores de criar um novo olhar sobre a favela e a tornar sustentável. Dessa forma, a ideia é que economia circule em maior volume na comunidade e crie um círculo virtuoso, uma vez que também favorece os projetos sociais e faz com que o capital retorne. Dito isso, o intuito deste trabalho de conclusão de curso foi entender e expor o impacto social que essa moeda já tem feito em Paraisópolis. Para que isso fosse possível, foi necessário entrevistar idealizador do projeto, pessoas que ultilizam e foram afetadas de alguma forma, como os comerciantes, moradores da favela e coordenadores dos projetos sociais, e a representante da empresa Mais Fácil, que sistematiza e delibera o cartão Nova Paraisópolis. Além disso, alguns autores como Bill Nichols, Guy Gauthier, Claudine France, Patricio Guzmán, Marcius Freire e Marusa Vasconcelos Freire fundamentaram a realização e idealização do trabalho. Este documentário conta com essas entrevistas e imagens que dialogam entre si cumprindo o principal objetivo de apresentar o cartão, sua funcionalidade e impacto na favela. - TCCRevista voz: relatório de realização de uma revista especializada em cinema e diversidadeSilva, Matheus Felipe Lima da (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A Revista Voz é uma publicação especializada em cinema e diversidade que produz reportagens, críticas e entrevistas com pessoas que trabalhem com essas duas áreas. Nesta edição, foi desenvolvida reportagens sobre o cinema LGBTQ+, mulheres diretoras e a importância de Viola Davis. Também foram realizadas entrevistas com Alice Riff, diretora de Meu Corpo É Político, e com Keyla Serruya, uma das principais diretoras do cinema Amazonense. Além disso, a publicação também contém críticas dos filmes Corpo Elétrico, Uma Mulher Fantástica, Corra! e Eu Não Sou Um Homem Fácil. Para a realização deste projeto, foi fundamental a pesquisa sobre jornalismo de revista, tendo como base principal os autores Patrícia Ceolin Nascimento, Marília Scalzo e Marcelo Freire; crítica de cinema e diversidade no audiovisual, tendo como base os autores Leonardo Campos, Celso Oliveira, Felipe Severo e Regina Gomes. - TCCSereias da vila: relatório de realização de um podcast jornalístico a respeito dos 20 anos de história do futebol feminino do Santos futebol clubeDenari, Carolina Karaoglan (2021-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal, através de um podcast jornalístico, contar os vinte anos de história das Sereias da Vila, o time de futebol feminino do Santos Futebol Clube. Ao longo desses anos, o Departamento de Futebol Feminino conquistou os títulos de campeonatos mais importantes e enfrentou o encerramento de atividades dentro do Clube. Com finalidade de desenvolver esse produto, foi preciso realizar um estudo bibliográfico sobre o futebol feminino, o início do podcast e o jornalismo esportivo como meio de apuração. Jogadoras como Maurine Gonçalves, Ketlen Wiggers e Kelly Santana relatam suas passagens pelas Sereias. Além disso, os entrevistados Alessandro Rodrigues, Amauri Nascimento, Kleiton Lima, Marcelo Teixeira, Murilo Barletta e Thais Picarte contribuem para a construção da linha do tempo da história das Sereias da Vila. Os principais autores utilizados para compreender esse tema foram: a educadora física Silvana Goellner, a cientista social Mariane Pisani, os jornalistas Ary José Rocco, Wagner Belmonte e Luciano Maluly, os estudiosos Gílian Barros e Eziquiel Menta, e o publicitário Renato Bontempo. Ainda no relatório são abordadas questões que mostram o desenvolvimento do futebol feminino brasileiro, apesar de ainda não possuir estrutura para se tornar um esporte independente.