Fisioterapia - TCC - CCBS Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Fisioterapia - TCC - CCBS Higienópolis por Orientador "Graciani, Zodja"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- MonografiaDesafios da atuação fisioterapêutica durante abordagem biopsicossocial no cuidado paliativo: revisão da literaturaAlves, Luandra Ribeiro (2024)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Os cuidados paliativos (CP) têm como objetivo trazer qualidade de vida aos pacientes e respectiva rede de apoio a aqueles que enfrentam condições de saúde sem possibilidade de cura, e que apresentem risco de morte. Para tanto, são necessárias ações interdisciplinares que direcionam uma abordagem biopsicossocial. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é identificar os desafios da atuação fisioterapêutica na qualidade de vida e do bem-estar de pacientes em cuidados paliativos considerando os aspectos físicos, psicológicos e sociais. As consultas foram realizadas nas bases de dados PubMed, Scielo, Lilacs e PEDro utilizando descritores em português e inglês (fisioterapia, cuidados paliativos) nos últimos dez anos. Os resultados foram a adesão de 8 estudos que respeitavam os critérios. Diante disso, a conclusão foi que os desafios da fisioterapia em CP incluem a falta de preparo dos profissionais para lidar com o conceito da morte e insuficiência de conhecimento técnico-científico. Além disso, existe um desalinhamento nas condutas adotadas com os pacientes. - TCCDesempenho motor em crianças típicas durante a prática de jogo virtual e usabilidade de membros inferioresVannucci, Giovana Zalkind (2023-12-11)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Os avanços recentes em tecnologia digital têm permitido aos terapeutas da reabilitação aplicar jogos virtuais nas avaliações e tratamentos. Objetivo: Verificar o desempenho de indivíduos com desenvolvimento típico durante a prática de jogo virtual e usabilidade com os membros inferiores. Método: Trata-se de um ensaio clínico observacional transversal com 25 participantes, crianças e adolescentes, recrutados do clube A Hebraica de São Paulo. Foram submetidos a tarefa de jogo virtual conhecido como MoveHero, tarefa executada e observada com quatro músicas diferentes consecutivas. Ao final, foi aplicado o questionário System Usability Scale (SUS) a fim de verificar o nível de usabilidade. Resultado: Para o erro absoluto (EA), a ANOVA revelou um efeito significativo dos momentos no Erro Absoluto (F3, 72 = 3.64, p = 0.033, ηp2 = 0.13), indicando uma redução generalizada do EA de M1 para M4, sem interação entre os fatores. Para o erro variável (EV), ANOVA evidenciou um efeito principal significativo para os Momentos no Erro Variável (F3, 72 = 2.95; p = 0.050, ηp2 = 0.10), indicando uma diminuição generalizada do EV de M1 para M4, sem interação entre os fatores. Conclusão: O jogo MoveHero apresentou usabilidade positiva ao ser praticado com os membros inferiores, e as crianças e adolescentes melhoraram o desempenho à medida que executavam a tarefa com redução de erros e consequentemente mais acurados e precisos. Palavras Chaves: Jogos Eletrônicos de Movimento; realidade virtual; crianças e adolescente; desempenho físico; teste de usabilidade.