Fisioterapia - TCC - CCBS Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Fisioterapia - TCC - CCBS Higienópolis por Orientador "Coelho, Marília Lira da Silveira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCEfeito do uso de esteroide anabolizante no ganho de massa muscular no processo de reabilitação pós cirúrgico: uma revisão integrativa de literaturaSouza, Beatriz Atolini de (2023-12-11)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O presente estudo tem como finalidade fornecer uma visão abrangente sobre os benefícios da aplicação de esteroides anabólicos em pacientes no processo de reabilitação de pós-operatório de quadril e joelho, identificar os esteroides anabolizantes mais utilizados, suas ações e efeitos adversos. Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa de literatura, os estudos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão, foram incluídos na revisão. Em relação as condições clínicas, quatro estudos usaram o esteroide anabolizante no pós-cirúrgico de fratura de quadril e dois no pós-operatório de joelho. Os estudos dessa revisão tiveram como objetivo usar anabólicos para: ganho de massa muscular, aumento de força muscular, melhora da função e da qualidade de vida. A partir da avaliação dos resultados, apenas um dos artigos revelou resultado significativo para o aumento de força muscular. Por outro lado, todos os demais artigos, apontaram para a não superioridade dos anabólicos ao soro fisiológico na aquisição de massa e força muscular, assim como para melhora da função na reabilitação dos participantes. Dessa forma, é podemos concluir que as evidências em relação ao uso dos esteroides anabolizantes para otimização da reabilitação de pós-operatório de quadril e joelho, ainda são controversas e inconclusivas, com necessidades de novos ensaios clínicos com métodos mais consistente como padronização de doses e tempo ideal para aquisição de massa e força muscular. - MonografiaRelação da sensibilização central e qualidade do sono de indivíduos com dor lombar crônica inespecíficaAlmeida, Isabelly de Andrade (2024-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução. A dor lombar crônica é a condição de causa multifatorial, com alta incidência mundial, com impacto negativo significativo social e econômico. Objetivo: o objetivo desse estudo foi investigar a presença de sensibilização central, e a sua relação com a qualidade do sono Metodologia: É um estudo de corte transversal. 21 participantes, de ambos os sexos, com lombalgia crônica inespecífica, responderam os questionários Inventário de Sensibilização Central, Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh, Questionário de incapacidade de Roland Morris. Para análise dos dados foram usadas análise descritiva e de frequência, além da correlação de Pearson. Resultados: Os resultados revelaram 57.1% dos participantes apresentaram sensibilização central. forte correção positiva entre pontuação do ISC e gravidade da sensibilização central (R= 0.97, p< 0.001) e moderada correção positiva entre pontuação do ISC e diagnósticos/distúrbios associados (R= 0.47, p=0.029). Os participantes desse estudo apresentam em média qualidade ruim do sono, sendo 81% com qualidade ruim do sono e 19% apresentam distúrbio. A qualidade do sono se mostrou correlacionado significativamente com a sensibilização central. Conclusão: Os achados desse estudo em conjunto sugeriram que há presença de sensibilização central em indivíduos com dor lombar crônica, e está correlacionada significativamente com a qualidade do sono.