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- DissertaçãoAprendizagem cooperativa na educação musical popular: estudo de caso curricular no Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo - 2007/2008Stefanelli, Ricardo (2009-02-09)
Educação, Arte e História
Este trabalho Aprendizagem Cooperativa na Educação Musical Popular CLEMP tem como objetivo demonstrar conteúdos metodológicos em seus aspectos de interpretação e criação no ato de aprender cooperativamente através da integração de bandas de rock em sala de aula. Esta pesquisa procurou, através de depoimentos de professores, funcionários e alunos, documentar a história do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo CEFET-SP e a evolução do ensino de música, bem como analisar o crescimento e o aperfeiçoamento das habilidades dos alunos, de 13 a 16 anos, que, no ano de 2007, freqüentaram o primeiro ano do ensino médio nesta instituição. O referencial teórico utilizado serviu para apoiar os conceitos oriundos da psicologia escolar que derivaram de considerações em duas teorias educacionais: a da aprendizagem significativa de Ausubel e a sócio interacionista de Vygotsky. O procedimento metodológico investigado foi o da pesquisa qualitativa participativa, na qual foram selecionados três aspectos: o exploratório, por proporcionar maior familiaridade com o problema; o descritivo, por caracterizar um grupo dos alunos e também por estabelecer uma relação de cada aluno com seu instrumento; e o explicativo, por identificar fatores que contribuíram para a melhoria do grupo musical de alunos. Este trabalho estabeleceu grandes elos entre os alunos que tinham experiência musical alunos experientes com os que não tinham alunos inexperientes. Essa relação, conquistada por eles, trouxe momentos de alegria, prazer e aprendizagem com a própria cooperação, solidificando novas amizades e tornando o ambiente propício para interação de bandas de rock com suas produções e apresentações musicais. - DissertaçãoA bruxa nos contos de fadasTrindade, Nancy Rabello de Barros (2008-06-26)
Educação, Arte e História
This paper´s objective is to focus on the witch of the fairy tales - more specifically on they way witches are perceived by adults and children. In order to better understand and develop this theme, it seeks background on Jung himself and authors as Paz, von Franz, Coelho, Byington - who follow the Analytical Psychology of Jung on their studies about fairy tales. The research is enriched by the perspectives of authors as Darnton, Clark and Nogueira, who analyze the construction of the images of the witch and the woman within the historical context. The structure of the fairy tale was based on Propp's view among other authors who analyze the fairytale through the actions of the characters within it. It was also analyzed the contribution of this character to the development of the children's personality. The main concepts related to fairy tales (archetypes, Great Mother and other archetypical images) were also identified on several chapters. The symbols and images are the focus of the following chapter, as it is through the symbolic language that the fairy tales bring out their meanings to the mankind. The authors used to understand the symbols are Byington, Neumann, Bussato and Kast among others. This study is divided in 2 great moments: theoretic data and interviews conduct among children and adults. For interviews work, 3 stories were chosen: Hänsel and Grethel, Snow white and Rapunzel, which represent the witch in 3 different perspectives. After listening to the stories, the children were invited to draw the witch. Those drawings were analyzed using as a starting point the theories of Arttherapy, supported by authors as Futh, Derdyk, Cox and Mèredieu. The conclusion achieved from the conducted study is that the witches are not perceived by children as being totally mean, and that this character has a fundamental part in order to allow the fairy tales to accomplish its potential of helping children across their childhood. - DissertaçãoOs cancionistas urbanos e a educação musical infantil: estudos de caso: Colégios Clip e Passionista São Paulo da Cruz (SP 1996-2006)Souza, João Ricardo de (2007-03-13)
Educação, Arte e História
Neste trabalho procuramos traçar paralelos entre a canção infantil urbana sua história, sua estrutura, meios de produção e divulgação e sua utilização prática em sala de aula, nas atividades de musicalização infantil com crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental de dois colégios localizados na Grande São Paulo. A pesquisa consta de três capítulos dispostos da seguinte maneira: O primeiro capítulo aborda a canção popular a partir de suas matrizes históricas e estéticas, buscamos analisar suas estruturas inerentes às formas musicais e poéticas. O foco central deste capítulo foi mostrar como este gênero se desenvolveu a partir do início do século passado e como hoje se apresenta. No segundo capítulo procuramos fechar o foco de nossas observações num fenômeno mais específico que é a canção infantil urbana da cidade de São Paulo. Selecionamos três de seus principais protagonistas e por intermédio de entrevistas, procuramos nos aproximar deste universo bem específico dentre as atividades artísticas e que hoje estão merecendo bastante atenção enquanto fenômeno social. O terceiro capítulo procura relatar a aplicação de duas canções originais, criadas com o objetivo de serem cantadas por crianças em sala de aula e prática de canto coral, além das atividades desenvolvidas com alunos das duas instituições de ensino durante as aulas de musicalização. - DissertaçãoO cavaquinho na obra de Waldir AzevedoCesar, Ana Claudia (2011-02-07)
Educação, Arte e História
This work intend to describe the way that the musical instrument named cavaquinho took as fundamental piece at the formation of the choro as a musical gender. Besides, this research shows how the composer Waldir Azevedo transformed the old way of the cavaquinho, an instrument used to accompany to an instrument that could be (played) solo. Initially an approach was done about the history of the choro and a bibliographic research about Waldir Azevedo. Four pieces of this author were selected for this work and also an attentive musical analysis of his interpretations playing the cavaquinho was done. Through this, it was possible to realize the specific methodology used by him to play and to build his works - DissertaçãoClaus Ogerman: uma análise do concerto para piano e orquestra (1993): música e história culturalCunha, Flávio Régis Sudário (2013-02-04)
Educação, Arte e História
A presente dissertação discute algumas tendências do pensamento musicológico recente, o qual tem apresentado aspectos que apontam para perspectivas comuns, dentre elas a contextualização históricocultural e a interdisciplinaridade. A obra do compositor alemão Claus Ogerman é o objeto de estudo deste trabalho de pesquisa devido à sua notoriedade e representatividade durante a expansão da indústria cultural, realizando atividades musicais, nos diversos campos não só da música popular dos séculos XX e XXI mas também do minimalismo, serialismo e modernismo (classificações que pertencem ao escopo da música erudita). Este estudo voltado para a obra do compositor permite-nos analisar três fases importantes de sua vida e parte de sua obra por meio dos dois campos musicais (música popular e erudita), na música do século XX e XXI, comparando e analisando sua produção artística. - DissertaçãoO coralito Mackenzie e a contribuição dos jogos e brincadeiras musicais para crianças em processo de musicalizaçãoValladão, Mário Francisco de Farias (2009-02-13)
Educação, Arte e História
A pesquisa que deu origem a este trabalho teve por objetivo apontar que o papel pedagógico do jogo, a partir de relatos de experiências com o grupo pesquisado o Coralito Mackenzie vai além da aquisição de conhecimentos musicais e do desenvolvimento da inteligência infantil. Como proposta conjunta, nessa mesma direção, foram desenvolvidas algumas atividades educativas utilizando-se a música como modo privilegiado para o desenvolvimento integral da criança, quais sejam; seu desenvolvimento sensório motor, cognitivo, afetivo-musical, além do fortalecimento de relações pessoais, sociabilização. A elaboração teórica do trabalho requereu pesquisa na literatura abrangendo vários aspectos da educação musical que incluiu sua contextualização na história, na arte e na cultura, e a caracterização do Coralito Mackenzie, com seus programas e características. A questão-central norteadora ou o problema de pesquisa tange à contribuição que tais jogos e brincadeiras possam dar à educação musical infantil. Para comprovar a hipótese que aponta tais recursos como eficazes, realizou-se uma pesquisa de campo, com a participação de vinte e duas crianças do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I do Colégio Presbiteriano Mackenzie, crianças de seis e sete anos, assim como uma atividade em que se produziram atividades musicais, desenvolvidas por meio de jogos e brincadeiras, utilizando-se nesse processo também a voz como instrumento inerente ao corpo, além da exploração de outras fontes sonoras. Utilizando-se da metodologia qualitativa do tipo estudo de caso, efetuou-se a aplicação de questionários e entrevistas, cujas respostas obtidas foram tratadas com o emprego da técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostram que o processo de sensibilização e conscientização dos alunos para as questões musicais pode tornar-se mais eficiente com o emprego de atividades artísticas, didático-pedagógicas como o jogo e as brincadeiras infantis. Concluiu-se, ainda, que podem possibilitar mudanças de atitudes e comportamentos e ser um autêntico prolongamento da sala de aula, onde é possível desenvolver atividades coletivas musical. - DissertaçãoEducação musical - uma nova abordagem (Centro Livre de Aprendizagem Musical - São Paulo - 1973 a 2001)Suzigan, Maria Lúcia Cruz (2006-09-12)
Educação, Arte e História
This work intends to discuss the pedagogical project of CLAM - Free Center of Musical Learning, one of the first schools of music in the city of São Paulo to develop a different proposal of teaching-learning from the traditional schools. The focus is on the period from March 1973 to March 2001. It is an interdisciplinary work the first one concerning a brief history of Zimbo Trio and the CLAM. The second chapter analyses all the methodology developed in the school and examples of what repertoire was used. In the third chapter is about the creation and organization of the Department of Musical Education for Children, its methodology, repertoires, recitals and the use of this teaching-learning system for public and private schools, in particular Diadema - SP public school net. - DissertaçãoEducação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007Lima, Eduardo Henrique de Matos (2008-08-18)
Educação, Arte e História
Trata-se de um estudo de caso sobre o Projeto de Educação Musical de Crianças, desenvolvido em uma instituição do terceiro setor, localizada em Belo Horizonte/MG - Projeto Som na Luz de Educação Musical Não-formal. Foi adotado como referenciais teórico-metodológicos para a realização deste trabalho: a natureza epistemológica da proposta triangular da professora Ana Mae Barbosa e sua abordagem sobre Arte/Educação; o Ensino pré-figurativo e o espírito criador do músico, compositor e professor Koellreutter e; a Abordagem Sócio-cultural da Educação Musical com base nos estudos da professora Margarete Arroyo. Foi realizado um levantamento e uma análise dos trabalhos desenvolvidos no projeto, assim como os resultados alcançados entre os meses de abril de 2006 e julho de 2007. Pretende-se com essa pesquisa contribuir com o processo de análise e reflexão sobre as práticas e possibilidades da Educação Musical de crianças na contemporaneidade, com ênfase em propostas não-formais de ensino e aprendizagem. - DissertaçãoFonograma: transnformações histórico-culturais e tendências tecnológicas no mercado da música popular brasileira (1902-2007)Silva Neto, João Marcondes da (2009-08-14)
Educação, Arte e História
Estudo que observa linearmente as principais modificações do mercado fonográfico brasileiro, entre 1902 e 2007. Classificando fontes primárias, fonogramas, na estruturação do conhecimento. Contempla em seu histórico, o princípio do mercado fonográfico brasileiro. As modificações ocorridas entre o século XIX e XX para os musicistas de forma geral. Ilustra num segundo momento, os perfis de musicistas, dos instrumentos e sua função no fonograma, da constituição da música popular brasileira. Apresenta as principais modificações do produto fonográfico. E propõe uma forma para trabalhar artisticamente com as tecnologias disponíveis no mercado fonográfico. - DissertaçãoO frevo no coração do recifense: cultura, música e educaçãoSchneider, Cynthia Campelo (2011-08-22)
Educação, Arte e História
Dentre as diferentes manifestações da cultura popular do Estado de Pernambuco, o gênero musical frevo é o que apresenta maior relevância, principalmente na cidade do Recife. Em meio aos ―Ursos de carnaval, ―Caboclinhos, ―Bumba-meu-boi, ―Cavalo Marinho e tantos outros com histórias e belezas, o frevo vem se mantendo, animando e conduzindo grupos carnavalescos e foliões anônimos desde o seu surgimento. O presente estudo apresenta os aspectos históricos e estilísticos do frevo e investiga sua manifestação, no aspecto cultural, nos principais recantos representativos da cidade do Recife, tendo por referência músicos e pesquisadores da atualidade. Destaca o trabalho da Escola de Frevo Maestro Fernando Borges. Mostra como esta Escola tem divulgado a Cultura Popular local e como tem educado centenas de alunos nas linguagens da música e da dança - o passo - DissertaçãoIgreja Evangélica: comunicação e música - Estudo de caso: 2006 Igreja Batista de Água BrancaPonte, Celso Alves da (2006-09-05)
Educação, Arte e História
This dissertation aimed at discussing, under exploratory nature, the application of communication and music mechanisms, with a classic evangelic church as a way for making possible the maintenance of its members' number and also the volume of tithes and offers collected. In more detailed way, this study aimed at determining in what form these instruments, such as: campaigns, internal communication, pastoral message, bands and the corals favor the permanence of the congregation members and conquer others for the Baptist Church of Água Branca. This study showed what the application of communication in marketing and music by the churches, may immediately constitute an instrument that allows for attracting people to the church, providing its sustainability. - DissertaçãoLenine e a música "predatória" brasileira: o conceito de antropofagia musicalPereira, Sérgio Paulo de Andrade (2013-02-04)
Educação, Arte e História
A música popular é um depositário de importantes informações a respeito da história cultural que revela aspectos dos meios social, econômico, político e artístico de um país. Mais especificamente no gênero popular da canção brasileira, encontramos passado e presente constantemente em seu entorno musical e poético, denotando continuidades e rupturas, tradições e modernidade tardia, o urbano e o rural, vozes jovens e adultas, a elite e as classes menos abastadas, enfim, pluralidades. Para entendermos todo esse processo, recorremos ao conceito de antropofagia, pois ele é de grande valia para a compreensão histórica das fusões entre elementos musicais e poéticos do cancioneiro nacional desde sua gênese. Para análise do termo na contemporaneidade, escolhemos o compositor, músico e produtor Lenine, e seu álbum Na Pressão, de 1999, que demonstra de forma prática e atual a antropofagia musical brasileira. - DissertaçãoMario Vieira de Mello e a questão nacional: reflexões sobre o estetismo na cultura brasileiraFontes, Filipe Costa (2012-08-10)
Educação, Arte e História
A questão nacional foi constantemente problematizada pelo pensamento nacional. Em geral a questão nacional esteve relacionada à ideia de atraso. No fim do séc. XIX e início do séc. XX, a questão nacional e o suposto atraso brasileiro foram explicados a partir do paradigma bio-psicológico, pela ideologia do caráter nacional. As críticas da antropologia e da sociologia ao referido paradigma, no início do séc. XX, causou seu gradual enfraquecimento e, posteriormente, sua derrocada, no Brasil, impulsionada pelos trabalhos de Caio Prado Júnior. Durante a segunda metade do séc. XX, nas décadas de 50 e 60, o paradigma bio-psicológico deu origem ao econômico. A partir de então, a questão nacional, antes explicada a partir de elementos raciais, ou da relação entre a raça e o meio, passou a ser explicada pela posição econômica do Brasil em relação às nações consideradas desenvolvidas. É neste contexto que entra em cena Desenvolvimento e Cultura, escrita por Mario Vieira de Mello em 1963 para participar do diálogo sobre o desenvolvimento do país. O propósito deste trabalho é verificar a participação de Mario Vieira de Mello, sua obra Desenvolvimento e Cultura, e de sua noção de estetismo na cultura brasileira para a compreensão da questão nacional. - DissertaçãoMúsica e humilhaçăo: uma visão através das açőes de indenização por dano moralForster, Susan Christina (2010-08-02)
Educação, Arte e História
A música e as pessoas que em torno dela gravitam são, de maneira geral, percebidas como voltadas ao bem, ao belo e ao lúdico. Porém, desde tempos remotos, a música teve função nos campos de batalha e, além de cada vez mais servir de recurso de integração e exclusão social com base em diversos critérios, surge nas salas de interrogatório e de tortura, desempenhando importante papel em cenários impregnados de violência. Constata-se, igualmente, a presença da música nas empresas em práticas de 'assédio moral', envolvendo condutas abusivas e repetitivas humilhantes que atentam contra a saúde física e psíquica do trabalhador, em afronta à dignidade humana . Neste tocante, em diversas ações judiciais no País, nas quais os trabalhadores pleiteiam indenização por dano moral , a música é citada associada a dinâmicas, brincadeiras, práticas motivacionais, prendas ou tarefas determinadas pelos empregadores, pelos mais variados motivos, como atrasos ou o descumprimento de metas. Dentre os 223 acórdãos identificados, proferidos pelos Tribunais Regionais do Trabalho, e submetidos a técnicas da "análise de conteúdo", sobressaem as temáticas musicais de cunho erótico-sensual (50,39%) e marcial-solene (25,20%). De modo geral, as músicas têm ritmos que induzem ao movimento corporal, estão fortemente integradas à cultura popular brasileira e são, em sua maioria, produtos da Indústria Cultural. O universo dos acórdãos analisados sob a ótica da temática musical, considerando-se as práticas de 'assédio moral' descritas, faz crer que a violência nas relações de trabalho no Brasil, herança histórica, ainda persiste, assumindo diferentes roupagens. A música em tais contextos visa atingir a intimidade do trabalhador ou expô-lo ao ridículo com propósitos diversos, denotando racionalidade e instrumentalidade na implementação da violência. - DissertaçãoUm novo olhar para a teledramaturgia: A Pedra do Reino: um diálogo televisivo por Luiz Fernando de Carvalho (12/06/07 a 16/06/07)Oliveira, Fernanda Areias de (2010-02-11)
Educação, Arte e História
A pesquisa aqui apresentada busca lançar um olhar acadêmico sobre a ques-tão da linguagem teledramatúrgica no contexto da minissérie, especificamente em A Pedra do Reino, destacando nela o vanguardismo presente no gênero. Para isso, utilizamos como suporte teórico pesquisadores ligados à área de comunicação e mí-dia em diálogo com pensadores associados a linguagens artísticas. O trabalho pre-tende chamar a atenção para um produto midiático que conseguiu articular lingua-gens pouco convencionais ao meio televisivo, como o teatro, o gênero fantástico e a narrativa não linear. Para isso, nesta dissertação se estruturou um diálogo entre o autor do romance, Ariano Suassuna, o diretor da minissérie, Luiz Fernando Carvalho, e a literatura sobre o ao gênero televisivo. Esta dissertação se desenvolveu no sentido de expor com clareza os dis-cursos do autor do romance e do diretor na minissérie, no sentido de explorar a complexidade contida em um produto pouco convencional ao suporte em que se a-presenta. Neste contexto, análise da minissérie A Pedra do Reino foi explorada co-mo suporte para comprovação de uma articulação possível entre teledramaturgia e linguagens artísticas. - DissertaçãoPichação: escrita, tipografia e voz de uma cultura na cidade de São Paulo no século XXIFelisette, Marcos Corrêa de Mello (2006-08-09)
Educação, Arte e História
This research proposes an investigation line concerning the emerging typographic production in the streets of the city of São Paulo in the XXI century, having as a major spotlight, the graffiti s writing. The said study suggests an amplification concerning such production, in the constitution of typographic patterns arising from the urban space and their implications both in the cultural scope of the people producing them, as well as, in their relationship with the so-called official media and the formation of their space within the dominant culture. Starting from the comparative analysis concerning the production of this typography, we will try to point out the product and the routes for this language, in the constitution of typographic parameters arising from urban popular styles and cultures, possible providers for a contemporaneousness, both the typography, as well as, the Brazilian graphical design. This way, the research object creates the possibility for crossing between the institutionalized production and the so-called unofficial writings, discussing the occupation mechanisms and reciprocal reading among cultures, within the social-cultural and urban universe that is the space-city. - DissertaçãoProjeto TIM música nas escolas e a educação musical não-formalOliveira, Renato Alves de (2010-02-12)
Educação, Arte e História
Este trabalho trata-se de um estudo de caso sobre o projeto Tim Música nas Escolas, desenvolvido com alunos da periferia de São Paulo. Após selecionadas 120 crianças das 5 mil que participaram de oficinas musicais, foram divididas em 4 turmas de 30 alunos, das quais tive a oportunidade de ministrar aulas de musicalização durante o período de 2003 a 2005 a uma turma da EMEF General De Gaulle situada no Jardim São Luiz, Zona Sul. No inicio de 2006 as aulas foram transferidas para a Escola do Auditório Ibirapuera e direcionadas para o aprendizado mais aprofundado do canto e de instrumentos musicais com o intuito primeiro de formarem uma Banda Sinfônica. Foi realizado um levantamento e uma análise dos trabalhos realizados com os participantes do projeto, assim como os resultados alcançados até o final de 2008. Essa pesquisa tem a ambição de auxiliar nos estudos sobre as práticas realizadas em projetos sociais com crianças que se encontram em situação de risco e que se utilizam da música como instrumento facilitador das suas ações em busca de uma inclusão social. - DissertaçãoRádio Nacional do Rio de Janeiro: um estudo da consolidação da emissora no período de 1936 a 1945Martini, Carina Macedo (2008-02-14)
Educação, Arte e História
Rádio Nacional do Rio de Janeiro: um estudo da consolidação da emissora no período de 1936 a 1945 é uma investigação dos aspectos que contribuíram para o sucesso e apropriação da emissora no sentido de direcionar o rádio como um meio de comunicação de massa. A pesquisa tem por finalidade procurar entender alguns dos motivos que impulsionaram esse quadro tal como a estruturação da emissora como uma empresa de radiodifusão, a exploração devida das características do meio, o pioneirismo das produções e veiculação de alguns gêneros radiofônicos e ainda a influência da publicidade e da propaganda nesse cenário. Dessa forma, é inevitável que se estabeleça o diálogo desse material radiofônico com o contexto político, social e cultural da cidade na época. - DissertaçãoO sarau paulistano na contemporaneidade: Cooperifa - Zona Sul 1980 2006Franco, Nilton Ferreira (2006-09-13)
Educação, Arte e História
Este trabalho apresenta um estudo sobre o sarau da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia) como uma nova tradição cultural surgida no início do século XXI, na zona sul da cidade de São Paulo. Devido a seu foco de atuação estar imerso nas fortes tensões de ordem econômica e social, a Cooperifa despertou nosso interesse através de suas atividades inovadoras com a comunidade em torno dos novos papéis que atribuiu à utilização da poesia e ao bar, como meios de revigorar a vida comunitária, através do fomento à cultura. A investigação mostra a evolução do crescimento da Cooperifa, incluindo os propósitos iniciais dos seus líderes e os mecanismos que condicionaram as suas ações, tais como a mídia jornalística, televisiva e informatizada, assim como, o apoio da parceria com o Itaú Cultural, por meio da Lei Rouanet. Na parte final do trabalho é desenvolvido um estudo do sarau sob o olhar das tradições inventadas , que foram extraídas dos conceitos de Eric Hobsbawm. O estudo mostra uma análise da dinâmica interna e externa do sarau, tratando respectivamente de suas rotinas, hábitos e produção poético-literária, assim como do seu papel social, político e econômico em meio à rede social a que pertence, na contemporaneidade. - DissertaçãoVânia D'Angelo Dohme: uma contadora de históriasPalhoto, Cibele Mariana Bietrezatto (2008-02-15)
Educação, Arte e História
Vânia D'Angelo Dohme - uma contadora de histórias é um trabalho sobre a vida de uma contadora de histórias e educadora, que utiliza em suas atividades um ferramental com recursos lúdicos para, através dos capacitadores e educadores, proporcionar maior cultura às crianças e garantir-lhes o desenvolvimento de valores básicos para ensiná-los a ser cidadãos do mundo, membros da comunidade humana e, portanto, futuros criadores de uma sociedade mais evoluída.