Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Dissertações por Orientador "Bairon, Sérgio"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoFormação de professores para o uso da comunicação digital por meio do trabalho em parceriaJordão, Teresa Cristina (2007-12-10)
Educação, Arte e História
This work of research intends to analyze an experience in the formation of teachers, whose model foresees the work in partnership. Resources are offered in this formation so that the teacher rethink his pedagogical practice and consider new strategies of education, integrating the use of resources of digital communication in a creative and innovative way. Work in partnership allows a look of another professional for the practice of the teacher. This professional has a particularity: it must be a partner of the teacher, that is, another teacher. - DissertaçãoA interdisciplinariedade e a hipermídia aplicadas na análise descritiva do CD-ROM "Diadorim: história local dos processos de alfabetização de crianças, jovens e adultos do município de Diadema"Carvalho, Zilma Maria Cavalheiro de (2007-09-24)
Educação, Arte e História
Este estudo é o resultado de uma hipótese que identifica, na hipermídia, a partir de uma proposta interdisciplinar, potencial inovador para a quebra dos paradigmas da educação tradicional e conteudista de forma a criar condições para a construção de processos educativos renovados. Para comprovar essa hipótese investigamos, teoricamente, as principais abordagens de ensino que influenciam a educação brasileira, analisamos os Parâmetros Curriculares Nacionais, buscamos os conceitos de hipermídia e de interdisciplinaridade e seus históricos, aprofundamos os conhecimentos sobre as características hipermidiáticas, a linguagem imagética e sua importância na concepção da hipermídia. Através da análise descritiva do CD-ROM Diadorim - História Local dos Processos de Alfabetização de Crianças, Jovens e Adultos do Município de Diadema constatamos que materiais, como a hipermídia analisada, são uma ferramenta que permite fazer do aluno um leitor ativo, um co-autor, participante do processo educativo, responsável pela sua aprendizagem. Finalmente, apontamos a importante relação entre a produção do conhecimento e as políticas públicas de valorização da pesquisa. O projeto "Diadorim é uma prova de que o binômio universidade e poder público pode proporcionar a construção materiais e projetos de alta qualidade e gerar excelentes oportunidades de enriquecimento da Educação. - DissertaçãoA relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivistaDaud, Denise da Costa Neves (2006-08-16)
Educação, Arte e História
Este trabalho de dissertação se propôs a investigar de que forma a hipermídia pode ser utilizada como recurso pedagógico inovador no processo de ensino e aprendizado de maneira a favorecer a construção do conhecimento por parte do educando. A investigação se deu por meio da análise de duas produções em hipermídia, Leonardo 2.0 O Inventor e História Local nos Processos de Alfabetização de Crianças, Jovens e Adultos do Município de Diadema composta pela hipermídia Diadorim, ambas em CD-ROM. O estudo leva em consideração as propriedades e características dos ambientes digitais, particularmente da hipermídia, analisando diversas situações e sugerindo caminhos que possam contribuir para uma aprendizagem mais autônoma dentro desses ambientes partindo de uma concepção pedagógica construtivista. - DissertaçãoRelações entre a TV digital e as novas mídiasBellicieri, Fernanda Nardy (2006-09-13)
Educação, Arte e História
This research aims to analyse, in general terms, the digital environment in its essential technic and cultural aspects, so that, with this panoramic view, we ll be able to try ways to promote new content proposals, related to a powerful use of the media virtually composed. The specific-funtional focus surpasses itself as a metatextual content or just a decoder of processes and conditions that involve the search for a digital language. The focus reaches the pratical object: directing what was identified, apprehended and even speculated (why not?) about New Medias, to the digitalized television media like it´s been considered: an eminent real transformation. With the Digital TV introduction, we ll go into changes in many espheres. At least potentially this seems to be the most revolutionary incoming technology, with consequences in a large number of social aspects. It s not that potential can necessarily operate; the machine is not an end itself, but just a way to produce language. We can t say that potential as just a possibility is applied only to the social realities in development. Although the Digital TV is already in operation in the USA, Europe, japan and Canada, it is still no longer explored, even if compared with other digital medias (that are far from being examples os language investigation). Massive world; what s default here, seems to have its correspondent long distance. Technological collateral effect. The logic of this research is in the search for more questions that we are, in fact, used to. More links and non linear conections, interdisciplinarity and networks that we ve been able to dare with. Paying attention to the comunication treatment in the fluid space: our biggest resistance may be the most greatful indication of this work. Maybe it won t arrive to any solution, but working with doubts seems to be the virtual most compatible to real solutions digital based. - DissertaçãoO sítio-labirinto de Monteiro Lobato: hipermídia e construção de conhecimentoRodrigues Junior, Alvaro Gabriele Bento (2008-02-15)
Educação, Arte e História
A presente pesquisa pretende analisar a obra infantil de Monteiro Lobato, O Sítio do Picapau Amarelo sob o viés da linguagem hipermidiática, através da qual o seu potencial cognitivo e intersemiótico da seriam amplificados para além do texto e, até mesmo do conceito de uma narrativa ergódica. Valendo-se deste potencial, Lobato propõe reflexões socio-culturais inseridas num contexto lúdico e fantasioso (ou fantástico), as quais podem passar desapercebidas pelo público infantil, mas que são extremamente significativas para o público jovem e adulto. O estudo realizado analisa a linguagem hipermídiática e sua relação com a obra O Sítio do Picapau Amarelo ao mesmo tempo que examina, as evidências e possibilidades de um ambiente hipermídia. Desta forma, realizou-se um estudo que procurou identificar, incialmente, as características, motivações e ideologias do autor, sua relação com o público leitor e as peculiaridades da obra em questão e dos personagens nela inseridos. Em seguida, buscou-se o enfoque na teoria hipermidiática existente para, finalmente, unir o Sítio ao Labirinto em uma nova dimensão narrativa, a qual possibilita uma construção reticular, modular e não-linear do texto lobatiano, conectado a imagens, movimentos e sons, ao mesmo tempo que reafirma o inquestionável senso cultural e cognitivo pertencente a Lobato. - DissertaçãoO sticker e seu papel na arte de rua na cidade de São Paulo: stickers da rua Augusta, avenida Paulista, Vila Madalena e CentroDias, Thiago Hara (2007-08-30)
Educação, Arte e História
O sticker é uma forma de expressão visual no meio urbano que tira proveito de conceitos e técnicas produtivas amplamente utilizadas nos meios de comunicação de massa a fim de criar um diálogo com os habitantes da cidade de São Paulo. Além desse diálogo, seus representantes buscam uma interação com o ambiente urbano, criando também trabalhos de valor estético. Essa dissertação tem por objetivo adentrar o universo do sticker e procurar abrir um debate sobre seu real papel da na arte de rua em São Paulo, usando como campo de pesquisa, a Rua Augusta, a Avenida Paulista e suas cercanias. - DissertaçãoWebCultura: do método à arquitetura no ambiente digitalToledo Filho, João Cesar Lopes (2008-02-15)
Educação, Arte e História
This project aims at narrowing the gap between the researcher of new technologies and the possibility of production of on-line knowledge, which is related to technological resources, hardware, structure of virtual content and the design of interfaces. This study is based on the methodology of project for digital environment, which is discussed and analyzed as fundamental stage in the development of the site:. So, Virtualisation brings about a discussion that concerns the production in the digital environment. It does not seek for answers concerning technology, but it proposes a search for broader and wider possibilities, concerning the way we think about the development of knowledge. The collective intelligence is an ongoing renovation, which might be relevant to any kind of language, what includes hypermedia. For those who intend to develop network knowledge, the largest challenge is dependent of an unity, which means to change the production of a hypermedia to montage and hybrid composition of materials properly selected, organized, indexed and remixed, translated into digital interfaces. Therefore, this piece of research tries not only to this discussion as well as propose new transformative innovating and critical pathway on new media.