Arquitetura e Urbanismo - TCC – FAU Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Arquitetura e Urbanismo - TCC – FAU Higienópolis por Orientador "Belleza, Gilberto Silva Domingues de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCCavernas Urbanas : uma proposta aos grupos LGBTs em São PauloSantos, Arthur Fernando dos (2018-12)
Escola de Engenharia (EE)
Nas origens do homem, afirma-se que nossa primeira forma de abrigo teriam sido as cavernas, mas que em um determinado momento da história deixamos de ser refugiados e tornamo-nos construtores e criadores da arquitetura – como sugere Laugier com o mito da cabana. Reinventamos a caverna e, nelas, nos protegemos de coisas e amparamos nosso viver. - TCCEspaço educar : resposta arquitetônica às necessidades das pedagogias alternativasCruz, Patricia Mezzetti dos Santos (2018-12-12)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O objetivo principal desse trabalho deteve-se em identificar e analisar as possíveis maneiras através das quais a arquitetura se mostra capaz de se adequar às propostas educacionais de tais pedagogias, voltando-se essencialmente à Pedagogia Montessori. Para isso, durante o processo de pesquisa inicial a preocupação foi compreender historicamente os modelos pedagógicos e formais que se desenvolveram no âmbito da educação ao redor do mundo com o passar dos anos. Desde o surgimento do primeiro edifício escolar, uma série de adaptações se seguiram ao longo das décadas para que as soluções encontradas melhor se adequassem à realidade espacial e temporal na qual o prédio estivesse exposto. Dentre os modelos estudados, são as pedagogias alternativas as quais se mostraram merecedoras de maior atenção. - TCCForma segue performance : um estudo sobre arquitetura performativa através do uso de métodos computacionais de projetoCouto, David Santos (2018-12)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Uma das primeiras e primordiais funções da arquitetura é fornecer abrigo para homem, protegendo-o dos perigos da natureza. De início, na pré - história, o homem nômade buscava abrigo em cavernas, que foram concebidas devido aos caprichos da natureza. A partir do desenvolvimento da agricultura, em paralelo com a linguagem e a escrita, o homem passou de uma vida nômade para uma vida sedentária, gerando a necessidade de construir o seu próprio abrigo. O homem então desenvolve diversas técnicas de construção e uma enorme variedade de abrigos, de acordo com a condição geográfica em que cada sociedade vivia. Hoje, esse tipo de construção é chamada de arquitetura vernacular, uma arquitetura que foi desenvolvida e refinada ao longo dos séculos e que responde as condições do contexto físico e cultural em que está inserida. Nos dias de hoje, com a crescente preocupação em relação a sustentabilidade das construções e os avanços nas TICs (Tecnologias de Informação da Comunicação), que deram origem a novas ferramentas digitais de projeto, tais como ferramentas de analíse, simulação e geração, características intrínsecas da arquitetura vernacular surgem como princípio norteador do projeto arquitetônico, dando origem as tais arquiteturas performáticas ou performativas, arquiteturas que respondem a critérios definidos de performance, como conforto térmico, acústico, etc., se justificando através do processo em que a forma final foi concebida, que 9 relaciona tanto questões do meio climático como o meio cultural em que a arquitetura está inserida. O presente trabalho busca desenvolver uma abordagem projetual alinhada com esses conceitos, buscando desenvolver uma arquitetura que responde genuinamente ao contexto físico e cultural em que está inserida, por meio do estudo das ferramentas digitais de projeto e aplicação delas no processo projetual. - TCCMoradia estudantil como centro social e de conhecimentoDitta, Anna Camisassa (2018-12)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O presente trabalho de conclusão de curso da faculdade de Arquitetura e Urbanismo busca, através da análise de bibliografias e construções existentes, apontar a relação entre moradias estudantis - que foram se desenvolvendo a medida que surgiram as universidades - seus respectivos projetos e o entorno que as engloba. Além disso, discorre sobre a influência social – pelas relações interpessoais, atividades e movimentos que nelas se desenvolvem - que elas têm sob seus residentes. Analisa-se o histórico das universidades de maneira global, desde os primeiros movimentos pendulares em busca de conhecimento, e o panorama brasileiro atual dentro deste contexto, que vai desde o Brasil Colônia, até o cenário atual de produção de profissionais para o mercado de trabalho. Toma-se por base essas considerações e a análise dos estudos de caso para alcançar o exercício de projeto final: uma moradia estudantil alocada próxima a Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, um dos campus da Universidade de São Paulo, localizado no bairro do Butantã, São Paulo.