Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
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- TeseAdaptação e desenvolvimento de instrumentos para avaliação de crianças e adolescentes com TDAH, análise de perfil neuropsicológico e relação com desempenho funcionalTrevisan, Bruna Tonietti (2014-08-12)
Psicologia
O TDAH é um distúrbio que atinge de 3 a 5% de crianças em idade escolar. Apesar de evidências de comprometimento cognitivo em tal transtorno, seu diagnóstico ainda é predominantemente clínico. Importantes processos neuropsicológicos têm sido implicados no TDAH, incluindo déficits de funções executivas (FE), de regulação do estado e aversão à demora. No entanto, ainda não foi esclarecido se estes três fatores constituem vias independentes para explicação do TDAH ou, ainda, como se estabelece a relação entre tais fatores e o TDAH. Além da investigação de tais relações, se faz necessário verificar quais são as implicações funcionais da presença dos sintomas e dos déficits neuropsicológicos, visto que intervenções adequadas podem ser convenientemente conduzidas. Contudo, não há no Brasil estudos que buscaram desenvolver instrumentos válidos e precisos com o objetivo de avaliar regulação do estado e aversão à demora em crianças, bem como medidas mais ecológicas de FE. Os objetivos do presente projeto são traduzir, adaptar e desenvolver instrumentos para avaliação de crianças e adolescentes com TDAH; analisar o perfil neuropsicológico em termos de funções executivas, regulação e aversão à demora; bem como investigar a relação entre o transtorno, o perfil neuropsicológico, a sintomatologia, o desempenho acadêmico e o desempenho comportamental. Para tanto, o presente projeto foi desenvolvido por meio de três estudos: Estudo 1 Traduzir, adaptar e buscar evidências de validade e precisão do CHEXI, enquanto medida ecológica de FE; da Tarefa de Regulação, como medida de regulação do estado; e do Teste de Aversão à Demora (TAD), para avaliação de aversão à demora. Participaram 408 crianças, dos 4 aos 7 anos, estudantes do Ensino Infantil e primeiro ano do Ensino Fundamental de escolas municipais da Grande São Paulo, bem como seus professores e pais. Estudo 2 desenvolver uma nova tarefa de aversão à demora, outra de regulação do estado e um inventário que abrangesse diferentes facetas de FE (IFERI), para serem respondidas pelos pais e professores. Participaram um total de 332 crianças e adolescentes, entre 5 e 14 anos de idade, de ambos os sexos, estudantes do 1º ao 9º ano de uma escola pública e duas escolas particulares de São Paulo. Estudo 3 - verificar a heterogeneidade do TDAH, tanto em termos de desempenho neuropsicológico quanto em relação a desempenho acadêmico e comportamental, em 62 crianças e adolescentes (50% com diagnóstico de TDAH e 50% controles pareados em termos de idade, sexo e escolaridade), entre 7 e 14 anos de idade, de ambos os sexos, estudantes de escolas públicas e particulares. Resultados do estudo 1:Os índices de consistência interna da CHEXI foram excelentes (alfa de Cronbach de 0,94 respondidos pelo pai e 0,98 pelos professores; coeficiente de Spearman-Brown foi de 0,92 e 0,96 para pais e professores, respectivamente). A análise fatorial exploratória revelou dois fatores para a CHEXI (fator geral para FE e outro representando autorregulação e controle inibitório). Assim, a validade fatorial não foi a inicialmente almejada. Deste modo, realizou-se um Estudo 2: todas as três novas medidas alcançaram excelentes índices consistência interna e a análise fatorial exploratória da IFERI revelou as cinco dimensões desejadas (memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, controle inibitório, aversão à demora e regulação do estado). Resultados do estudo 3: Análises U de Mann- Whitney revelaram diferenças entre os grupos clínico e controle na maior parte da medidas e Análises de Correlação de Spearman indicaram relação entre o desempenho neuropsicológico, funcional, sintomatológico e funcional, evidenciando a importância da caracterização do TDAH sob ponto de vista dimensional. - TeseAdaptação e implementação do programa de intervenção precoce sobre o funcionamento executivo para crianças e adolescentes com TDAHAndrade, Amanda Menezes (2013-02-05)
Psicologia
Many studies have investigated the association between deficits in executive functioning and the Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), having been found frequent relationship between both. As a result of these findings, it is increasingly necessary that interventions can be developed in an attempt to improve the impact of symptoms generated by this association in people's lives. Thus, this research had three phases. First, a cognitive assessment was conducted with the subjects, in order to characterize the sample, consisting of 38 children and adolescents from 7 to 17 years old, with diagnosis of ADHD. The instruments were a battery of assessment of executive functions and WISC III Cubes and Vocabulary's subtests. Additionally, parents and teachers responded tests about the behaviors of the participants and, complementary, parents filled out an interview of anamnesis. Second, it was conducted an adaptation of the intervention procedure called "Intervention's Program on Self-Regulation and Executive Functions" (PIA FEx) for the sample of this study. In the third stage, there was the implementation of the intervention's program, with 8 children, with the goal to establish whether the activities would be effective in reducing the impact of executive deficits in tests and scales. In parallel, there was a control group consisting of 10 members that were not inserted in any kind of activity conducted by the researcher. At the end of the intervention was carried out an evaluation post-test with participants of the experimental and control groups, following the same principles of the pre-test, but without the WISC III. The results present some aspects of adaptation of the intervention and show that all the training was conducted in groups, being stimulated mutual collaboration among peers, so that all activities were mediated by this author. To obtain quantitative results were conducted descriptive analyses of the performances in the pre and post-test, and analyses of covariance of group effect on the performances in each measure in the post-test, using the covariants estimated IQ, age and performance in equal measure in the pre-test. The data showed that, in general, the average of the performances of the experimental group in the pre-test were larger than those of the control group. In relation to the effect of the intervention, the proposed procedure was effective in stimulation of selective attention, inhibitory control and auditory component of working memory in GE participants. Although they have been found few significant data for the effect of the intervention, for all tests the GE showed tendency to play better than GC. In this way, it is possible to observe indications of effectiveness of the proposed intervention, although further studies are needed using the same intervention program on samples with ADHD. - DissertaçãoO ambiente familiar e o desenvolvimento das funções executivas: estudo correlacional com crianças de 3 a 6 anosMartins, Gabriela Lamarca Luxo (2014-05-22)
Psicologia
A família e o convívio entre pais e filhos representam a essência do ambiente da criança, especialmente nos primeiros anos de vida. Tal relação caracteriza as bases para o desenvolvimento cognitivo da criança, incluindo um conjunto de habilidades chamadas de funções executivas, que contemplam competências fundamentais para planejar, iniciar, realizar e monitorar comportamentos intencionais relacionados a um objetivo ou a demandas ambientais. Pesquisas têm sugerido que características do ambiente e práticas educativas dos pais relacionam-se com o nível de funções executivas das crianças. Nesse contexto, esta pesquisa objetivou: (1) avaliar a precisão e a correlação entre resultados em um instrumento para avaliação do ambiente familiar em dois formatos (questionário e visita) e (2) verificar as relações entre o ambiente familiar, as práticas educativas dos pais e as funções executivas em crianças préescolares. Participaram 30 crianças e seus respectivos responsáveis legais. As crianças tinham idades entre 3 e 6 anos, de ambos os sexos, do Maternal II, Nível I e Nível II de uma escola particular da cidade de São Paulo. Foram utilizados o Inventário de Estilos Parentais (IEP), adaptado para essa faixa etária, e o Home Observation for Measurement of the Environment (HOME), em dois formatos, para avaliação do ambiente familiar. Para avaliar as funções executivas foram utilizados o Teste de Atenção por Cancelamento, o Teste de Stroop Semântico e o Teste de Trilhas para pré-escolares. Foi calculado o Alfa de Cronbach para os dois formatos do instrumento HOME e observou-se que o mesmo foi maior na versão questionário quando comparado com a versão visita. Correlação não-paramétrica de Spearman entre os escores nas duas versões do HOME revelaram correlação positiva significativa para alguns itens. Em relação ao segundo objetivo, análises evidenciaram que a maioria das correlações estabelecidas entre os escores do IEP e dos instrumentos de funções executivas foi de magnitude baixa a moderada, sendo que, de modo geral, quanto mais apropriado o estilo parental dos pais, melhor o controle de interferência dos filhos. Considerando o HOME no formato questionário e os instrumentos de avaliação das funções executivas, a maioria das correlações foi de magnitude baixa a moderada e com desempenhos no Teste de Stroop Semântico. Além disso, tanto a estimulação da linguagem quanto a presença de materiais de aprendizagem foram positivamente relacionadas às funções executivas. Já desempenhos no HOME no formato visita tiveram correlações de magnitude alta com os escores dos três instrumentos de funções executivas. Alguns resultados não esperados foram encontrados, por exemplo, quanto maior a modelagem por parte dos pais, maior o tempo de reação quando as crianças são expostas a atividades que exigem controle de interferência, e quanto mais satisfatória a responsividade emocional e verbal do cuidador para a criança, menor a sua capacidade de atenção alternada. Assim, de forma geral houve algumas relações entre ambiente familiar, práticas parentais e funções executivas. Sugere-se o desenvolvimento de programas de intervenção com pais visando proporcionar práticas que fomentem o desenvolvimento das funções executivas no ambiente familiar. - DissertaçãoAtenção e controle inibitório em pré-escolares e correlação com indicadores de desatenção e hiperatividadeTrevisan, Bruna Tonietti (2010-12-10)
Psicologia
As funções executivas (FE) são caracterizadas por um conjunto de processos cognitivos e metacognitivos que permitem ao indivíduo regular seu comportamento, possibilitando seu engajamento em ações direcionadas a metas. Durante o desenvolvimento, crianças se tornam gradualmente mais hábeis para controlar seus pensamentos e ações. Esta mudança tem sido associada ao desenvolvimento das FE, isto porque elas são especialmente importantes em situações novas, como no processo de aprendizagem, sendo, portanto, consideradas cruciais na idade pré-escolar. Além disso, alterações nestes processos têm sido documentadas em diversos casos, como no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar atenção e controle inibitório em crianças pré-escolares, mais especificamente: analisar a relação entre indicadores de desatenção e hiperatividade e FE, verificando se os desempenhos nos testes diferem entre os grupos de crianças com e sem sinais de desatenção e hiperatividade; e analisar a relação entre as FE e o desenvolvimento de crianças pré-escolares, verificando se as habilidades de atenção e controle inibitório aumentaram com a progressão séries escolares. Participaram 139 crianças pré-escolares, com idades entre 4 e 7 anos, sendo 65 do sexo masculino, de duas escolas municipais de uma cidade do interior de São Paulo. Foram utilizados: Teste de Trilhas, Teste de Atenção por Cancelamento, Teste de Stroop para Pré-escolares, Teste de Geração Semântica, Go/no-Go Task, Simon Task, Escala de Maturidade Mental Colúmbia, Escala de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e SNAP-IV. Análise não paramétrica de Mann-Whitney revelou, de modo geral, efeito entre os grupos extremos com e sem indicadores de desatenção e hiperatividade para medidas em todos os instrumentos de FE, especialmente para os grupos no domínio de desatenção. Análises de correlação de Spearman também revelaram correlações significativas entre os indicadores e os desempenhos em FE, com mudanças nos padrões de correlação ao longo das séries, verificando relação com habilidades cognitivas mais básicas na série inicial e com habilidades mais complexas nas séries posteriores. Por meio de MANOVAS e teste de Kruskal-Wallis foram verificadas tendências desenvolvimentais das habilidades de atenção e controle inibitório ao longo das séries escolares. - TeseAvaliação de funções executivas e não-executivas em adolescentes e sua relação com a inteligênciaSousa, Silvia Godoy de (2012-08-09)
Psicologia
As funções executivas referem-se, de forma geral, à capacidade do sujeito de engajar-se em comportamentos orientados a objetivos, ou seja, à realização de ações voluntárias, independentes, autônomas, auto-organizadas e orientadas para metas específicas. Habilidades relacionadas às funções executivas sobrepõem-se ao conceito psicológico de comportamento inteligente, porém alguns estudos têm revelado inconsistências na relação entre tais funções e inteligência. Nesse sentido, o presente estudo investigou a relação das funções executivas e não-executivas com a inteligência. Especificamente, foram analisadas as diferenças entre grupos com inteligência média, inteligência superior e inteligência muito superior nas funções executivas e não-executivas; possíveis efeitos de gênero sobre o desempenho em funções executivas, não-executivas e inteligência; a relação entre funções executivas, não-executivas e inteligência; e se a relação entre inteligência e funções executivas é mais evidente do que entre inteligência e funções não-executivas conforme aumenta o nível de inteligência. Participaram 120 adolescentes de 15 e 16 anos, alunos do Ensino Médio, de ambos os sexos, de uma escola pública e três particulares do Estado de São Paulo, divididos em três grupos, quais sejam, inteligência média, inteligência superior e inteligência muito superior. O material utilizado para a coleta de dados se constituiu das Matrizes Progressivas de Raven Escala Geral, da Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC-III), do Teste de Stroop Computadorizado, do Teste de Fluência Verbal, do Teste de Trilhas B, do Teste de Vocabulário por Imagens Peabody, do Teste de Repetição de Palavras e Pseudopalavras e do Teste Figuras Complexas de Rey. Análises de Variância e de comparação de pares de Tukey revelaram diferenças significativas de desempenho entre os grupos nas medidas de QI verbal e de execução do WISC-III, fluência verbal, flexibilidade cognitiva, vocabulário e processamento visoespacial. Test t de Student evidenciou que o desempenho das meninas foi superior em relação ao desempenho dos meninos no subteste Vocabulário do WISC-III, enquanto os meninos apresentaram desempenho superior nos subtestes Informação e Cubos do WISC-III e na medida atenção seletiva avaliada pelo Stroop quando comparados com as meninas. Análises de Correlação de Pearson evidenciaram correlações entre os testes de inteligência, funções executivas e funções não-executivas, a maioria delas de baixas a moderadas, corroborando a literatura no que tange à multidimensionalidade das funções executivas e à necessidade de diferenciar tal construto em relação à inteligência. Não houve evidências de que a relação entre inteligência e funções executivas aumenta em função do nível de inteligência. Desta forma, essa investigação tentou auxiliar na compreensão da relação entre funções executivas, não-executivas e inteligência. - DissertaçãoAvaliação de funções executivas, desatenção e hiperatividade em crianças: testes de desempenho, relato de pais e de professoresMartoni, Alana Tosta (2012-02-16)
Psicologia
As funções executivas, que agregam os processos de memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, planejamento, controle inibitório e atenção seletiva, são cruciais para a adaptação do indivíduo às rotinas do cotidiano, sendo também a base para o desenvolvimento de novas habilidades. Alterações nesses diferentes aspectos das funções executivas têm se mostrado relacionadas a vários transtornos, como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), e podem ser identificadas precocemente, ainda em idade pré-escolar. As funções executivas podem ser observadas em diferentes ambientes, como em casa e na escola, entretanto pais e professores tendem a ter relatos divergentes acerca do comportamento de determinada criança. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi verificar a relação entre o desempenho de crianças em testes de atenção seletiva / controle inibitório e os relatos de pais e professores sobre sinais de desatenção/hiperatividade e sobre funcionamento executivo, bem como verificar a progressão dessas medidas com o aumento das séries. Participaram 137 crianças do Ensino Infantil e Fundamental I da grande São Paulo, bem como seus pais e professores. Para avaliar as habilidades de controle inibitório e atenção seletiva, foi aplicado o Teste de Stroop versão computadorizada para pré-escolares. Os pais e professores responderam o Inventário de Funcionamento Executivo Infantil (IFEI) e o MTA-SNAP-IV. Análises de Kruskal-Wallis mostraram que os desempenhos das crianças aumentaram com a progressão da escolaridade. A correlação entre os relatos de pais e de professores tendeu a ser significativa, porém baixa, sugerindo tendência de divergência entre tais relatos, sendo que os pais tenderam a apontar mais sintomas avaliados pelo MTA-SNAP-IV e os professores mais dificuldades nas habilidades do IFEI. De modo geral, os desempenhos do Teste de Stroop estiveram mais relacionados aos relatos dos professores do que ao relato dos pais. Tal estudo corroborou a importância de ouvir diferentes informantes ao trabalhar com crianças pequenas e sugere que, nesse caso específico, o relato dos professores foi mais próximo ao desempenho da criança do que o relato dos pais. - DissertaçãoAvaliação de funções executivas, linguagem oral e escrita em pré-escolaresPazeto, Talita de Cassia Batista (2012-12-04)
Psicologia
The cognitive assessment of children at preschool age is important because it helps to see how they are developing skills related to learning and school experience. It also contributes to the early detection of potential problems and assist in planning interventions and public policy. In this context, this study addressed three skills directly related to school learning: executive functions, verbal language and written language. Executive functions related to the implementation of long-term goals, with a selection of information, planning and execution of actions. Oral language refers to the use and understanding of speech and enables communication. Reading and writing include several skills, from knowledge of letters and sounds to the reading and writing of complex items. The aim of this study was to evaluate these three skills in preschool children to see if they increase with the progression of grade and are correlated. 90 children participated, of both sexes, aged between 4 and 6 years, the Kindergarten series I and II of a private school in São Paulo. The instruments used for the assessment of executive functions were computerized Stroop Test for preschoolers, Test Track for preschoolers and Attention Test for Cancellation. Oral language was assessed using the Phonological Awareness Test for Oral production (PCFO) Test Peabody Picture Vocabulary (PPVT), Naming Test and Test of Infant Figures Repeating words and pseudo words. Written language was assessed by recognition of letters (vowels and consonants) and their sounds, writing the name and test of reading and writing. Student's t test revealed serial effect on at least one measure of all tests, showing better performance Kindergarten II. There were no effects of base or top, suggesting adequacy of instruments for grades assessed. There were several significant correlations, especially between tests of the same ability, but also among the three skills. In oral language tests there were significant correlations between all measures, the same happened in relation to tests of reading and writing. Interestingly, reading and writing had higher correlations with sound recognition than with recognition of letters, reinforcing the importance of this skill for literacy. Regarding executive functions and other skills, no correlations were high, but there were several significant correlations, suggesting that executive functions are related to oral and written language, although modest. In correlation analyzes between oral and written language, it was observed that the phonological awareness score was correlated with very high scores in writing and with high scores in reading and recognition of sounds, suggesting that a good performance in reading and writing has strong regarding the ability to recognize the sounds of letters and phonological awareness. Therefore, this research corroborated the theoretical effect of series on the skills assessed, as revealed correlations between skills. - DissertaçãoAvaliação neuropsicológica das funções executivas: tendências desenvolvimentais e evidências de validade de instrumentosDias, Natália Martins (2009-12-11)
Psicologia
Funções executivas (FE) designam um conjunto de habilidades, incluindo atenção seletiva, flexibilidade cognitiva, controle inibitório, planejamento, monitoramento e memória de trabalho, dentre outros, cuja função é regular e controlar comportamentos orientados a metas. Há evidências de que estas habilidades seguem distintas trajetórias desenvolvimentais, sendo que algumas ainda estão em pleno desenvolvimento até a idade adulta inicial. Destarte, este estudo tem por objetivo investigar tendências de desenvolvimento dos diferentes processos que integram as FE em crianças e adolescentes, buscando evidências de validade de instrumentos de avaliação neuropsicológica de tais habilidades. Participaram 572 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 14 anos, estudantes de 1ª a 8ª série de duas escolas públicas de uma cidade do interior de SP. Foram utilizados os instrumentos: Teste de Memória de Trabalho Auditiva, Teste de Memória de Trabalho Visual, Teste de Atenção por Cancelamento, Teste de Trilhas partes A e B, Teste de Geração Semântica, Teste de Stroop Computadorizado, Torre de Londres e Teste de Fluência Verbal FAS. Os instrumentos Teste de Atenção por Cancelamento, Teste de Trilhas partes A e B foram aplicados coletivamente; os demais, individualmente. Análises de Variância e de Kruskal-Wallis revelaram efeito da idade sobre os desempenhos em todos os instrumentos. Verificou-se que as habilidades avaliadas seguem cursos desenvolvimentais levemente distintos, a maioria iniciando um desenvolvimento mais abrupto entre os 9 e 10 anos. Análise de Mann-Whitney evidenciou que as meninas foram melhores que os meninos nas medidas de memória de trabalho auditiva, atenção alternada e fluência verbal. Diversas correlações significativas foram evidenciadas entre os desempenhos, a maioria delas de baixas a moderadas, corroborando a literatura no que tange à noção de unidade e diversidade das FE. Análise Fatorial exploratória retornou uma solução de dois fatores e análises de regressão possibilitaram a constatação de que as habilidades executivas podem contribuir de modo diferencial ao desempenho em tarefas complexas, como o Teste de Fluência Verbal FAS e Teste da Torre de Londres. Deste modo, o estudo proveu contribuições ao conhecimento sobre FE e seu desenvolvimento, bem como derivou evidências de validade aos diversos instrumentos e, espera-se, possa expandir sua contribuição à futura disponibilização de instrumentos adequados à avaliação do construto. - TeseDesempenho cognitivo e impacto da alfabetização fônica no contexto de educação de jovens e adultos na cidade de São Paulo.Fragoso, Analice Oliveira (2019-02-14)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Estudos em neuropsicologia são importantes para se verificar a influência da alfabetização e da escolarização no desenvolvimento cognitivo, para compreender, por exemplo, as dificuldades encontradas por adultos em fase de alfabetização tardia, bem como identificar métodos de intervenção mais eficazes. Porém, tal ênfase não tem ocorrido no âmbito nacional. A presente pesquisa objetiva: 1) relacionar o desempenho cognitivo de alunos de Educação de Jovens e Adultos à idade em que foram alfabetizados; 2) relacionar o desempenho cognitivo de alunos de Educação de Jovens e Adultos à progressão escolar; 3) adaptar o método fônico para alunos e verificar o efeito da alfabetização fônica como método para promover leitura e escrita para esse público. Participaram 200 alunos, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 75 anos (idade média = 47,10 anos, DP= 12,20), das séries do Ensino Fundamental I e II de uma escola em São Paulo. O instrumento utilizado para avaliação da inteligência foi a escala de Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI); a atenção foi avaliada pelo Teste de Atenção por Cancelamento (TAC); as funções executivas, pelo Teste de Trilhas para Pré-Escolares (TI-PE); a linguagem oral, por meio da prova de consciência fonológica por produção oral (PCFO) e do Teste de Vocabulário por imagem Peabody (TVIP); a linguagem escrita, pelo Teste de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP) e Ditado (DT); a avaliação das habilidades matemáticas foi feita com a Prova de Aritmética (PA); e o processamento visuoespacial e memória visual, por meio das Figuras Complexas de Rey. Na primeira parte do estudo, todos os alunos foram avaliados nesses instrumentos. Conduziram-se análises de comparação de médias, por meio de Análise Variância, entre dois grupos, a saber: grupo alfabetizado em idade regular (GAIR) e grupo de alfabetizado em idade tardia (GAIT). Foram usadas como medidas os resultados em cada um dos testes aplicados. Não houve efeito significativo de grupo, indicando que a idade no início da alfabetização não parece ter influenciado os resultados nessas medidas, atendendo ao objetivo 1. Para atender ao objetivo 2, foram conduzidas análises de comparação de médias, por meio de Análise de Variância, entre as séries em cada um dos testes aplicados. Houve efeitos significativos na maioria das medidas, por meio de Análise de Variância, entre as séries em cada um dos testes aplicados. Houve efeitos significativos na maioria das medidas, apontando que, quanto maior o número de anos estudados, melhor tende a ser o desempenho cognitivo em diferentes tarefas. Na segunda parte do estudo, foi concluída intervenção com o método fônico adaptado para os alunos do grupo experimental (GE), enquanto os do grupo controle (GC) continuaram com a alfabetização regular. Para atender ao objetivo 3, foram conduzidos teste t de Student , tendo como fatores o grupo (GE e GC). Como medida, usou-se o delta (medida pós-intervenção menos medida pré-intervenção). Os resultados não apresentaram efeitos significativos nas medidas TAC, TT-PE parte A, TVIP, PA e Rey, o que era esperado dada a especificidade da intervenção. Contudo, em quase todas as medidas em consciência fonológica e em quase todas as escritas, o GE apresentou maiores ganhos após a intervenção. Na avaliação de leitura (TCLPP), não houve efeito significativo em nenhuma medida, porém ficou clara a mudança de estratégia de leitura usada pelo GE, com leitura mais fonológica após a intervenção. O estudo possibilitou analisar efeitos de idade de alfabetização e de série, bem como adaptar um instrumento eficaz de alfabetização, inicialmente desenvolvido para crianças, para o público de jovens e adultos, demonstrando seus efeitos na promoção da linguagem escrita para esse público, contribuindo de forma inédita, no Brasil, para o diálogo entre a neuropsicologia e a educação de jovens e adultos. - DissertaçãoDesenvolvimento de funções executivas em crianças sem domínio da linguagem escrita e relação com desatenção e hiperatividadePereira, Ana Paula Prust (2011-08-25)
Psicologia
Funções executivas referem-se às habilidades necessárias para planejar, iniciar, realizar e monitorar comportamentos intencionais, relacionados a um objetivo ou a demandas ambientais, permitindo ao indivíduo direcionar comportamentos a metas. Incluem inibição, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, atenção seletiva, planejamento e organização. As funções executivas desenvolvem-se de modo bastante evidente durante a infância e alterações nessas funções estão relacionadas a diversos distúrbios que acometem crianças e adolescentes, tais como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade TDAH. De forma a investigar tal relação, principalmente em crianças pequenas, este estudo analisou a relação entre funções executivas e o desenvolvimento de crianças de 4 a 6 anos, bem como a sua relação com sinais de desatenção e hiperatividade. Participaram 85 crianças de uma escola municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental da grande São Paulo. Para avaliar funções executivas foram usados Teste de Trilhas para pré-escolares (TTP), Teste de Atenção por Cancelamento (TAC) e Teste de Stroop Semântico. O Swanson, Nolan e Pelham Questionaire SNAP IV, versão brasileira, foi respondido por pais e professores para avaliar sinais de desatenção e hiperatividade. Análises de Mann-Whitney revelaram efeito de série para TTP (tempo de execução na parte B), TAC (acertos nas partes 1,2 e 3, e erros na parte 3) e Teste de Stroop Semântico (tempo de reação na parte B). Análises de Kruskal-Wallis revelaram efeito da idade para TTP (tempo de execução na parte B), TAC (acertos nas partes 1 e 3, e erros nas partes 1 e 2) e Teste de Stroop Semântico (tempos de reação nas partes A, B e na interferência). Houve ainda diversas correlações significativas entre desempenhos nos diferentes testes executivos, bem como entre tais desempenhos e o relato de pais e professores sobre sinais de desatenção e hiperatividade, principalmente entre as respostas dos professores e TTP, TAC e Stroop. Dessa forma, esse estudo corroborou presspostos teóricos sobre o desenvolvimento das funções executivas e suas relações com sinais de desatenção e hiperatividade, estendendo tais pressupostos para crianças em faixa etária bastante precoce. - TeseDesenvolvimento e avaliação de um programa interventivo para promoção de funções executivas em criançasDias, Natália Martins (2013-01-28)
Psicologia
Executive functions (EF) are a set of cognitive and metacognitive processes fundamental to the control and regulation of behavior, emotion and cognition. International studies have emphasized the importance of these functions to learning and self-regulated behavior and designed intervention programs to promote the development of these skills. However, the same emphasis has not occurred nationally. This project aims to (1) develop the Early Intervention Program on Executive Functioning (PIAFEx) and (2) to test its efficacy in a sample of children. In the first part of the study, we developed the program activities and the same was submitted to the judges. A subsequent review led to the final version of the PIAFEx, which has 42 activities divided into 10 basic modules and a supplement. Their activities provide opportunity in which children can practice adaptive and self-regulated behaviors in a variety of situations and contexts. In the second part of the study, the final sample consisted of 138 children of preschool and 1st year of elementary school, with an average age of 5.5 years, enrolled in two public schools in the state of SP. Besides children, 10 teachers participated, five of preschool classes and five of 1st grade. Of these, four classes (two from each grade level) constituted the experimental group (EG) and six classes (three from each grade level), the Control Group (CG). The PIAFEx was implemented and evaluated over three stages: pretest, intervention and posttest. In the pretest, all children were assessed at Simon Task, Semantic Stroop Test, Trail Making Test for preschoolers, Columbia Mental Maturity Scale (CMMS) and Peabody Picture Vocabulary Test. Parents and teachers responded to the Children Executive Functioning Inventory (CHEXI) and questionnaires (QPA for parents and QPR for teachers) about child and teacher s basic informations. In the intervention stage, the teachers of GE were instructed and supervised in the implementation of the activities of the PIAFEx. The teachers conducted the activities daily in the classroom. The GC remained with the regular activities. At posttest, the same procedure of the pretest was repeated, except for the EMMC and questionnaires QPR and QPA, and an interview was performed with the EG teachers. ANCOVAs were conducted, with each performance index of each instrument in the posttest as the dependent variable and the same performance in the pretest as covariate, separately for each grade level. The analyzes showed gains of the intervention on performance in attention and inhibition, measured by performance tests, for preschool children and on attention, inhibition and cognitive flexibility, measured by performance tests, and planning and working memory, as measured by CHEXI for children from 1st grade. There were gains in vocabulary skill only to EG from 1st grade and no gain on the naming speed, as expected since the intervention did not aim to develop such skill. Regression analyzes showed that socioeconomic, family and school / teacher variables contribute to the development of cognitive flexibility skills, even only individual variables figured as predictors of measures of inhibition. These analyzes also suggest that participation in the intervention may outweigh the effects of socioeconomic, family and school / teacher variables, confirming the effects of the intervention evidenced from ANCOVAs. A content analysis of the interviews with the teachers of the EG showed their perceptions of gains in organizational skills, planning, discipline, interaction and conflict resolution among children. The study enabled the development and contributes to providing an unprecedented intervention procedure in Brazil. Furthermore, the research showed its applicability in different grade levels and its effectiveness in promoting the development of EF in preschoolers and children in early elementary school, promoting fruitful contributions to the dialogue between neuropsychology and education, from a preventive view. - TeseA família como modelo: concepções e expectativas parentais sobre aprendizagem infantilNogueira, Carmen Silvia de Souza (2014-02-11)
Psicologia
This qualitative study analyzes the modality of learning among the families who received complaints from the school. This is done by identifying the modality of learning of the parents in order to understand their subjective position as teachers in nurturing the bond established with their children in relation to education. We assume that learning does not begin in school, but in the environment in which the child is born and raised, and many of children s attitudes outside the family environment reproduce their parents learning patterns, which in turn reveal the models they had in their relationships with their own parents. To that end, the theoretical axis focuses on authors who consider learning to be a result of not only cognitive potentiality, but also of the relationships established with a significant other, in this case with the parents as teaching figures. Our conception of learning, therefore, is that it is a binding process, shaped by the family legacy that underlies the construction of subjectivity, with each member having peculiarities in their development, albeit belonging to the same biological universe. The instruments for data collection were semi-structured interviews and graphic production of Peer Teaching and Family Teaching projection drawings from Visca (2009), amplified to measure the overlap between the current family and the parental family, thereby creating a joint assessment for the household. The data revealed the similarities and differences of parents in relation to their own and their child s learning, as well as the models brought from their own family backgrounds. The customized analysis of each family, the understanding of the place given to learning in these nuclei, the parental roles and functions associated with the children s needs, as well as the projections of the previous generation on the children, all converged with the identification of a learning model. The knowledge of family models shed light on the scope available to parents as they assist the child s achievements. By identifying parents concepts and modes of learning and the way they contribute to how children meet the challenge of school, we enable a future collaborative intervention process which takes into account points of ease and difficulty to guide the child through its education. - DissertaçãoFunções executivas em crianças de 3 a 6 anos: desenvolvimento e relações com linguagem e comportamentoLeón, Camila Barbosa Riccardi (2015-02-05)
Psicologia
The assessment of cognition and behavior in early childhood education has been the subject of several studies, which suggest the importance of this school stage for children development as well as the possibility of identifying early signs predictive of future learning difficulties. Among the learning-related skills are the executive functions (EFs), which relate to behavior-oriented goals that enables people to act adaptively in the world. There is evidence that children who have better performance in EFs activities do better in school and also have better behavioral indicators. The objective of this research was to investigate the development of EFs. And their relationship with language and behavior in 3-6-year-old children. The subjects were 32 children, of both sexes, from Nursery and Levels 1 and 2, in a private school for early childhood education located in São Paulo. The instruments used to assess EFs were Trail Making Test, Computerized Stroop Test for preschoolers, Attention Test for Cancellation and EFs and Children s Regulations Inventory (IFERI). To evaluate oral language were used the Phonological Awareness Test, Peabody Picture Vocabulary Test, Words and Non-Words Repetition Test and Child Naming Test. Written language was evaluated by the recognition of letters and sounds, writing the name and reading and writing activities. Children s behavior was assessed by the Strengths and Difficulties Questionnaire (Strengths and Difficulties Questionnaire SDQ). The questionnaires were answered by children s guardians and teachers. Parametric and nonparametric analysis revealed effect of series on at least on measure of all instruments used, except IFERI-Parents, indicating that EFs tend to develop with school progression. There were several significant correlations between tests of the same skill and between different measures. In tests that assess EFS, measures that assess attention had very high and high correlations with measures of oral language and written language. This result points out that in fact EFs appear to be related to reading and writing, being important for the development of oral language and early literacy. Such relationships are considered unique, with little national and international reference about it. This result should be investigated more specifically in future research and can reveal that since very early ages, EFs are already important to the development of oral language, and vice versa, perhaps in a bilateral relationship of mutual influence. Correlation analysis between test and the answers in inventories showed few significant correlations of high magnitude, however lower scores in EFs tests tend to be more correlates to complaints in situations that assess executive functions (IFERI) and behavior (SDQ) reported by parents and in children from kindergarten, as revealed significant relationships between EFs, oral and written language and behavioral measures. Although it is no possible to derive a causal relationship, the results support the importance of identifying delays in the development of skills assessed and develop early interventions. - DissertaçãoIntervenção em funções executivas, compreensão e metacompreensão de leitura em crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividadeFragoso, Analice Oliveira (2014-02-18)
Psicologia
The studies have investigated the association between attention deficit desorder and hyperactivity and deficits in executive functioning and reading. Consequently, the interventions are necessary in order to try to mitigate the impact of symptoms and difficulties generated by this association in people's lives. Thus, the aim of this study was to implement an intervention program for children with ADHD that promotes the development of their executive functions and reading, including comprehension skills and meta-understanding. The study was conducted with four participants aged between 7 and 14 years old, diagnosed with ADHD, duly enrolled in regular schools in the Greater São Paulo. The research was conducted in three phases. In the first, were administered to the children: Trail Making Test, Auditory and Visual Memory Working Test, Wisconsin Card Sorting, Attention Test for Cancellation, Meta-understanding Scale META Elementary I, Cloze Test and Cubes Subtests and the WISC-IV Vocabulary. Additionally, parents and teachers answered two surveys of executive functioning and regulation. In the second phase was conducted the intervention based on Early Intervention Program on. Executive Functioning (PIAFEx) and techniques to develop understanding and meta-understanding reading, in sessions with a pair of children, twice a week, over 1 year. In the third phase, all tests were reapplied. Quantitative descriptive analysis revealed that all subjects evolved in reading comprehension scores in most meta-understanding reading and some of the scores of executive functions. Quantitative analysis also suggested that the four subjects seem to have achieved improvements in the performance of tasks of executive functions, reading comprehension and meta-understanding. In application of Cloze test, for example, it was possible to realize an improvement of all subjects evaluated in the number of hits, both in the literal and in correction for meaning, which suggests that gained in relation to reading comprehension. The Attention Test for Cancellation, it was observed a tendency of increase in performance of three subjects evaluated. This trend was also observed for some subjects in other tests applied. Thus, in general the procedure seems to have been effective to promote advances in the performances of the participants, especially in tasks of meta-understanding and reading comprehension, but also in some activities of executive functions. - DissertaçãoProcessamento temporal: sua importância para aprendizagem da leituraPina, Vera Marcia Gonçalves da Silva (2009-08-13)
Psicologia
Apesar das vastas pesquisas que buscam compreender os problemas de leitura e as causas a eles subjacentes, ainda há alguns aspectos em aberto. Por essa razão, buscou-se com a presente pesquisa analisar a relação entre o processamento temporal e a leitura. Para tanto inicialmente foram avaliadas 184 crianças de 2º, 3º e 4º anos do ensino fundamental e, com base nos desempenhos em uma prova de leitura, foram selecionados dois grupos com 26 crianças cada, um grupo de bons leitores e um grupo de maus leitores. Esses dois grupos foram submetidos a testes individuais para avaliar três habilidades de processamento temporal, a saber, o ritmo (em termos de produção motora espontânea, reprodução de estruturas ritmicas e compreensão de notação simbólica), a velocidade (de leitura, de nomeação de figuras e números) e o sequenciamento (memória de sons verbais e sequenciamento de atividades cotidianas). Análises de variância foram conduzidas para verificar possíveis diferenças significativas entre os grupos e os anos escolares. De forma geral, o grupo de maus leitores apresentou desempenho rebaixado em diversas tarefas de processamento temporal quando comparadas com ao grupo de bons leitores, sendo tal rebaixamento mais evidente nas tarefas de velocidade de leitura e de nomeação. Houve também correlação entre leitura e vários aspectos do processamento temporal. Tais resultados sugerem que problemas de leitura estão relacionados a déficits temporais, principalmente em tarefas que envolvem material verbal, tais como a velocidade de leitura e de nomeação.