Controladoria e Finanças Empresariais (Doutorado Profissional) - Teses - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Controladoria e Finanças Empresariais (Doutorado Profissional) - Teses - CCSA Higienópolis por Orientador "Mendonça Neto, Octávio Ribeiro de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseGerenciamento de riscos operacionais: desenvolvimento e implantação de ferramenta de gestão em uma instituição financeiraDamasceno, Michele Cristina (2024-12-13)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este trabalho teve como objetivo desenvolver e implantar a Metodologia de Gestão de Risco Operacional (GRO) em uma recém-criada subsidiária de um banco nacional. A Gestão de Risco Operacional tem foco no desenvolvimento da Resiliência Organizacional, uma vez que é de interesse da Companhia a manutenção da continuidade de seus negócios combinado com seu desenvolvimento contínuo por meio de melhorias incorporadas à suas rotinas. Como se trata de um novo procedimento a ser adotado pela Companhia, a Teoria da Prática e a Teoria Rotinas Organizacionais foram estudadas com o intuito de prever e explicar o comportamento das pessoas e as mudanças geradas no ambiente profissional. Para a Metodologia GRO em si, foram estudadas as publicações referentes ao tema, normas e melhores práticas, junto com publicações referentes à Resiliência Organizacional no campo da Administração. Trata-se de uma pesquisa intervencionista realizada pelo período de dois anos para a total implementação da Metodologia GRO, e as observações realizadas nesse período, junto com seus resultados, ajudaram a revelar os caminhos que levam ao sucesso da implantação de um novo artefato no ambiente, customizado para a Companhia a partir do conhecimento de seus negócios, afetando o comportamento dos agentes (Indivíduos) e influenciando de maneira generativa suas rotinas organizacionais. - TeseProcesso de implementação de total quality management (TQM): um estudo de caso intervencionistaCarneiro, Welington Noberto (2023-06-12)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo – O objetivo desta tese é apresentar um discurso reflexivo, com uma abordagem crítica, sobre a questão pouco explorada de como uma pesquisa intervencionista (IVR) é conduzida na prática durante a implementação de Total Quality Management (TQM), as dificuldades e tensões envolvidas, e as formas encontradas para superá-las. Metodologia/Abordagem – Utilizou-se a IVR com uma abordagem qualitativa e de pesquisa interpretativista com aplicação da teoria prática Bourdieusiana, com análise de conteúdo para examinar os dados adquiridos por meio de reuniões de brainstorming, treinamentos e diversas interações e encontros periódicos de atualização de projetos. Resultados – O comprometimento dos colaboradores, aliado aos treinamentos, foram fundamentais para o sucesso da TQM. Ferramentas de processos padrão foram implementadas, uma adoção de comitê de funcionários facilitou a formação de capital simbólico (prestígio) por parte dos empregados. Os habitus dos agentes foram modificados através do aprendizado das novas ideias (inculcação), qual foi facilitado através dos treinamentos e formação de um ambiente propício para rápidas mudanças. Além disso, o comitê formal de qualidade e o pesquisador atuando também como um “solucionador de problemas” contribuíram para o êxito da implementação. Implicações práticas para a empresa objeto do estudo e para o setor econômico – O sucesso da adoção do TQM demonstra um avanço do uso de IVR para melhorias das práticas nas organizações. Implicações Sociais – Do ponto de vista social, o compartilhamento de conhecimento através de treinamentos foi percebido como um ganho relevante para a empresa. Originalidade e contribuições – Esta tese contribui para a melhoria da realidade da indústria de serviço nacional, ao trazer um estudo inédito, salvo melhor juízo, sobre a implementação de TQM com uso de IVR no Brasil sob a perspectiva da teoria prática Bourdieusiana. Produto Tecnológico – Através da experimentação numa abordagem iterativa disponível, o investigador intervencionista identificou os problemas propondo soluções para a empresa, demonstrando dessa forma, como a IVR pode facilitar uma implementação complexa de novas práticas de gestão no contexto das PME. Limitações da Pesquisa – Por tratar-se de um estudo de caso, as generalizações desse estudo precisam ser feitas com certo cuidado e considerando contextos similares.