Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis por Orientador "Fiamenghi Jr, Geraldo Antônio"
Agora exibindo 1 - 16 de 16
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAgressividade: análise sobre a variação e relação com o estresse neuroendócrino e déficit neurocognitivo na infânciaOrlandi, Maria Aparecida Bernardes (2006-12-12)
Psicologia
The aim of this research was to identify in literature, possible variations and some relationship among aggression, neuroendocrine stress and neurocognitive deficit. A meta-analysis was conduct based on reviews, essays and thesis, on electronic database selected from 1996 to 2006, on MEDLINE, ERIC and CAPES. From a total of 371 selected researches, 41 were considered relevant, 330 were rejected because they did not satisfied the criteria of the analysis due to psychobiological context of aggression development in childhood related to the subject. The results suggested at least 7 different perspectives through childhood aggression could be analysed with favorable hypothesis, evidences and considerations related to neuroendocrine stress and neurocognitive deficit as co-occurrent with aggression in case of convergent situations of multifactorial vulnerability of the child. - DissertaçãoComparação do nível intelectual de crianças abrigadas e não abrigadasLuccia, Mariana de (2010-08-03)
Psicologia
This research aimed to compare the intellectual level of institutionalized and non-institutionalized children. 20 children, aged 8 to 11 years old (9 female and 11 male), being 10 institutionalized and 10 living with their families were assessed, using Human Figure Drawing, Sisto Scale, who adapted the test selecting 30 items present in drawings, to assess children‟s intellectual development. Results showed lower percentiles in institutionalized children compared to those non-institutionalized, regardless of sex, that reveals the child's position in relation to development, that is, how much is still needed for the child to achieve expected levels for his/her age. (9,201; p≤ 0,008), (9,201; p≤ 0,008). From 20 children, all non-institutionalized rank over percentile 60; on the other hand, only 4 of the institutionalized ones are over percentile 60. As a conclusion, it may be noticed that there is a possible negative influence on institutionalization in the children's intellectual development, although those results could be altered if favorable environmental conditions were allowed for those children‟s development. - DissertaçãoO cuidar e o paciente crônico: efeitos sobre a estrutura familiarFerreira, Paulo Roberto (2007-08-06)
Psicologia
Este trabalho buscou compreender como a família de pacientes crônicos lida com o cuidado a estes pacientes e como este cuidado afeta a estrutura familiar. O objetivo principal, portanto, foi estudar as modificações nas relações familiares decorrentes do cuidado a pessoas com transtornos crônicos. Participaram desta pesquisa 5 famílias, responsáveis pelo cuidado de crianças com deficiência mental severa, recrutadas em uma instituição de atendimento a pessoas deficientes numa cidade do interior do Espírito Santo. Os dados foram obtidos através de respostas a questionário da escala geriátrica de Crichton (AVD), adaptada, que avalia a capacidade funcional do paciente e tem a vantagem de permitir conhecer a evolução das capacidades e limitações do paciente através do registro periódico; para avaliação do grau de integração do paciente utilizou-se a adaptação do APGAR Familiar de Smilkstein. Os resultados mostraram uma evolução em alguns dos deficientes mentais severos. Em relação ao grau de dependência, inicialmente todos os cinco pesquisados eram totalmente dependentes e atualmente, dois continuam totalmente dependentes e três encontram-se parcialmente dependentes. Observa-se também que desde início do surgimento da doença até o momento, as famílias encontram-se integradas na relação de ajuda, na participação de seus membros na tomada de decisões, na liberdade dos membros da família nas questões financeiras, na relação afetiva e no tempo que os membros da família dão ao paciente crônico. Observa-se que as interações familiares não sofreram prejuízo devido à doença crônica de seus membros e que elas foram bem sucedidas nas diferentes fases de adaptação a doença. Este estudo pode proporcionar uma visão dos familiares cuidadores, uma vez que eles agregam uma realidade que enriquece a compreensão da relação familiar das pessoas com deficiência mental severa e seu universo familiar. - DissertaçãoA influência do diagnóstico pré-natal na formação de possíveis psicopatologias do laço pais-bebêSuassuna, Ana Maria Vilar (2008-06-10)
Psicologia
Com o desenvolvimento tecnológico das últimas décadas, notadamente, com a introdução do uso do ultra som nos exames pré-natais, sabe-se hoje que o feto possui várias competências. O desenvolvimento do diagnóstico pré-natal permitiu detectar numerosas anomalias no decorrer da gravidez e também de acompanhar as gestações que apresentam um risco particular. Os progressos da medicina, do diagnóstico e dos tratamentos pré-natais participaram do advento do feto como sujeito e deram um novo sentido ao conceito de maternidade. As ligações psíquicas entre a mãe e seu feto dependem diretamente do vivido real da mulher durante sua gravidez, de sua história e das transformações físicas e psíquicas induzidas por este novo estado. Seu amor por essa criança ainda não nascida, ou sua rejeição ou ainda a ambivalência, determinam a profundidade, a amplidão e a capacidade emocional desta. Entretanto, as técnicas atuais, que permitem conhecer o feto mais cedo e de entrar em relação com ele, podem favorecer o processo de parentalização, mas igualmente engendrar os efeitos desorganizadores para o psiquismo dos futuros pai e mãe. Quando o feto apresenta uma patologia, as turbulências psíquicas encontradas habitualmente durante a gravidez são aumentadas e afetam principalmente os registros do narcisismo e das relações precoces pais-bebê. A deficiência do filho coloca a família frente a uma série de emoções de luto pela perda da criança saudável que esperava. Os pais são confrontados com o trabalho psíquico de aceitar que a criança fantasmática e imaginária foi substituída por esta criança real. Este trabalho tem o intuito de promover uma reflexão acerca da influência do diagnóstico pré-natal na formação de possíveis psicopatologias no laço pais-bebê, bem como o papel do profissional de saúde mental, enfocando, sobretudo, o lugar do psicanalista que atua favorecendo a tessitura das ligações dos futuros pais, seus bebês com problemas e as equipes. - DissertaçãoAs influências parentais frente à dificuldade de aprendizagem do ponto de vista da criançaDimberio, Alessandra Cieri (2010-12-03)
Psicologia
Este estudo pesquisou cinco crianças repetentes, de idade entre 7 a 12 anos, sendo três do sexo masculino e duas do sexo feminino, do Ensino Fundamental I de uma escola particular da cidade de São Paulo, a fim de investigar manifestações de sua compreensão quanto às atitudes dos pais frente às suas dificuldades de aprendizagem, sob uma ótica psicanalítica. Descreve as análises do Desenho da Família e do Par Educativo produzidos por cada participante combinadas aos respectivos inquéritos. Os sinais mais presentes obtidos por meio das análises foram afastamento, timidez e sentimento de inadequação ou culpa sobre a incapacidade de agir corretamente. A análise dos dados também mostrou que as crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagem demonstraram certos conflitos familiares significativos, como o distanciamento materno ou paterno. Os resultados apontam para o aprimoramento nas relações entre pais e filhos e a prevenção das dificuldades escolares. - DissertaçãoInterações de crianças com deficiência no cotidiano escolar "inclusivo"Pedrosa, Elisete Regina Morelli (2010-08-06)
Psicologia
O objetivo desta pesquisa foi investigar o cotidiano das crianças, que estão inseridas em classes regulares da escola pública, vivenciando uma proposta educacional inclusiva‟, ainda em formação. O método escolhido foi o etnográfico, pois possibilita ao pesquisador interpretar as ações dos sujeitos dentro de seu próprio contexto social, promovendo uma interação entre os envolvidos. A observação em sala de aula e situação de recreio, de uma escola municipal de educação infantil, com 40 crianças, focando um menino de cinco anos de idade, com diagnóstico de Síndrome do Espectro Autista, levanta dados significativos para contribuir com a proposta desta pesquisa. Se, por um lado, a criança autista expressa comportamentos de prazer em meio a seus companheiros, a professora da turma é compromissada, procurando desenvolver autonomia em seus alunos, por outro lado, alguns fatores são marcantes, como a falta de informações para a equipe técnica sobre as inúmeras formas de deficiência, o que impossibilita o trabalho de aprendizagem e troca de experiências, a ausência de um professor mediador que poderia desenvolver uma experiência de Aprendizagem Mediada, além das dificuldades de trabalhar as particularidades da criança. Partindo destes dados, é possível perceber a necessidade de novas propostas, incluindo os materiais pedagógicos, que precisam ser elaborados e aplicados nestas salas onde crianças poderão não apenas interagir socialmente, mas, também, alcançar seu desenvolvimento específico, respeitando as diferenças e trabalhando suas habilidades. - DissertaçãoInterações entre avós e seus netos com deficiência: uma experiência em musicoterapiaMariano, Fabiana Leite Rabello (2009-01-22)
Psicologia
A chegada de um filho é sempre cercada de expectativas. Porém, quando o bebê imaginado nasce com alguma deficiência, isso pode acarretar um impacto na família gerando novas dinâmicas de relacionamento. Muitas vezes a família extensa, como avós, e parentes mais próximos, ou outros sistemas fora dela, podem contribuir para aliviar o stress causado pela deficiência. Estudos sugerem que os avós sejam incluídos nos programas de intervenção, pois o apoio emocional oferecido por eles é importante. O objetivo desta pesquisa foi observar a interação dos avós e seus netos/bebês deficientes em um contexto de atividade musical. Para isso foi organizada uma seqüência de atividades musicais, contemplando desde a audição de pequenas peças clássicas, danças, acompanhamento rítmico, exploração livre de instrumentos, com duração de 45minutos, onde a dupla esteve acompanhada da pesquisadora e de uma observadora treinada. Os resultados sugerem que o contexto musical pode favorecer a interação dos avós e seus netos. Os elementos musicais, incluindo os instrumentos utilizados foram facilitadores da expressão emocional dos bebês e das avós, despertando, na maioria das vezes, emoções e atitudes positivas. Os bebês, mesmo com deficiência, mostraram-se aptos a vivenciarem atividades musicais, bem como estabelecerem trocas intersubjetivas, confirmando as afirmações dos autores abordados nas referências teóricas. - DissertaçãoInterações entre mães e suas crianças deficientes: uma proposta de análise segundo a teoria da intersubjetividade inataVedovato, Aline Giovanne (2007-08-20)
Psicologia
This study aimed to understand how interactions between mothers and their disabled children take place, based upon the theory of Innate Intersubjectivity, as well as to investigate main difficulties they faced in their daily activities. Four mothers and their children (aged between 1 to 2 years old) with some sort of disability participated in this research. Data were collected through video recordings in three different situations: feeding, bathing, and playing, in the participants homes. Videos were analyzed frame-by-frame and results showed that hindrances in interactions may cause difficulties in the child s physical and emotional development, as well as influencing the origin of psychofunctional and psychopathological symptoms in mothers and children. It s expected that this research may contribute to the increase of knowledge about the topic, motivating other professionals and researchers to its extension. - DissertaçãoPai e filho(a) deficiente: o brincar e a intersubjetividade inataKampa, Alethea Valim (2009-01-26)
Psicologia
Este estudo teve como objetivo observar a existência ou não de interação entre o pai e seu filho com deficiência em situação de brincar, usando como base a Teoria da Intersubjetividade Inata. Para tanto, foram selecionadas duas crianças de um ano e meio a dois anos e meio de idade com deficiência e seus pais para serem filmados em suas casas, num período de recreação, durante 30 minutos. Partindo do pressuposto de que a criança tem a capacidade de responder afetiva e adequadamente ao outro e interagir em sincronia, os comportamentos observados foram divididos em duas categorias principais: negociadoras e emocionais. As brincadeiras foram analisadas segundo a capacidade de manutenção delas pelas crianças, de acordo com as teorias da Terapia Ocupacional sobre o brincar. Os resultados indicaram que houve interação entre os pais e suas crianças, apesar de quebras freqüentes da sincronia e presença de comportamentos de irritação por parte de uma das crianças, além da capacidade delas em criar e sustentar uma brincadeira apesar de suas limitações, com a devida ajuda dos pais. - DissertaçãoPessoas com deficiência no mercado de trabalho análise comparativa: Brasil e PortugalLima, Adriana Chaves (2012-02-01)
Psicologia
Toda pessoa tem direito à igualdade social sendo ela deficiente ou não, mantendo sua integridade, e respeitando seus sentimentos e opiniões. Este estudo teve como objetivo comparar a realidade das pessoas com deficiência no mercado de trabalho entre Brasil e Portugal. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário semi-estruturado com 25 variáveis que pode ser acessado via website Foram comparadas as respostas de 10 trabalhadores brasileiros e 10 portugueses. Embora a análise descritiva tenha demonstrado uma distribuição diferente de respostas em cada grupo, a análise inferencial demonstrou que não houve associação estatisticamente significante entre as diferentes nacionalidade, exceto, o grau de incapacidade. - DissertaçãoPrograma de educação de jovens e adultos: da experiência de vida à experiência escolarCoelho, Ana Lígia Andrade Silva (2011-08-01)
Psicologia
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) está prevista na LDB 9.424/1996 e classificada como parte integrante da Educação Básica, apresentando-se, em muitos casos, como a única alternativa de inclusão social para os alunos que já estão fora do sistema de ensino. O referencial bibliográfico deste estudo baseia-se em Vygotsky, que demonstrou a importância da integração social como fonte do conhecimento e da mediação no processo de aprendizagem, e que o papel de mediadores pode, e deve ser desempenhado pelos pais e professores. São analisadas aqui as características dos alunos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil a partir de entrevistas com quatro alunos de EJA de uma instituição particular da cidade de São Paulo, destacando suas histórias de dificuldades de aprendizagem. Investigando a história de vida familiar e escolar desses alunos e resgatando suas experiências, foi possível referenciá-las com as dificuldades que enfrentam no presente. Os resultados obtidos devem servir de auxílio no aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e propostas metodológicas dos Programas de EJA, a fim de adequá-las à realidade desse público-alvo. - DissertaçãoRelação entre o encaminhamento de crianças para atendimento psicológico e diagnóstico psiquiátrico dos paisLacerda, Carla Renata (2009-01-27)
Psicologia
A família, apesar, das transformações sofridas nos últimos tempos quanto à sua formação, estrutura e função, ainda constitui o principal núcleo para o desenvolvimento psicológico dos filhos. É no ambiente familiar que a criança adquire um senso de identidade, capacidade e aceitação próprias, além de fornecer uma série de papéis carregados de valores que auxiliam no estabelecimento das identidades sociais, num sentido mais amplo. A presença de doença mental num dos pais pode trazer ao grupo familiar situações adversas e críticas nas relações estabelecidas, cujos efeitos e conseqüências podem ser perturbadoras tanto para o desenvolvimento saudável da criança, quanto constituir importante fator de risco para a ocorrência de situações de abuso e desenvolvimento de futuras psicopatologias. O objetivo desta pesquisa foi analisar a relação entre o encaminhamento da criança para atendimento psicológico e a presença de transtorno psiquiátrico em um dos pais, baseada nos dados dos prontuários de um ambulatório público de Saúde Mental. A partir das informações extraídas dos registros feitos nos prontuários das crianças encaminhadas e de seus pais, surgiram quatro categorias de análise: 1-presença de doença mental num dos pais diagnosticada com a CID, 2- presença de doença mental em algum familiar que reside com a criança ou esta se encontra sob sua responsabilidade como avós e tios clinicamente diagnosticados com a CID, 3- referência de doença mental num dos pais, porém não há diagnóstico clínico por não constar abertura de prontuário, 4 - adversidades no ambiente familiar da criança encaminhada, relacionando as quatro categorias com o motivo de encaminhamento da criança e o tipo de abuso ocorrido. Pode-se concluir que existe uma relação significativa entre os sintomas apresentados pelas crianças e as adversidades do ambiente familiar envolvendo doença mental, situações de crise e conflitos além de ser um fator agravante para a ocorrência de abuso contra a criança. É nítida a necessidade de uma abordagem de atendimento familiar nestes casos, incluindo ações preventivas em saúde e educação. - DissertaçãoRelação entre professores e alunos com dificuldades de aprendizagem e comportamento: uma história de mudançasNajle, Carolina Paz Muñoz (2008-08-26)
Psicologia
Interpersonal relations are not easy and teacher-pupil relation is one of those. This research shows the relations between teachers and pupils from a classroom with learning difficulties, violence and indiscipline and the changes that occurred after modifications in the ways the teachers acted and perceived the pupils. Interviews were conducted with teachers from a 1st year of a High-School class in a government school of São Paulo City. Categories were created based on the interviews and the main issues were shown, such as how the family and the teenager react towards school, how the relationship between the teacher and the class was, teachers feelings of anxiety and insecurity, change proposals and their results for the relationships. It can be concluded that nowadays the school must pay attention to changes in youngsters, mainly focusing in teacher s formation and a proposal for a reflexive school. - DissertaçãoRelatos de mães sobre o momento do diagnóstico em diferentes contextos da deficiênciaSanches, Luciana de Assis Silva e (2009-05-26)
Psicologia
This work intended to know how mothers of deaf, Down syndrome and cerebral palsy children received the news of their children‟s disability. It aimed to know feelings and maternal reactions to the diagnosis, as well as the attitudes of the professionals in that moment. 18 mothers of children (aged 5 to 12 years) participated in this study. Results showed that despite the kind of disability there is no difference in emotional reactions to the news. Communication of diagnosis is normally inadequate, showing a lack of technical ability, as well as emotional involvement of health professionals. Mothers‟ expectancies are different. Mothers of deaf children showed better expectancies related to their children‟s future, being school mostly responsible for that. Mothers of cerebral palsy children project their hopes in areas related to improvement of physical and motor conditions. Mothers of Down syndrome children haven‟t shown much expectancy for medium and long term future, expressing in their reports the goals already attained by the children. Concerning health professionals all the mothers suggest a true, informing and clear communication, considering possible treatments and resources. It is adamant for the mothers that professionals show respect and caring attitudes when communicating a disability. Regardless of the disability, parents experience a lot of suffering and the professional attitude concerning the communication of a disability is an essential factor for the acceptance and comprehension of the disabled child. - DissertaçãoSinais de transtorno reativo de vínculo em crianças abrigadas por meio do desenho da figura humanaMelani, Renata Hottum (2010-02-04)
Psicologia
This research aimed to investigate signs of Attachment Disorders in sheltered children using the Human Figure Drawing. 25 children (15 males and 10 female), aged 4 to 12 years living in a sheltered home in São Paulo metropolitan area were assessed. The instrument used for assessment was the Human Figure Drawing (HFD), following Koppitz‟s 30 emotional indicators. Results showed that 48% of the assessed children present shyness, withdrawal and lack of aggression, as well as poor social interest, feelings of immobility, despair and inability of going on with self confidence. Another indicator observed in 40% of the children was openly aggression towards the environment and 40% of the children also showed signs of inadequacy or guilt concerning their inability to act correctly or to act in general. Results suggest that some of the children in this sample present significant signs of Attachment Disorder. As diagnosis criteria for the disorder are still lacking precision, more research using the drawing are still needed. - DissertaçãoTranstornos comportamentais de crianças atendidas num serviço público de saúde mental: visão dos pais e dos profissionaisSilva, Raquel Caetano Teixeira da (2012-08-14)
Psicologia
Human behavior and child development have been the target of many researches and studies. The amount of children suffering from mental health problems is considered a major cause of childhood disorders. It must be remembered that child mental health and behavior disorders are close attached to the family that is significantly influent in development and behavior of its members and essential to adaptation to various situations across the life span. Therefore, it is important to assess behavioral disorders in childhood as they might affect children s development carrying risks to psychosocial disturbances in adult life. In this study, internalizing and externalizing behavior problems were considered as they are equally harmful to child development. The aim of this study was to describe behavioral disorders present in children attended at a Government Mental Health Service in a country town in São Paulo State according to parents and professional staff. 25 parents/carers and 3 psychologists participated in this study. The Achenbach System of Empirically Based Assessment (ASEBA) was used - Child Behavior Checklist (CBCL/6-18) e o Teacher s Report Form (TRF), as well as the information of clinical evolution of each children. From the 25 assessed children, 60% were boys and 56% of parents were biological mothers. 44% of the children were referred to the Mental Health Service by the school due to indiscipline/aggression (28%), post-traumatic stress (28%), and somatization (24%). In the total, parents/carers identified 88% of children with internalizing behavioral problems and 56% with externalizing problems. On the other hand, psychologists identified 56% of children with internalized behavioral problems and 24% with externalizing problems. There was a 0,36 (p<0,07) correlation between parents and psychologists results and = 8,909 (p<0,003) in the Friedman test, asserting that parents/carers do not agree in their assessments of children s behavioral problems. More research is needed to improve theoretical and practical contributions to children s mental health.