Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis
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Navegando Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis por Orientador "Carreiro, Luiz Renato Rodrigues"
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- DissertaçãoAdaptação de um programa de intervenção em funções executivas e autorregulação no contexto escolar para crianças do 3º ao 5º ano do ensino fundamentalCampos, Ana Paula Soares de (2017-02-10)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Executive Functions (EF) are skills that bring together aspects such as cognitive flexibility, working memory, inhibitory control, planning, self-regulation that allow us to control goal-directed behaviors. These abilities follow distinct trajectories of development until early adulthood. The school provides a rich environment for executive functions stimulation during daily living in the classroom. In Brazil, there is a lack of materials for intervention in these skills for school-age children, especially from the 3rd year. This study aims to adapt a Program of Intervention in Executive Functions and Self-Regulation (PIAFEX) for students in 3rd to 5th grades of Elementary School, to improve teaching practice and students' school performance. This work is divided in two phases, the first one involves the adaptation carried out by the author and the second the evaluation of the adaptation by a group of 6 teachers of children in the 3rd to 5th year of Elementary School, two of them for each school grade. PIAFEX aims at the development of EF in elementary school children, including skills such as organization, planning, inhibition of impulses, attention, working memory, metacognition and emotional regulation. The adaptation considered the adequacy to the contents of each year and the functions that are intended to be developed within the group of EF. In the second phase of this study, the teachers underwent training in EF to understand the skills that can be developed with the adapted material. This training has achieved the main goal of introducing important concepts about EF and self-regulation. All the PIAFEX adapted activities were appreciated by the teachers through assessment questionnaires answered from their classroom reality. In general, the teachers agreed with the activities, and the notes made by them resulted in new adaptations to the material. It was verified with this study that coherent activities were proposed to the development phase of children from 3rd to 5th year for the development of EF and self-regulation in this phase of schooling. - DissertaçãoAnálise fatorial e normatização preliminar da versão brasileira do Inventário de Comportamento Motor (MBC) para uma amostra de crianças do Ensino Fundamental IGarcia, Fernanda (2020-02-04)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Para a avaliação de dificuldades cognitivas e comportamentais ao longo do desenvolvimento da criança, frequentemente pais e professores são solicitados a responderem questionários e inventários sobre seus filhos e alunos. Esse procedimento consegue fornecer, sob o ponto de vista destes participantes, informações fundamentais sobre o comportamento destes indivíduos em diferentes ambientes e sob diferentes pontos de vista. Nesta perspectiva foi desenvolvido o Motor Behavior Checklist (MBC), que avalia o comportamento motor e deve ser preenchido observando-se a criança em uma situação de brincar ou nas aulas de educação física (EF). Embora o MBC para crianças não tenha sido projetado para ser usado como uma ferramenta de diagnóstico em contextos clínicos, os dados fornecidos pelo instrumento são úteis como informações complementares durante os procedimentos de avaliação. Uma vez que pesquisas constataram sua efetiva contribuição para a discriminação do núcleo de sintomas de alguns transtornos/alterações associadas ao neurodesenvolvimento como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno de Conduta (TC), e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este instrumento já foi traduzido para o português e sofreu processo de adaptação transcultural sendo necessário agora buscar a normatização preliminar e por evidências de validade externa. Em função disto, o objetivo desta pesquisa foi estabelecer as normas preliminares do Inventário de Comportamento Motor (Motor Behavior Checklist – MBC) para uma amostra de crianças em função da idade e escolaridade. A amostra foi composta por 332 alunos do Ensino Fundamental I, de escolas públicas e particulares das cidades de São Paulo e Embu das Artes, que foram avaliados pelos professores de educação física, professores de sala e pais. Além do MBC, o Breve Monitor de Problema (BPM-P) para pais e (BPM-T) para professores e o Inventário de Funções Executivas e Regulação Infantil (IFERA-I) foram utilizados. Para a normatização da pontuação no MBC para a faixa etária entre 6 e 11 anos, primeiramente foi feita uma análise fatorial dos itens traduzidos, seguida da aplicação da Teoria de Reposta ao item (Modelo Rasch) e a média e o desvio-padrão das distribuições das pontuações brutas no instrumento para cada um dos níveis etários. A análise fatorial descreveu que os itens se distribuíram melhores em um modelo de 6 subescalas ao invés de 7 como no inventário original gerando subescalas de Problemas Quebra de Regras, Problemas de TDAH, Problemas de Baixa Energia, Problemas de Empatia e Estereotipia, Problemas de Interação Social e Problemas de Autorregulação. Além disso, alguns itens foram redistribuídos entre as escalas e outros excluídos por não apresentarem discriminação em função das respostas. Para a obtenção da pontuação padrão correspondente a cada pontuação bruta no MBC, as pontuações foram submetidas à seguinte sequência: de cada pontuação foi subtraída a média da distribuição correspondente, e o resto foi dividido pelo desvio-padrão dessa distribuição. Tal razão foi multiplicada então por 15, e a este produto foi finalmente acrescido 100. A fórmula pode ser assim representada: pontuação-padrão= ([PONTUAÇÃO – média] /desvio-padrão) 15 + 100. Os resultados da nova estrutura fatorial da escala adaptada para o português do Brasil passaram a refletir melhor a avaliação da amostra utilizada nesse instrumento. Foi possível também apresentar normas preliminares da versão traduzida do Inventário de Comportamento Motor (MBC). E por fim, as análises de correlações com outros instrumentos que tem escalas com constructos compatíveis ao MBC, como o IFERA-I e BPM, mostraram que todos os índices entre as subescalas do MBC e as subescalas selecionadas do BPM e IFERA-I Professores foram positivos e estatisticamente significativos - DissertaçãoAplicação do modelo de árvore de decisão no rastreio de queixas de desatenção e hiperatividade em crianças e adolescentesSilva, Mayara Miyahara Moraes (2020-02-20)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por um padrão persistente de desatenção e hiperatividade/impulsividade. Há uma dificuldade considerável para realizar o diagnóstico desse transtorno principalmente para discriminar o que seria um comportamento esperado para a fase do desenvolvimento da criança ou adolescentes, e o que seriam sintomas, provenientes do TDAH. O modelo de árvore de decisão é um algoritmo estatístico, modelo preditivo construído com comparações de valores de um determinado objetivo que pode ser comparado com outros valores constantes, colocando neste estudo essas variáveis de uma base de dados em níveis hierárquicos, essas variáveis envolvem os índices de testes neuropsicológicos e comportamentais. Este estudo tem como objetivo aplicar o modelo de árvore de decisão no direcionamento do rastreio de queixas de uma organização de dados de um protocolo que avalia queixas de TDAH, pretende-se analisar quais itens selecionados dos instrumentos de avaliação cognitiva utilizados, como teste de atenção por cancelamento, teste de trilhas, continuous performance test, teste de cartas wisconsin, escala wechsler de inteligência abreviada e escala wechsler de inteligência para crianças, além do inventário de comportamentos para crianças e adolescentes (CBCL/6-18) e inventário para professores (TRF/6-18) teriam melhores índices associados à acurácia do diagnóstico de TDAH. Esta foi uma amostra com dados secundários de banco de dados do protocolo TDAH, ligado ao PPG em Distúrbios do Desenvolvimento na Universidade Presbiteriana Mackenzie, foram 202 participantes do crianças com TDAH e um banco de dados de uma Instituição do Estado de São Paulo que conta com 185 participantes do grupo de crianças sem TDAH. Os resultados destacados foram referentes aos itens “CBCL TDAH”, e “CBCL problemas de atenção” do inventário comportamental CBCL; o teste Wisconsin cujo os itens “aprendendo a aprender”, “WCST erros perseverativos” e “WCST respostas perseverativas”; o teste neuropsicológico CPT no item “CPT omissões”, sendo que a acurácia de discriminação do diagnóstico variou de 84,7% a 60% na precisão da árvore de decisão. Verificou-se que a árvore de decisão e abordagens com machine learning podem ser eficazes no direcionamento do rastreio de queixas típicas do TDAH. - DissertaçãoAvaliação da atenção em crianças do ensino fundamental I: comparação de procedimentos tradicionais e computadorizadosLellis, Vera Rocha Reis (2011-02-23)
Psicologia
A atenção pode ser compreendida enquanto conjunto de processos neurais que possibilitam a seleção adequada de informações do ambiente e que por isso orientam respostas adaptativas. Desse modo, seu estudo é necessário para a compreensão dos processos cognitivos e de como suas alterações se expressam por dificuldades adaptativas, tais como as observadas em casos de Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH). O objetivo deste estudo foi o de fazer uma avaliação neuropsicológica e comportamental centrada na análise do processo atencional de 78 crianças do Ensino Fundamental I, matriculadas em uma escola particular e com idade entre 6 e 11 anos. Foram empregados testes tradicionais de realização em lápis e papel e testes computadorizados para avaliação da atenção. Os instrumentos utilizados foram: WISC-III; Wisconsin; Atenção Concentrada (AC e TECON) e Atenção Difusa (TEDIF). Na avaliação comportamental foi utilizada a Escala Comportamental (CBCL/6 18) aplicada aos pais. Para os professores foram empregadas a Escala de Sinais de Desatenção e Hiperatividade (Benczik), além de Escala Comportamental (TRF). Os testes computadorizados avaliaram a orientação voluntária e automática, o direcionamento temporal e a manutenção da atenção. Foram comparados os resultados dos instrumentos computadorizados com os resultados dos testes tradicionais de respostas em lápis e papel e com as escalas comportamentais e de sinais de desatenção e hiperatividade. Não foram observados nos participantes indicadores de problemas de comportamento relato dos pais (CBCL) ou pelos professores (TRF). Os resultados dos testes tradicionais relacionados à Atenção Concentrada (AC, TECON-1 e TECON -2, TEDIF-1 e TEDIF-3) demonstram aumento significativo de acertos e pontos em função da escolaridade. Já nos testes computadorizados houve uma diminuição sistemática do tempo de reação em função do aumento da escolaridade. Entretanto, à medida que a escolaridade aumenta há uma diminuição das diferenças entre a condição válida e inválida, tornando os participantes mais eficientes em perceber estímulos fora dos locais indicados. Outro fator que apresentou diferença significativa foi quanto ao tempo de reação para a condição aonde pista alvo vêm na mesma posição (condição ipsolateral) é menor do que o tempo de reação para a condição na qual a pista e o alvo vêm em lados opostos (condição contralateral). No teste Wisconsin é possível verificar que com o aumento da escolaridade há uma diminuição no número de ensaios administrados e também um aumento de número de categorias completadas bem como diminuição no total de erros e de número de respostas perseverativas, e que tal fato se correlaciona com a diminuição do tempo de reação nos testes computadorizados, demonstrando que as habilidades avaliadas por cada um desses testes também estão correlacionadas. - DissertaçãoCaracterização de habilidades lingüísticas de crianças e adolescentes com Síndrome de Williams-BeurenSegin, Miriam (2010-08-25)
Psicologia
Williams-Beuren Syndrome (WBS) is a genetic affection determined by the microdelation of contiguous genes in 7q11.23. The genetic profile of WBS is characterized by the visualconstructive deficit that contrasts with the good performance in verbal tasks, which sustains the hypothesis of dissociation between these abilities. This grants the syndrome peculiar cognitive and behavioral frames. The objective of this research is to describe the pattern of competences in tasks of linguistic abilities in 22 children and adolescents with WBS, aged between 7and 18 (M=11,6; DP=3,7), students of the 1st to 6th grades of elementary and special schools. We used the following instruments: WISC-III (to evaluate intellectual abilities); Wisconsin (used in neuropsychological assessment of abstract reasoning and cognitive strategies); CBCL/6-18 (behavioral assessment); Token-Comp (TT) used to working memory assessment; Peabody Picture Vocabulary Test (PPVT) used to receptive language assessment; Phonological Awareness by Oral Production Test; Syntactic Awareness Test; Word-Reading Efficiency Test; Test of Naming Images by Choosing Words; Test of Naming Images by Writing. The results of WISC-III, Wisconsin and CBCL/6-18 demonstrate mild to moderate intellectual disability, difficulty in concentration and identification of patterns of change, emotional and relationship problems, lack of attention, behavior disorders, challenge and opposition and somatic complaints. The results of TT and PPVT show that the receptive vocabulary is below expected for the level of schooling and age, and is close to the data found in 4-year-old-children. In the abilities of phonological and syntactic awareness, results indicate great deficiencies, with performances equivalent to those of 3-year-old children at the Phonological Awareness by Oral Production Test and of 4-year-olds at the Syntactic Awareness Test. No progression was found according to the increase of school grade. The tests Word-Reading Efficiency, Naming Images by Choosing Words and Naming Images by Writing were taken by 4 participants that presented deficits in the reading ability with graphophonemic decoding. They make more orthographic and semantic mistakes and show low capacity of naming by writing. Thus, it was possible to verify that the sample presents deficits in receptive language and work memory, difficulties in phonological and syntactic processing tasks, which are important factors to the proper development of the capacity to read and write - DissertaçãoCaracterização dos sinais de desatenção e hiperatividade ao longo do desenvolvimento do adultoPaes, Izabella Trinta (2018-08-10)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a condition that begins in childhood, can persist into adult life, and can cause harm to various areas of life. Although the characteristics of the condition at this stage are already the subject of study in many studies, questions remain open, especially about the condition in adults with more advanced ages. Expanding this knowledge is relevant to conducting diagnostic and interventional practices. This study aimed to characterize from the cognitive and behavioral point of view the complaints of inattention and hyperactivity/impulsivity throughout adult development. Based on pre-determined indicators, he proposed describing changes throughout development, presenting associations with severity / frequency of ADHD complaints and describing differences with increasing age. Indicators of cognitive functioning (attention, cognitive flexibility, inhibitory control and working memory) and behavioral indicators of inattention and hyperactivity / impulsivity, functional impairments, levels of impulsivity, anxiety and depression, somatic complaints, thought problems and personal strengths were considered. To evaluate the indicators were used: Psychological Battery for Attention Assessment (BPA), Five Digit Test (FDT), Working Memory Index Wechsler Adult Intelligence Scale-Third Edition (WMI-WAIS-III), Diagnostic Interview for ADHD in adults (DIVA 2.0), Barratt Impulsiveness Scale (BIS 11), Functional Impairment Scale ADHD (EPF-ADHD) and Adult Self-Report Inventories (ASR / OASR). Participants included 68 volunteers between 18 and 68 years of age, and 49 of them between 20 and 68 years old were included in the sample analyzed. To this end, the Adult Self-Report Scale (ASRS 18), Mini Mental State Examination (MMSE), WASI and Personal Data Sheet and Anamnesis identified individuals with complaints of ADHD, without cognitive impairment suggestive of dementia, with adequate intellectual abilities, without current or life diagnosis of neurological and / or psychiatric conditions and without visual or auditory sensorial impairment. The analyzed sample was divided into two groups. Group 1, with 25 people between 20 and 30 years of age, and group 2, with 24 people between 31 and 68 years of age. Finally, Pearson's correlation analyzes and comparison analyzes were made through the Student's T-Test. The increase in ADHD complaints showed associations with: decline in personal strength; increased functional impairment (academic, domestic, financial and social); increased level of impulsivity; increase of indicators of Anxiety, Depression, somatic complaints and thought problems; decline in working memory performance; declining performance in concentrated and divided attention, and increased errors and omissions in tasks of concentrated, divided and alternate attention; and increased execution times due to inhibition and cognitive flexibility interference. With the increase of the age occurred: improvement in the performances in working memory; decline in performance in concentrated, divided and alternate attention; increased level of impulsivity; increased functional impairment (financial and transit); decline of indicators of Anxiety, Depression, somatic complaints and thought problems; and increased indicators of personal strength. With the increase of the age group there were no differences in inhibition, cognitive flexibility and number of ADHD complaints. These findings demonstrated the possible association between development and presentation of ADHD signs. The set of data found follows the same sense of the heterogeneity model in the characterization of the table. The study also ratified the importance of neuropsychological and behavioral assessment in diagnostic processes. - DissertaçãoComparação de padrões comportamentais referidos por múltiplos informantes e desempenho neuropsicológico na caracterização de sinais de desatenção e hiperatividade em adolescentesRibeiro, Adriana de Fátima (2014-02-13)
Psicologia
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) se caracteriza por um padrão de desatenção e/ou hiperatividade persistente e mais grave do que o normalmente observado em indivíduos com nível equivalente de desenvolvimento. Trata-se de um transtorno cujos sintomas são variados e podem interferir em graus diversos conforme o ambiente no qual o indivíduo está inserido. A identificação dos sinais desse transtorno deve levar em consideração uma avaliação das funções neuropsicológicas e de indicadores comportamentais, preferencialmente a partir de múltiplos informantes como pais ou responsáveis, professores e o próprio adolescente. Este projeto tem como objetivo identificar as principais concordâncias referentes aos comportamentos dos adolescentes com queixa dos sintomas de TDAH, observados pelos múltiplos informantes e posteriormente correlacioná-los ao seu desempenho nos testes neuropsicológicos. Foram usados os inventários CBCL/6-18, TRF/6-18 e YSR/11-18 que pertencem ao Sistema de Avaliação Baseado em Evidência do Achenbach (ASEBA) e WISC-III, Wisconsin e Teste de Atenção Concentrada (AC). Participaram desse estudo 20 adolescentes com idades entre 11 a 16 anos, divididos em dois grupos, 10 com diagnóstico (grupo TDAH) e 10 sem TDAH (grupo controle).Todos os participantes fizeram parte do protocolo de avaliação neuropsicológica, comportamental e clínica para identificar sinais de desatenção e hiperatividade/impulsividade do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Os resultados para os índices de concordância nas respostas fornecidas pelos múltiplos informantes na correlação entre CBCL versus TRF, CBCL versus YSR e TRF versus YSR, pelo meio dos valores de referência (Q corr), de acordo com o programa ADM versão 7, mostrou-se alta para os dois grupos. Na comparação das escalas de Problemas Internalizantes, Externalizantes e Totais em função dos grupos e instrumentos tanto quanto para as escalas de Problemas de atenção e Problemas de déficit de atenção e hiperatividade, observou-se no grupo TDAH que os pais relataram mais problemas que os professores e no grupo controle os professores é quem relataram um número significativamente maior de problemas. Na comparação das escalas de Ritmo Cognitivo Lento em função dos grupos e instrumentos, verificou-se que os pais também perceberam mais alterações nos comportamentos constituintes dessa escala que os professores. Com relação às correlações dos testes neuropsicológicos e dos indicadores comportamentais de problemas de comportamento nos diferentes instrumentos, não foram observadas diferenças significativas. Conclui-se, assim, a necessidade de compor procedimentos de avalição de pessoas com queixas de TDAH com diferentes instrumentos de relato por múltiplos informantes, além de outros procedimentos como observação direta ou testagem neuropsicológica para o estabelecimento de um perfil cognitivo para auxiliar no processo de avaliação. - DissertaçãoContribuição de instrumentos tradicionais e computadorizados na avaliação neuropsicológica de crianças com queixa de desatenção e hiperatividadeMariani, Mirella Martins de Castro (2013-07-30)
Psicologia
A atenção pode ser definida como um conjunto de mecanismos neurais que agem no direcionamento ou no controle da seleção adequada de informações e no planejamento de respostas comportamentais. Este trabalho tem como objetivo descrever as contribuições de instrumentos tradicionais e computadorizados na caracterização neuropsicológica de crianças com queixa de desatenção e hiperatividade. Participaram 46 crianças com idades entre 06 e 11 anos, matriculadas no ensino fundamental (Grupo Experimental). Os resultados obtidos foram comparados com um Grupo Controle, composto por 78 crianças, mas que não possuíam queixas de desatenção e hiperatividade. Foram aplicados testes de lápis e papel (AC, Tedif, Wisc-III e Wisconsin) e testes computadorizados (orientação voluntária, automática e a sustentação da atenção) de medida do tempo de reação (TR), além de inventários comportamentais respondidos pelos pais e professores. Os resultados foram analisados em função de 3 faixas etárias (6-7; 8-9 e 10-11 anos) entre os GE e GC, por meio de ANOVAS multivariadas e univariadas. Ao analisar o desempenho das crianças do GE em testes computadorizados de atenção que avaliam a orientação voluntária, automática e a sustentação da atenção verificou-se uma diminuição dos TR em função do aumento da faixa etária expressa especialmente no grupo 10-11 anos. Nos testes de lápis e papel, observou-se que houve um aumento significativo de acertos e pontos em função da idade, tanto para o GE quanto para o GC. Entretanto, esses grupos diferiram significativamente em função do número de erros (especialmente omissões). As diferenças observadas nos testes podem ser associadas ao processo de maturação cerebral e consequentemente ao desenvolvimento das habilidades atencionais. No caso das crianças do GE na faixa etária mais baixa (6-7 anos) observaram-se respostas mais rápidas em comparação ao GC, podendo indicar certa impulsividade em função das queixas de desatenção e hiperatividade. - DissertaçãoDesenvolvimento motor, funções executivas e desempenho acadêmico de crianças entre 7 e 9 anosFerreira, Rodrigo Carlos Toscano (2019-12-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Uma situação que gera preocupação na Educação Básica e que tem atingido grande parte de escolares, é o elevado número de crianças com dificuldades de aprendizagem. Dados da literatura indicam possível relação entre os impactos positivos do desenvolvimento motor e o desenvolvimento cognitivo, especialmente com as Funções Executivas - FE. Portanto, o objetivo do presente estudo é investigar a relação entre o desenvolvimento motor, funções executivas e desempenho acadêmico em crianças de 7 a 9 anos. Participaram dessa pesquisa 79 crianças matriculadas do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola particular da Zona Oeste da Cidade de São Paulo, seus respectivos responsáveis, professores de classe e professores de educação física (EF). Foram utilizados os seguintes instrumentos para avaliação: Desenvolvimento motor - Movement Assessment Battery for Children - Second Edition (MABC-2); Funções Executivas - Teste de Trilhas, Teste de Atenção por Cancelamento (TAC) e o Inventário de Funções Executivas e Regulação Infantil (IFERA-I), respondido por pais e professores de sala. Além do Inventário de comportamento motor (MBC) que foi respondido pelo professor de EF. A escola forneceu as notas de Português e Matemática para avaliação do desempenho acadêmico. Foi realizada a análise de correlação de Pearson, com os escores obtidos do desenvolvimento motor, FE e desempenho acadêmico, ao longo das diferentes faixas etárias, para buscar por possíveis associações. Os resultados apresentados nesta dissertação apontam uma correlação positiva entre habilidades motoras, FE e notas escolares. A associação entre a escala de desenvolvimento motor (MABC-2) e o teste de atenção por cancelamento (TAC) obteve uma correlação significativa com p < 0,007. Por sua vez, também houve correlação significativa entre o MABC-2 e a nota de Português com p < 0,014. Entretanto, novos estudos deverão ser realizados para concluir os reais impactos do desenvolvimento motor nas habilidades cognitivas. - DissertaçãoEfeitos de um programa de treinamento físico sobre indicadores de aptidão física em duas crianças com síndrome de Prader-WilliAmaro, Alexandre Slowetzky (2013-06-14)
Psicologia
A síndrome de Prader Willi (SPW) é uma doença genética parental decorrente da ausência da expressão gênica na região proximal do braço longo do cromossomo 15 (11.2q-13q). Suas características são hipotonia neonatal, hiperfagia, obesidade, hipogonadismo, deficiência intelectual (DI), deficiência de GH, hipoatividade e atraso no desenvolvimento motor. Programas de Treinamento (PT) físico diário demonstraram aumento da massa magra (MM) e redução da massa gorda (MG) na SPW. Porém, não foram observados PT com carga periodicamente aumentada. Estudos tem demonstrado o efeito PT físicos de curta duração sobre a MM, o padrão da marcha e sobre a estratégia postural. Porém, nenhum PT físico foi construído individualmente e forneceu uma sobrecarga progressiva ao longo do período de acompanhamento. O objetivo do presente estudo é avaliar os efeitos do PT sobre indicadores de aptidão física em duas crianças com SPW. Este trabalho trata de um estudo descritivo de seguimento de 2 casos de crianças com SPW (CA com 11 anos e CB com 14 anos) que foram avaliadas, submetidas a um PT de 12 semanas e foram reavaliadas no final do período. Foram utilizados os seguintes instrumentos de avaliação para avaliação de indicadores de aptidão física: anamnese; avaliação do nível de aptidão física (PRODOWN); avaliação antropométrica complementar; avaliação de composição corporal (DEXA) e questionário do nível de atividade física (QNAF). O PT foi adaptado para a população específica alvo desse trabalho (crianças com SPW) de modo que os participantes tivessem um aumento da carga de treinamento ao longo da execução do PT. Foi possível verificar ao final desse estudo efeitos positivos da introdução de um PT físico para crianças com SPW. Houve melhora em vários indicadores de aptidão física como redução de peso em CA e aumento da atividade física espontânea em CB, além disso, após 12 semanas e 10 semanas de treinamento, CA e CB, respectivamente, apresentaram melhor em quase todos os testes da bateria de avaliação PRODOWN. - DissertaçãoEfeitos do Programa de Alfabetização e Raciocínio (PAR) no desempenho acadêmico e na expressão das funções executivas em crianças com dificuldades de aprendizagemRocha, Leilany Barcellos da (2017-02-10)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Cognitive skills such as Executive Functions (FE) are essential for the consolidation of learning, considering aspects such as operational memory, selective attention, inhibitory control, cognitive flexibility and planning. In order to improve the performance of children with learning difficulties, this study aims to verify the effects of the Literacy and Reasoning Program (LRP) on expression of the executive functions and school performance of elementary school children. This program proposes the academic improvement through existing games, as well as those made by the professionals, that combine the stimulation of Executive Functions with the precursory skills of the literacy process. This study was divided into 2 phases. In the initial stage, after an evaluation of the instruments used by the LRP, an evaluation of 10 specialist judges in psychology, neuropsychological evaluation and development was requested to vote on the skills of EF that they thought were recruited to perform each game. At the end, only those games that obtained 70% approval in the same function were used to structure the LRP procedures in 16 meetings. In the second phase of the study, the program was tested. The sample consisted of 18 children, aged between 9 and 11 years, of both sexes divided into two distinct groups: Experimental Group – EG: students with learning difficulties attending LRP (A = 9) and Control Group – CG: students with learning difficulties who did not attend the program (B = 9). For both groups children with difficulties in reading, writing and mathematics were selected. The instruments used were the Attention by Cancelling Test (TAC), the Trial Making Test, the Child Behavior Checklist for ages 6-18 (CBCL / 6-18), The Behavior Inventory for Children and Adolescents between 06 and 18 years old - TRF / 6-18 and the Inventory of Executive Functions and Infant Regulation (IFERI). This phase of the study was conducted in three steps during the 8-week period: pre-test, intervention and post-test. In the intervention stage, two weekly sessions with one hour each, following the procedures defined in the previous phase were performed with the EG, and the CG did not receive any intervention, remaining only with the regular activities. The results indicate that despite the natural growth of both groups, after the intervention period, there is a trend of higher growth in the academic performance of the students of the GE and also a better performance of this in tasks that require the use of the FE. It was also perceived that a longer intervention time was necessary for statistically significant results, therefore, the continuity of the study is suggested, since qualitative results have been obtained that contribute to the improvement of students' academic performance. - DissertaçãoFormação do professor para inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista e seus efeitos na prática docenteFrade, Paula Nascimento (2018-08-09)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
In recent years, Inclusive Education has gained a prominent role in teacher education, but there is still a need to expand professional qualification to meet the specificities of school inclusion. Thus, it is possible to notice that the current teacher training, to meet the demands of inclusion, needs to be reviewed. The present research aimed to evaluate the impact of a training action program, on pedagogical practices in inclusion, related to autism spectrum disorder (ASD) for a primary school teacher. The research was carried out, based on a case study, in a municipal school, in São Paulo, in a 5th grade class, that had a student diagnosed with ASD. The work was carried out in four phases. In fase one, an identification questionnaire was used. In fase two, a guidance script for the semi-structured interview with the teacher took place, together with a free observation of the classes, to analyze the teaching practice with the student in inclusion condition. The third phase included a training action program for the teacher, about ASD inclusion. The fourth and last phase included an interview and observation of the post-training classes. The data were qualitatively analyzed, based on the four phases of the study. The analyzes consisted of an interview with the teacher, to get a deeper understanding about her knowledge of the inclusion of ASD students. We also analyzed the classes observations of the pre and post-action training program, post-training interview with the teacher in order to know if there were changes regarding their understanding and pedagogical practice regarding the inclusion of ASDs. The results showed that, according to the observations, made prior to the training program, neither the pedagogical practice of the teacher, nor the interaction of the student with the colleagues was compatible with his needs and there were no activities adapted for him. During the training program, the teacher could rethink her practice and was able to resignify her classes, making proposals that included the student academically and socially. In conclusion, the training program offered to the teacher, proved to be viable (executable) and effective, regarding to the school inclusion of the student with ASD. - DissertaçãoGrupo de suporte familiar e treino de práticas parentais e habilidades sociais para pais de crianças e adolescentes com Síndrome de WilliamsMartin, Maria Aparecida Fernandes (2011-08-23)
Psicologia
A Síndrome de Williams (SW) é causada por uma aneusomia segmentar devido à deleção de múltiplos genes no braço longo do cromossomo 7 (região 7q11.23), sendo caracterizada por alterações cognitivas e comportamentais, excessiva sociabilidade, com dificuldades de linguagem, tendo melhor desempenho na linguagem expressiva do que na receptiva, e déficit intelectual de graus variados. Para os pais, o impacto de ter um filho com alterações do seu desenvolvimento típico, especialmente quando associada a alterações cognitivas e comportamentais, é muito grande, trazendo nova realidade à família como um todo. Vários estudos têm demonstrado maior incidência de problemas de saúde mental, especialmente maior índice de sinais de ansiedade, depressão e estresse em pais de crianças com deficiência intelectual do que na população geral. Assim o presente trabalho se propôs a desenvolver, implementar e avaliar a eficácia de um programa de suporte familiar, treino de práticas parentais e habilidades sociais para pais de crianças e adolescentes com SW. Para isso, foram avaliados problemas de comportamento (Adult Self-Report-ASR) e indicadores de saúde mental como estresse (ISSL), ansiedade (Inventário de Ansiedade Beck), depressão (Inventário de Depressão Beck), além de estilos parentais (Inventário de Estilos Parentais), habilidades sociais (IHS), percepção de Suporte Familiar (IPSF) e qualidade de vida (WHOQOL-bref) no grupo de pais. Após isso, houve a implementação de um grupo de suporte familiar, treino de práticas parentais e habilidades sociais para pais com sete encontros semanais que trataram de cada um dos temas avaliados. Foi constituído assim um espaço de discussão onde cada um dos temas foi tratado pelo grupo. Após isso, houve nova aplicação desses instrumentos para avaliar mudanças nos indicadores. Participaram desse processo inicialmente treze pais dos quais oito concluíram todo o processo. Os dados dos instrumentos foram analisados por meio de suas padronizações e comparados antes e após a intervenção. Como resultados observaram-se, nos indicadores de saúde mental, presença de sinais de ansiedade e depressão além de características de estresse na fase de resistência, com sintomatologia psicológica. Com relação às características de práticas parentais, habilidades sociais e qualidade de vida no grupo de pais, foi possível observar que alguns pais demonstraram prática de monitoria positiva como abaixo da média e práticas de punição inconsistente com estilo parental de risco. Com relação aos índices de habilidades sociais, observou-se que quase metade dos participantes apresentaram um repertório para as habilidades sociais abaixo da média ou muito deficitário. Com relação à presença de problemas de comportamento indicado pelo ASR, há indicadores de problemas associados à ansiedade/depressão e isolamento, além de alguns indicativos de comportamento agressivo. De modo geral, após a intervenção, índices em muitas áreas avaliadas apresentaram redução. Demonstrando assim, como conclusão, eficácia do programa de suporte familiar, treino de práticas parentais e habilidades sociais para pais de crianças e adolescentes com Síndrome de Williams. - DissertaçãoImpacto das medidas restritivas e das atividades escolares não presenciais devido à pandemia do Covid-19 no processo educacional e interação família e escola em uma região de vulnerabilidade socialCarrera, Leonardo Torres (2022-02-11)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A pandemia do Covid-19 trouxe novas dificuldades para o estabelecimento de boas relações entre a família e a escola, receita para o bom desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes, somado a isso, existem as típicas dificuldades pertencentes às regiões de vulnerabilidade social. Para investigar as formas de envolvimento entre a escola e as famílias em região de vulnerabilidade social e seus possíveis impactos, considerando os contextos de isolamento social, preconizado como estratégia de cuidado diante da pandemia do COVID-19, em região de alta vulnerabilidade no extremo leste de São Paulo foram realizados três grupos focais com 17 professores do ensino fundamental I e II e seis entrevistas semi dirigidas com os responsáveis por crianças com alguma dificuldade de aprendizado no momento pandêmico. Os grupos e entrevistas foram gravados, com prévia permissão dos participantes e o conteúdo das gravações foi transcrito e analisado utilizando as técnicas da análise de discurso foucaultiana. Durante a pesquisa ficou claro que anterior a qualquer problemática existente que se refere às relações entre a família e a escola, a realidade brasileira se defronta com falhas estruturais que dificultam viabilizar o ensino de qualidade de suas crianças, apesar de já existirem direitos básicos fundamentados tanto na Constituição Federal de 1988 quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), direitos esses que não são efetivamente respeitados. Uma das limitações principais desse estudo foi exatamente a mais caracterizada pela vulnerabilidade e a dificuldade de se acessar as populações que sequer entram em contato com as escolas, também limitada pela impossibilidade de se realizar mais momentos de coleta que poderiam enriquecer os dados apresentados. Apontamos para a necessidade da busca ativa por crianças em idade escolar e o investimento na relação entre a família e a escola para a mitigação da evasão do ensino com aumento do rendimento do aluno, com protocolos embasados nos estudos de Joyce Epstein. - DissertaçãoImpacto do uso de mídias eletrônicas no comportamento: perspectiva dos pais de crianças de 7 a 11 anos durante a pandemia da COVID-19Silva, Natália Sant'Anna da (2021-11-08)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: O desenvolvimento tecnológico e generalização do acesso trouxe preocupações com o efeito psicológico do tempo de tela prolongado. Durante a pandemia da COVID-19, medidas de isolamento/distanciamento social e protocolos de segurança foram adotadas; dado esse contexto, houve aumento do uso de mídias eletrônicas (ME). Objetivos: I) descrever o tempo total de uso de diferentes ME em função da idade e sexo; II) comparar o tempo médio de uso de diferentes ME em função da idade e sexo; III) verificar se maior tempo de uso de ME, sexo e grupo etário predizem desfechos clínicos em problemas comportamentais/emocionais. Método: 277 pais/responsáveis por crianças de 7 – 11 anos preencheram os instrumentos: Ficha de Dados Sociodemográficos, Formulário dos Pais sobre Uso de Aparelhos Eletrônicos e Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes/6-18 anos de maneira online. Resultados: I) Meninos e crianças de 8, 9 e 10 anos passam mais tempo em mídias envolvendo jogos, enquanto meninas e crianças de 11 anos usam mais mídias para escola/trabalho; crianças de 7 anos passam mais tempo assistindo vídeos; II) Meninas passam maior tempo nas mídias de comunicação textual, já os meninos passam mais tempo em jogos adultos. Crianças de 9 anos passam mais tempo em comunicação textual e em sites, as de 10 anos usam mais jogos e as de 10 e 11 anos usam mais redes sociais quando comparadas com crianças de outras idades; III) Ser menina reduz a chance de apresentar pontuações clínicas em 8 escalas de problemas comportamentais/emocionais; ter entre 10-11 anos aumenta a chance de apresentar pontuações clínicas em problemas somáticos e reduz a chance para problemas de conduta. Com relação a mídias eletrônicas, maior tempo em: comunicação textual aumenta a chance de apresentar pontuações clínicas em 3 escalas; criação conteúdo aumenta a chance de ter pontuações clínicas em 5 escalas; redes sociais aumenta a chance de ter pontuações clínicas em 2 escalas; mídias para escola/trabalho aumenta a chance de apresentar pontuações clínicas em 2 escalas mídias de comunicação oral aumenta a chance de apresentar pontuações clínicas em retraimento/depressão; enquanto, maior tempo em: jogos de modo geral reduz a chance de ter pontuações clínicas em retraimento/depressão; sites diminui a chance de apresentar pontuações clínicas em problemas de atenção; vídeos reduz a chance de apresentar pontuações clínicas em problemas de déficit de atenção e hiperatividade. Conclusão: Tais resultados demostram quais tipos de Mídias Eletrônicas, sexo e idade podem impactar no desfecho clínico de problemas comportamentais/emocionais e este foi um dos primeiros estudos a avaliar esse tema durante a pandemia em uma amostra de crianças brasileiras. - DissertaçãoInclusão de crianças com Síndrome de Down e Paralisia Cerebral no ensino fundamental I: comparação entre os pontos de vista de pais e professoresFerraz, Clara Regina Abdalla (2010-02-09)
Psicologia
A comunicação entre pais e professores é fundamental para o efetivo trabalho com crianças com Síndrome de Down (SD) e Paralisia Cerebral (PC) em várias situações do dia a dia. Ambos possuem informações importantes sobre como lidar com a criança, podendo assim criar estratégias de aprendizado nos contextos domiciliar e escolar. O objetivo desse trabalho foi conhecer o processo de inclusão do aluno com SD e PC matriculados na Rede de Ensino Público em um município do Estado de São Paulo, a partir da comparação dos discursos de seus pais e professores. Para isso, buscou-se: conhecer as expectativas em relação ao processo de inclusão e escolarização dessas crianças; verificar as informações que os pais possuem sobre o trabalho realizado com seus filhos e como os professores avaliam sua atuação com essas crianças; verificar como se estabelece a comunicação entre pais e professores e avaliar como essa comunicação pode afetar o processo de inclusão. Os dados foram coletados por meio de entrevistas estruturadas, com 4 mães de crianças com SD, 4 mães de crianças PC e seus respectivos professores. Os dados foram analisados qualitativamente pela criação de categorias de respostas a partir do discurso dos participantes. Tais categorias foram comparadas no grupo de pais, no de professores e entre esses grupos. Foi possível concluir que tanto as mães das crianças com SD como as daquelas com PC esperam que a escola alfabetize seus filhos; quanto aos professores, eles esperam que esses alunos, a partir do momento em que entram na escola, consigam ser alfabetizados e tornem-se independentes em suas ações cotidianas. Os resultados indicaram inadequações semelhantes no processo inclusivo dessas crianças, mesmo tratando-se de deficiências distintas. Os pais percebem a inclusão como integração social e diminuição do preconceito, ainda que considerem a aprendizagem muito abaixo do esperado. A comunicação entre pais e professores não se fortalece de forma construtiva, sendo necessário criar momentos para isso se estabeleça de modo adequado, já que as informações e o apoio dados pelas mães ao aprendizado de seus filhos contribuem com desenvolvimento da criança com deficiência em sala de aula. - DissertaçãoIndicadores de Saúde Mental e Estilos Parentais: uma comparação entre grupo de pais de crianças e adolescentes com síndrome de Williams e grupo de pais de crianças e adolescentes com queixas de desatenção e hiperatividadeDuarte, Dulcineia Bastos (2013-08-07)
Psicologia
A Síndrome de Williams-Beuren (SWB), é caracterizada por alterações cognitivas e comportamentais com grau variados de deficiência mental possui incidência de 1 a cada 7.500 nascidos vivos, devido a uma microdelação no braço longo do cromossomo 7 na região 7q11.23, ocasionando a perda aproximada de 20-23 genes, explicando o amplo espectro no fenótipo apresentado. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) possui um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade e impulsividade. É caracterizado por agitação motora, dificuldade e relutância ao desempenhar tarefas que exigem esforço e concentração, apesar da ausência de déficit intelectual, o transtorno poderá levar à inabilidade social, fracasso escolar e dificuldades familiares. Dados da literatura têm demonstrado maior incidência de problemas relacionados à saúde mental e práticas de estilos parentais inadequadas em pais de crianças com deficiência intelectual. Desse modo, este estudo possui como objetivo avaliar indicadores de saúde mental e prática de estilos parentais em pais de crianças e adolescentes com SWB (que possuem deficiência intelectual) e comparar com o grupo de pais de filhos com queixa de TDAH (que não possuem deficiência intelectual). O método usado foi o descritivo correlacional, a amostra foi composta por 30 pais de filhos com queixa de TDAH e 24 pais de filhos SWB. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram o Inventário de Estilos Parentais (IEP), Inventário de Percepção de Suporte familiar (IPSF) - Inventário de Auto- avaliação para Adultos de 18- 59 anos / Adult Self Report ASR - Instrumento abreviado de avaliação de qualidade de vida WHOQOL bref. Os resultados mostraram que apesar do índice positivo de práticas parentais adequadas desempenhadas pelos dois grupos, o uso de práticas negativas tem sido observado, incluindo a negligência e o abuso físico. O grupo de pais (TDAH) apresenta percepção deficitária em relação ao suporte familiar recebido e da qualidade de vida no domínio das relações sociais. Os dois grupos apresentaram índices de ansiedade, depressão e queixas somáticas com perfil classificatório clínico e limítrofe, sendo este índice superior no grupo de pais (TDAH). Conclui-se a necessidade da criação de programas de apoio que focalizem a dinâmica e o funcionamento dessas famílias, a fim de promover saúde mental, qualidade de vida e práticas parentais adequadas. - DissertaçãoIntervenção neuropsicológica para desenvolvimento de habilidades de atenção e flexibilidade cognitiva em crianças com TDAHCantiere, Carla Nunes (2014-08-05)
Psicologia
De acordo com a literatura a intervenção neuropsicológica tem demonstrado eficácia na melhora das funções cognitivas, no desempenho das atividades cotidianas e no aumento da qualidade de vida de pacientes com diferentes tipos de doenças que afetam o sistema nervoso. Este trabalho tem por objetivo, como um estudo exploratório, desenvolver, implementar e avaliar indicadores de melhora de um programa de intervenção neuropsicológica para treino de habilidades de atenção e flexibilidade cognitiva em crianças com sinais de desatenção e hiperatividade. Participaram deste estudo 4 indivíduos com idade entre 8 e 12 anos, sem déficit intelectual e com indicadores comportamentais de desatenção e/ou hiperatividade referidos por seus pais e professores. Os participantes foram submetidos a uma avaliação pré-intervenção, utilizando inventários de perfis comportamentais, testes de atenção voluntária, automática e temporal, função executiva e resistência à distração e velocidade de processamento cognitivo. Após a avaliação inicial, foram realizados 15 encontros com cada participante, um por semana, com duração média de 60 minutos cada, nos quais foram feitas atividades lúdicas direcionadas à atenção e à flexibilidade cognitiva. Ao final das intervenções, os participantes foram reavaliados pelos mesmos instrumentos comportamentais e neuropsicológicos e os dados comparados aos da pré-avaliação. Em todas as sessões houve a participação de um observador, com o intuito de registrar a intervenção. Para tanto, utilizou-se um protocolo de observação para categorizar comportamentos alvos no TDAH. Verificou-se que na maioria dos casos estudados foi possível observar melhora de diferentes tipos de indicadores comportamentais e cognitivos como a redução dos comportamentos de desatenção e hiperatividade e a presença de uma quantidade maior de acertos, menor número de omissões, redução de ensaios administrados, diminuição do tempo de reação e declínio contínuo em função do intervalo nos testes neuropsicológicos e computadorizados aplicados. Ou seja, há indicadores importantes sobre a melhora das crianças após a intervenção o que pode refletir em termos do desenvolvimento quanto a inserção educacional e social dos participantes. - DissertaçãoManejo comportamental e estimulação de funções executivas em crianças com sinais de desatenção e hiperatividade baseados no Modelo de Resposta à Intervenção (RTI)Micieli, Ana Paula Roim (2020-02-07)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) está entre os Transtornos do Neurodesenvolvimento mais comuns em crianças em idade escolar. Ele é mais facilmente identificado após ingresso na escola, em função do aumento das demandas acadêmicas e sociais. Fatores externos, não relacionados a transtornos, podem causar comportamentos de desatenção e hiperatividade em crianças, como ambiente escolar aversivo, pouca didática do professor, problemas familiares, entre outros. Com vistas ao grande número de desafios que envolvem o aprendizado e o bem-estar das crianças, em especial comportamentos de desatenção e hiperatividade, este trabalho teve como objetivo principal propor e aplicar um modelo de intervenção com manejo comportamental e estimulação de funções executivas (FE) em crianças com sinais de desatenção e hiperatividade baseados no Modelo de Resposta à Intervenção (RTI). O modelo de RTI mais comum, originalmente utilizado para Transtorno de Aprendizagem, é o de 3 níveis, que vai desde a intervenção em grupo (Nível I) até a individual (Nível III). Neste trabalho foram realizados apenas os 2 primeiros. No Nível I foi realizado um rastreio de 116 crianças, do 2º ano do Ensino Fundamental I (EFI), para detectar aquelas em risco para o TDAH, seguido de orientações para professores sobre a aplicação de um manejo comportamental na sala de aula e reavaliação. No Nível II, foi realizada uma intervenção em FE e autorregulação, destinada às 22 crianças que não apresentaram melhoras após a intervenção do Nível I e reavaliação. Os instrumentos utilizados na avaliação foram: Questionário para rastreio de desatenção e hiperatividade baseado no DSM-5, Inventário de Dificuldades em Funções Executivas, Regulação e Aversão ao Adiamento (IFERA-I) e o Breve Monitor de Problemas – BPM-P e BPM-T. No Nível II, foi acrescentado um Roteiro de Observação utilizado para observar o comportamento de cada criança em cada uma das 12 sessões de intervenção deste nível. Não houve diferenças estatisticamente significativas após a intervenção no Nível I, o que pode estar associado a dificuldades dos professores na aplicação do manejo. No Nível II, houve uma tendência significativa de melhora nas crianças. Dados qualitativos, obtidos por meio do Roteiro de Observação, mostraram melhora no comportamento de 53% das crianças que realizaram as atividades do Nível II, contra 47% que tiveram piora no número de comportamentos adequados ou que não apresentaram mudanças. O RTI é um modelo de rastreio e intervenção precoce, que pode ser adaptado a diferentes transtornos, e que permite a identificação precoce de crianças em risco. Entretanto, é necessária sólida formação profissional para sua utilização, além de domínio dos instrumentos de avaliação e de intervenções sistematizadas, para garantir sua aplicação correta. É importante também a identificação correta das crianças em risco para o transtorno e a atuação precoce, para evitar que o problema se agrave e comprometa o percurso educacional e o bem-estar dessas crianças. - DissertaçãoManejo comportamental em sala de aula para redução de comportamentos de desatenção e hiperatividade: orientação ao professor e implementação de guia de intervençãoSiqueira, Alisson Rogério Caetano de (2015-02-03)
Psicologia
The Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is described by the DSM-5 as a persistent pattern of inattention and / or hyperactivity-impulsivity that interferes with the functioning or development. ADHD have their signals observed in at least two of child living environments (home and school mostly). The disorder s prevalence is estimated in 5% of children. The children's school development is frequently affected by the disorder. This study aims to analyze the effects of behavioral management procedures in the classroom, in order to reduce behaviors of inattention and hyperactivity, using an intervention guide by the teacher. This work gone along with 64 students, from 6 to 12 years old, students of the 2nd and 4th year of a Center of Entire Education of Curitiba, consisting of 4 classes distributed two in an Experimental Group (EG) and two a Control Group (GC). The behavioral profile was assessed, using the CBCL/6-18 for parents and the TRF/6-18 for teachers that were applied before and after the intervention, along with a teacher's observation protocol with targets characteristic behaviors of the ADHD signs. The intervention guide was developed in previous works according to the basic principles of behavior analysis, was implemented with the classes through the teacher in a total of 28 weeks. The implementation guide was well accepted by the teachers who filled the weekly record in a Checklist on its implementation and participated in weekly support meetings. It was observed by teachers a reduced frequency behavior of inattention and hyperactivity in students in the classroom, through the responses of teachers to TRF/6-18 and the observation protocol, and also reported by parents in filling the CBCL/6-18.